Notícias de Educação - 09/agosto/2017

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI


Sala de aula

Ensino Híbrido: guia completo para você entender e por em prática

O ensino híbrido já faz parte do contexto da educação contemporânea mundial, e aqui no Brasil há poucas informações ainda sobre o assunto. Por isso preparamos este guia para você entender os benefícios desta modalidade e também os principais desafios para implementar.

Canal do Ensino

Gestão

Reforma pode ser ‘desafio extra’ na preparação para faculdades estrangeiras, dizem especialistas

Alunos brasileiros interessados na graduação no exterior podem enfrentar novos desafios após a implementação da reforma do ensino médio. Para educadores ouvidos pelo Estado, os itinerários formativos e o aumento da carga horária obrigatória em algumas escolas pode se tornar um obstáculo caso não seja acompanhado por atividades extracurriculares – oficinas como Teatro, Robótica, Culinária e Artes, que não têm relação com matérias cobradas por vestibulares nacionais. Essas matérias são consideradas decisivas no processo seletivo americano, o mais procurado por estudantes brasileiros.

O Estado de São Paulo

Como políticas de tempo integral impactam alunos e escolas

A reforma do ensino médio chama a atenção da sociedade por conta do currículo mais flexível que pretende levar às escolas “percursos formativos”, em que o aluno poderá escolher áreas com as quais têm maior afinidade. Mas antes de analisar o que essa etapa de ensino pode se tornar, o Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) olhou para a situação atual de quatro redes – Ceará, Goiás, Pernambuco e São Paulo – para entender como elas atuam para incluir e fazer com que alunos permaneçam e concluam a educação básica. Os pesquisadores descobriram que existe uma grande distância socioeconômica e de desempenho entre o aluno do período parcial e do integral. Além disso, as escolas que oferecem mais de sete horas de ensino também causam uma autoexclusão daqueles que trabalham, querem trabalhar ou se sentem despreparados para encarar as novas exigências acadêmicas da instituição.

Porvir

Com recursos próprios, cidades pequenas conseguem bons resultados em educação na Serra do RS

Duas cidades da Serra do Rio Grande do Sul são exemplos de como obter qualidade no ensino apesar da falta de investimento por parte do estado. Cada uma com pouco mais de 5 mil habitantes, Picada Café e Lindolfo Collor, a cerca de 75 km de Porto Alegre, destinam mais de 30% do orçamento municipal à educação.

G1

Inclusão

Internos da Fundação Casa apostam em cursos técnicos para recomeçar

A Fundação Casa de São Carlos abriga atualmente 62 internos. Os jovens têm as aulas do ensino formal, artes plásticas, cursos oferecidos pelo Serviço de Aprendizagem Comercial (Senac), atividades pedagógicas complementares, esportivas e lazer, como visitas externas a museus, bibliotecas, entre outros lugares. "O nosso trabalho vai na contramão da punição. O objetivo é estimular os meninos na ressocialização, mostrar que existem outros caminhos."

G1

Especialista esclarece sobre como é possível acabar com o preconceito na escola

A escola é um ambiente que possibilita o aprendizado de assuntos relacionados ao futuro educacional do jovem e também de socialização. A grande diferença existente entre os alunos faz com que esse seja o ambiente ideal para conciliar tais práticas. Mas, como em tudo existe o lado positivo e o negativo, o preconceito pode ser um sentimento que precisa ser trabalhado com mais atenção no ambiente.

Estudo Prático

Leis e políticas

MBL fará marcha pelo Escola Sem Partido em todo o país

O Movimento Brasil Livre decidiu encampar de vez a bandeira do Escola Sem Partido. Pela primeira vez, a organização está convocando uma marcha contra a doutrinação ideológica nas escolas. Ao todo, segundo o MBL, cerca de 100 cidades de 19 estados participarão da marcha.

Gazeta do Povo

Fies poderá financiar curso de graduação e pós na modalidade a distância

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) poderá conceder crédito para estudantes matriculados em curso de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) da modalidade ensino a distância (EAD). É o que determina o Projeto de Lei 6947/17, do deputado Damião Feliciano (PDT-PB), em tramitação na Câmara dos Deputados. O projeto altera a lei que criou o Fies (Lei 10.260/01).

Câmara

CCJ proíbe venda de refrigerantes em escolas públicas ou privadas

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (8), o Projeto de Lei 1755/07, do deputado Fábio Ramalho (PMDB-MG), que proíbe a venda de refrigerantes nas escolas de educação básica (do primeiro ao nono ano), públicas ou privadas. O projeto será votado ainda pelo Plenário da Câmara.

Câmara

Opinião

“Por que a sua escola deveria ter uma biblioteca?”

A resposta poderia começar com uma explicação bem direta: porque está na lei Nº 12.244, promulgada em 2010. Mas a legislação para bibliotecas escolares é apenas o fim de uma longa história por trás do direito ao livro. É preciso, sobretudo, compreender o direito à arte, à cultura e à informação que as bibliotecas proporcionam e o papel da escola nesse cenário.

O Globo

EAD

USP lança canal no Youtube com aulas em todas as áreas

Com mais de 2 mil vídeos, a Universidade de São Paulo (USP) estreou ontem no Youtube seu mais novo canal e já tem milhares de inscritos. Dividido em três seções, o Canal USP organiza conteúdos já publicados e traz novidades: aulas, seminários, debates, mesas redondas e as descobertas científicas da universidade

Exame

Conselhos federais criticam cursos a distância na área de saúde; MEC defende ampliação do setor

A expansão da educação a distância na saúde foi debatida na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (8), com representantes do governo e de instituições de ensino.

Câmara

Ensino Superior

Ministro promete verba para universidades, mas critica gestão de câmpus

Diante da crise orçamentária das universidades, o ministro da Educação, Mendonça Filho, informou nesta terça-feira, 8, que o governo avalia a liberação de mais recursos para manter o funcionamento dos câmpus da rede federal. Em entrevista, ele avaliou que uma parte das instituições vive situação de aperto por problemas de gestão.

O Estado de São Paulo

Universidades federais subutilizam recursos do MEC, diz secretária

Folha de São Paulo

Acabou o dinheiro: universidades públicas estão perto do colapso

A luz amarela está acesa nas universidades públicas federais brasileiras. Não há recursos assegurados para cobrir todas as despesas até o fim do ano. As bolsas para pesquisadores podem não durar até o mês que vem. Em algumas instituições estaduais, a situação é ainda pior: simplesmente não há de onde trazer dinheiro.

Gazeta do Povo

Ministros do STF se mobilizam pela Uerj

O Estado de São Paulo

Sem garantia do governo federal, Unicamp teme prejuízo a 1,1 mil bolsas do CNPq

G1

 

Voltar ao calendário