Notícias de Educação - 24/novembro/2017

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI


Sala de aula

Como a análise de filmes pode ajudar no ensino em sala de aula

Esta pesquisa analisou de que modo a crítica cinematográfica contribui para a compreensão de alunos acerca do ensino de geografia. Entre as conclusões, o autor destaca que o entendimento de elementos fílmicos como montagem, direção de arte e a linguagem cinematográfica de forma geral ajudam na apreensão de conceitos da geografia, como a ideia de fronteira.

Nexo

Como despertar o melhor em nossos jovens?

Nós, como humanidade, nunca fomos tão jovens. Neste momento da nossa história, aproximadamente metade da população do planeta tem menos de 30 anos. Essa juventude não só enfrenta os mesmos dilemas que eu e todos nós enfrentamos no início de nossas vidas adultas, como o faz numa situação de vulnerabilidade, instabilidade, sem o apoio da família e num clima de extrema insegurança em relação ao futuro. Eles são jovens em meio a pior crise de desemprego de todos os tempos e, portanto, não fazem a menor ideia do que será desse mundo em transformação contínua e radical daqui cinco, dez ou vinte anos, quando estiverem no mercado de trabalho.
Claramente, não estamos oferecendo as condições necessárias para que esses jovens se desenvolvam e sejam pessoas realizadas e integradas a uma atividade que lhes dê dignidade e propósito de vida no futuro.

O Estado de São Paulo

Projeto inovador transforma alunos em auditores de políticas públicas no âmbito escolar

O projeto ensina, de forma lúdica, como se faz uma auditoria, o significado de educação fiscal e aborda pequenos atos cometidos no dia a dia que se enquadram na categoria de corrupção. Assim, o aluno atua como fiscal, identifica problemas e propõe mudanças para a melhoria do ambiente escolar.

MEC

Sites que oferecem vídeo aulas de matemática de forma gratuita

As dificuldades em se aprender matemática, se dão por vários fatores, desde a incompreensão natural pela disciplina até as dificuldades de aprendizagem em sala de aula. Uma das maneiras de vencer esse obstáculo é procurar por novas formas de estudo, e uma delas é através da internet.

Canal do Ensino

Guia de gênero e sexualidade serve de apoio para educadores

O debate público sobre questões que envolvem gênero e sexualidade, e que há alguns anos ganhou força no país na tentativa de governos em incluí-lo nas ações pedagógicas das escolas a partir do Plano Nacional de Educação, não raro é feito pelo campo conservador – que defende a tese de uma ideologia de gênero – com discursos baseados na desinformação. Na contramão deste tipo de discurso, o coletivo de educaomunicação Viração lançou para download gratuito o Guia de Gênero e Sexualidade para Educadores (as).

Carta Educação

Gestão

SP pagará a entidade que cumprir meta e evitar evasão no ensino médio

O governo de São Paulo iniciou nesta quinta-feira (23) um processo para escolher uma proposta de melhoria da educação no Estado, em que o pagamento pelos serviços prestados pela organização vencedora dependerá do cumprimento de metas.
É a primeira vez que esse tipo de concorrência, chamado contrato de impacto social, será testado no Brasil.

Folha de São Paulo

Governo lança programa para levar internet a escolas públicas

O lançamento foi feito em uma cerimônia no Palácio do Planalto na qual estavam presentes o presidente Michel Temer e alguns ministros, entre os quais Gilberto Kassab (Ciência e Tecnologia), Mendonça Filho (Educação) e Antonio Imbassahy (Secretaria de Governo).
De acordo com o Ministério da Educação, a meta do programa, na fase inicial, é levar internet a 22,4 mil escolas públicas nas áreas urbana e rural, beneficiando cerca de 12 milhões de alunos.

G1

Temer lança ‘Educação Conectada’ e cita agenda de modernização

IstoÉ

Governo lança projeto de acesso à banda larga para beneficiar quase 13 milhões de alunos

Planalto

Inclusão

Estudantes quilombolas da UnB contam como acesso à educação muda vida nas comunidades

Na semana em que se celebra o Dia Nacional da Consciência Negra (20) – data escolhida por marcar a morte de Zumbi dos Palmares, símbolo de resistência e luta contra a escravidão –, Daiana e outros dois estudantes quilombolas da UnB contaram ao G1 como o acesso à educação leva novas perspectivas às comunidades remanescentes de quilombos na região do Entorno do DF.

G1

CE: Escola adota nome social nos registros de menina trans

Após a repercussão do caso da menina trans que foi recomendada a não renovar matrícula na escola, a instituição, em novo pronunciamento ontem, divulgou novas providências acerca do caso. Em nota publicada na tarde de ontem, a Escola Educar Sesc disse que já está no processo de cadastramento do nome social de Lara* em todos os documentos escolares. Além disso, o colégio informou ter providenciado a carteira estudantil e a permissão do uso do banheiro conforme a identidade de gênero da menina.

O Povo

Leis e políticas

Câmara aprova atendimento educacional a estudantes internados para tratamento de saúde

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou nesta quinta-feira (23) proposta que garante atendimento educacional pleno ao aluno do ensino básico – até o 3º ano do ensino médio – internado para tratamento de saúde. Pelo texto, o atendimento escolar será prestado durante todo o período de internação.

Câmara

Nordeste terá R$ 700 mi a mais para Fies

O fundo de Financiamento Estudantil (FIES) receberá incremento de R$ 700 milhões em 2018 para contratação de estudantes do ensino superior no Nordeste. A aprovação aconteceu ontem, na 23ª reunião do Conselho Deliberativo (Condel) da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), na sede do Banco do Nordeste (BNB), em Fortaleza.

O Povo

Opinião

A importância da educação para o crescimento econômico

Após 4 anos de pesquisa, em 1956, Solow publicou seu posicionamento no artigo “A contribuição para teoria do crescimento econômico”, no qual introduziu um modelo inovador intitulado “Solow-Swan model”. Ele propõe que o crescimento econômico a longo prazo está associado ao crescimento da população, a poupança (capital) e o progresso tecnológico (alusivo à inovação).
A teoria do economista acaba tornando a educação em um dos principais pilares da economia. Isso porque indivíduos com acesso à educação proporcionam as melhores ideias, promovendo inovação tecnológica. Assim sendo, de acordo com o modelo de Solow, o incentivo a criatividade humana torna-se o instrumento mais influente na economia.

G1

Brasil entre os piores em novo estudo da OCDE

A OCDE acaba de divulgar os dados preliminares de um primeiro estudo internacional a respeito de “habilidades sociais”. O relatório é intitulado Pisa 2015 Results (Vol V) – Collaborative Problem Solving. Neste post, nos limitamos a procurar entender a que conclusões preliminares o relatório chegou.

Veja

Estatística, pesquisas e estudos

Unicamp ultrapassa a USP e se torna a melhor brasileira em ranking de universidades do Brics

Pela primeira vez, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é a melhor brasileira entre as universidades do grupo de países que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. De acordo com o ranking QS Brics 2018, divulgado nesta quinta-feira (23), a Unicamp se manteve pelo terceiro ano na 12ª posição, mas ultrapassou a Universidade de São Paulo (USP), que caiu da 10ª para a 13ª posição.

G1

Inep divulga cronograma do Censo da Educação Superior deste ano

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 23, portaria que estabelece o cronograma de etapas e atividades do Censo da Educação Superior 2017. A coleta das informações será feita exclusivamente pela internet, por meio do Sistema do Censo da Educação Superior (Censup). Todas as instituições de educação superior brasileiras, públicas e particulares, deverão preencher os dados no sistema.

MEC

EAD

MIT passa a oferecer cursos em português no Brasil

Apontado em rankings internacionais como melhor universidade do mundo, o Massachussetts Institute of Technology (MIT) passou a oferecer cursos no Brasil.
A iniciativa é fruto de uma parceria do MIT com a Ilumno, empresa baseada em Miami, mas que tem ampla atuação na América Latina promovendo expansão e modernização de instituições acadêmicas por meio de soluções digitais.

Olhar Digital

Cursos online entram na onda da Black Friday e dão descontos de até 80%

Nada de eletrônicos ou compras antecipadas para as festas de final de ano. Que tal aproveitar a Black Friday para estudar? Para quem deseja aprender gastando pouco, separamos nove cursos que estão com descontos de até 80% nesta sexta-feira (24). Na lista, estão opções como programação, inglês, fotografia e marketing pessoal.

Porvir

Ensino Superior

Semesp teme 'efeito cascata' após suspensão de novos cursos de medicina

Em nota contrária à decisão anunciada pelo Ministério da Educação, o Semesp diz que se preocupa com a possibilidade de que corporações profissionais de outras áreas também defendam a suspensão de cursos.

Uol

Após suspender novos cursos de medicina, MEC nega ação em outras graduações

Uol

Atual vice-reitora vence eleição para o comando da UFMG a partir de 2018

A atual vice-reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida, da Faculdade de Letras, venceu o segundo turno da consulta à comunidade acadêmica que subsidiará a escolha do Reitorado que dirigirá a UFMG no quadriênio 2018-2022. Se a decisão de professores, funcionários e alunos for deferida pelo Ministério da Educação, Sandra assume no ano que vem como reitora, enquanto o cargo de vice fica com Alessandro Fernandes Moreira, da Escola de Engenharia.

Hoje em Dia

Eventos

Especialistas alertam para aumento da violência nas escolas públicas

Especialistas em educação fizeram um alerta nesta quinta-feira (23) sobre os diversos tipos de violência em sala de aula, que envolvem agressão contra professores, preconceito contra alunos, cobrança excessiva por alto desempenho escolar e ausência de diálogo entre escola e comunidade. O assunto foi discutido em audiência pública da Comissão de Educação da Câmara.

Câmara

Escolas ativas defendem a importância do corpo para a aprendizagem

Qual o lugar do corpo na educação que praticamos atualmente? Como os alunos, enfileirados em suas carteiras, podem adquirir consciência corporal e aventurar-se pela descoberta dos movimentos para um desenvolvimento integral?
Essa necessidade de um reconhecimento pedagógico do corpo e da disseminação da importância da atividade física e esportiva no cotidiano escolar foram tema do Seminário Escolas Ativas, realizado pelo Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento (PNUD), com apoio da Nike, nesta sexta-feira 17, em São Paulo.

CR Educação Integral

Outras do dia

PF cumpre mandados de prisão por desvio de verbas na educação na Bahia e Minas

Uma operação da Polícia Federal foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (23), em cidades da Bahia e Minas Gerais. São 13 mandados de prisão preventiva, 4 de prisão temporária e 41 de busca e apreensão. A operação Lateronis acontece em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF) e a Controladoria Geral da União (CGU) e conta com a participação de 160 policiais federais e 16 auditores da CGU, em 16 cidades baianas e na mineira Mata Verde.

Correio

TO: Alunas denunciam palestra com simulação de sexo oral em escola pública

Uma palestra sobre sexualidade em uma escola de Palmas (TO) virou caso de polícia depois que um grupo de pais ficou horrorizado com o teor malicioso com o qual o tema foi abordado pelos educadores.

Gazeta do Povo

 

 

Voltar ao calendário