Notícias de Educação - 28/julho/2017

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI


Sala de aula

“O professor passa a conduzir, em vez de somente ensinar”, diz especialista sobre a Sala de Aula Invertida

Entenda e saiba mais sobre o papel do professor na condução da Sala de Aula Invertida com Gabriel Elmôr Filho, no 1º FLIPCON Brasil. Compreender o que é uma sala de aula invertida e aplicar essa metodologia de forma que ela seja realmente eficaz, tanto para os alunos quanto para o professor, pode ser mais simples do que muitos imaginam. O ex-diretor de Departamento de Ensino do IME e professor da instituição, Gabriel Elmôr Filho, reforça que, nesse modo de ensinar, o aluno se torna um dos principais agentes de seu próprio aprendizado.

Universia

Torneios de debates ganham força entre estudantes brasileiros

Um tema controverso a ser discutido, grupos dedicados a defender pontos de vista diferentes e troca de argumentos e contra-argumentos. Esta é, afinal, a essência de um debate. Mas, quando o enfrentamento de ideias se torna uma competição, novos elementos entram na equação: juízes, torcedores e até mesmo clubes. Com um detalhe a mais. Num cenário em que importam mais o poder de persuasão e bons argumentos, o estudo sobre o tema é mais decisivo do que a convicção individual a respeito do assunto. Com larga tradição no exterior, os debates competitivos começam a ganhar adeptos também no Brasil.

Gazeta do Povo

USP oferece acesso gratuito a aulas virtuais de professores da universidade

A USP (Universidade de São Paulo) disponibiliza em seu portal na internet acesso gratuito ao material produzido pela instituição. O serviço via web dá acesso a conteúdos educacionais em mídia digital produzidos ou apoiados pela instituição. De acordo com a direção da USP , a iniciativa busca ampliar a disseminação pública do conhecimento, incentivando e apoiando os professores na criação e disponibilização de áudios, vídeos, textos e apresentações ligados a disciplinas de diferentes cursos da universidade.

iG

5 lições de sucesso que todo professor pode aplicar na prática

Um professor sabe muito bem que existem desafios nos primeiros momentos da profissão, mas com o tempo eles aprendem bastante. É assim com todas as profissões, mas os professores têm desafios diferenciados, pois trabalham com alunos que muitas vezes tem dificuldade de aprendizagem. Vamos mostrar algumas das lições de sucesso que todo professor pode aplicar na prática, essas lições podem mudar sua forma de ensinar.

Canal do Ensino

Gestão

Escola de idiomas centenária planeja expansão no Brasil

A Berlitz, escola de idiomas premium, quer multiplicar de tamanho no Brasil, com 240 novas lojas nos próximos cinco anos, próprias e com parcerias. Ainda que ela esteja presente no país há 105 anos, a empresa passou agora a olhar com mais atenção para o Brasil, país onde tem 14 unidades e 7 mil alunos.

Exame

Como conseguir uma bolsa de estudos para o ensino fundamental?

Devido à crise econômica do Brasil, as escolas particulares estão enfrentando o aumento de inadimplência e a evasão de seus alunos e para manter seu orçamento não podem deixar de reajustar as mensalidades, que seguem os índices de inflação, o que piora o cenário para os pais. As escolas estão cientes de que a situação econômica do país não está fácil e estão dispostas a driblarem a crise junto com os pais. A boa notícia é que estão dispostas a negociar, oferecer descontos nas mensalidades, isenção de matrícula e até bolsas de estudo, para que os pais mantenham seus filhos matriculados e garantir o equilíbrio das contas de seu orçamento.

Canal do Ensino

Pediatras lançam guia para promover atividade física a criança e adolescente

Crianças e adolescentes de 0 a 19 anos devem praticar atividade física diariamente e passar o menor tempo possível em frente a telas de tablets, computadores ou televisão. O objetivo do guia é facilitar a orientação dos pediatras, profissionais de saúde, educadores, pais e professores de educação física no encaminhamento das crianças e adolescents para o exercício físico diário e alertar sobre os riscos da inatividade.

EBC

Com debates, meditação e projetos, cursinhos vão além da preparação para o vestibular

O vestibular costuma ser um período de grande estresse para os estudantes. Na transição entre a adolescência e o início da juventude, onde eles já precisam lidar com uma série de conflitos, a disputa por uma vaga no ensino superior traz um peso ainda maior para quem está vivendo uma fase de descobertas. Como uma alternativa ao modelo conteudista, alguns cursinhos estão promovendo espaços de debate e projetos que vão além da preparação para exames.

Porvir

Educação de Jovens e Adultos

Pesquisadores e professores protestam no DF contra cortes no orçamento federal

Pesquisadores e professores de ensino superior de todo o país deram um “abraço simbólico” na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na manhã desta quinta-feira (27). O ato simbólico foi uma resposta aos cortes sucessivos de orçamento nas áreas de desenvolvimento da pesquisa científica no Brasil.

G1

Ensino Superior

Estácio reverte prejuízo em lucro de R$166,3 mi no 2º tri

A Estácio Participações teve lucro líquido de 166,3 milhões de reais no segundo trimestre, revertendo prejuízo de quase 20 milhões registrado um ano antes, em meio a esforços da empresa de educação superior de melhorar eficiência operacional e rentabilidade.

Exame

Profissionais da Educação

Profissionais da educação de MS aceitam proposta do governo e encerram movimento grevista

Os professores e administrativos da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul aceitaram a proposta salarial apresentada pelo governo do estado e encerraram nesta quarta-feira (26) a greve que havia sido iniciada um dia antes. A

G1

Eventos

Educação em tempos de internet depende de discernimento

Os adultos devem ter discernimento e estabelecer regras para o uso da tecnologia. Essa é a avaliação dos especialistas convidados para a edição de ontem do programa O POVO Quer Saber, que discutiu como educar filhos na era das relações virtuais. As novas tecnologias, eles apontaram, não devem ser “vilanizadas”, mas tratadas como parceiras na educação.

O Povo

Outras do dia

5 filmes da Netflix retratam o valor da Pedagogia

O Carta Educação selecionou cinco filmes disponíveis na Netflix para mostrar que, quando em diálogo com a realidade e comprometida com os estudantes, a Pedagogia tem um alto poder de transformação.

Carta Educação

Alunos de Arquitetura da UFMG protestam contra matéria que estaria reforçando o preconceito

Alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMG publicaram nesta quinta-feira (27), numa rede social, uma nota de repúdio contra a disciplina optativa Casa Grande, que prevê a criação do projeto de uma residência com aproximadamente 800 m² no condomínio Vale dos Cristais em Nova Lima - MG que deveria conter na área de serviço, quartos e banheiros para oito empregados. No comunicado, os alunos dizem estar indignados "quanto ao racismo e desrespeito contidos no nome e no programa da disciplina de projetos flexibilizados (Pflex) 'Casa Grande' ofertada pelo professor Otávio Curtiss".

Hoje em Dia

 

Voltar ao calendário