Notícias de Educação - 06/setembro/2017

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI


Nossa palavra

Professor tem medo de passar vergonha

Os profissionais da educação têm receio de inovar ou implantar novas práticas por medo de parecerem estúpidos e passar vergonha diante dos alunos.
O maior desafio é se certificar que professores não se constrangeriam na frente dos alunos.
Vamos refletir? Confira novo programa!

Focando Educação

Sala de aula

Sucesso nas redes sociais, memes também podem ensinar

Com mensagens rápidas e um toque de humor, os memes saíram das redes sociais para conquistar um novo espaço: a sala de aula. Na hora de preparar “aquela aula que você respeita” e descansar com “a serenidade no olhar de quem aproveita o que #BombouNaRede para ensinar”, como diria a popular linguagem da internet, a cultura digital se tornou uma aliada dos professores para atrair a atenção dos alunos e trabalhar conceitos de diferentes disciplinas.

Porvir

Guia completo para montar um plano de aula em pouco tempo

Desenvolver um plano de aula consistente e objetivo é ainda um dos maiores desafios dos educadores da atualidade. Seja um profissional que está no ramo há muito tempo, seja um educador que está iniciando nesta carreira. Elaborar um plano de aula requer metas para resultados reais e muita dedicação para entender cada dificuldade dos alunos.

Canal do Ensino

Gestão

Brasil e Alemanha capacitam professores da Rede Federal

Cerca de 50 professores dos institutos federais Fluminense (IFF) e do Ceará (IFCE) foram capacitados, nas últimas semanas, em energia fotovoltaica e eficiência energética em edificações, e cursos semelhantes serão ministrados no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), campus Betim, em outubro. A ação é parte do Programa EnergIF, fruto de uma cooperação entre Brasil e Alemanha com o objetivo de levar o conhecimento sobre o assunto para as salas de aula, tanto para estudantes como para outros professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

MEC

Inclusão

ARG: Mãe de menino com Asperger expulso de sala: “Ele tenta, gosta de ter amigos”

A mãe do menino com Asperger que foi retirado de sua classe em um colégio argentino após a pressão dos outros pais, que demonstraram sua alegria em uma conversa por rede social pela decisão de afastá-lo, conta desolada que tanto o garoto como o colégio fizeram diversos esforços para que continuasse com seus amigos, mas a pressão dos pais foi mais forte.

El País

Leis e políticas

Projeto "Escola sem Partido" avança e gera protestos na Câmara de Campinas

Em meio a protestos, os vereadores de Campinas, no interior de São Paulo, aprovaram nesta segunda-feira (4) um projeto de lei que visa impedir professores de "promover seus próprios interesses, opiniões, concepções ou preferências ideológicas" em sala de aula.

Uol

Opinião

Aprender inglês será desnecessário no futuro?

É provável que antes do que possamos imaginar a inteligência artificial permita a tradução simultânea de qualquer conversa, filme, palestra, ou a codificação da nossa própria fala para outro idioma. Pesquisas de inovação ocorrem de forma descentralizada pelo mundo. Ninguém sabe todas as tarefas que poderão ser substituídas por máquinas e que novas profissões estão por surgir. Há, porém, pistas bem informadas sobre habilidades que serão úteis para navegar no mundo das nuvens, da automação e da inteligência artificial.

Folha de São Paulo

Podemos aprender a cooperar mais e a ser mais altruístas?

Cooperação e altruísmo são instintos de sobrevivência, cuja função é favorecer o bem-estar do grupo. Alguns indivíduos são mais propensos que outros a esses comportamentos. Resta entender se há como aumentar essa tendência – nossa sociedade poderia ser bem melhor se tivéssemos mais indivíduos com esse perfil. Os estudos com chimpanzés reforçam a ideia de uma tendência natural ao altruísmo. Mais do que os chimpanzés, a espécie humana tem a capacidade de, deliberadamente, promover essa tendência. Isso se faz sobretudo pelo exemplo dos pais, mas a escola também pode ter um papel importante nesse sentido.

Veja

A crise da educação no Brasil não é uma crise; é projeto

A frase de Darcy Ribeiro que titula este artigo sintetiza o governo que nos assola desde o golpe do impeachment: a dita crise, criada de fora para dentro, é um projeto de desconstrução, com início, meio e fim, que percorre todos os vãos da vida nacional, mas se concentra na inviabilização do futuro do país, cortando de vez as possibilidades objetivas de retomada do desenvolvimento, pois todas elas dependem de ensino, pesquisa e tecnologia, o alvos mais frágeis.

Carta Capital

Estatística, pesquisas e estudos

Em um ano, Brasil cai de 27 para 21 universidades no ranking de mil melhores do mundo

No ranking das 1.000 melhores universidades do mundo, divulgado nesta terça-feira (5) pela Times Higher Education, o Brasil ocupa 21 posições. No ano passado, o desempenho das instituições do país foi melhor: eram 27 na lista. São avaliados os critérios de ensino, pesquisa, produção de conhecimento e reputação internacional.

G1

Dez universidades brasileiras deixam ranking das mil melhores; 4 entram

Uol

Veja as 21 universidades brasileiras no ranking global das mil melhores instituições

O Estado de São Paulo

Ensino Superior

Parecer da Fazenda sugere fim da UERJ

Um parecer do Ministério da Fazenda sobre o Regime de Recuperação do Rio de Janeiro sugere o fim da UERJ, caso o Estado falhe em em colocar em prática alguma das medidas de ajuste já pactuadas. Sem dinheiro em caixa, por falta de repasses do governo fluminense, a UERJ resiste como pode. “A universidade está na UTI”, disse o reitor Ruy Garcia Marques.

Veja

Tesouro sugere "revisão da oferta" de universidades públicas do Rio

Uol

Profissionais da Educação

MEC estuda meios de ampliar formação docente

Em meio às discussões sobre a reforma do ensino médio, o Ministério da Educação (MEC) estuda ao menos quatro medidas para transformar a formação de professores no País. O governo quer usar, por exemplo, programas federais como o Universidade para Todos (ProUni) e o Financiamento Estudantil (Fies) para estimular a adoção de novas bases curriculares nas universidades. O governo também pretende criar uma nova base para os currículos de cursos de licenciatura, reforçar a complementação pedagógica a distância e criar especializações no ensino médio que apresentem aos alunos a carreira de professor.

O Estado de São Paulo

Professores estaduais gaúchos entram em greve por tempo indeterminado

Para voltar às aulas, os professores exigem o fim do parcelamento de salários e que o governo pague os juros devidos pelos educadores ao Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) por causa dos 21 meses de salário parcelado. A categoria pede também a retirada de projetos de lei que tramitam na Assembleia Legislativa e que são considerados prejudiciais à categoria.

EBC

Eventos

Educação em tempos de pós-verdade é tema de debate na TV Escola

Uma notícia falsa pode ser realmente chamada de notícia? E, se não há uma notícia verdadeira, existe um fato, um acontecimento, uma razão pela qual aquele tema virou notícia? Tais questões são levantadas no programa Salto para o Futuro, exibido pela TV Escola nesta quarta, 6, às 19h. O tema desta semana é A educação em tempos de pós-verdade – termo escolhido como a expressão do ano de 2016 pela conceituada Universidade de Oxford, na Inglaterra.

MEC

Federalização da educação básica será tema de duas audiências públicas na CE

A federalização da educação, por meio de transferência de competências dos estados e municípios à União, será tema de duas audiências públicas, decidiu nesta terça-feira (5) a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). O projeto (PLS 337/2016 - Complementar), do senador Cristovam Buarque (PPS-DF), condiciona a chamada cooperação federativa ao aceite da União.

Senado

 

Voltar ao calendário