Notícias de Educação - 11/outubro/2017

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI


Nossa palavra

Formamos calouros despreparados!

Estudantes que ingressam no ensino superior têm expectativas pouco realistas do cotidiano da universidade. A imaturidade diante dos desafios da nova fase de estudos é uma característica central. Educação Básica está falhando?

Focando Educação

Sala de aula

Sem fantasia: crianças aprendem mais com histórias reais

Fábulas e histórias são ferramentas de ensino; com enredos e personagens que refletem questões do mundo real, crianças podem adquirir conhecimentos, valores e regras sociais. Mas embora você possa imaginar que jovens são mais propensos a aprender com o mundo da fantasia, pesquisas recentes indicam que eles preferem histórias baseadas em fatos reais do que apoiadas somente em fantasia. Preferência por enredos e personagens mais próximos da realidade, com situações que podem ser reproduzidas, facilita o aprendizado.

Gazeta do Povo

Avaliação

Inep garante detectores de metal em banheiros nos dias de prova

Nos 13.632 locais de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 haverá 67 mil detectores de metal, número que garante vistoria dos participantes na entrada e na saída de todos os banheiros. O número é proporcionalmente maior ao da edição passada, quando os detectores passaram a ser usados em todos os banheiros e não mais de forma aleatória, como ocorreu em 2014 e 2015.

MEC

Como calcular a nota do Enem de forma correta?

Se você já fez ou pretende fazer o ENEM 2017 com certeza faz planos para o futuro e pretende utilizar a nota para alguns destes objetivos. Preparamos este artigo para esclarecer dúvidas e também para você aprender como calcular a nota do ENEM.

Canal do Ensino

Gestão

'Novo analfabetismo': por que tantos alunos latino-americanos terminam ensino fundamental sem ler ou fazer contas

Isso é resultado de uma série de problemas, como formação deficiente que não prepara os docentes para lidar com os desafios de sala de aula, problemas de infraestrutura, numerosas perdas de dias letivos por conta de greves e outras questões - além, também, da própria situação socioeconômica dos estudantes, que "podem vir de lares de baixa renda e contar com menor apoio familiar". "Há uma combinação de fatores que podem variar em cada lugar, mas evidentemente há uma ausência de políticas específicas para enfrentar o problema", afirma Montoya.

BBC

MPRJ ajuíza ação para cobrar a aplicação de mínimo de 25% da receita na educação em Cabo Frio, no RJ

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) ajuizou uma Ação Civil Pública para garantir que a Prefeitura de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, aplique mensalmente, no mínimo, 25% das receitas decorrentes de impostos na educação do município. De acordo com o MP, relatórios resumidos de execução orçamentária apontam que mais de R$ 33 milhões deixaram de ser aplicados no ensino no ano de 2016.

G1

Leis e políticas

Base Nacional Comum Curricular é alvo de grupos religiosos

A Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional elaborou um ofício pedindo a retirada do conceito de gênero da Base Nacional Comum Curricular, documento que vai nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino em todo o Brasil.

Carta Educação

Comissão especial da MP da reforma do Fies aprova relatório em votação simbólica

A Comissão Mista da Medida Provisória 785 – da reforma do Fies – aprovou na tarde desta terça-feira, 10, em votação simbólica, o relatório do deputado Alex Canziani (PTB-PR) sobre as mudanças propostas pelo governo no programa de financiamento estudantil. Todos os destaques apresentados na comissão foram rejeitados. A MP 785 precisa agora ser aprovada pelos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado. O prazo de vigência da medida vai até 17 de novembro.

IstoÉ Dinheiro

Profissionais da Educação

RJ: Servidores da Educação conseguem liminar contra desconto dos 14% à Previdência

O desembargador Sérgio Nogueira de Azeredo, da 11ª Câmara Cívil do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), concedeu liminar que veta a elevação da contribuição previdenciária, de 11% para 14%, de todos os professores e servidores vinculados ao sistema de ensino do Estado do Rio de Janeiro. A liminar foi concedida ao Sindicato dos Profissionais da Educação do Rio (Sepe-RJ).

Extra

Sindicato gaúcho usa alunos em protesto contra prefeitura

A presença de alunos da rede municipal em um protesto contra a Prefeitura gerou reações na Câmara de Vereadores de Porto Alegre (RS). Durante a sessão plenária desta segunda-feira, estudantes uniformizados foram levados à Câmara para engrossar os protestos de servidores contra o prefeito Nelson Marchezan Jr. O vereador Wambert Di Lorenzo (PROS) registrou imagens da sessão e as divulgou nas redes sociais.

Gazeta do Povo

Outras do dia

Se você violar as regras desta escola, terá de trabalhar pesado

Quantas vezes, ao ver o comportamento inadequado de um estudante, você ouviu alguém dizer que ele deveria estar “carpindo um lote”? Essa foi, literalmente, a solução encontrada por uma escola de Milão.
Desde o início deste período letivo, os alunos que infringem as regras do Albe Steiner precisam cumprir tarefas no jardim da escola, que também possui uma horta. A medida, aprovada por pais e pela comunidade, passou a ser aplicada àqueles que se vestiam de maneira inadequada ou fumavam maconha nos corredores da escola.

Gazeta do Povo

 

 

Voltar ao calendário