Notícias de Educação - 28/setembro/2017

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI


Nossa palavra

A Geração Smartphone

A chamada "geração smartphone" vem amadurecendo mais lentamente que as anteriores.
E por causa dos smartphones e o fato de estarmos conectados o tempo todo, essa geração se tornou mais deprimida.
Mais um programa no ar! Confira!

Focando Educação

Destaque: Ensino Religioso em Escola Pública

Supremo permite promoção de crenças no ensino religioso em escolas públicas

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (27) permitir que professores de ensino religioso em escolas públicas promovam suas crenças em sala de aula. No julgamento, iniciado em agosto e finalizado nesta quarta-feira, somaram-se 6 ministros, entre os 11 integrantes da Corte, favoráveis à possibilidade do modelo “confessional”. Nessa modalidade, os professores lecionam como representantes de uma religião, com liberdade para influenciar os alunos.

G1

Por 6 a 5, STF decide que religião tem espaço nas escolas públicas

Gazeta do Povo

STF autoriza que aulas de religião em escolas públicas sigam um único credo

Uol

Maioria no STF libera a promoção de crenças no ensino religioso em escolas

iG

Ensino religioso: segundo diretores, modelo ainda é pouco usado

O Estado de São Paulo

Estado e fé: STF decide polêmica sobre como ensinar religião nas escolas

BBC

Por que a religião deve ter espaço nas escolas

Gazeta do Povo

Ensino religioso confessional pode gerar disputa por espaço em sala de aula, dizem especialistas

G1

Decisão do STF impõe desafio para não discriminar fés minoritárias

Folha de São Paulo

Sala de aula

NOVA ESCOLA apresenta 180 jogos gratuitos para Matemática

Frações, contagem, soma e formas geométricas de forma interativa, estimulante e a um clique de distância. Esses são alguns dos temas trabalhados na nova seção de jogos do site de NOVA ESCOLA. São 180 games voltados para Educação Infantil e Ensino Fundamental 1, todos disponíveis gratuitamente.

Nova Escola

NOVA ESCOLA lança página de contos para trabalhar em aula

Nova Escola

Projeto de estudantes de SP chegará à Nasa

Aluna do colégio Dante Alighieri, na região central de São Paulo, a adolescente vai propor projetos de pesquisa com potencial para serem enviados à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), comandada e operada por 15 países. A escola foi selecionada para o Student Spaceflight Experiments Program (SSEP), iniciativa do governo americano que estimula experimentos educacionais sobre o tema. Já estão participando 300 estudantes do colégio e 45 de outras duas escolas – uma pública e outra privada, ligada a uma instituição filantrópica. Juntos, em grupos mistos, eles vão criar 75 projetos até o fim de outubro.

O Estado de São Paulo

Alunos participam de videoconferência com autor durante aula de literatura

Professora de Curitiba (PR) usou a tecnologia como aliada para despertar o interesse da sua turma pela leitura de obras adotadas pela escola

Porvir

 

Educação Digital: uma necessidade

O Instituto iStart, criado há 7 anos pela advogada especialista em Direito Digital, Patrícia Peck Pinheiro, vem desenvolvendo um projeto de educação digital em cerca de 450 escoas públicas de todo o país. Por meio de palestras, atividades e criações de produtos, o programa investe na formação de indivíduos mais bem preparados para lidar com os profundos desafios do mundo do século XXI. O projeto apoia alunos, pais e professores no processo de educar no uso ético, seguro e saudável da tecnologia.

PontoCom

Avaliação

Enem terá detectores de ponto eletrônico para evitar fraudes

O ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciou hoje (27) que serão usados detectores de aparelhos de ponto eletrônico de ouvido durante a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano. Os sistemas antifraude serão usados de forma experimental em alguns locais de prova com equipamentos cedidos grupo Berkana.

Terra

Gestão

SP: Doria corta 'professor coringa' para tapar buracos em salas da periferia

Espécie de "coringas", esses professores substitutos são fixos nas escolas e já atuam com alta demanda no dia a dia, em uma rede de ensino com salas superlotadas sobretudo na pré-escola e um alto índice de profissionais faltosos ou licenciados. Sem um substituto imediato, quando uma turma fica sem professor, por exemplo, a direção da escola tem de distribuir os alunos entre outras turmas de mesmo nível.

Folha de São Paulo

Inclusão

Governo federal vai exigir controle sobre cotas raciais

Após a repercussão da denúncia de que estudantes brancos ingressaram no curso de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) por meio de cotas raciais, o governo federal anunciou nessa terça-feira (26) que vai publicar uma portaria para obrigar as instituições federais de ensino do país a criar um mecanismo de combate às fraudes. A recomendação é que as universidades implantem uma banca de verificação, em que uma comissão analisa o fenótipo dos estudantes, para que a concessão das cotas não seja feita com base apenas na autodeclaração.

O Tempo

‘A comissão de cotas não é um tribunal de etnia’, afirma reitor da UFRGS

O Globo

Fraudes no sistema de cotas da UFMG começaram em 2009

O Tempo

(UFRB) Universidade tem 30 dias para responder ao MPF sobre fraudes em cotas raciais

iG

Universidade é criticada por rejeitar estudo sobre pessoas arrependidas após mudança de sexo

A Universidade Bath Spa, no Reino Unido, rejeitou um projeto de estudo apresentado pelo psicoterapeuta James Caspian, de 58, que pretendia examinar casos de pessoas que se arrependeram da cirurgia de mudança de sexo e decidiram “destransicionar”. Segundo o pesquisador, sua proposta foi classificada como “politicamente incorreta”, e ele acusa a instituição de atentar contra os “princípios mais básicos da liberdade de investigação acadêmica e intelectual”.

O Globo

Leis e políticas

Câmara de Vereadores de Jundiaí aprova projeto de lei 'Escola sem Partido'

Em sessão tumultuada, que durou mais de duas horas e contou com vários protestos no plenário, o programa pretende "prevenir" que professores doutrinem alunos de forma política e ideológica nas escolas municipais recebeu 11 votos favoráveis conta sete contrários.

G1

RJ: Profissionais de Educação Física terão de se capacitar para atendimentos de emergência

O governador Luiz Fernando Pezão sancionou nesta quarta-feira a Lei 7696/2017 que cria o programa de Suporte Básico de Vida para os profissionais de Educação Física do estado do Rio de Janeiro. Com a aprovação, torna-se obrigatória a capacitação em Atendimento de Emergência e Suporte Básico de Vida (AESBV) a cada 24 meses, treinamento que já é oferecido gratuitamente pelo Conselho Regional de Educação Física (CREF1) desde 2014 e já capacitou mais de 5 mil profissionais.

O Globo

Estatística, pesquisas e estudos

Educação de jovens passa por 'crise de aprendizagem', alerta Banco Mundial

Um novo relatório do Banco Mundial lançado nesta terça-feira (26) alerta para uma "crise de aprendizagem" na educação global afetando milhões de jovens estudantes em países de rendas baixa e média.

EBC

Crise no aprendizado

Cerca de 617 milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo não estão alcançando níveis mínimos de proficiência em leitura e matemática. Segundo novo relatório da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), a situação sinaliza “uma crise de aprendizado” que pode ameaçar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e, consequentemente, o progresso mundial.

PontoCom

EAD

Unicamp oferece 9 cursos de forma online e gratuita

A UNICAMP ainda mantém liderança entre as maiores e melhores Universidades do Brasil. Corresponde a 8% de pesquisa acadêmica e 12% de Ensino em graduação e pós-graduação. O Coursera é uma das plataformas de cursos online MOOC mais renomadas do mundo. Reúne as melhores Instituições de Ensino de todo o planeta. Confira agora quais são os cursos oferecidos pela UNICAMP.

Canal do Ensino

Ensino Superior

Câmara aprova curso de extensão para idosos nas universidades

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou hoje projeto do Senado que obriga as instituições de ensino superior a oferecer cursos e programas de extensão às pessoas idosas (PL 6350/13). Esses cursos poderão ser presenciais ou a distância.

Correio Braziliense

Inep divulga o gabarito preliminar das provas do Revalida 2017

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na tarde desta quarta-feira (27), o gabarito da prova objetiva da primeira fase do Revalida 2017, o exame nacional de revalidação de diplomas médicos expedidos por universidades estrangeiras (veja abaixo). O exame foi aplicado no domingo (24). São dois gabaritos, segundo o Inep, porque os candidatos receberam dois cadernos de prova diferentes.

G1

Profissionais da Educação

Mais de 90% dos professores em atividade serão impactados com Reforma da Previdência, diz estudo

A Reforma da Previdência e da Assistência Social deve impactar mais de 90% dos professores da educação básica de todo o Brasil, caso aprovada sem modificações pelo Congresso. Essa é a conclusão de uma nota técnica emitida pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Net Educação

Pesquisa aponta que 44% dos professores já sofreram agressão verbal nas escolas estaduais de SP

Um estudo sobre casos de violência nas escolas divulgado nesta quarta-feira (27) mostra que 44% dos professores da rede estadual de ensino de São Paulo já sofreram agressão verbal na instituição. A pesquisa feita a pedido do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) também indica que as agressões nas escolas, verbais ou fisicamente, aumentaram nos últimos três anos.

G1

Depressão: como combater a principal causa de afastamento dos docentes?

Prevista no Plano Nacional de Educação, a valorização docente depende de boas condições de trabalho para assegurar a saúde dos nossos educadores
Wanderley Codo, doutor em psicologia social e professor da Universidade de Brasília (UNB), dá dicas de como a escola pode contribuir para a garantia da saúde psicológica dos professores. O especialista explica que o profissional docente desenvolve problemas físicos e psicológicos diferentes dos demais. Por exemplo, a Síndrome de Burnout que afeta especialmente professores. A doença é diferente do estresse, termo extremamente genérico para casos que envolvam a produtividade profissional.

O Estado de São Paulo

Formação de professores em atividade terá novo modelo

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) lançará uma nova iniciativa de formação de professores em exercício ainda em 2017. Segundo o diretor, o novo programa vai atualizar o modelo do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Entre as mudanças está o método de repasse.

Capes

Câmara de SP aprova reajuste de 3,71% no salário de profissionais de educação

A Câmara Municipal aprovou nesta quarta-feira (27) um reajuste de 3,71% no salário dos professores e de outros profissionais de educação ativos e aposentados da rede municipal de ensino. O valor é retroativo ao mês de maio e será dividido em duas parcelas, a serem pagas em janeiro e em novembro de 2019. Após os pagamentos desses abonos, os valores serão incorporados aos salários.

Folha de São Paulo

Professores da Uerj decidem entrar em greve na próxima terça

Professores da Uerj decidem, por 66 a 42 votos, entrar em greve a partir da próxima terça-feira (3). Segundo a Associação de Professores da Uerj (Asduerj), a greve é uma "resposta ao tratamento desigual do governo Pezão aos os trabalhadores das universidades, que são a última prioridade, junto a aposentados, pensionistas e outros órgãos de pesquisa do estado". Na assembleia, foram registradas ainda 3 abstenções. Professores afirmam ainda que estão com o salário de agosto atrasado e sem previsão de pagamento

G1

Servidores da educação de Maceió fazem ato para cobrar reajuste salarial

Por meio de nota, a Semed disse que desde o último mês de janeiro existe uma mesa de negociação com o Sinteal. A pauta agora está no Tribunal de Justiça, onde já ocorreu uma reunião.

G1

Eventos

Encontro aborda desafios dos anos finais do ensino fundamental

O debate sobre o que as escolas podem fazer para engajar e envolver os alunos nos anos finais do ensino fundamental é necessário. Com base nisso, o Ministério da Educação realiza, nestes dias 27 e 28, em Brasília, o Seminário Internacional Desafios e Oportunidades para os Anos Finais do Ensino Fundamental no Brasil. Durante as mesas e rodadas de discussão, serão abordadas as políticas públicas que podem suavizar a transição para o ensino médio e como os sistemas educacionais podem garantir uma aprendizagem equitativa.

MEC

Outras do dia

Quatro escolas reabrem na Rocinha; 1,6 mil alunos continuam sem aula no Rio

Quatro escolas municipais, duas creches e um espaço de desenvolvimento infantil (EDI) reabriram hoje (27) na Rocinha pela primeira vez nesta semana. Duas escolas com 817 alunos continuam fechadas.

EBC

Professora de Educação da UFRJ é assaltada dentro de sala de aula

A professora do curso de Educação da UFRJ Mariane Koslinski foi assaltada, na manhã desta terça-feira, dentro de sala de aula. Segundo a instituição, Mariane estava sozinha, quando um homem, que disse estar armado, invadiu o local e anunciou o assalto. O ladrão ameaçou a vítima e conseguiu fugir levando seus pertences, como dinheiro e celular.

O Globo

 

 

Voltar ao calendário