Notícias de Educação - 21/agosto/2017

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI


Sala de aula

O pioneiro da ‘sala de aula invertida’

Antes de chegar à escola, os alunos já sabem e estudaram o conteúdo que vai ser abordado em sala de aula. Com o professor, a ideia é que eles aprofundem o tema, tirem dúvidas e façam exercícios. Esse é o princípio da Flipped Classroom – ou sala de aula invertida –, metodologia que propõe uma mudança na forma de ensinar e já é adotada em algumas universidades nos Estados Unidos. Um dos pioneiros no uso da sala de aula invertida, Jonathan Bergmann, professor da Universidade do Colorado, vem ao País no fim do mês e disse ao Estado que a metodologia pode ser usada desde o ensino fundamental até o superior.

O Estado de São Paulo

A série de vídeos ClickCiência, da UFSCar, alcança seu 200º episódio

Com vídeos curtos e voltados à divulgação de trabalhos científicos, a série de vídeos ClickCiência, produzida na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), chegou à marca de 200 episódios publicados. Cada episódio tem duração de cerca de 5 minutos, nos quais os pesquisadores da UFSCar falam sobre seus trabalhos realizados na universidade.

Fapesp

A Educação precisa ver além de habilidades cognitivas

Novas formas de ser, pensar, trabalhar, se relacionar... o futuro ainda é incógnita, mas já é possível traçar a melhor maneira de superar os desafios que a sociedade terá. Grande parte desse preparo está na educação, nas salas de aula. É assim que o professor da Universidade de Ghent, na Bélgica, Filip De Fruyt, enxerga o alicerce do mundo. Para além do cognitivo, as escolas e os professores precisam focar nas habilidades socioemocionais.

O Povo

Gestão

Santa Catarina mostra que basta querer mudar realidade da educação

Duas frases impressas no verso de uma nota fiscal emitida em uma lanchonete da cidade de Brusque (Vale do Itajaí) resumem o motivo da visita a Santa Catarina. “Você pode mudar a educação. E a educação pode mudar o Brasil.” Na primeira parada da equipe do Sistema Jornal do Commercio para uma refeição depois de deixar o Recife, pousar em Florianópolis e rumar por mais de 100 quilômetros a noroeste, a mensagem no papel reforça a vontade coletiva dos catarinenses. A disposição para melhorar a qualidade e o acesso ao ensino público. Há cerca de cinco anos o Estado vive uma revolução ao tornar o tema uma prioridade constante de toda a sociedade. Essa mudança ganhou o nome de Movimento Santa Catarina pela Educação. Que hoje reúne mais de duas mil empresas. Exemplo para Pernambuco e para o Brasil.

Rádio Jornal

Escola municipal de São Paulo marca aluno para não repetir merenda

Uma escola municipal da gestão João Doria (PSDB) está marcando os alunos que comem a merenda para que eles não repitam o lanche quando são servidos alimentos industrializados, como bebida láctea e bolachas.

Folha de São Paulo

Inclusão

Cotas incentivam troca de escola particular por pública

Uma dissertação de mestrado apresentada na USP (Universidade de São Paulo) identificou que a lei de cotas em vigor desde 2012 tem incentivado famílias a trocar escolas particulares por públicas. Por lei, as universidades federais devem reservar metade das vagas do vestibular para alunos cotistas. Ao lado da raça e da renda, um dos critérios é ter feito todo o ensino médio em escola pública.

Gazeta do Povo

Brinquedos 'de meninos' e 'de meninas': experimento testa como adultos reforçam rótulos

Os brinquedos exercem um impacto não só na forma como as crianças se veem, mas também em quais habilidades aprendem, passando pelo desenvolvimento de seus cérebros. Alguns psicólogos argumentam que isso ajuda a explicar por que algumas profissões são tão dominadas por homens. Neste sentido, cada vez mais pais e cuidadores dizem agora querer evitar estereótipos de gênero.

BBC

Núcleo da Ufal busca garantir direito à educação para alunos com deficiência

Entrar e depois se manter na universidade é uma batalha cheia de obstáculos para qualquer estudante. E para aqueles que têm algum tipo de deficiência, a luta pode ser ainda maior. Para garantir o direito à educação desses estudantes e dar meios para que eles consigam concluir o ensino superior, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) criou um Núcleo de Acessiblidade (NAC).

G1

Leis e políticas

Projeto contra educação sexual para crianças alcança 20 mil apoiadores no site do Senado

Uma petição que propõe a proibição de ensino sobre sexualidade para crianças nas escolas alcançou a marca de 20 mil assinaturas e vai ser debatida pelo Senado Federal. A ideia partiu do Diretor do Projeto Juntos Pela Vida, o cearense George Mazza. Segundo ele, o objetivo é evitar a exposição de crianças em estágio inicial de desenvolvimento a conteúdos inapropriados. “Atualmente, há uma inserção em massa desse tema em escolas primárias”, diz.

Gazeta do Povo

Projeto sobre acompanhamento do Plano Nacional de Educação vai a votação na CE

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) pode votar na terça-feira (22) relatório da senadora Simone Tebet (PMDB-MS) ao projeto que determina como se dará a fiscalização e o acompanhamento dos resultados do Plano Nacional de Educação (PNE) por parte do Congresso Nacional. O projeto (PLS 746/2015) estabelece que a cada dois anos, até o dia 25 de junho, o governo federal deve enviar ao Congresso e divulgar na internet o Relatório de Avaliação do PNE, com uma avaliação da possibilidade de cumprimento das metas previstas no plano.

Senado

PNAD ou PNAD Contínua – como monitorar a meta 3 do PNE

Dentre as 20 metas do Plano Nacional de Educação (PNE), a Meta 3 é dedicada integralmente à etapa do Ensino Médio. O dispositivo propunha a universalização do atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos até 2016, o que não aconteceu. A meta também estabelece a elevação, até 2024, da taxa líquida de matrículas na etapa para 85%. Para assegurar que essas proposições e demais estratégias previstas na meta sejam cumpridas, são necessários indicadores passíveis de serem monitorados.

O Estado de São Paulo

Faltam muitas respostas para reforma do ensino médio, diz presidente do Consed

Apesar de sancionada em fevereiro pelo presidente Michel Temer, a reforma do ensino médio está parada, na avaliação de Idilvan Alencar, secretário de educação do Ceará e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Segundo ele, as mudanças só terão como ser implementadas após a aprovação da Base Nacional Curricular Comum do Ensino Médio, cuja previsão é para 2019.

EBC

Ensino básico deverá promover o desenvolvimento de habilidades socioemocionais

A terceira versão da Base Nacional Curricular Comum do Ensino Infantil e Fundamental lista dez competências gerais que os estudantes terão que desenvolver. Elas não dizem respeito apenas a conhecimentos cognitivos, mas também ao que vem sendo chamado de habilidades socioemocionais. "Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, reconhecendo as emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas e com a pressão do grupo", registra uma delas.

EBC

Opinião

A escola do século XXI

Mudar a escola significa alterar alguns de seus parâmetros de funcionamento: o currículo (o que aprender), a forma de agrupar os alunos (por idade ou outro critério), o critério de agrupamento (por interesses, séries ou outro critério), a didática (ensino individual, presencial, à distância, via computador, mediada pelo professor etc.) e as formas de avaliação. Qualquer dessas mudanças envolve rupturas radicais na estrutura escolar e no sistema de poder – e por isso é tão difícil mudar a escola. Hoje dispomos de evidências, conhecimentos e instrumentos que permitiriam efetuar mudanças radicais na estrutura da escola e torná-la muito mais interessante, eficaz e eficiente. Experimentos em maior ou menor escala já comprovaram a viabilidade de alterar todos os parâmetros acima – e, em tese, tudo pode funcionar bem. Onde estão os desafios? Onde se situam os entraves?

Veja

Faça um "bico" de professor e aumente sua renda!

Torne-se um professor e aumente sua renda! São dez cursos de licenciatura 100% online. Realize sua segunda graduação e se torne um professor! É a propaganda de grupo empresarial líder do mercado da educação superior no Brasil. O garoto-propaganda é o apresentador de televisão que, agora, flerta com a política. Não é piada de mau gosto.

Uol

Estatística, pesquisas e estudos

Letramento digital avança de forma desigual pelo mundo

Mesmo com o rápido desenvolvimento tecnológico, o uso social dessas ferramentas ainda acontece de forma desigual pelo mundo. Isso é o que aponta uma nova publicação divulgada pelo NMC (New Media Consortium), que examinou o avanço da alfabetização digital em diferentes países. Encomendada pela empresa desenvolvedora de softwares Adobe, a segunda parte da pesquisa “Alfabetização Digital no Ensino Superior” compara padrões curriculares internacionais para estimular o debate sobre a integração do letramento digital em diferentes disciplinas.

Porvir

Ensino Superior

UnB pede ajuda do MP para liberar prédio de salas de aula, ocupado há seis dias

A Universidade de Brasília (UnB) acionou o Ministério Público Federal (MPF) para mediar a desocupação de um prédio de salas de aula no campus Darcy Ribeiro – o maior da instituição. O espaço foi fechado por um coletivo de estudantes negros na última terça (15) e, até este domingo (20), a reitoria não tinha conseguido acordo com os alunos.

G1

Eventos

Comissão de Educação vai discutir se ricos devem pagar por universidades públicas

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados vai discutir na terça-feira (22) se os ricos devem pagar para estudar em universidades públicas. O debate começa às 10 horas, no plenário 10, e estará aberto ao público por meio do canal e-democracia, no portal de internet da Câmara dos Deputados.

Câmara

Alunos fazem até rifa para participarem de olimpíada estudantil

Depois de passarem por cinco etapas com mais de 48 mil candidatos e se classificarem para a final da Olimpíada Nacional em História do Brasil, alguns alunos enfrentaram um novo desafio: arrecadar dinheiro para custear a viagem até Campinas, no interior de São Paulo, onde ocorre a última etapa da competição, neste fim de semana. Eles emprestaram dinheiro de professores, fizeram rifas e pediram doação para os moradores de suas cidades.

O Estado de São Paulo

Sessão Solene celebrará os 190 anos de existência do curso de Direito no Brasil

Os 190 anos da criação dos dois primeiros cursos de Direito do Brasil serão lembrados em sessão solene do Congresso Nacional na próxima segunda-feira (21). A Faculdade de Direito de Olinda e a Faculdade de São Paulo foram as pioneiras a oferecerem o curso em 1827. A cerimônia será realizada no Plenário do Senado Federal às 17h.

Senado

Outras do dia

Vídeo: professora petista incentiva estudantes a gritar “Fora, Temer”

Um vídeo publicado por uma professora mostra alunos do Colégio Estadual Professor Romulo Almeida, em Salvador, sendo incentivados a gritar “Fora, Temer”. O registro é de uma gincana organizada pelo próprio colégio. As imagens foram divulgadas por ela mesma no Facebook: “Como não amar estes alunos?”

Gazeta do Povo

Ministério Público suspende diretores por doutrinação do MST em Instituto Federal

A 1ª Vara Federal de Chapecó (SC) aceitou na última semana um pedido do Ministério Público Federal para quebra do sigilo de mensagens e suspensão da função pública de três diretores do Instituto Federal Catarinense (IFC) de Abelardo Luz. Celulares e computadores foram apreendidos. De acordo com o documento, serão apuradas “diversas irregularidades no campus envolvendo a participação de integrantes do MST e a intensa imposição de ideologia política dentro do Instituto”.

Gazeta do Povo

Rio: violência deixa mais de 18 mil alunos sem aula nesta 6ª

Operações feitas pelas polícias Civil e Militar em comunidades do Rio de Janeiro deixaram mais de 18 mil alunos sem aula nesta sexta-feira (18). A Secretaria Municipal de Educação informou que 22 escolas, 16 creches e 16 espaços de desenvolvimento infantil não funcionaram.

Terra

O professor americano que ensina os alunos a sobreviverem como homens das cavernas

Boa parte dos alunos começa o curso sem saber como quebrar um ovo. Depois das aulas de Arqueologia Experimental e Tecnologia Primitiva do professor Bill Schindler, no entanto, eles se tornam quase homens das cavernas: aprendem a fazer fogo com gravetos, cordas com fibras vegetais, flechas com pontas de pedra afiada e potes com argila. Embora ninguém mais dependa desse tipo de habilidade, o professor da Washington College, nos Estados Unidos, defende que elas são essenciais para entender o que significa ser humano.

BBC

 

Voltar ao calendário