Notícias de Educação - 27/novembro/2017

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI


Sala de aula

O que acontece quando o professor dá chance às metodologias ativas

Para mostrar como é possível deslocar o ensino baseado na fala do professor e na leitura de textos para uma estratégia centrada no interesse do aluno, o livro “Metodologias ativas para uma educação inovadora” (Editora Penso, 238 págs.) apresenta experiências de educadores que hoje conectam conteúdos, espaços e tempos da escola ao século 21, seja na educação básica ou no ensino ensino superior.

Porvir

Trabalhe com lógica de um jeito mais divertido

Estimular o raciocínio lógico das crianças desde cedo é uma forma de desenvolver pensamentos estratégicos e dedutivos. Para que essa atividade se torne ainda mais envolvente, os jogos podem ser importantes aliados do professor.
Quando ele opta por trabalhar com games, pode criar novos contextos de aprendizagem e trazer uma série de benefícios em relação aos métodos de ensino tradicionais.

Nova Escola

Avaliação

Aplicado neste domingo, Enade avalia desempenho do ensino superior

Aplicado desde 2004, o Enade avalia o desempenho de alunos que estão concluindo o ensino superior. Em 2016, apenas 6% dos cursos avaliados pelo Enade obtiveram nota máxima.

Folha de São Paulo

Estudante que fez prova do Enade precisa preencher questionário até 23h59

G1

Gestão

Tecnologia baseada em dados é aposta de empreendedores para aproximar famílias da escola

O desafio já é bastante conhecido entre os educadores: como engajar famílias no processo de aprendizagem dos estudantes? Na tentativa de superar as barreiras que impedem a participação ativa, os empreendedores paulistas André da Costa Silva e David Melo da Luz se uniram para construir uma ferramenta tecnológica que usa análise e predição de dados como um caminho para diminuir a evasão e aproximar responsáveis da rotina escolar de crianças e adolescentes.

Porvir

Universidades públicas deveriam cobrar mensalidade de alunos ricos?

As universidades públicas brasileiras atravessam forte crise financeira. Exemplo mais gritante, a Universidade Estadual do Rio de Janeiro vem atrasando pagamento de salários há dois anos.
Em meio a esse quadro, voltou ao debate a proposta de cobrar mensalidade de alunos de maior renda. Em relatório divulgado nesta semana, o Banco Mundial defende a medida, argumentando que universidade pública brasileira é ineficiente e injusta.

BBC

Ministro da Educação diz que universidades públicas precisam ter mais alunos pobres

Em entrevista à Agência Brasil, o ministro comentou que o Brasil tem um bom padrão de ensino superior público e também há instituições privadas em excelente qualidade, mas é preciso buscar avanços mais significativos, porque ainda não se consegue alcançar o patamar global que se vê na Europa, na América do Norte e na Ásia.
Outro fator que é preciso ser avaliado, na visão dele, é maior participação de alunos de renda mais baixa em instituições públicas que, geralmente, recebem estudantes de condições financeiras mais elevadas porque tiveram um nível de ensino anterior de melhor qualidade.

Paraíba Online

Escolas do MST: autonomia a serviço da “pedagogia socialista”

Se os números do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) estiverem certos, o sistema de ensino mantido pela organização tem dimensões impressionantes: são 2 mil escolas, com um exército de 200 mil alunos. Todos eles seguem um currículo diferente das escolas públicas regulares.
As escolas mantidas pelo MST não cumprem a Lei de Diretrizes Básicas da Educação quanto à carga horária ou ao conteúdo a ser ensinado em sala. Por isso, podem ocupar-se de construir uma “pedagogia socialista”, como o próprio movimento afirma.

Gazeta do Povo

Inclusão

Uma Educação orientada para as diferenças

Como garantir acesso aos conteúdos curriculares para estudantes que se diferenciavam em termos de habilidades motoras, intelectuais e sensoriais? – meta 4 do Plano Nacional de Educação – e como as novas tecnologias poderiam contribuir para o endereçamento desse desafio? Com isso, surgiu o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), creditado a um grupo de professores da Universidade de Harvard, liderado por David Rose. Trata-se de um modelo prático que visa ampliar as oportunidades de desenvolvimento de cada estudante por meio de planejamento pedagógico contínuo, somado ao uso de mídias digitais.

O Estado de São Paulo

Novos aplicativos para crianças e surdos estão disponíveis

O Ministério da Educação criou dois novos aplicativos para celulares que podem ser baixados gratuitamente. O TV Escola Criança tem conteúdo voltado para meninas e meninos entre seis e oito anos de idade. Já o Primeira Mão é um jornal bilíngue, na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e português, com as principais notícias do país e do mundo. Ambos já estão disponíveis para download nas lojas virtuais dos sistemas iOS e Android.

MEC

Leis e políticas

Prefeito de Rio Preto veta projeto 'Escola Sem Partido'

O prefeito de São José do Rio Preto (SP), Edinho Araújo (PMDB), vetou o projeto “Escola Sem Partido”, que havia sido aprovado na Câmara de Vereadores, em uma sessão realizada no dia 7 de novembro.
O anúncio do veto foi na tarde desta quinta-feira (23). O prefeito afirmou que seguiu o parecer da Procuradoria Geral do município e argumentou que os princípios discutidos na proposta são definidos pela Ministério da Educação e que não podem sofrer interferência da câmara.

G1

Novo ensino médio pode começar em 2019

Fazer o ensino médio dar um salto de qualidade é um processo feito etapa por etapa, com passos perseverantes. O primeiro avanço foi a reforma proposta pelo Ministério da Educação (MEC), em 2016, e que ganhou forma por meio da Lei Federal 13.415, sancionada pelo presidente Michel Temer no último mês de fevereiro. Agora, o novo modelo depende da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que será elaborada e será entregue ao Conselho Nacional de Educação (CNE) no primeiro semestre de 2018. A previsão é de que seja homologada em 2018 e que as mudanças comecem a valer em 2019.

Folha PE

Opinião

Educação e gastos ineficientes. O lugar de fala do Banco Mundial

Semana passada, o Banco publicou Relatório, coordenado por economistas, "Um Ajuste Justo". A estratégia? O corte dos gastos públicos. Sobrou para os direitos sociais, claro: reforma da previdência, redução significativa de despesas com o funcionalismo e cortes na educação. Aqui, quer mostrar que a vinculação de 25% das receitas municipais faz mal para a educação (é ineficiente, diz). Quer convencer, também, que devemos cobrar o ensino superior de quem pode pagar. Gastar melhor, cobrar de quem pode pagar... Lido isoladamente, faz sentido. Mas temos, sim, que nos perguntar sobre o "lugar de fala" do interlocutor. Quais são os interesses por trás dos argumentos?

Uol

Estatística, pesquisas e estudos

Pouca leitura e defasagem em matemática marcam educação no Brasil

Segundo os últimos dados divulgados em 2015, sete a cada dez turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental ainda não atingiram a meta mínima de qualidade exigida pelo Ministério da Educação (MEC).
A análise leva em conta o desempenho do aluno em leitura e matemática, avaliados pela Prova Brasil, junto às taxas de aprovação escolar.

Correio do Estado

Ensino Superior

Só 1,9% dos cursos de graduação tiveram nota máxima em avaliação do MEC

Somente 1,9% dos cursos superiores avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) em 2016 receberam nota máxima. Os dados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) foram divulgados nesta sexta-feira (24) para consulta das universidades e estarão disponíveis para o público na segunda-feira (27) no sistema e-MEC

G1

Menos de 2% dos cursos de saúde e ciências agrárias obtêm conceito máximo do MEC

Gazeta do Povo

Inep divulga indicadores de qualidade referentes a 2016

MEC

Novos formatos de vestibular em faculdades privadas desafiam alunos

A adoção de métodos alternativos em vestibulares de faculdades privadas de ponta - como entrevistas e dinâmicas de grupo - tem feito alunos conciliarem os estudos das disciplinas tradicionais com outras estratégias de preparação. Os estudantes recorrem a palestras, debates, simulações de entrevistas, além de livros de ética e filosofia, para ir bem nos testes orais dos processos seletivos de escolas como Fundação Getulio Vargas (FGV), Insper e Albert Einstein.

O Estado de São Paulo

Na Fuvest, concorrência é maior em 58 cursos

Um dos vestibulares mais exigentes do País, a Fuvest, que tem sua primeira fase neste domingo, 26, impõe um novo desafio ano a ano aos candidatos. Com a adoção pela Universidade de São Paulo (USP) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como método alternativo de ingresso, o total de vagas em disputa pela Fuvest é menor e a concorrência, maior. Dos 105 cursos em oferta, mais da metade (58) teve aumento na concorrência em relação ao ano passado.

O Estado de São Paulo

Fuvest tem menor índice de abstenção dos últimos sete anos: 9,1%

Uol

Candidatos dizem que 1ª fase da Fuvest 2018 cobrou conteúdos específicos e atuais

G1

Questões sobre meio ambiente marcam 1.ª fase da Fuvest

O Estado de São Paulo

Fuvest 2018 traz temas como genética, ótica e Império Romano

G1

Fuvest: Independência do Peru e ausência de Iracema surpreendem

R7

Fuvest exigiu disposição e domínio de conteúdo, avaliam professores

Folha de São Paulo

Gabarito da primeira fase da Fuvest é divulgado; confira

O Estado de São Paulo

Profissionais da Educação

Qual a diferença entre o Pibid e a nova residência pedagógica do MEC

Entre as mudanças anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC) com a nova política de formação de professores está a residência pedagógica. Segundo o órgão, serão ofertadas 80 mil vagas a partir do ano que vem, com investimento de cerca de R$ 2 bilhões. A residência faz parte da modernização do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), que tem como objetivo o apoio a futuros professores que fazem licenciatura ou pedagogia.

Nova Escola

Outras do dia

Infância desacelerada: pais adotam ideia do slow parenting e educam filhos no ritmo deles

(...) Adeptos do movimento slow parenting, eles procuram desacelerar a rotina, respeitando o tempo e as necessidades próprias da infância. “Não queremos impor nada nem ditar regras. A ideia é respeitar o tempo de cada criança, sem instituir a elas o que acreditamos ser o melhor”, explica Adriana Mani, mãe de Tomás.

Hoje em Dia

Estudantes de esquerda fracassam ao tentar retirar financiamento de grupo conservador na universidade católica mais antiga dos EUA

Em uma disputa que ganhou atenção nacional nos EUA, a ala de esquerda da universidade vem lutando para impedir o financiamento de um clube de direita que se dedica ao fim da cultura de sexo casual, combate a promiscuidade e defende o casamento natural.
Isso deveria ser óbvio em uma instituição católica, mas as forças do politicamente correto vêm se manifestando intensivamente, tentando marginalizar o grupo Love Saxa por promover os valores da própria instituição.

Gazetqa do Povo

Paulo Freire, Monteiro Lobato e Tancredo Neves: os nomes de escola mais comuns em alguns estados

Paulo Freire, Monteiro Lobato e Tancredo Neves estão entre os nomes mais comuns nas escolas públicas em pelo menos três estados brasileiros. Em São Paulo, Minas Gerais e Paraná, respectivamente, o educador, o escritor e o ex-presidente da República lideram a lista dos nomes das instituições de ensinos estaduais e municipais. Lista vai de ex-presidentes, militares, escritores e políticos a escritores, e inclui o poetinha Vinícius de Moraes e o piloto Ayrton Senna da Silva.

Gazeta do Povo

O que saber antes de matricular o filho na escola

Além de ser um ambiente importante para aprender a conviver em sociedade, cada escola possui seu próprio código de conduta e moral. Isto pode influenciar diretamente desenvolvimento dos valores da criança.
Há alguns pontos que podem ser seguidos, a fim de garantir a melhor educação que esteja ao acesso de seus filhos.

Estudo Prático

6 dúvidas sobre educação bilíngue

Canal do Ensino

 

 

Voltar ao calendário