Notícias de Educação - 01/novembro/2017

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI


Destaque: ENEM

Local de prova do Enem já foi checado por 69% dos inscritos, diz Inep

G1

Saiba quando sairá o resultado do Enem

Terra

Enem terá prova personalizada e detector de ponto eletrônico

Terra

Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

Terra

Descubra as faculdades que aceitam o ENEM 2017

Terra

Quantos pontos preciso tirar no ENEM pra conseguir bolsa?

Terra

Como entrar no ProUni com a nota do Enem

Terra

Posso usar o Enem de anos anteriores?

Terra

Preparo é fundamental para frequência nas provas do Enem

O Povo

Dicas de quem tirou nota máxima na redação do Enem

Veja

Do cineminha na véspera à hora da redação, "gênios" do Enem dão dicas para a reta final

Uol

Por onde começar? Como chutar? Veja 5 estratégias para a hora do Enem

Uol

Gestão

Um ano pós-ocupações: avançamos com a participação juvenil?

Na época, os estudantes ocuparam cerca de 200 escolas durante 60 dias por se oporem à ideia de reorganização escolar proposta pelo governador Geraldo Alckmin (PSBD). As unidades só foram totalmente desocupadas um mês depois de o governo anunciar o recuo da decisão. Além de proporem novas dinâmicas aos espaços escolares, os estudantes chamaram para si o papel de sujeito político ao reivindicarem um lugar de diálogo junto aos gestores públicos.
Um ano depois do movimento de 2016, no entanto, os jovens estão, aparentemente, afastados da cena pública. Torna-se pertinente questionar: consideramos o legado deixado pelos estudantes? Avançamos com a questão da participação juvenil?

Carta Educação

Leis e políticas

Câmara aprova medida provisória que reformula o Fies

Entre outros pontos, a MP 785 acaba com a carência de 18 meses após o término da faculdade para que o estudante comece a pagar a dívida com o Fies. Texto aprovado especifica, no entanto, que os beneficiários terão juros zero para os contratos assinados a partir de 2018

Câmara

Câmara aprova novo Fies e possibilita refinanciamento de dívida estudantil

Folha de São Paulo

MEC libera R$ 1,47 bilhão para o Fies e contempla mais de 1 milhão de estudantes

MEC

Comissão aprova incentivo ao esporte em escolas públicas

O objetivo da proposta – Projeto de Lei 2084/15 –, segundo o autor, é incentivar a prática de esportes na rede pública e a participação desses alunos em competições nacionais.
Pelo projeto, alunos do ensino público que forem campeões nos jogos escolares poderão levar uma premiação em dinheiro para a escola onde estudam, além de medalhas e troféus.

Câmara

Opinião

Educação precária, gargalo brasileiro

Há no Brasil, em geral, uma visão no mínimo equivocada sobre as prioridades do país. Não adianta advogar em prol do aumento da produtividade, sem que se privilegie primeiro a educação. De nada serve bater na tecla do aumento do investimento, se a qualidade da educação não melhorar. Nem reclamar da falta de segurança pública, sem que o padrão do ensino seja aprimorado. Muito menos clamar pelo aumento da renda média e sua melhor distribuição, sem considerar que isso depende do bom desempenho no aprendizado escolar.

Valor

Infância, ateísmo e tolerância religiosa

Jean Decety, neurocientista e psicólogo da Universidade de Chicago, publicou recentemente um trabalho científico cujos resultados sugerem que crianças criadas em um ambiente familiar ateu são mais altruístas e generosas do que crianças criadas em famílias religiosas[1]. Além disso, a pesquisa revelou que crianças religiosas são mais severas que as não-religiosas, na hora de condenar as outras crianças, por exemplo, quando sofrem um empurrão.

Carta Educação

Profissionais da Educação

Quem quer ser professor no Brasil?

30,1% dos nossos professores têm mais de 45 anos e, em tese, devem se aposentar em breve, deixando uma demanda a ser preenchida. Em contrapartida, dados elaborados pelo Todos Pela Educação com base no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2014 indicam um baixo interesse na carreira docente, pois a cada 100 estudantes de Licenciatura, somente 51 concluem o curso e apenas 27 manifestam interesse pela sala de aula.

O Globo

Eventos

Torneio de games destaca importância dos jogos na educação e na economia

Muito popular entre crianças, jovens e, cada vez mais entre adultos, o mundo dos jogos eletrônicos ainda é visto no Brasil como algo ligado apenas ao entretenimento e à diversão. Para começar a quebra esse mito, a For Games, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, organizou o Couch Masters 2017, segunda competição intercolegial de e-games, que contou com a participação de 21 escolas públicas e particulares.

Extra

Outras do dia

Desburocratização e educação aumentarão investimento das empresas em tecnologia

O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologias, Inovações e Comunicações (MCTIC), Álvaro Toubes Prata, defendeu a redução da burocracia e a melhoria da educação como instrumentos para estimular o investimento em inovação pelas empresas. Segundo ele, somente o setor privado pode alavancar o desenvolvimento tecnológico num cenário de crise econômica que criou restrições para o orçamento público nos últimos anos.

EBC

Primeira graduação em cannabis é inaugurada nos EUA

A Universidade do Norte de Michigan (Northern Michigan University), conhecida também pela sigla NMU, inaugurou um curso de graduação inédito para o estudo da maconha. Com nome oficial de “Química de plantas medicinais”, a grade curricular inclui disciplinas de química, biologia, cultivo da planta, horticultura, botânica, e também aspectos de empreendedorismo e marketing, para quem pretende se aventurar em um negócio voltado à cannabis – que tem crescido em número a cada ano, desde restaurantes com pratos à base de maconha a casamento canábico.

Brasil Escola

 

 

Voltar ao calendário