Notícias de Educação - 30/agosto/2017

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI


Sala de aula

Organização, autoconfiança, trabalho em equipe: o que são competências socioemocionais?

Como um dos primeiros espaços de convivência pública do cidadão, a escola é, por excelência, um ambiente que coloca as crianças e adolescentes em crise, palavra originada do latim crisis, que significa “momento de decisão, de mudança súbita”. É nesse contexto de desafios e diversidade que os profissionais da Educação devem colocar outras atividades em movimento dentro da escola: seminários, feiras, pesquisas de campo, peças teatrais, trabalho em grupo e debates, para citar apenas algumas das atividades e metodologias mais comuns usadas em sala de aula. Essas ações servem de condição pedagógica para que outras aprendizagens sejam trabalhadas. Estamos falando das competências socioemocionais, características ligadas à chamada inteligência emocional dos indivíduos, que os ajudam a lidar com relacionamentos interpessoais, consigo mesmos e, de maneira geral, com os obstáculos do dia a dia.

O Globo

Escola às 7h da manhã? Talvez seja cedo demais

Braços debruçados sobre a carteira, bocejos nas primeiras horas da manhã e desinteresse pelo conteúdo das aulas. O cenário, familiar para boa parte dos estudantes brasileiros, pode ter uma justificativa além da falta de dedicação aos estudos. Entre debates sobre a nova matriz curricular e as reformas do Ensino Médio nacional, um assunto primordial para a educação – e discutido mundialmente – acabou perdendo relevância: o horário adequado para estar na escola. Relógio biológico dos estudantes não parece pronto para acordar tão cedo; mudança na agenda escolar, entretanto, tem obstáculos.

Gazeta do Povo

O ensino religioso em outros países - e os caminhos que o Brasil pode seguir

Enquanto a corte se prepara para decidir sobre o tema, a Gazeta do Povo preparou uma lista que mostra como o assunto é tratado em outros cinco países. As comparação mostra que o caso em análise pelo STF tem mais nuances do que pode parecer em uma primeira análise.

Gazeta do Povo

Em que idade as crianças devem ser alfabetizadas?

Há pelo menos duas maneiras de responder a essa pergunta. Uma delas é observar as melhores práticas. Outra maneira de responder a essa pergunta é perguntando aos cientistas – psicólogos, linguistas, psicolinguistas e, mais recentemente, os neurocientistas que estudam esses processos.

Veja

Aula de matemática se transforma em jogo de batalha naval

Para ensinar conceitos da disciplina de forma divertida, professora de Feira de Santana (BA) simula disputa de barcos piratas com os alunos

Porvir

Avaliação

Encceja 2017 tem 1,5 milhão de inscritos para prova que dará diploma dos ensinos médio e fundamental, diz Inep

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) teve 1.573.862 inscritos em 2017. Do total, 301.583 farão provas para obter a certificação de ensino fundamental e 1.272.270 para o ensino médio. As provas serão aplicadas em 22 de outubro.

G1

Gestão

3 benefícios e 3 críticas à terceirização da saúde e da educação em Curitiba

A Câmara de Curitiba aprovou nesta terça-feira (29), em segunda votação, por 25 votos a sete, o projeto de lei do prefeito Rafael Greca (PMN) que abre espaço para a terceirização de serviços de educação e de saúde via organizações sociais (OSs). Agora, a questão que surge é como se dará a terceirização na prática. Os defensores da proposta apontam três benefícios principais, enquanto os contrários listam os principais possíveis prejuízos.

Gazeta do Povo

“A violência indica que algo não vai bem em nossas escolas”

O caso de agressão de um estudante contra uma professora da rede municipal de Indaial, em Santa Catarina, ganhou ampla repercussão na última semana. Para além de lamentar o fato, a socióloga, pesquisadora e coordenadora da área de Estudos sobre Juventude e Políticas Públicas da FLACSO Brasil, Miriam Abravomay, o analisa dentro de um contexto social. Para socióloga, o caso da agressão a professora tem muito a dizer sobre a ausência de políticas públicas e sobre a dinâmica escolar.

Carta Educação

Culpa de recorde brasileiro em abuso contra professor é nossa

Folha de São Paulo

Inclusão

Jaboatão lança projeto pioneiro de educação inclusiva

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes lança nesta terça-feira o projeto Educação Inclusiva. Pioneiro no Brasil, o projeto faz parte do programa Unir para Incluir e visa à inclusão social de pessoas por meio da educação.

Diário de Pernambuco

Tecnologia ajuda na educação de crianças com deficiência

(...) Eles, da sala de aula. Ele, da sala de casa. O encontro só foi possível graças à tecnologia inventada pelo Instituto Handsfree, organização pernambucana sem fins lucrativos e produtora de aparelhos que visam dar melhor qualidade de vida a pessoas portadoras de deficiência física. Através de um monitor instalado em casa, André interage com os professores e colegas, que também o veem em uma grande tela colocada na sala. Até aí, nada de diferente de programas de videoconferência como o Skype, correto? Errado. O salto adiante do Instituto Handsfree – mãos livres, em português – foi conceber uma tecnologia que faz com que André, com um fone e movimentando a própria cabeça, mova o cursor pela tela do computador. Uma haste semelhante à de um microfone é colocada na boca para que ele, com uma leve pressão dos lábios, clique no que ele quer. E assim ele está, de novo, conectado ao mundo.

JC Online

Leis e políticas

CNE sinaliza alterações na Base de Língua Portuguesa, História, Geografia e Ensino Religioso

Apesar de não trazer detalhes sobre quais alterações devem ser feitas no documento, César Callegari, presidente da Comissão Bilateral da Base no CNE, aponta que as disciplinas de Língua Portuguesa, História e Geografia devem sofrer mudanças. “Já temos muitas indicações de pontos que podem ser melhorados nessas disciplinas e indicativos de como melhorar alguns deles”, diz. Em relação aos campos de experiência da Educação Infantil, Callegari acredita que a questão seria recuperar algumas das formulações da segunda versão da Base.

Nova Escola

Governo Temer desiste de antecipar alfabetização do 3º para o 2º ano

Folha de São Paulo

Opinião

A tendência da educação híbrida e a democratização do conhecimento

A aplicação da tecnologia e seus respectivos avanços tornaram-se importantes aliados para a democratização do ensino, principalmente quando pensamos na possibilidade de ocorrer de maneira híbrida, unindo educação presencial e a distância. Esse movimento ganha ainda mais força a partir de um decreto do Ministério da Educação, publicado em maio deste ano, que permite que instituições de ensino superior possam ser homologadas no modelo de EAD sem, necessariamente, contarem com turmas presenciais. A proposta do governo é ampliar a oferta de cursos de graduação, tendo em vista o momento econômico e as mudanças tecnológicas vividas no Brasil.

A Crítica

Ensino Superior

Quase 70% das universidades federais tiveram cortes no Orçamento entre janeiro e junho

Dados do Ministério da Educação (MEC), obtidos com exclusividade pela GloboNews por meio da Lei de Acesso à Informação, apontam que 44 das 64 universidades federais do país tiveram seu orçamento afetados por cortes na comparação com o primeiro semestre de 2016. Dados obtidos pela GloboNews mostram o "ranking" do contingenciamento. Em relação a 2017, o total de verbas repassado foi R$ 249 milhões menor.

G1

Sem poder contratar novos professores, Unesp pode até fechar cursos, diz diretor

G1

Profissionais da Educação

Servidores da Educação do Paraná fazem greve nesta quarta-feira (30)

Nesta quarta-feira (30), uma greve geral vai paralisar o ensino público paranaense. O ato busca organizar a resistência contra os ataques do governo do estado aos servidores públicos, e também para denunciar o projeto de lei 'Escola Sem Partido', a reforma trabalhista e previdenciária.

Brasil de Fato

Eventos

Comissão de Educação pode criar grupo de trabalho sobre formação ética dentro da sala de aula

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados deve discutir a criação de um grupo de trabalho para implementar a formação ética e de valores dentro da sala de aula. A ideia surgiu da audiência pública realizada nesta terça-feira (29) pelo colegiado.

Câmara

 

Voltar ao calendário