Notícias de Educação - 25/outubro/2017

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI


Nossa palavra

Falhas na memória podem ser importantes para o cérebro

"Deletar" informações irrelevantes ajuda o cérebro a se concentrar em aspectos que possam ajudar a tomada de decisões no dia a dia. E a escola? Deixa de lado o irelevante?

Focando Educação

Sala de aula

‘O mais difícil é saber o que é bullying’, diz professor de Psicologia

A grande dificuldade em casos de bullying é justamente caracterizar o bullying. Porque ele só existe por causa da consequência que é provocada. “A mesma brincadeira com outro colega pode resultar em nada”, explica o professor de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e especialista em adolescência, Miguel Perosa. Segundo o professor, é preciso observar a reação do adolescente. “Se ele (o adolescente) se cala e se submete, aí é bullying.”

O Estado de São Paulo

Bullying também se alimenta da omissão, mas é possível mudar isso

Folha de São Paulo

Avaliação

Sai o "crush", entra o Enem. Clipe de Dua Lipa ganha versão de alunas brasileiras e viraliza

Alunas de um cursinho de medicina do Rio de Janeiro fizeram uma paródia e recriaram o clipe da música New Rules, da cantora inglesa Dua Lipa, para mostrar de maneira descontraída sua rotina exaustiva de estudos na preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O vídeo foi publicado em perfis de redes sociais do cursinho Foco Medicina Vestibular, no dia 20 de outubro, e viralizou.

Uol

Gestão

Exercício de ‘apagar incêndios’ consome cerca de 34% do tempo cotidiano dos gestores escolares

Se o corpo de gestores de uma escola pudesse ser comparado a um time de futebol, o diretor seria o técnico. Mas, algumas vezes, também poderia jogar no gol. Ou ficar responsável por uma rigorosa marcação no meio-campo. Se recuperasse a bola, arriscaria uns dribles e lançaria à frente. Depois, ainda teria de encontrar fôlego para correr atrás da bola e cruzar. E, claro, depois cabecearia para o gol. De forma caricatural, esse é o perfil médio do gestor escolar brasileiro, que emerge da pesquisa Gestão Educacional, feita pela consultoria AOG Consultoria Educacional, em âmbito nacional, em 2016.

Educação

De reclamações da merenda a brigas entre alunos: conheça os mediadores que tentam resolver conflitos nas escolas paulistas

A promessa é de que todas as escolas da rede estadual terão pelo menos um mediador - algumas vão contar com mais de um profissional dedicado à função, o que será definido a partir de índices de vulnerabilidade social e de violência registrados por escola pela pasta. Dados locais e nacionais mostram a realidade da violência nas escolas - a qual o governo estadual buscar frear com a ampliação da mediação nos colégios.

BBC

Leis e políticas

CCJ rejeita alteração na LDB sobre qualificação de docentes

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania rejeitou projeto do Senado (PL 8130/14) que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - Lei 9.394/96) para determinar que é obrigação do Estado garantir docentes qualificados para a educação pública.

Câmara

Opinião

Professores preparados, professores bem formados

É comum ouvirmos por aí que ninguém sai da faculdade realmente preparado para atuar na carreira escolhida. Até porque continuamos sempre aprendendo e nos preparando para atuar melhor na área que escolhemos – aquilo que chamamos de desenvolvimento profissional continuado ou contínuo.
Mesmo levando isso em consideração, a distância entre o mercado de trabalho e a formação é grande demais na profissão de professor no Brasil – a principal profissão do país. Temos um abismo largo e profundo nesse sentido.

Uol

O papel da arte e dos museus na formação da sociedade

Quase sempre, o primeiro contato que temos com a arte é na escola, seja visitando um museu, seja frequentando as aulas de arte que fazem parte da grade escolar. Nessas classes, o indivíduo começa a ter as primeiras noções sobre os artistas, as coleções, os espaços culturais e museus. Por isso é tão importante que esse contato inicial com a arte seja estimulado de maneira prazerosa, instrutiva, preocupada com os conceitos que são ensinados, sem nunca esquecer de levar em conta o universo imenso e diverso que temos na área artística.

Carta Educação

Estatística, pesquisas e estudos

Relatório da UNESCO destaca responsabilidade dos governos em oferecer educação universal de qualidade

Relatório de monitoramento global divulgado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) nesta terça-feira (24) destaca a responsabilidade dos governos em fornecer uma educação universal de qualidade, enfatizando que a responsabilização é indispensável para alcançar esse objetivo.

ONU

Unesco mostra que responsabilidade sobre a educação precisa ser compartilhada

MEC

Brasil tem 13 milhões de analfabetos e não consegue redução há três anos, diz Unesco

Os dados são da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) que apresentou o "Relatório de Monitoramento Global da Educação 2017/8". O tema da pesquisa é "Responsabilização na educação: cumprir nossos compromissos".
A conclusão do relatório é que de faltam incentivos para a educação profissionalizante e para o aluno terminar o ensino médio. Em todo o mundo, são 100 milhões de analfabetos.

G1

EAD

MIT dá diplomas digitais baseados na tecnologia Blockchain

O MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) começou a oferecer a alguns alunos a opção de receber um diploma digital através de um aplicativo, além do tradicional diploma de papel. As novas certificações são resultado de uma parceria entre o MIT e uma empresa local de software, a Learning Machine.

Porvir

Ensino Superior

Sem dinheiro, universidade federal reduz obra, pesquisa e até bandejão

Além da UnB, problemas do tipo se repetem em universidades como UFRJ (Rio), UFPR (Paraná), UFSCar (São Carlos-SP), UFPA (Pará), UFPB (Paraíba), UFJF (Juiz de Fora-MG) e UFMG (Minas).
Em geral, as instituições culpam os recursos contingenciados pelo Ministério da Educação, ligado à gestão Michel Temer. A pasta, por sua vez, afirma cumprir com seus cronogramas de desembolso e nega haver falta de verbas.

Folha de São Paulo

Eventos

Meta de universalizar bibliotecas nas escolas está longe de ser alcançada, dizem especialistas

Faltando pouco mais de dois anos para encerrar o prazo de universalização das bibliotecas escolares, a meta está longe de ser alcançada. A Comissão de Educação da Câmara discutiu em audiência pública nesta terça-feira (24) o cumprimento da Lei 12.244/10, que estabelece que até 2020 todas as escolas do país tenham biblioteca.

Câmara

Estande do MEC na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia apresenta diversas inovações

O estande do Ministério da Educação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Brasília, tem diversas atrações para pessoas de todas as idades. As atividades, gratuitas, vão de desafios para serem resolvidos por estudantes dos institutos federais a oficinas de brigadeiro e pipoca gourmet, e uso de impressora 3D. O evento até domingo, 29, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.

MEC

Outras do dia

O que massacres em escolas têm em comum?

A ocorrência desse tipo de massacre pode estar ligada ao perfil dos jovens e à publicidade dos casos. “Pesquisas mostram que se tornar famoso é um dos objetivos mais importantes para essa geração”, diz Adam Lankford, professor de justiça criminal na Universidade do Alabama. “Não há dúvida de que existe uma associação entre a cobertura da mídia recebida por esses atiradores e a probabilidade de eles agirem”, diz ele.

Gazeta do Povo

 

 

Voltar ao calendário