Notícias de Educação - 07/agosto/2017

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI


Sala de aula

Plataforma conecta aluno com o mundo usando projetos reais

A tecnologia está cada vez mais presente nas escolas brasileiras, como mostrou a recém-divulgada pesquisa TIC Educação, mas ainda falta dar o próximo passo, que envolve usar as facilidades oferecidas pelos recursos digitais para favorecer o ensino e a aprendizagem. A questão é que isso demanda um tempo enorme do professor e não pode se resumir a uma mera digitalização do que já está nos livros impressos. A PenPal Schools, uma plataforma criada nos Estados Unidos, tenta resolver a questão ao integrar diferentes usos da tecnologia sem abandonar o lado humano da aprendizagem. Por meio de projetos colaborativos e sob orientação de seus próprios professores, alunos aprendem com colegas da mesma idade que estão em diferentes partes do mundo.

Porvir

Bullying, exposição e golpes: o papel das escolas diante dos riscos da internet

A importância da escola para a educação digital do aluno ganha força em todo o mundo. Em junho o Google lançou nos EUA o projeto “Be Internet Awesome” (“Seja Incrível na Internet”, em tradução livre), que consiste em uma plataforma informativa para pais e professores com princípios para uma internet segura. Para as crianças há um jogo interativo chamado “Interland”, em que elas devem combater hackers, phishers (golpistas online), oversharers (aqueles que compartilham informações em excesso na rede) e valentões, praticando as habilidades que precisam para serem bons cidadãos digitais. O objetivo é fazer com que os jovens tomem decisões inteligentes por conta própria.

Gazeta do Povo

Mais conversa: comunicação é essencial para bom desempenho em exatas na escola

Jovem, introspectivo e com pouco traquejo social? Não mais. O Perfil do estudante de exatas mudou e já não comporta mais este estereótipo. Uma pesquisa realizada em escolas britânicas indica que alunos mais comunicativos têm maior probabilidade de alcançar melhor desempenho nestas disciplinas. A descoberta traz uma nova perspectiva para a noção de que crianças com vocação para ciências exatas teriam um perfil de comunicação diferente daquelas que apresentam habilidades em linguagem e ciências humanas.

Gazeta do Povo

Ingl: Escolas que ensinam crianças e também seus pais

Não é de hoje que as escolas frequentadas por crianças de famílias em situação de vulnerabilidade social precisam se preocupar com o que acontece na casa de seus alunos. Mas agora é frequente que essas instituições procurem intervir antes que as coisas cheguem a um ponto crítico. As intervenções vão do confisco de consoles de videogame de crianças com mau comportamento a programas destinados a aperfeiçoar as habilidades de leitura e escrita dos pais. A organização não governamental Education Endowment Foundation já realizou pesquisas sobre o envolvimento dos pais na educação dos filhos em 133 escolas.

O Estado de São Paulo

Gestão

Professores instalam 'Tesourômetro' no DF para mostrar cortes em educação e ciência

Professores da Universidade de Brasília (UnB) devem instalar, na próxima semana, um painel eletrônico que atualiza, minuto a minuto, o valor dos cortes em ciência, tecnologia e educação. Conhecido como "Tesourômetro", o painel deve ficar até outubro na quadra 608 da Asa Sul, em Brasília.

G1

Pearson corta 3 mil empregos e reduz dividendos

O grupo de educação britânico Pearson está cortando 3 mil empregos e reduzindo seus dividendos em sua mais recente tentativa de revitalizar um negócio impactado pela migração de livros didáticos físicos para digitais.

Exame

CE: Alunos da rede estadual terão mês com atividades de lazer e cultura

No mês em que se comemora o Dia do Estudante, alunos da rede estadual de ensino terão oportunidade de aprender fora da sala de aula. A proposta do projeto AoGosto do Aluno, da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), é realizar durante este agosto atividades de cultura, lazer e preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Povo

Inclusão

As faces que estão popularizando a USP

Um em cada três ingressantes da USP (36,9%) já vem da rede pública; e 19,3% são pretos, pardos ou indígenas (PPI). O avanço foi significativo. Há dez anos, as taxas eram de 22,8% e 12,9%, respectivamente. E uma nova geração de alunos que entrará nos próximos anos na universidade deverá mudar ainda mais esse quadro. Até 2021, a instituição deverá ter 50% de seus ingressantes vindos de escola pública, 37% deles PPI - número proporcional a essa parcela da população no Estado de São Paulo.

O Estado de São Paulo

‘O discurso de diversidade passa a fazer parte do cotidiano’

O Estado de São Paulo

Caminho que liga câmpus e favela

(...) Foi com base nessa experiência de vida que o estudante criou, com ajuda de outros colegas de realidade semelhante, o projeto Semeando Educação, que oferece palestras em escolas públicas para mostrar as possibilidades e oportunidades de se cursar uma universidade gratuita. "Existem muitas pessoas que nem sequer conhecem o vestibular e as oportunidades que uma faculdade pode oferecer", diz Gandolfi.

O Estado de São Paulo

BA: Pré-vestibular gratuito voltado para negros leva mais de 1.500 alunos para a universidade: 'Sistema opera para boicotar'

Pioneiro, o Instituto Steve Biko promove há 25 anos um curso preparatório gratuito para o vestibular voltado para estudantes negros e negras, que tenham formação no ensino público e com baixa renda comprovada. Desde que começou a atuar, já recebeu mais cinco mil estudantes e foi responsável pelo acesso de mais de 1.500 no ensino superior.

G1

Governo Trump quer investigar universidades por discriminação contra brancos

A ação deve partir da divisão de direitos civis do Departamento de Justiça, com a justificativa de que as ações afirmativas são discriminatórias contra os candidatos brancos e asiáticos, de acordo com um documento oficial obtido pelo New York Times.

Gazeta do Povo

Leis e políticas

Colégio em Porto Alegre é condenado a pagar indenização a vítima de bullying

"A ré falhou no dever de cuidado que lhe cabia, decorrente do serviço educacional prestado, ao não ser capaz de adotar as providências necessárias (ferramentas pedagógicas investigativas e inibidoras adequadas) para evitar que o autor, um de seus alunos, sofresse agressões físicas, verbais e comportamentais de colegas ( bullying ) e, por conta disso, precisasse trocar de escola para voltar a ter um ambiente escolar saudável e desenvolvedor”, diz trecho da sentença.

iG

EUA: Família processa escola por “discriminação” contra criança transgênero

O americano Nikki Shah-Brar, de oito anos, nasceu como um garoto e viveu a maior parte de sua vida como um garoto. Mas quer ser aceito como uma menina. Ele tomou a “decisão” pouco antes de completar sete anos de idade. Agora, os pais brigam na Justiça com a escola onde ele estudava, que se recusou a aceitar todas as demandas da família e tratar Nikki como uma garota.

Gazeta do Povo

Tecnologias digitais e inovação: avanços, desafios e oportunidades após três anos do PNE

Os dados mostram que a digitalização se reflete em um novo modo de desenvolvimento social, centrado na informação como meio de criação de conhecimento, bem-estar e qualidade de vida. Esse novo cenário evidencia o crescente desafio dos sistemas educacionais: a formação de indivíduos de maneira integral e de professores com capacidade de acompanhar esse movimento. O currículo escolar, portanto, passa a exigir cada vez mais habilidades, como pensamento crítico, resolução de problemas, comunicação, colaboração, criatividade e inovação, parte das denominadas competências do século XXI.

O Estado de São Paulo

Opinião

Para que serve a escola e o que ela deve ensinar?

O sistema escolar brasileiro está baseado em ideias e premissas equivocadas. Muito populares, essas ideias são divulgadas há décadas pelas faculdades de educação e gozam de uma aceitação acrítica pela esmagadora maioria dos educadores brasileiros. Elas se baseiam em autores e teorias que, embora muito populares no Brasil, não emplacaram em nenhum outro país.

Veja

“A educação me salvou”

A professora Diva Guimarães, de 77 anos, causou comoção na plateia da Flip com um testemunho sobre racismo.
"Na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), cerca de uma semana atrás, contei sobre as humilhações pelas quais minha família passou para que eu e meus irmãos pudéssemos estudar. Disse isso ao microfone oferecido ao público no fim da palestra do ator Lázaro Ramos e da jornalista portuguesa Joana Gorjão Henriques. Falei pelos meus antepassados. Desde então, tenho sido procurada por várias pessoas, tenho dado entrevistas, e estou assustada. Não sou vítima. Sofri demais para não ser vítima. Minha mãe foi alfabetizada, lia muito, e ensinou meu pai, que perdi bem cedo, a ler e a escrever. Sou a primeira da família a ter graduação".

Veja

Estatística, pesquisas e estudos

Como o Canadá se tornou uma superpotência em educação

O sucesso do Canadá em testes escolares é incomum ao ser comparado com tendências internacionais. O Canadá nem sequer tem um sistema educacional nacional, pois a organização é baseada em províncias autônomas. E é difícil imaginar um contraste maior entre uma cidade-Estado como Cingapura e um país de dimensões continentais como o Canadá. Em uma tentativa de entender o sucesso do Canadá na educação, a OCDE descreveu o papel do governo federal no setor como "limitado e às vezes inexistente".

BBC

Brasileiros estão cada vez mais interessados em graduação no exterior, diz pesquisa

Segundo os resultados da pesquisa, que foi novamente encomendada pela Belta – Brazilian Educational & Language Travel Association e realizada pelo Grupo de Pesquisa Mobilidade Acadêmica, aumentou o número de brasileiros interessados em cursar uma graduação no exterior. Em 2016, 25,5% dos intercambistas respondentes estudaram um bacharelado em outro país. E a média de interessados em cursos de duração de no mínimo 12 meses cresceu 6,7%.

Brasil Escola

Educação de Jovens e Adultos

Exame que substitui Enem para certificar ensino médio abre inscrições hoje

Começam nesta segunda-feira (7) as inscrições para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), prova que substituirá o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) na função de certificação para o ensino médio.

Uol

Ensino Superior

Uerj adia início das aulas indefinidamente. Como a crise chegou a esse ponto

Apenas 65% do orçamento previsto para a Uerj foi liberado em 2016, e a contingência se repete em 2017. A dívida do estado com a instituição chega hoje a R$ 350 milhões, segundo informações publicadas pelo portal G1. Quando se conta com o 13º salário de 2016, os profissionais estão com quatro meses de pagamentos atrasados. A queda de arrecadação com a desaceleração econômica em geral é um problema enfrentado por todos estados. A crise fiscal do Rio de Janeiro ocorre também devido a um fator adicional em particular: a baixa do preço do petróleo.

Nexo

Apesar do corte de recursos federais, UFC tem bons resultados

O Povo

Instituições federais recebem repasse de R$ 345,71 milhões

MEC

Demanda por crédito do Fies supera em mais de 3 vezes a oferta de vagas para 2º semestre

Segundo o órgão, 224.244 estudantes se cadastraram para obter financiamento estudantil do Fies no segundo semestre, ante 75 mil vagas ofertadas pelo governo federal para o período.

G1

Ser Educacional registra lucro líquido de R$64,9 mi no 2º tri

A Ser Educacional registrou lucro líquido de 64,895 milhões de reais no segundo trimestre, alta de 1,8 por cento ante igual período do ano passado.

Exame

Ser Educacional abre 100 novos polos de EAD no 2º semestre

Exame

Estudantes devem ficar atentos a irregularidades em instituições

Para evitar problemas durante a graduação e a pós-graduação, os estudantes devem ficar atentos a situações irregulares ou até criminosas em que possam incorrer. Por isso, é importante verificar os quesitos que competem à instituição de educação superior obedecer; além disso, cabe aos próprios alunos seguirem determinadas práticas.

MEC

Outras do dia

O estranho curso de “Pedagogia do Prazer” da UFMG

Segundo o currículo divulgado pelo próprio Madureira, ele é formado em letras, sem mestrado ou doutorado. Ainda assim, o professor faz incursões nas áreas da psicanálise e da medicina. A obra de referência da disciplina é o livro “Racionalidade da Sabedoria Popular: energia material humana e sexualidade”, de autoria do próprio professor.

Gazeta do Povo

 

Voltar ao calendário