Notícias de Educação - 24/agosto/2017

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI


Sala de aula

Educação boa desenvolve as múltiplas inteligências

Uma proposta de educação de qualidade deve considerar os múltiplos aspectos da inteligência, os múltiplos talentos, as múltiplas capacidades, mas tendo em mente que os seres nascem, quase sempre, com aptidão maior para uma ou algumas delas. Um indivíduo com dificuldade em outras capacidades, mas com grande aptidão musical, como o brilhante David Helfgott, cuja vida foi retratada no filme Shine, pode ser feliz, pleno, se conseguir desenvolver seu talento e apresentá-lo.

Carta Capital

Professor deve se tornar um facilitador de aprendizagem, diz pioneiro de método inovador

Menos exposição de conteúdo, mais atendimento um a um e ajuda na resolução de problemas que os alunos apresentam. Jonathan Bergmann, professor de Química na Universidade do Colorado (EUA), defende que essa seria a melhor forma de engajar os estudantes e aproveitar o tempo em classe. Foi essa a base da sala de aula invertida, método criado por ele e seu colega Aaron Sams em 2007, quando ambos lecionavam Ciências em uma escola de Ensino Médio.

Nova Escola

Realidade aumentada: o que é e como utilizar na educação?

A passagem de informação através das projeções tridimensionais, vistas na festa de abertura e encerramento das Olimpíadas de 2016, foi otimizada pelo uso da tecnologias de realidade aumentada. Quando utilizada a realidade aumentada a percepção das coisas se torna clara. Não se lê as coisas, não se imagina como poderia ser; mas se vivência.

Canal do Ensino

Professor cria jogo para trabalhar contabilidade com alunos do ensino médio

Como estratégia para ensinar conteúdos complexos, educador de Belo Horizonte (MG) desenvolveu brincadeiras que simulam etapas de uma gestão financeira organizacional

Porvir

Após polêmica sobre gênero, editora suspende livro e vai revisar conteúdo 'mais fácil' para meninas

Acusada de promover tratamento desigual para meninos e meninas em Portugual, a Editora Porto anunciou nesta quarta-feira (23) que vai suspender a venda das suas obras infantis criticadas e trabalhar junto com a "Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género" para adequar o conteúdo. As obras tinham sido lançadas em julho de 2016.

G1

Avaliação

Enem corre o risco de não ter detectores de metal nesta edição

Faltando menos de três meses para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano ainda, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela avaliação junto ao Ministério da Educação (MEC), ainda não definiu como será executada a medida de segurança para detectar metal por falta de equipamentos.

iG

Gestão

MEC divulga nomes de integrantes do Fórum Nacional de Educação

O Ministério da Educação publicou hoje (23) a portaria com o nome dos representantes das 38 entidades que vão compor o Fórum Nacional de Educação (FNE). A reunião de instalação do FNE deve ser feita em 30 dias, quando será eleito o coordenador do fórum. Entre as atribuições do fórum estão o acompanhamento da execução e do cumprimento do Plano Nacional de Educação, que fixa metas para melhorar a educação até 2024. O fórum também deve coordenar as conferências nacionais de educação e promover a articulação das conferências com as conferências regionais, estaduais e municipais que as precederem.

EBC

Leis e políticas

STF avalia oferta de ensino religioso nas escolas públicas

Previsto na Constituição Federal de 1988, o tema do ensino religioso ganhou novos contornos com o decreto nº 7107, de fevereiro de 2010, firmado entre o governo brasileiro e a Santa Sé. O decreto alterou o previsto no parágrafo 1 do artigo 2010 da Constituição, que previa o ensino religioso, de matrícula facultativa, como disciplina das escolas públicas de ensino fundamental.

Carta Educação

STF deve votar nesta quarta se permite ensino religioso confessional nas escolas

O Globo

Entenda por que há tanta polêmica na Base de Educação Infantil

As audiências públicas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) têm sido dominada por temas que seguem a agenda de determinados grupos e acabam ofuscando muitos debates. Ainda assim, alguns assuntos têm ganhado espaço pela falta de consenso entre especialistas, instituições, professores e sociedade civil. E o caso mais marcante é o da “Oralidade e escrita” na Educação Infantil.

Nova Escola

Portal e-Democracia abre espaço para debate popular sobre a MP do Fies

A Câmara lançou nesta terça-feira (22), no portal e-Democracia, um espaço para participação popular na análise da Medida Provisória 785/17, que altera as regras para concessão do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Câmara

CDH aprova voluntariado e desempenho esportivo como nota de ingresso na universidade

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovou nesta quarta-feira (23) sugestão legislativa que pede o reconhecimento de experiências extraescolares, como trabalho voluntário e medalhas olímpicas acadêmicas, nos processos seletivos das instituições de ensino superior.

Senado

Estatística, pesquisas e estudos

Por que a geração de ‘nativos digitais’ não é tão diferente das anteriores

O escritor e palestrante Mark Prensky lançou os termos “nativo digital” e “imigrante digital”. O termo “nativo digital” descreve o jovem que nasceu em uma época na qual tecnologias digitais já eram uma realidade. A exposição a elas concederia a essa geração talentos e características inéditas, e educadores nascidos em outras épocas deveriam se adaptar para continuar ensinando com sucesso. O conceito foi propagado como uma síntese da ideia de que os mais jovens estão sendo essencialmente modificados pela tecnologia. Mais de uma década e meia depois, no entanto, muitos pesquisadores em educação buscam desfazê-lo.

Nexo

Ensino Superior

O que são endowments e por que são raros nas universidades brasileiras

O ensino superior brasileiro atravessa dificuldades no ano de 2017. O contexto de crise política e econômica culminou no corte de verbas federais para a área — redução de R$ 1,2 bilhão, ou 8% do valor de 2016. A crise econômica também afeta as universidades estaduais.
Nesse cenário, propostas alternativas para o financiamento das atividades de universidades públicas ganham força. Uma delas é a criação de fundos patrimoniais, conhecidos pelo termo em inglês “endowments”, que arrecadam verbas de doações privadas para custear certas atividades universitárias. O modelo, bastante difundido em países como os EUA, ainda é pouco explorado no Brasil.

Nexo

Representantes da área de educação criticam MP que altera as regras do Fies

Em audiência pública interativa nesta quarta-feira (23), representantes do ensino superior, dos trabalhadores em educação, ativistas do setor e internautas criticaram a Medida Provisória (MP) 785/17, que altera as formas de concessão do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Câmara

Alunos conquistam vaga no Fies, mas têm sonho adiado por não formação de turma

Fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), ser pré-selecionado, juntar toda a documentação e levar para a faculdade. Após fazer todo esse caminho para alcançar o sonho de entrar em uma universidade, receber a notícia de que o curso escolhido não formou turma... pode virar um pesadelo.

iG

Profissionais da Educação

Professores de Neves prometem greve na sexta-feira contra demissão em massa

Professores municipais de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, prometem parar as atividades na próxima sexta-feira (25) caso o Executivo não revogue o Decreto 129/2017, assinado pelo prefeito Junynho Martins (PSC), que permite que os docentes eventuais - contratados para substituir professores que faltarem ou estiverem de licença - possam ser dispensados. A portaria, que entrou em vigor na segunda-feira (21), afetaria cerca de 150 educadores que trabalham nas 70 escolas do município.

Hoje em Dia

Eventos

Meditação em programas educativos de saúde para crianças e jovens é tema de debate

A Comissão de Seguridade Social e Família promove debate nesta quinta-feira (24) sobre a inclusão de Práticas Integrativas e Complementares, notadamente, a meditação, em programas educativos em unidades de saúde para o público infanto-juvenil para promoção da melhor qualidade de vida.

Câmara

Outras do dia

RJ: Alunos de escolas no entorno do Jacarezinho voltam às aulas nesta quinta

A Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que 14 das unidades escolares localizadas no entorno do Jacarezinho, que foram fechadas por tempo indeterminado na última segunda-feira (21), voltaram a funcionar nesta quarta-feira (23) com professores, diretores e funcionários, mas as aultas só retornarão na quinta-feira (24).

G1

Arma, choque e socos: veja como a agressão na escola mudou a vida de professores

Desistir ou insistir? O dilema sobre o que fazer com a carreira foi uma das consequências na vida de professores vítimas de violência no Brasil, país que aparece no topo do ranking global das agressões, segundo a OCDE. Antes da agressão contra Marcia Friggi, professora em Santa Catarina, o G1 já havia reportado dezenas de casos em anos recentes. Muitas vezes, as vítimas, por medo, não denunciam o abuso que sofreram. Por isso, não há sequer estatísticas atuais sobre o tema.

G1

 

Voltar ao calendário