Notícias de Educação - 21/novembro/2017

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI


Nossa palavra

Progressão Continuada? Repetência?

Apesar de defendido por estudiosos e recomendado pelo governo, sistema de progressão continuada tem falhas na prática. Mas a repetência também apresenta problemas na prática. Não?
Nova postagem no ar! Confira!

Focando Educação

Destaque - Dia da Consciência Negra

Combate ao racismo nas escolas é lembrado em data nacional que celebra cultura negra

O Dia da Consciência Negra, comemorado no Brasil em 20 de novembro, é a data em que culminam várias ações de enfrentamento ao racismo nas salas de aula, promovidas pelo Governo Federal. O Plano de Implementação da Educação para as Relações Étnico-Raciais, atualizado em 2013, orienta as iniciativas do Ministério da Educação nesse campo, com a formação de professores, a produção de material didático, a indução de políticas públicas e o auxílio técnico-financeiro.

MEC

Governo de Minas inclui abordagem da igualdade racial no âmbito escolar

Hoje em Dia

Artigo: Na escola e na vida: a desvantagem de ser negro no Brasil

Veja

Negros e negras brasileiros que deveriam ser mais estudados nas escolas

"Parece que os negros não têm passado, presente e futuro no Brasil. Parece que sua história começou com a escravidão, sendo o antes e o depois dela propositalmente desconhecidos."
Quem afirma é o antropólogo Kabengele Munanga, professor do Centro de Estudos Africanos da Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências e Humanidades da USP. Não à toa, o Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, é baseado na história envolta em mistérios e lendas de Zumbi dos Palmares, escravo que liderou um quilombo em Alagoas no século 17.

BBC

"É na escola que a criança preta tem o baque com o racismo", diz Emicida

Emicida falou sobre preconceito em entrevista ao programa "Conversa com Bial" de quinta-feira (16). O rapper recorda o martírio que era ser zoado na escola por conta da cor de sua pele, lembrando o quanto o racismo é prejudicial.

Uol

Cota não resolve desigualdades isoladamente, diz reitor

Uol

Sala de aula

305 aplicativos educacionais para utilizar em sala de aula

Muitos professores se encontram confusos em meio a tantas transformações, mas isso não é totalmente normal. Adaptar todas essas inovações à realidade das salas de aulas contemporâneas está se tornando um desafio cada vez mais complicado.
Mesmo com as dificuldades desse impacto entre o mundo digital e o real, é necessário pensar que as tecnologias podem ser bons aliados para o rendimento escolar e serve como facilitador do plano de aulas do professor.

Canal do Ensino

Debate: por que não zerar redações contrárias a direitos humanos

Segundo a cartilha do ENEM, em 2016 foram zeradas as redações que defendiam que o Estado deveria “acabar com todas as religiões”, “proibir as manifestações religiosas ao público” e “punir o intolerante […] obrigando a frequentar a igreja daquele que foi ofendido”. Por mais que se discorde veementemente dessas propostas, qual o efeito de excluir seus autores do ensino superior? A política do ENEM não era capaz de fazer essas ideias desaparecerem, apenas excluía os jovens que escreveram contra os direitos humanos do sistema educacional. Isto, além de violar os direitos à liberdade expressão e à igualdade desses jovens, é uma aposta contra o potencial transformador da educação. Além do que, tende a aprofundar processos de radicalização e intransigência.

Carta Educação

4 mitos sobre a criatividade

Nem todos concordam com o valor e a importância do pensamento criativo na sociedade de hoje. Parte do problema é que não há consenso sobre o que significa ser criativo. Pessoas diferentes pensam sobre a criatividade de maneiras muito diferentes, por isso não é surpreendente que elas possam não concordar com seu valor e importância.
Os mitos: A criatividade é sobre a expressão artística; Apenas um pequeno segmento da população é criativo; A criatividade vem em um instante; Você não pode ensinar a criatividade.

Edutopia (matéria em inglês)

Avaliação

Unicamp 2018: abstenção na 1ª fase aumenta pelo quarto ano seguido

A primeira fase do vestibular 2018 da Unicamp aumentou pelo quarto ano seguido e chegou a 9,02%, segundo a comissão responsável por organizar o exame (Comvest). As provas foram aplicadas na tarde deste domingo (19) em 31 cidades paulistas, Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Fortaleza (CE). Entre os 83,7 mil inscritos, 7,5 mil deixaram de fazer a prova.

G1

Unicamp 2018: 1ª fase aborda feminismo, tragédia em Mariana, 'Brexit' e economia brasileira

G1

Unicamp: prova 'simples e bem bolada', avaliam professores

O Estado de São Paulo

Gestão

Como o Japão conseguiu dar educação de qualidade a ricos e pobres

De acordo com dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Japão é o país com o maior nível de igualdade na educação, quando comparado a outros países com índices de desenvolvimento similar.
Uma das explicações para os bons resultados é a distribuição de professores altamente capacitados para áreas diversas do país, o que cria um equilíbrio no nível de ensino entre áreas urbanas e rurais, pobres e ricas.

Gazeta do Povo

O aluno manda vários sinais antes de evadir

Encontrar a solução para o problema que faz com que 3 milhões de jovens brasileiros entre 15 e 17 anos estejam fora da escola exige a cooperação dos mais diversos setores da sociedade. É isso que busca mostrar o estudo “Políticas Públicas para a Redução do Abandono e da Evasão Escolar de Jovens”, conduzido pelo economista Ricardo Paes de Barros e resultado da parceria entre Instituto Unibanco, Instituto Ayrton Senna, Insper e Fundação Brava, que recentemente ganhou uma plataforma que reúne causas, custos e consequências para o abandono escolar.

Porvir

Ministério investe mais de R$ 1,5 bilhão em programa de fomento ao ensino integral

Das 451 escolas que tiveram a adesão deferida ou deferida com ressalvas para participação no Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) do Ministério da Educação para 2018, 70% estão localizadas em regiões de alta ou média vulnerabilidade social. Esta é a segunda adesão ao programa EMTI, lançado pelo MEC em 2016, na ação que se insere no âmbito da Política de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral.

MEC

A universidade gratuita é ruim para os estudantes

A universidade gratuita não parece aumentar as chances dos jovens tanto quanto pensamos; na verdade, pode diminuir as suas chances de sucesso no futuro. Essa constatação foi descoberta recentemente em um estudo da National Bureau of Economic Research sobre a experiência da Inglaterra com universidades gratuitas.
De acordo com especialistas, a população da Inglaterra desfrutou de um período de universidade gratuita até o final da década de 1990. Ao longo do tempo, entretanto, esse arranjo levou a um declínio da qualidade e um aumento da desigualdade socioeconômica.

Gazeta do Povo

Inclusão

UFRGS convoca 334 alunos suspeitos de fraudar cotas raciais

Suspeitos de fraudarem o sistema de cotas, 334 estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que se autodeclararam negros ou pardos foram convocados para se apresentar diante de uma comissão que irá avaliar se eles realmente se enquadram na política afirmativa. VEJA apurou que nos casos em que a fraude for confirmada, a UFRGS a abrirá um processo de expulsão. Os alunos terão prazo para recorrer da decisão.

Veja

Leis e políticas

Lula, Bolsonaro e companhia: as ideias de 7 presidenciáveis para a educação brasileira

No discurso, é fácil: ninguém é contra a melhoria da educação no Brasil. Como de costume, a campanha eleitoral de 2018 vai trazer o ensino brasileiro para o centro da pauta – a situação das escolas públicas, o acesso à universidade, a manutenção ou não das cotas sociais e raciais. Em um momento de corte de verbas, a ideia da educação como o futuro do país voltará a ser apresentada diariamente, em comícios e horários eleitorais. Mas o que, realmente, os pré-candidatos à presidência pensam e já fizeram a respeito da educação?

Gazeta do Povo

ES: Educadores repudiam projeto que limita educação sexual

Profissionais que trabalham há anos na área da educação apontam erros de conceito. Pedagogos, professores e psicólogos temem que preconceitos sejam reforçados e que, na falta de informação, gravidezes precoces e DSTs aumentem. Mas o deputado estadual Euclério Sampaio (PDT) segue firme com sua proposta que, na prática, impede escolas de esclarecem alunos sobre educação sexual. O deputador estadual Euclério Sampaio apresentou projeto de lei que proíbe "doutrinação de gênero" nas escolas.

Gazeta Online

Opinião

Por que crianças educadas em casa gostam de ler

A maioria das pessoas educadas em casa ama ler – quer dizer, eu amo muito ler. Muitos deles desenvolvem essa afinidade porque têm tempo, espaço e liberdade para lerem o que quiserem, quando quiserem e como quiserem.

Gazeta do Povo

Estatística, pesquisas e estudos

Quase 60% dos estudantes escolhem faculdade pelo preço

Para cada aluno de faculdade particular que escolhe a instituição com base na qualidade do ensino, dois têm o preço como fator decisivo na decisão. Segundo uma pesquisa feita com 22 mil estudantes e divulgada esta semana, quase 60% dos estudantes de faculdades particulares têm o valor da mensalidade como primordial na escolha da instituição.

Gazeta do Povo

Pesquisa do Unicef aponta que 82% das crianças do Brasil temem a violência

A violência, o terrorismo e a pobreza são os assuntos que mais preocupam as crianças no mundo. No Brasil, 82% das crianças temem principalmente a violência – é o país em que essa preocupação atingiu o índice mais alto.A informação foi divulgada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) , que realizou pesquisa em 14 países para marcar o Dia Mundial das Crianças, lembrado hoje (20).

Hoje em Dia

EAD

Escola de negócios lança "Netflix da educação" e espera faturar R$ 5 milhões por mês

A escola de negócios Saint Paul lançou nesta terça-feira (14) uma plataforma de educação corporativa por assinatura, batizada de LIT, disponível para qualquer dispositivo com conexão à internet. Ela integra inteligência artificial IBM Watson para ensinar conteúdo de negócios aos alunos e para personalizar o processo de aprendizagem.

Info Money

Microsoft oferece 25 treinamentos online grátis em português

Recentemente a Microsoft, anunciou o lançamento de uma plataforma de cursos totalmente adaptado em português. A Brazil Partner University reúne 25 treinamentos online grátis, desenvolvidos e ministrados pelos maiores profissionais da corporação.

Canal do Ensino

Ensino Superior

Governo vai suspender por 5 anos criação de cursos de Medicina no País

O governo federal vai suspender por cinco anos a criação de cursos de Medicina no País. A medida foi sugerida pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, ao presidente Michel Temer e deverá ser formalizada em dezembro, com a publicação de um decreto. A estratégia é adotada após forte pressão de entidades de classe, contrárias ao expressivo aumento das vagas em graduações da área nos últimos anos, sobretudo depois da Lei do Mais Médicos.

O Estado de São Paulo

Com fim do Ciência sem Fronteiras, intercâmbio em graduação cai até 99%

O número de intercâmbios entre alunos de graduação das universidades públicas brasileiras despencou com o fim do programa Ciência sem Fronteiras, do governo federal. Sem a ajuda do Ministério da Educação (MEC) desde julho de 2016 e em meio à crise econômica, as instituições de ensino federais e estaduais reduziram em até 99% o número de alunos enviados ao exterior até o ano passado. Para especialistas, esse dado representa não só uma perda de experiência acadêmica para os estudantes, mas também um prejuízo para a formação científica no País.

O Estado de São Paulo

Unesp precisa de crédito de Alckmin para pagar 13º salário, afirma reitor

O pagamento do 13º salário de parte dos servidores ativos e inativos da Unesp (Universidade Estadual Paulista) não está garantido. Sem dinheiro, a instituição precisa de aporte extra do governo estadual, segundo o próprio reitor, Sandro Roberto Valentini.

Folha de São Paulo

USP estima déficit pelo 5º ano e vagas para técnicos devem ficar congeladas

Ainda debilitada por uma grave crise financeira, a Universidade de São Paulo (USP) prevê um déficit de R$ 287,6 milhões em 2018. É o quinto ano consecutivo em que a instituição já estima gastar mais do que recebe ao formular seu orçamento. Para equilibrar as contas, a reitoria ainda defende manter suspensas no ano que vem as admissões de servidores técnico-administrativos. As contratações para a categoria estão congeladas desde 2014.

O Estado de São Paulo

Prazo para renovação de contratos do Fies é prorrogado para 30 de novembro

Originalmente, o prazo terminava, nesta segunda-feira, 20, e foi estendido por mais 10 dias. De acordo com o Ministério da Educação, esta é a última prorrogação do prazo e chance dos interessados em continuar com o financiamento.

O Estado de São Paulo

Profissionais da Educação

Prefeitos tentam barrar reajuste de 5% para professores municipais

A falta de compasso entre o reajuste anual dos professores municipais, que acumulou 142% entre 2009 e 2017, e os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), que saltaram 95% no mesmo período, pode inviabilizar o aumento nos vencimentos da categoria em 2018. Esse é o novo anseio dos prefeitos, que prometem pressionar o governo federal para barrar o reajuste. Conforme os gestores municipais, o aumento pode travar a gestão das prefeituras.

Hoje em Dia

PBH propõe aumento de até 15% para professor da Educação Infantil; veja as condições

Professores que possuem graduação no Ensino Superior e atuam na Educação Infantil da rede municipal de Belo Horizonte poderão ter aumentos de salários entre 5% e 15%. De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, esse é um dos pontos mais importantes de um Projeto de Lei (PL) enviado para a Câmara Municipal este mês.

Hoje em Dia

PR: Professores rejeitam e prefeitura desiste de ampliar carga horária da educação

A Prefeitura de Londrina desistiu de ampliar a carga horária da rede municipal de ensino depois que a maioria dos professores rejeitou, em questionário on-line, a proposta para aumentar de 20 para 30 horas semanais o tempo em sala de aula.

Bonde News

Funcionários da UFMG, Cefet e mais quatro universidades estão em estado de greve, segundo federação

Além de Belo Horizonte, pelo menos quatro cidades mineiras estão com funcionários de universidades federais em estado de greve, segundo balanço da Federação dos Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra). Segundo a Fasubra, a categoria reivindica negociação salarial e a revogação do Plano de Demissão Voluntária (PDV).

Hoje em Dia

Eventos

Conferência de meio ambiente envolve mais de 70 mil escolas

O site oficial da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, foi lançado na manhã desta sexta-feira, 17. A ferramenta traz as informações sobre todo o processo, que se realiza entre 15 e 19 de junho de 2018, em Brasília.

MEC

Educação precisa enfrentar violência de gênero, aponta debate

A educação é um fator-chave para enfrentar a violência contra a mulher. A avaliação foi feita nesta segunda-feira (20), pela senadora Regina Sousa (PT-PI), durante debate promovido pela Procuradoria Especial da Mulher do Senado e pela seção brasiliense do Fórum de Mulheres do Mercosul (FMM-DF). o evento inaugurou o calendário de atividades com as quais o Congresso se integra à comemoração mundial dos 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher, que no Brasil são 21, por incorporarem o Dia Nacional da Consciência Negra.

Senado

Comissão especial tem novo debate sobre projeto da Escola sem Partido nesta terça

A comissão especial que analisa o Projeto da Escola sem Partido (PL 7180/14) realiza, nesta terça-feira (21), nova audiência pública para discutir o assunto. A proposta, do deputado Erivelton Santana (PEN-BA), altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - 9.394/96) para obrigar as escolas a respeitar as convicções do aluno e de seus pais ou responsáveis.

Câmara

Outras do dia

A 'neurocientista' de 7 anos que faz sucesso ensinando ciência na internet

Amoy vive em Atlanta, Geórgia, no sudeste dos Estados Unidos, e sua paixão pela ciência começou, aos três anos, descobriu o microscópio com o qual seu pai estudava biologia.
Em 2015, ele começou a publicar os vídeos da filha no Facebook. Alguns deles viralizaram, superando 2 milhões de visualizações e 5 mil comentários.
"Uau! essa pequena professora está me ensinando muito sobre neurotransmissores", comenta um de seus seguidores na rede social.

BBC

O passe livre estudantil é injusto com os mais pobres?

Para economistas, a conta é simples: alguém paga pela gratuidade. E, se o benefício é bancado com recursos públicos, o contribuinte (inclusive o mais pobre) é quem arca com esse custo.

Gazeta do Povo

Auditoria aponta superfaturamento em reforma de universidade do ABC

Um relatório da Controladoria-Geral da União aponta superfaturamento no valor de R$ 384,7 mil em contrato de obras na UFABC (Universidade Federal do ABC), no campus de São Bernardo do Campo (Grande São Paulo).

Folha de São Paulo

Unicamp testa pela 1ª vez tecnologia para evitar 'colas eletrônicas' durante vestibular

A Unicamp testará pela primeira vez, no vestibular 2018, uma tecnologia capaz de identificar sinais de celular e radiofrequência para evitar "colas eletrônicas" durante o processo seletivo.

G1

Morrer tentando ser aceito: os estudantes que morrem nas cerimônias de fraternidades nos EUA

No total, foram registradas 70 mortes de estudantes relacionadas com trotes desde 2000, um número que não inclui as que foram consideradas acidentes.
"As universidades tendem a não regular essas atividades até que alguém morre", disse à BBC o jornalista da Bloomberg John Hechinger, autor de "True Gentleman: The Broken Pledge of America's Fraternities" (Um verdadeiro cavalheiro: a promessa quebrada das fraternidades da América, em tradução livre).

Folha de São Paulo

 

 

Voltar ao calendário