Notícias de Educação - 28/agosto/2017

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI


Sala de aula

Incentivar a curiosidade da criança pode ajudá-la a se tornar um adulto bem sucedido

Com maior acesso a informação e possibilidades de aprendizado, a curiosidade vem adquirindo nova importância no processo educacional; nos últimos anos pesquisas a relacionam a maior criatividade e ao crescimento pessoal e profissional. Mas na sala de aula o caminho parece o oposto: ao focar em notas e resultados mensuráveis, o modelo de ensino voltado para avaliações coloca a curiosidade em segundo plano, apesar desse aspecto ser considerado um dos fatores determinantes para o sucesso acadêmico.

Gazeta do Povo

Qual a importância da letra cursiva na alfabetização

Em dias em que as crianças já nascem coladas com a tecnologia, o aprendizado da letra cursiva ainda é importante? Deve-se ou não exigir que as crianças escrevam com a letra cursiva? Esta é a questão que anda dividindo educadores de todo o Brasil. E a letra cursiva não é a única a gerar polêmica, já que o ensino da tabuada também foi alvo de muitos questionamentos.

Canal do Ensino

Como a Inteligência Artificial já está mudando salas de aula no Brasil e no mundo

De softwares inovadores a tablets, muito se tentou em termos de tecnologia em sala de aula, nem sempre com impactos significativos no aprendizado. Agora, com o avanço da Inteligência Artificial, é possível motivar alunos - sobretudo os que têm mais dificuldades - desde que as ferramentas não sirvam de muleta (ou seja, ensinem a criança a andar com as próprias pernas) e desde que não sejam usadas de modo aleatório, diz à BBC Brasil a professora Rose Luckin, que pesquisa o tema na College London e acompanha o Third Space Learning. "O mais importante é identificar bem qual o problema que a escola está tentando resolver com a tecnologia, e daí usar a Inteligência Artificial no que ela é útil e manter o (ensino) humano no que ele é útil", explica ela.

BBC

‘Realidade virtual promove colaboração entre campos’

O caráter interdisciplinar da realidade virtual não deve ser um entrave para a popularização dessa tecnologia no ambiente acadêmico, defende Antonio Carlos Sementille, professor do Departamento de Computação da Universidade Estadual Paulista (Unesp). “O trabalho é conjunto. E essa é uma das grandes vantagens porque vai promover a comunicação entre as áreas de pesquisa.”

O Estado de São Paulo

Iniciativas valorizam caminhada segura até a escola

Mais do que um período de deslocamento, o caminho de casa até a escola também pode ser uma oportunidade para aprender, principalmente quando feito a pé ou de bicicleta. Apesar de especialistas apontarem que as crianças desenvolvem uma nova relação com a cidade durante esse trajeto, a percepção de insegurança ou até mesmo as longas distâncias, típicas de grandes centros urbanos, fazem com que muitas famílias optem pelo uso do automóvel. Para incentivar a caminhada segura até a escola, organizações educacionais passaram a criar projetos que ajudam a tornar esse percurso mais amigável.

Porvir

Avaliação

Escolas investem em filme, música e simulações na preparação do Enem

Para se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é necessário deixar de ouvir música, ir ao cinema e só ficar virando noites revisando a matéria, certo? Não para alguns professores. Na reta final para a prova, colégios e alunos elaboram projetos que quebram a rotina de sala de aula, mas não deixam de ajudar na hora do estudo.

O Globo

Gestão

Terceirização de escolas públicas: novidade no Brasil, comum lá fora

Nos últimos anos, a terceirização – ou gestão compartilhada – de hospitais públicos se tornou comum no país. No estado de São Paulo, por exemplo, o modelo funciona há quase duas décadas. Mas, na educação, a hipótese de parcerias com entidades sem fins lucrativos nunca ganhou força. Até agora. Na última sexta-feira, a prefeitura de Curitiba enviou à Câmara de Vereadores uma proposta que, se aprovada, permitirá que Organizações Sociais assumam a gestão de escolas públicas.

Gazeta do Povo

Leis e políticas

MEC prevê base curricular do ensino médio para 2019 e discute criar Enem com avaliações por áreas de conhecimento

A secretária executiva do Ministério da Educação (MEC), Maria Helena Guimarães de Castro, disse na manhã desta sexta-feira (25) que o futuro do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) depende da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que está em discussão. "O que vai acontecer com o Enem? Ninguém sabe, vai depender da Base. Eu tenho uma posição que é a seguinte: a partir da aprovação da base, o Enem deverá avaliar aquilo que é comum para todos", disse Helena.

G1

Comissão de Educação pode votar terça-feira projeto que prevê estrutura mínima para escolas

Estados e municípios devem ser obrigados a exigir comprovação do cumprimento de condições mínimas de estrutura e operação dos estabelecimentos de ensino antes de conceder a eles permissão para funcionar. É que estabelece projeto (PLS 525/2009) na pauta que a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) examinará na próxima terça-feira (29), em reunião a partir das 11h30.

Senado

Opinião

Como o Brasil desperdiça seus talentos

A primeira forma tipicamente brasileira de desperdiçar talentos consiste em ignorar a importância de identificá-los precocemente, sobretudo no caso de crianças que frequentam escolas públicas. Isso ocorre por inação e descuido, mas também em virtude de um viés ideológico que considera politicamente correto tratar de forma igual os desiguais, e considera politicamente incorreto o uso de testes diagnósticos e trilhas especiais para os talentosos. Desperdiçar talentos é um crime de lesa-pátria. Há evidências fortes demonstrando como um núcleo forte de talentos é capaz de produzir mudanças profundas na economia e na eficiência de um país. Infelizmente, nosso maior talento tem sido justamente o desperdício de talentos.

Veja

Pelo direito de escolha na educação

Poder escolher o que aprender de acordo com suas aptidões e interesses tem sido uma forte reinvindicação dos jovens do Ensino Médio e um caminho apontado por especialistas para a ressignificação e maior atratividade e efetividade desta etapa escolar. Aos estudantes deve ser assegurado o direito de escolha sobre o que estudar e o sistema educacional deve usar isso a favor da aprendizagem e da qualidade da oferta educativa.

O Estado de São Paulo

Ideb é índice simplório para medir boa educação

Sobre o Ideb, é evidente que ele apenas analisa - e mal, sujeito a distorções e manipulações - dois tipos de inteligência, que são as mais conhecidas, por estarem ligadas à ideia limitada e já ultrapassada de inteligência, calcadas apenas na linguística e na lógico-matemática. O Ideb é como uma bússola quebrada. Quando não se sabia nem para onde ir e se descobre um instrumento que aponte para um caminho, é como encontrar um oásis no deserto. O frenesi é compreensível, mas não é positivo.

Carta Capital

EAD

Sigla EAD já não assusta mercado

Da Engenharia à Gastronomia, chegando ao MBA, cursos a distância oferecem vantagens para quem tem dificuldade de deslocamento ou precisa de flexibilidade de horário. No mercado de trabalho, a maior parte do preconceito já foi vencido, e a sigla EAD não assusta mais. A experiência de alunos e a opinião de especialistas apontam que, para subir ou mudar de carreira por meio da formação a distância, o importante é escolher uma instituição de boa reputação e se dedicar aos estudos.

O Estado de São Paulo

Ensino Superior

Realidade virtual ganha espaço na universidade em várias áreas

Já bem difundida no mundo dos games, a realidade virtual ganha os cursos de graduação e pós no Brasil, em diferentes áreas do conhecimento, das Artes à Medicina, passando pela Arqueologia. A tecnologia recria por computador a sensação de realidade, sem que seja preciso, para isso, tirar os pés do chão. A imersão é possível graças a estímulos visuais, sonoros e até táteis. Para especialistas, as aplicações são amplas e profissionais com conhecimento da nova linguagem podem encontrar – ou criar – campos de trabalho em um mercado cada vez mais tecnológico.

O Estado de São Paulo

'Situação financeira enfrentada pela Unicamp é dramática', afirma reitor

Reitor aos 49 anos daquela que foi escolhida recentemente como a melhor universidade da América Latina, Marcelo Knobel não usa meias palavras. Em sua opinião, a crise financeira vivida pela Unicamp é "dramática". O teto salarial de R$ 21 mil das universidades estaduais paulistas, afirma, é um "risco seríssimo" à capacidade das instituições de atrair os melhores profissionais. E, por fim, o ensino superior no Brasil é muito "engessado" e precisa de currículos flexíveis.

Folha de São Paulo

Associação de Docentes da Uerj destaca que categoria retorna às aulas, mas em estado de greve

Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), decidiram acabar com a greve e voltam às aulas na próxima segunda-feira (28). Só que os alunos e os técnicos não concordam. O professor Guilherme Mota, da Associação de Docentes da Uerj (Asduerj), diz que a categoria está retornando ao trabalho, mas em estado de greve.

G1

Eventos

Profissionais da educação se reúnem em SP para discutir Base Nacional Comum Curricular

Professores, gestores e profissionais de educação lotaram, nesta sexta-feira (25), o auditório do Memorial da América Latina, em São Paulo, para discutir a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Durante seis horas, os participantes apresentaram propostas sobre os mais variados temas, como a inclusão na Base do ensino de Educação Financeira, Tecnologia, Inovação, Computação, hábitos de vida saudáveis, além de sugestões de mudança no conteúdo de disciplinas como Matemática, Geografia, História e Educação Física – esta última mais centrada na educação infantil.

MEC

Como abordar o tema da diversidade com crianças?

Por que nascemos diferentes? A pergunta disparadora deu início ao bate-papo entre a autora de livros infantis Janaina Tokitaka e a colunista Laerte no sábado 19, em evento produzido pelo Carta Educação em parceria com o selo Boitatá da editora Boitempo. As convidadas abordaram o tema da diversidade com as crianças

Carta Educação

Educação 360 debate violência na escola e Base Nacional Comum Curricular

Nos dias 21 e 22 de setembro, haverá a quarta edição do Educação 360. O evento gratuito, uma realização dos jornais O GLOBO e “Extra”, reúne pessoas que vivenciam e pensam a educação sob diferentes e novos aspectos. O encontro internacional, que acontece na Escola Sesc de Ensino Médio, em Jacarepaguá, será para trocar experiências e refletir sobre temas importantes no dia a dia de educadores, alunos e toda a sociedade.

Extra

 

Voltar ao calendário