Notícias de Educação - 23/agosto/2017

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI


Nossa palavra

Mitos da Neurociência

Crianças aprendem melhor quando o professor adapta seu estilo ao delas? Inverter letras é sinal de dislexia? O lado dominante do cérebro afeta sua personalidade?
Estas e outras em discussão! Não perca!

Focando Educação

Sala de aula

Fundação Lemann lança programa de empreendedorismo em educação

Em uma aliança inédita, a Fundação Lemann e Universidade Columbia, em parceria com a Artemisia, lançaram o “Desafio Start-Ed: Tecnologias para Transformar a Aprendizagem”. As organizações compartilham a visão de que todos os estudantes do país têm direito a uma educação pública de qualidade e que soluções tecnológicas inovadoras, escaláveis e sustentáveis podem contribuir para este objetivo. Por isso, o Desafio Start-Ed irá identificar, selecionar e apoiar empreendedores em educação

IDG Now

Como saber se meu filho/aluno é superdotado?

Ao contrário do que o senso comum propaga, a demora ou a agilidade no desenvolvimento não é prova nem de um perfil de déficit nem de genialidade. O ritmo de desenvolvimento das crianças não é homogêneo. Elas avançam de maneiras diversas e dependem também de diferentes suportes. Diante disso, como saber se o filho ou o aluno é superdotado?
O primeiro passo é ampliar o conhecimento sobre o assunto, e isso passa pela desmistificação sobre o que os especialistas e a legislação definem como altas habilidades e superdotação.

O Globo

Gestão

Gestores falam em exaustão orçamentária de municípios

Decisão do governo de retirar a prioridade das metas do PNE do orçamento 2018, deve sobrecarregar ainda mais as contas municipais. Parte das secretarias municipais e suas equipes técnicas estiveram reunidas no 16º Fórum Nacional dos Dirigentes Nacionais de Educação, realizado pela Undime, até a sexta 11, para pautar, sobretudo, as dificuldades que têm em materializar os planos municipais de educação, conforme previsto na Lei nº 13.005/2014, que institui o PNE.

Carta Educação

Inclusão

Dados educacionais demandam políticas para enfrentar desigualdades

“Precisamos criar uma sociedade que permita que a loteria do nascimento não seja um obstáculo intransponível para os indivíduos exercerem a sua liberdade e os seus talentos”. Na visão da professora de ciência política Marta Arretche, pró-reitora adjunta de Pesquisa da USP (Universidade de São Paulo), a educação não é o único fator que impede os indivíduos de fazerem escolhas livres. Uma série de desvantagens e injustiças sociais também refletem as desigualdades presentes em diferentes esferas do país.

Porvir

UnB cria auxílio creche para alunos de baixa renda e com filhos

A Universidade de Brasília (UnB) lançou o primeiro edital do Programa Auxílio Creche (PACreche), criado para oferecer ajuda financeira a estudantes em situação de vulnerabilidade social que têm filhos com até quatro anos de idade.

G1

Leis e políticas

Escolas ignoram lei que exige Hino Nacional uma vez por semana

As escolas de ensino fundamental (do 1º ao 9º ano) devem executar o Hino Nacional pelo menos uma vez por semana, sejam elas públicas ou privadas. É o que determina a lei federal 12.031, de 2009. Mas o ato nem sempre faz parte do cotidiano escolar.

Gazeta do Povo

Equipamentos de informática apreendidos pela Receita devem ser doados a escolas, aprova CE

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta terça-feira (22) projeto segundo o qual equipamentos de informática apreendidos em ações de fiscalização nas aduanas, entregues à Fazenda Nacional ou mesmo abandonados, devam ser destinados para as escolas públicas municipais, estaduais e federais

Senado

Estatística, pesquisas e estudos

Em turmas com mais repetentes, alunos têm desempenho pior

Na análise das notas de escolas de ensino fundamental, a pesquisa mostrou que alunos na idade correta, no 5º ano, tiram em média 217,1 em matemática quando estão em uma turma com grande proporção de repetentes. Em turmas com poucos alunos atrasados, a nota é 235,5, diferença de 18 pontos, número bastante elevado de acordo com a escala do exame. A desvantagem é menor para alunos atrasados com pares também atrasados: a nota cai, em média, 7,6 pontos.

Veja

Brasil é #1 no ranking da violência contra professores: entenda os dados e o que se sabe sobre o tema

O soco desferido por um aluno contra o rosto de Marcia Friggi reabriu o debate sobre a violência contra os professores em sala de aula. Entretanto, o retrato da violência contra os docentes deixa o Brasil fora de foco. Os dados globais mais recentes colocam o país como o mais violento contra esses profissionais. Além disso, estudiosos do tema apontam que faltam levantamentos internos que promovam o diagnóstico do problema.

G1

Professora agredida em SC pede que país 'volte a valorizar a educação'

Folha de São Paulo

Professora agredida em sala por aluno quer garantir que fato não se repita

Hoje

Professora agredida em sala é hostilizada por opiniões políticas

Gazeta do Povo

(Opinião) Que geração é essa, que espanca os mestres?

G1

Profissionais da Educação

Salário inicial de R$ 5 mil é pouco para professor universitário, diz ministro

O ministro da Educação, Mendonça Filho, diz achar pouco e avisa que é contra o salário inicial de R$ 5.000 para professor universitário. O patamar foi anunciado na semana passada pela equipe econômica como remuneração de entrada de novos servidores federais.

Folha de São Paulo

Eventos

Formação leva professores a se aproximarem da cultura popular brasileira

Que o Brasil é um país muito diverso e com um enorme gama de manifestações culturais não é novidade. Mas como acessar essas diferentes estéticas e expressões? Como aproximá-las da escola de modo que façam parte da formação cultural dos estudantes? E como permitir que eles se reconheçam nessas manifestações? Essas são algumas das reflexões propostas pelo módulo “Tempos e saberes da cultura popular” do curso Potenciais Educativos do Território Urbano: rumo à Cidade Educadora, realizado no último sábado (19/08).

Aprendiz

Ministro da Educação faz balanço de sua gestão em entrevista

O ministro da Educação, Mendonça Filho, será o entrevistado do Programa Salto para o Futuro, exibido pela TV Escola nesta quarta-feira, 23 de agosto, quando fará uma análise da sua gestão e das novas políticas educacionais que vêm sendo implantadas. Entre os pontos debatidos por Mendonça vão estar o Novo Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as transformações no financiamento do ensino superior e as universidades públicas.

MEC

Outras do dia

Escolas do RJ fecham por tempo indeterminado por falta de segurança

Seis mil e quinhentas crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino na comunidade do Jacarezinho e entorno, na zona norte do Rio de Janeiro, estão sem aulas pela falta de segurança. As aulas não têm um prazo para voltar. A decisão de fechar as escolas oficializou o que já era realidade nos últimos 12 dias, quando começaram os confrontos entre as forças de segurança e os bandidos.

Hoje

 

Voltar ao calendário