Notícias de Educação - 12/setembro/2017

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI


Nossa palavra

QI brasileiro está diminuindo. Culpa da Escola?

Comparação internacional mostra Brasil como único país que teve redução no Quociente de Inteligência. E muitos afirmam que a culpa é da escola! Será?

Confira nossa última postagem.

Focando Educação

Sala de aula

Kiran Sethi: ‘crianças não são o futuro. São o presente’

Estimulada por uma questão pessoal, a designer indiana Kiran Sethi criou há 16 anos um modelo inovador de educação na cidade de Ahmedabad. Desde então, a missão da Riverside School é empoderar crianças para que elas se sintam capazes e sejam, desde pequenas, protagonistas da mudança social em suas comunidades. Com base em quatro pilares — sinta, imagine, faça, compartilhe —, o modelo incentiva alunos a perceber o que lhes incomoda, criar soluções para o problema, agir e, então, dividir a história para que outras pessoas sejam contagiadas pela noção do “eu posso”.

O Globo

(matéria em inglês) Respondendo aos alunos disruptivos

A atenção negativa ou a comunicação punitiva é um hábito comum e inconsciente de defesa quando um ambiente familiar parece inseguro ou incontrolável. Os educadores podem recorrer instintivamente quando se sentem frustrados porque vêem seu trabalho ser interrompido. Mas estudantes disruptivos não se beneficiam por serem punidos. Geralmente, a orientação sobre o comportamento desafiador na escola visa os estudantes desafiadores. Gostaria de quebrar este ponto de vista unidirecional e abordar o tópico ao olhar para o educador. Quero que os educadores se sintam fisicamente e emocionalmente seguros na classe sempre. E eu quero educadores empáticos que estão confiantes e preparados para a sua resposta ao comportamento desafiador - os seus próprios incluídos.

Edutopia

Como elaborar um projeto educação de qualidade?

Existem diversas possibilidades de criação de um projeto. Eles podem ter focos diferentes, como o desenvolvimento do comportamento de leitura, assimilação de conceitos científicos ou fatos históricos. Também é possível elaborar projetos voltados para obter um conhecimento maior em arte. Para que esses projetos sejam elaborados com eficiência e atinjam o resultado esperado é preciso prestar a atenção em alguns pontos essenciais.

Canal do Ensino

Avaliação

Inep anula resultados do Enem de 13 participantes por fraude; maioria foi aprovada em medicina

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou, nesta segunda-feira (11), que anulará os resultados de 13 participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por terem sido indiciados por fraude. Três deles fizeram a edição de 2015 e dez, a de 2016.

G1

Gestão

China aposta em disciplina militar contra epidemia de ‘bullying’

Um tribunal do distrito de Tongzhou, no leste de Pequim, obrigou várias menores de idade culpadas por assédio escolar a participarem em um programa piloto que tem o objetivo de corrigir seu comportamento pela disciplina militar. O chamado “curso de reeducação”, organizado pela própria corte e uma escola local, dura uma semana e, se seus resultados forem positivos, poderá ser levado a outros adolescentes que cometerem ofensa semelhante.

El País

Zico investe em novo grupo de gestão escolar

Uma nova rede de ensino com foco em gestão e investimentos em inovação se une a escolas locais com no máximo três unidades e muitos bons resultados em vestibulares. Assim é a Inspira Rede de Educadores, que tem à frente o craque Zico e como CEO André Aguiar, ex-diretor de operações do Grupo Eleva Educação. O grupo já nasce com unidades no Sul, Sudeste e Norte do país, que abrangem mais de 12 mil alunos. Até o fim de 2018, a rede vai trabalhar com escolas de Paraná, Pará e algumas de São Paulo — Rio e Janeiro, Minas Gerais e mais escolas de São Paulo só entram nos planos do grupo a partir de 2019. E, a partir de 2020, quem sabe, vai abrir uma escola de referência. A previsão da empresa é chegar a 2024 com 55 mil alunos.

Época Negócios

Inclusão

Frequência de alunos do Bolsa Família revela bom resultado

Um dos melhores índices de acompanhamento da frequência escolar de crianças e adolescentes cadastradas no Bolsa Família, na faixa de 6 a 17 anos, foi registrado pelo Ministério da Educação entre junho e julho deste ano. O Sistema de Acompanhamento da Frequência Escolar do Bolsa Família (Sistema Presença), que acompanha mais de 15,2 milhões de estudantes em todo o país, registrou a frequência escolar de 87,47% dos estudantes beneficiários do programa.

MEC

Leis e políticas

Se não atacar desigualdade, país cai para 2ª divisão, diz economista

O superintendente executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, que foi um dos criadores do Bolsa Família, diz que há uma precarização em todos os sentidos. A questão do mundo contemporâneo é aprender a aprender, não é estocar conhecimento. É aprender a trabalhar em equipe, a tomar decisão, a mediar conflitos. A questão interpessoal é fundamental. Isso tudo junto tem que ser entregue ao fim dessa formação básica. Estamos entregando muito menos do que a sociedade contemporânea precisa. Não combater a desigualdade vai pôr o país para jogar na segunda divisão das nações, porque o país precisa de massa qualificada.

O Globo

Comissão na Câmara aprova expansão do Prouni para cursos de pós-graduação

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou proposta que inclui também o financiamento de cursos de pós-graduação no Prouni (Programa Universidade para Todos), do governo federal. Atualmente, o programa beneficia apenas estudantes de cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica.

iG

DF: Rede pública de educação passa a exigir CPF de alunos na matrícula

A Secretaria de Educação do Distrito Federal informou que será exigido o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) para se inscrever nas escolas da rede pública. A exigência é para estudantes da educação infantil ao 3º ano do ensino médio. O período de telematrícula para o ano letivo de 2018, pela central 156, deve começar nas próximas semanas.

Correio Braziliense

Opinião

O futuro da educação

Todos concordamos que precisamos expandir o acesso à educação. Uma questão importante é como fazer isso em menor tempo, ao menor custo e com maior eficácia. Nos últimos anos, testemunhamos uma expansão do número de cursos e matrículas no ensino superior, mas a pergunta que me vem à mente é se fizemos isso da maneira correta. Parte desta expansão é devida ao crescimento da educação à distância – EAD e os números são impressionantes. Embora interessante, a expansão não pode ser um fim em si mesma, precisamos avaliar a qualidade do que está sendo entregue. Obviamente isto não se restringe apenas à modalidade EAD.

Diário de Pernambuco

Certificados para quê?

O argumento mais comumente levantado em defesa de certificações profissionais é que, com elas, o consumidor está mais seguro, tem acesso a um atendimento melhor. Uma interpretação mais cínica da dita "necessidade de certificação" é que esta restringe a quantidade de profissionais ofertando certos tipos de serviços no mercado, gerando desse modo um ganho extraordinário para o seleto grupo dos "com certificado".

Folha de São Paulo

Estatística, pesquisas e estudos

OCDE: Brasil está entre os que menos gastam com ensino primário, mas tem investimento ‘europeu’ em universidade

O Brasil é um dos países que menos gastam com alunos do ensino fundamental e médio, mas as despesas com estudantes universitários se assemelham às de países europeus, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). No estudo Um Olhar sobre a Educação, divulgou nesta terça-feira, a entidade analisa os sistemas educativos dos 35 países membros da organização, a grande maioria desenvolvidos, e de dez outras economias, como Brasil, Argentina, China e África do Sul.

BBC

53% dos jovens brasileiros estão no ensino médio; média da OCDE é de 95%

G1

Trabalhador com nível superior ganha 140% a mais, mostra estudo

Uol

Ensino Superior

Faculdade já ensina como gerir o virtual

Novos tipos de empresa estão exigindo novas formas de se administrar. Em uma época em que um dos maiores disseminadores de notícias, o Facebook, não as produz; uma das maiores empresas de hospedagem, a Airbnb, não possui hotéis; e um dos maiores serviços de transporte, o Uber, não tem nenhum carro, as faculdades de administração têm alterado os currículos para fazer frente aos desafios de um mundo dos negócios cada vez mais virtual. E também cada vez mais desconhecido.

O Estado de São Paulo

‘O valor de conhecer as pessoas é igual em qualquer negócio’

O Estado de São Paulo

‘Tecnologias permitem gestão melhor’

O Estado de São Paulo

Eventos

Última audiência sobre Base Nacional Comum Curricular reúne educadores e gestores em Brasília

Educadores e gestores em educação da região Centro-Oeste do país participaram, na manhã desta segunda-feira, 11, da abertura da quinta e última audiência pública para discutir a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo do encontro, organizado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), é discutir propostas que auxiliem os integrantes do conselho a elaborar um parecer e um projeto de resolução que, uma vez homologados pelo Ministro da Educação, se transformam em norma nacional.

MEC

Base curricular da educação brasileira deve ser definida até dezembro

Correio Braziliense

Debate sobre novo Fies terá participação de bancos e de financiadores da educação

A comissão mista que analisa a medida provisória do novo Fies (MP 785/2017) promoverá audiência pública na quarta-feira (13), a partir das 14h30. A MP reformula o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que auxilia estudantes de ensino superior de universidades privadas no custeio dos cursos. Esse será o quarto debate da comissão.

Senado

Outras do dia

Universidades públicas têm território livre para a maconha

As universidades públicas, mesmo as federais, estão sujeitas às regras do Código Penal e à atuação das Polícia Militar e Polícia Civil. Pelo menos em tese. Na prática, o consumo de drogas – maconha em especial – é tolerado pela comunidade acadêmica e pelas reitorias.

Gazeta do Povo

O nível de educação é uma pista para a infidelidade, revela pesquisa

A probabilidade de traição pode estar ligada ao nível de escolaridade? Segundo pesquisa do site de relacionamentos extraconjugais Ashley Madison, as qualificações educacionais influenciam as perspectivas das pessoas sobre trair seu cônjuge. O levantamento entrevistou mais de 1.500 membros para descobrir qual o nível de educação mais comum entre eles e se escolheram amantes que têm um nível de educação inferior ou superior ao deles. Depois de analisar os dados da pesquisa, verifica-se que, quando se trata de infidelidade, as pessoas que têm uma educação universitária ou superior são mais propensas a trair, com 86% dos entrevistados tendo pelo menos uma formação universitária. Assim, quanto maior o nível de educação, maior a probabilidade de traição.

Terra

 

Voltar ao calendário