Notícias de Educação - 18/agosto/2017

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI


Sala de aula

Educação no mundo de hoje

O escritor e educador americano Mark Prensky foi o principal palestrante do evento “Educação 360º Tecnologia”, realizado, na semana passada, no Museu do Amanhã, no Centro do Rio. O autor do conceito “nativos digitais” falou para uma plateia atenta de professores e estudantes que lotou o auditório do espaço. Propondo um novo modelo para a escola do século 21, Prensky defendeu o empoderamento de crianças e jovens no mundo de hoje.

Pontocom

É possível aprender História com youtubers?

O que pode haver de errado em tornar a História mais atraente para os estudantes? Um problema de currículo. Ao contrário dos responsávies por outros canais (como o Se Liga Nessa História), Castanhari não é historiador: estudou animação. Já Pirulla é biólogo; Atila Iamarino, que mantém o Nerdologia, também. Mas, se os youtubers populares tiram 10 no aspecto visual, mas falham no conteúdo, não seria adequado a escola adequar a apresentação das lições para se superar a “concorrência?”

Gazeta do Povo

Gestão

Renato Janine Ribeiro: 'A educação no Brasil luta para subsistir'

Cortes orçamentários, contingenciamento de recursos, obras paradas e bolsas suspensas. As instituições de ensino superior no Brasil enfrentam grave crise em decorrência dos reajustes econômicos. Em paralelo, o governo federal decidiu vetar o artigo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que incluía o cumprimento das metas previstas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) entre as prioridades para 2018. Para o ex-ministro da educação Renato Janine Ribeiro, não há como pensar em metas futuras enquanto o próprio sistema atual luta por sobrevivência.

HuffPost

Mais de 90% das escolas públicas fiscalizadas em SP operam sem alvará de bombeiros

Pelo segundo ano consecutivo, o serviço de fiscalização do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) em escolas públicas paulistas identificou que mais de 90% das unidades vistoriadas operam sem o alvará do Corpo de Bombeiros.

R7

Inclusão

A vida após a formatura: um mercado distinto para cotistas

Um levantamento indica que os cotistas (sejam por critério de raça ou por ter estudado em escola pública) têm trajetórias distintas no mercado de trabalho. Entre as diferenças, o salário: salário médio de 6.929 reais, ante 9.506 reais dos que entraram pelo processo convencional.

Veja

Leis e políticas

Justiça determina que MEC defina e implemente valor de gasto por aluno

A Justiça Federal determinou que o Ministério da Educação homologue e implemente o Custo Aluno-Qualidade inicial (CAQi) dentro de 60 dias. A decisão do juiz federal José Carlos do Vale Madeira, do Maranhão, foi proferida nesta terça-feira (15).

G1

Segurança aprova autorização para as polícias Militar e Civil atuarem dentro das universidades

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou proposta que autoriza as polícias Militar e Civil a atuarem dentro das universidades públicas, com exceção de áreas e repartições classificadas como “domicílio profissional” – gabinetes, anfiteatros, auditórios, salas de aulas, laboratórios e bibliotecas. Como recebeu pareceres divergentes (a favor e contra), o projeto perdeu o caráter conclusivo e será enviado ao Plenário da Câmara dos Deputados.

Câmara

Opinião

Ideias em Educação que merecem – e devem – ser espalhadas

A Educação foi protagonista na última edição do TEDxSãoPaulo, que reuniu quase 10 mil pessoas no Allianz Parque para debater o futuro da escola, do ensino e da aprendizagem. Ótimas ideias, se bem semeadas, poderiam render soluções para os dilemas da Educação no século 21, não faltaram neste último TEDxSãoPaulo.

O Estado de São Paulo

Pedagogia do amor é futuro da educação

Fala-se menos do que se deveria na pedagogia do amor e o pouco que se fala é, muitas vezes, vago. O tema, então, se perde pela sua abstração e incompreensão das pessoas, o que ocasiona desconfiança e desinteresse; todavia, tanto como parte do método pedagógico quanto como um dos objetos de estudo, o amor é aquilo que pode mudar completamente o mundo para melhor desde que seja bem entendido.

Carta Capital

Ensino Superior

'Universidade do Lula' criada para receber africanos vive crise no sertão

Hoje não se sabe como contas como as de luz, comida e gasolina serão pagas até o fim do ano. "Até julho já gastamos R$ 22 milhões da verba de custeio, do total de R$ 37 milhões. Eu sou otimista, acho que dá até outubro", disse na última semana o reitor Anastácio de Queiroz Sousa. E depois? "Não tenho resposta. É uma situação de extrema gravidade." Após reunião no MEC nesta quinta (17), ele disse que tenta resolver a questão com outros recursos, inclusive de emendas parlamentares.

Folha de São Paulo

Eventos

Debatedores destacam importância da Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Participantes de audiência pública promovida pela Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) ressaltaram, nesta quarta-feira (16), a importância da manutenção da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

Câmara

Outras do dia

Universidade lança cerveja para arrecadar fundos nos EUA

A americana New Mexico State University está lançando uma cerveja licenciada, a "Pistol Pete's 1888 Ale", e soma-se assim a uma série de instituições americanas que estão apelando para a cerveja para ajudar a arrecadar fundos.

G1

 

Voltar ao calendário