Notícias de Educação - 11/setembro/2017

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI


Sala de aula

“O maior problema da educação é a tradição”

A “Flipped Room” ou “Sala de Aula Invertida” consiste em introduzir os conteúdos básicos antes das aulas, a partir de recursos como vídeos, textos, áudios e games. Segundo Jonathan Bergman, um dos desenvolvedores da ideia, a mágica está na troca dos momentos: “Nessa situação, no tempo em classe os alunos tiram dúvidas, criam, praticam, analisam, debatem, têm conversas mais profundas e experienciam”, disse. Ao ser questionado sobre o maior problema da educação atual, foi incisivo em dizer que a resposta é a tradição. “Sempre fizemos de um jeito e temos medo de mudar, mas se olharmos para o resto do mundo, todos os outros sistemas estão se alterando, se adaptando”, afirma.

Galileu

Reggio Emilia: como uma cidade italiana virou referência de educação

O modelo educacional de Reggio Emilia começou a ganhar destaque mundial em 1991, quando o jornal norte-americano Newsweek apontou uma pré-escola da cidade como uma das dez melhores escolas do mundo. Desde então, escolas da cidade italiana conquistaram a admiração de educadores. O diferencial do sistema é pensar nas crianças como indivíduos cheios de potencial e possibilidades para o futuro; já crianças com necessidades especiais e filhos de mães ou pais solteiros têm matrícula prioritária nas escolas da rede, sem precisar passar por processos de seleção.

Gazeta do Povo

Inclusão tecnológica: uma nova linguagem para a Educação

Encaixando peças e exercitando o raciocínio lógico, as crianças de hoje descobrem uma maneira diferente de aprendizagem. A inclusão de ferramentas e disciplinas tecnológicas no ambiente escolar, envolvendo estudantes de todas as idades, está se transformando cada vez mais em um caminho a ser trilhado pela educação. O contato mais próximo com a robótica e com a computação, por exemplo, é uma dessas maneiras de reinventar o ensino no país. Com blocos de montar, os jovens aprendem uma nova forma de olhar o mundo.

DN Sul

Obra de Machado de Assis está acessível em portal reformulado

Toda a obra de Machado de Assis está disponível no portal que leva seu nome, agora acessível de qualquer dispositivo móvel ou fixo. Criado em 2008 pelo Ministério da Educação, em comemoração ao aniversário de 100 anos da morte do escritor, a página, reformulada, acaba de receber novas funções.

MEC

Entrevista com Augusto Cury: "escola precisa educar a emoção"

Caminhamos na contramão daquilo de que necessitamos: sentir mais, pensar menos, ser mais, ter menos. Autor mais lido da última década, com obras publicadas em mais de 70 países e mais de 25 milhões de cópias vendidas só no Brasil, Augusto Cury conversou com exclusividade com o Hoje em Dia. Em passagem breve por Belo Horizonte, onde ministrou um mini-curso sobre como educar filhos e alunos, falou sobre importância do foco na gestão emocional – chave para o desenvolvimento intelectual e da personalidade humana.

Hoje em Dia

Como desenvolver habilidade de Interpretação de Texto?

Há diversas técnicas que podem ser utilizadas para desenvolver habilidade de interpretação de texto, permitindo conhecer as metodologias para a total compreensão e opinião do que está escrito.

Canal do Ensino

Reflexões de uma antropóloga e mãe: 'O que aprendi com índios sobre educação infantil'

A antropóloga brasileira Camila Gauditano de Cerqueira, de 37 anos, teve seu primeiro contato com uma aldeia indígena no Brasil em 1992, aos 12 anos de idade. Sua mãe, a fotógrafa Rosa Gauditano, especializada em fotografia indígena, levou-a consigo em uma visita à aldeia Xavante Pimentel Barbosa (Mato Grosso). Hoje, Camila dá consultoria sobre educação ao Instituto Socioambiental (ISA).

BBC

Gestão

Opções do novo ensino médio desafiam poder de decisão do aluno

O novo ensino médio prevê que o aluno escolha entre linguagens, matemática, ciências exatas, ciências humanas, ou, ainda, um curso técnico para se dedicar durante quase metade do tempo que vai passar na escola. Mas, se escolher um curso universitário já é difícil, como será o processo para selecionar uma entre essas áreas logo após o nono ano do ensino fundamental?

Folha de São Paulo

Reforma incentiva ensino integral, mas sucesso depende do currículo

Folha de São Paulo

Escolas técnicas devem definir enfoque em profissões de hoje ou do futuro

Folha de São Paulo

Reforma do ensino médio pode requalificar formação profissional

Folha de São Paulo

Impacto do novo ensino médio no Enem e no vestibular ainda é incerto

Folha de São Paulo

Adolescentes devem ser ouvidos sobre troca de escola, mas adultos decidem

Folha de São Paulo

Ensino médio já passou por três grandes reformas desde Getúlio Vargas

Folha de São Paulo

Artigo: Novo ensino médio dá autonomia e flexibilidade para o estudante

Folha de São Paulo

Artigo: Novo ensino médio não assegura educação melhor para todos

Folha de São Paulo

SP: Reajuste de escola particular pode chegar a 8%, diz Sieeesp

O reajuste nos contratos para os alunos da rede particular de ensino deve oscilar entre 4% e 8% em 2018, segundo previsão do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (Sieeesp). Na média, o aumento pode ficar um pouco acima da meta de inflação do governo para este ano, de 4,5%. De acordo com o presidente do Sieeesp, Benjamin Ribeiro da Silva, os colégios seguem uma planilha de custos que é reajustada em índices superiores ao da inflação

O Estado de São Paulo

Porvir lança guia para promover encontros entre empreendedores e educadores

A relação entre educadores e empreendedores é essencial para o desenvolvimento de soluções digitais que impactem o aprendizado e a concretização de inovações educacionais na escola. Embora todos trabalhem com educação, eles têm referências diferentes, enfrentam rotinas diversas e até falam cada um de um jeito. Foi pensando nisso que o Porvir/Inspirare, em parceria com Criamundi, lançaram o toolkit Apreender na Prática – Como promover conexões produtivas entre empreendedores e educadores, disponível no especial Apreender, do Porvir, que orienta a organização de oficinas com a participação dos dois públicos.

Porvir

Inclusão

Universidades adotam vestibular específico para alunos indígenas

Formado em antropologia pela UnB (Universidade de Brasília), Constant é um dos estudantes aprovados pelo vestibular indígena da universidade, que, em 2004, foi uma das primeiras a implementar um processo específico para selecionar alunos índios. Desde então, o modelo já foi aplicado em ao menos sete instituições federais do país, além das universidades estaduais do Paraná. Agora, a lista deve aumentar.

Folha de São Paulo

Cresce nº de universidades brasileiras que acolhem refugiados

O número de universidades que oferecem algum tipo de auxílio aos refugiados cresce a cada ano. Ao menos 17 instituições do País, públicas e privadas, já integram um grupo liderado pela Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), com ações que vão de benefícios no vestibular, como cotas, a auxílio financeiro, aulas de português e ajuda com documentações.

O Estado de São Paulo

Aluna surda defende 1ª tese de mestrado traduzida em Libras na USP em Ribeirão

A administradora de empresas Natália Francisca Frazão, de 32 anos, é a primeira aluna surda da USP em Ribeirão Preto (SP) a participar da defesa de uma tese de mestrado traduzida em Libras, a linguagem brasileira de sinais. Na segunda-feira (4), ela recebeu o título de mestre em educação e comemorou o feito.

G1

Leis e políticas

O que aconteceu com as propostas da Escola sem Partido pelo Brasil

Sites e grupos organizados promovem a Escola Sem Partido nas redes sociais, ao mesmo tempo que sofrem larga oposição. O principal deles, do Movimento Escola Sem Partido, criado pelo advogado Miguel Nagib em 2004, disponibiliza um modelo de projeto de lei a ser apresentado por vereadores e deputados do Brasil às suas respectivas câmaras ou assembleias.

Nexo

OAB recorre ao Conselho dos Direitos Humanos contra 'Escola sem Partido' em Campinas

G1

Proposta do governo limita desconto no Fies para médicos e professores

A medida provisória (MP) que prevê mudanças no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) propõe um limite para o abatimento que os estudantes podem fazer no pagamento ao trabalhar nas redes públicas de saúde e educação. Atualmente, os estudantes que financiarem seus estudos com o Fies e, depois de formados, exercerem as profissões de médico integrante de equipe de Saúde da Família e de professor da educação básica podem abater 1% do saldo devedor por mês trabalhado. De acordo com o texto da MP 785/2017, esse abatimento passará a ser limitado a 50% do valor do financiamento.

EBC

Segurança aprova preferência para escolas públicas em policiamento

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou proposta que obriga órgãos de segurança pública estaduais e distrital e as guardas municipais a darem atenção especial a escolas públicas de ensino infantil, fundamental e médio nas atividades de patrulhamento ostensivo.

Câmara

Opinião

O que dizem os números do Times Higher Education

Os resultados do ranking mundial de universidades THE 2017-18, publicados no dia 5/9, receberam atenção da mídia, que enfatizou o fato de que o número de instituições brasileiras entre as 1000 melhores do mundo caiu de 27 para 21, em relação ao ranking do ano anterior. Apesar de ser um ponto importante, há outros aspectos da participação brasileira que merecem comentário.

O Estado de São Paulo

O tenente paladino cidadão de bem sem partido

"A escola é lugar de aprender, de preparar o aluno para o mercado de trabalho". Nada de doutrinação político-partidária. Está no projeto de lei: o professor deve, portanto, tratar os temas de forma "justa". Ao falar, por exemplo, de torturas praticadas até hoje por agentes do Estado, tem que ensinar os prós e os contras, sem tomar partido. Se tocar no assunto genocídio de povos indígenas, violência contra a mulher, racismo, pornografia infantil, tráfico de de pessoas para remoção de órgãos, a mesma coisa. Os prós e os contras. Nada de tomar partido. E nada de professor incentivando aluno a manifestação, passeata ou ato público. Mas a Constituição é partidária dos direitos humanos, da dignidade da pessoa humana, da democracia. O professor não pode se posicionar a favor desses preceitos? Contra a sua violação? E se a manifestação for em defesa da Constituição? Pode incentivar o aluno a participar?

Uol

A alfabetização deixa marcas

O estudo envolveu um adulto que estava internado no hospital Sarah Kubitschek e que foi submetido a um programa de alfabetização. . O método sendo usado para alfabetizar era o método global inspirado em Paulo Freire, associado com um método silábico – sem resultado. Dehaene instruiu seus colegas a utilizar o método fônico. O resto da história está documentado no artigo – a ativação cerebral ocorreu da forma prevista rapidamente, nos locais previstos. A alfabetização realmente deixa marcas. Agora não dá mais para enganar.

Veja

Estatística, pesquisas e estudos

MEC divulga resultado preliminar do Censo Escolar de 2017

O Ministério da Educação divulgou nesta sexta-feira (8) no Diário Oficial da União o resultado preliminar do Censo Escolar de 2017. A lista detalha o número de matrículas na educação básica nas redes pública estadual e municipal de ensino, dividida por área urbana e rural, de acordo com a modalidade de ensino. Dados precisam ser validados pelo TCU; censo norteia repasse de recursos do Fundeb.

G1

Cinco países mais pobres que o Brasil com melhores resultados na educação

Alcançar níveis de qualidade educacional é uma tarefa árdua que requer tempo, planejamento e ações integradas. Boas colocações em rankings educacionais, claro, não vem de graça, exigindo investimentos gradativos. Mas também é fato que apenas dinheiro não traz resultados; abaixo listamos cinco países com poderio financeiro menor que o Brasil, mas que conseguiram índices educacionais próximos ou superiores aos brasileiros.

Gazeta do Povo

A variação nas notas do Enade 2016 das faculdades brasileiras

Instituições de ensino superior públicas, no geral, têm nota maior no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Veja em gráficos.

Nexo

Ceará patina em vagas de creches, mas é destaque no ensino fundamental

O Ceará é o 7º estado com pior índice proporcional de crianças em creches de tempo integral. No Estado, 26.114 crianças frequentam as creches em dois períodos. Isso representa 21,98% do total de matriculados nessa modalidade educacional. As outras 92.689 crianças ficam em creches em apenas um dos turnos. Por outro lado, o Estado ocupa as principais posições da educação de tempo integral do ensino fundamental.

O Povo

Ensino Superior

MEC diminui contingenciamento em cinco pontos percentuais e libera R$ 1 bilhão para universidades

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quarta-feira (6) uma nova diminuição do contingenciamento de verbas para universidades e institutos federais. Junto com a mudança nos percentuais, o governo federal liberou R$ 1 bilhão. Com a mudança, agora o limite do custeio passou de 75% para 80% do orçamento previsto.

G1

Pezão nega privatização da Uerj e quer que estudante trabalhe para o Estado

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), negou na manhã desta quarta-feira (6) que tenha planos de privatizar a Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). O governador afirmou que pretende enviar ainda neste mês à Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) um projeto de lei para que estudantes que cursaram universidade pública no Rio atuem no Estado durante ao menos dois anos.

Folha de São Paulo

Comissão de Educação da Alerj lança Manifesto em Defesa das Universidades Públicas Estaduais

JB

Profissionais da Educação

Níveis de doença e stress entre os professores são alarmantes

A julgar por pesquisas recentes, a falta de professores nas escolas deve se tornar um problema grave no Brasil no futuro próximo - seja por adoecimento, seja por desestímulo pela carreira. Pesquisas mostram que as exigências da profissão e a falta de estrutura têm gerado afastamentos num ritmo elevado. Prognóstico é negativo.

Gazeta do Povo

Silêncio, turma: quando os problemas vocais impedem o professor de lecionar

Para cuidar e prevenir a saúde vocal das complicações por conta do ofício docente, alguns cuidados são fundamentais. A fonoaudióloga Andréa Oliveira, que atua no Instituto de Saúde de Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense (UFF), explica os problemas vocais enfrentados pelos professores.

O Estado de São Paulo

CE: Merendeiras, vigias e porteiros de escolas municipais são demitidos

Demissões de terceirizados de serviços de manutenção, limpeza, alimentação e segurança têm preocupado funcionários de escolas da rede de ensino de Fortaleza. De acordo com os sindicatos das categorias, 1,6 mil porteiros, merendeiras e zeladores e 230 vigilantes foram demitidos no último agosto. A diminuição de profissionais de segurança ocorre após episódios de invasões, furtos em unidades.

O Povo

Eventos

Especialistas avaliam Plano Nacional de Educação em audiência interativa

O Plano Nacional de Educação (PNE) é tema de audiência na terça-feira (12), quando especialistas avaliarão os indicadores referentes às metas do plano em seus três anos de vigência.

Senado

Financiamento da educação superior preocupa reitores

A redução de recursos para as instituições públicas de ensino foi discutida na tarde desta terça-feira, 5, na mesa-redonda Financiamento da educação superior, que reuniu os reitores Jaime Ramírez, da UFMG, Marcelo Knobel, da Unicamp, e Aldo Valle, da Universidad de Valparaiso, no Chile. O evento integra a programação do 7º Seminário Internacional Universidade, Sociedade, Estado, realizado no campus Pampulha como parte das comemorações dos 90 anos da UFMG.

UFMG

Educação superior influencia políticas sociais, concluem dirigentes em seminário

UFMG

Educação 360 terá oficinas e, pela primeira vez, uma feira de startups

Debates e palestras magnas, sobre temas como a Base Nacional Comum Curricular, escolas democráticas, violência e ensino de ética, são alguns dos destaques da quarta edição do Educação 360. O evento, que reúne pessoas que pensam a educação sob novos pontos de vista, acontecerá nos próximos dias 21 e 22 de setembro.

O Globo

Outras do dia

O que alunos estrangeiros pensam sobre a educação do Brasil

A falta de cursos em inglês e a burocracia de um lado. A cordialidade da população e a liberdade de outro. Os estrangeiros matriculados em instituições de ensino superior têm opiniões diversas sobre o sistema educacional brasileiro.

Gazeta do Povo

Pós-ocupação escolar, secundaristas compartilham aversão à política 'velha'

Os integrantes do movimento secundarista resistem à lógica da política tradicional e defendem, nas escolas, modelos mais participativos. O UOL conversou com quatro desses estudantes. Eles questionam quem se apoia nas reivindicações estudantis apenas para conseguir cargos e propõem dar mais voz às necessidades dos jovens, por meio de grupos organizados de forma horizontal, sem hierarquia ou líderes.

Uol

Ministério cancela compra de livro após suspeita em processo de escolha

O Ministério da Educação do governo Michel Temer (PMDB) vai suspender a escolha dos livros de artes que fazem parte do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) do ensino médio, após suspeita de falta de isenção da banca de pesquisadores que fez a escolha das obras. Essas obras fazem parte das coleções que devem chegar às escolas no ano que vem.

Folha de São Paulo

 

Voltar ao calendário