Notícias de Educação - 29/novembro/2017

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI


Nossa palavra

Dia dos Pais ou Dia da Família?

Colégios dizem querer incluir novos modelos de família, inclusive LGBT. Mas, para o Escola Sem Partido, troca atende uma agenda ideológica.
Confira nossa nova postagem!

Focando Educação

Sala de aula

Quantas vezes o cérebro precisa ser exposto a uma palavra para aprendê-la?

Em um estudo conduzido em 1965, os especialistas em educação e psicologia David Ausubel e Mohamed Youssef foram categóricos em dizer que um estudante precisaria ser exposto a uma palavra 17 vezes antes de aprendê-la e passar a usá-la.
Outras pesquisas apontam para uma média que varia entre 15 e 20 vezes.

BBC

Atividade física melhora aprendizagem, saúde e bem-estar

Apesar de pesquisas já terem demonstrado que uma vida ativa pode melhorar o desempenho escolar e ampliar o repertório motor, 81% dos adolescentes e jovens entre 11 e 17 anos não praticam nem 60 minutos diários de atividade física. Diante dessa realidade, o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil), com o apoio da Nike, divulgou um relatório que mostra o cenário da prática de atividades físicas e esportivas no país e apresenta o conceito de escolas ativas como um caminho para estimular o desenvolvimento integral dos estudantes.

Porvir

Gestão

MEC promete internet rápida em todas as escolas do Brasil em 7 anos

Todas as escolas públicas do Brasil com internet de alta velocidade até 2024, sendo que 22,4 mil delas já receberiam o acesso até o final do ano que vem. Essa é a meta da Política de Inovação Educação Conectada, uma parceria entre os ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Nova Escola

Governos acordam para a importância de envolver pais com escolas

A participação ativa dos pais é crucial para o bom desempenho educacional dos filhos.
Se essa afirmação for óbvia, ela é ignorada por uma parcela não desprezível de famílias brasileiras, como revela um levantamento do IBGE de 2015.
Mas experimentos recentes mostram que basta lembrar às famílias sobre a importância de acompanhar a rotina escolar dos filhos para que elas reajam de forma positiva.

Folha de São Paulo

Paraná “pisa no freio” e congela expansão do ensino integral em 2018

Após anos ampliando a oferta de ensino integral na rede pública, o governo do Paraná pisou no freio para 2018. O número de escolas com horário ampliado se manterá nas atuais 62. O estado foi um dos poucos que não aderiu ao Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) do Ministério da Educação para o ano que vem – são 451 escolas em 23 estados. Também não há novos projetos para as unidades com ensino fundamental.

Gazeta do Povo

Leis e políticas

Paulo Freire: Senado faz debate de apenas um lado sobre revogação de título

Nesta terça-feira, a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, responsável por analisar as sugestões legislativas que vêm de petições no site do Senado, realizou um debate sobre o tema. Mas só havia um lado representado.

Gazeta do Povo

Educação aprova destinação de metade dos royalties do pré-sal a salário de professor

A Comissão de Educação da Câmara aprovou proposta que reverte, no mínimo, metade dos recursos do Fundo Social do Pré-Sal para pagar salários e cursos de aperfeiçoamento a professores da educação básica.

Câmara

RS: Currículos escolares terão educação étnica e racial

Nesta terça-feira, 28, será assinado o decreto que institui o Plano Estadual de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais.
O Plano Estadual de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais é resultado de um Grupo de Trabalho nomeado pelo Decreto Estadual nº 50.725 em 2013 e reafirmado pela Portaria Estadual 299 de 2015.

Gazeta Online

Opinião

Por uma educação que desfaça as ilusões do ego

Na linguagem mais comum do dia a dia, o ego ficou muito associado, até por questões etimológicas, à ideia de (ego)ísmo. Ego significa em latim “eu”. Entende-se egoísmo por ensimesmar-se, focar demais no individual. É o oposto da caridade, da fraternidade, do se abrir para o outro, para ajudar. Como tudo na vida, é preciso encontrar um equilíbrio entre esses polos, não deixando nem que o lado sombra egoísta, nem que o lado luz caridoso se exacerbem.
Encontrar esses equilíbrios no pensar, no sentir e no agir depende de uma educação voltada para tal fim, que não é a regra hoje. O que se chama de educação no Brasil é, na verdade, muito mais uma instrução, preparação acadêmica para fazer provas escolares, o Ideb, o Enem e o vestibular. Não há uma adequada educação para o ser, que trabalhe as habilidades naturais, as capacidades, as múltiplas inteligências, como propõem os maiores nomes da humanidade há séculos.

Carta Capital

A educação para todos só será possível com todos

O exemplo da desigualdade racial é talvez o mais gritante, mas poderíamos citar ainda outros exemplos de desigualdades na educação em função de diferenças de gênero, de região do país, de classe social, da existência ou não de algum tipo de deficiência, etc.
A realidade é que somos todos diversos de alguma maneira. Mas nossa escola, com poucas e boas exceções, tende a educar a todos como se fôssemos um único tipo ideal de aluno, ou como se aprendêssemos todos da mesma forma tivéssemos as mesmas necessidades.

Uol

Estatística, pesquisas e estudos

Somente 12 universidades do Brasil têm nota máxima em avaliação do MEC

Entre elas estão a UnB (Universidade de Brasília), a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), a URFJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e a UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo).
Foram avaliadas 2.132 instituições ao longo de 2016. Cada uma recebeu uma nota de 1 a 5.

Gazeta do Povo

Apenas um curso de Medicina do país tirou nota máxima em avaliação do MEC

O Globo

Índice do MEC indica Unicamp como melhor entre as universidades do país

G1

EAD

Conheça os cursos gratuitos oferecidos na internet pelas 10 melhores universidades do mundo

Estudar nas mais prestigiadas universidades do mundo é um luxo que não está disponível para todos - envolve altos custos e processos seletivos muito competitivos.
Mas graças à internet e à iniciativa de algumas dessas instituições, já é possível acessar alguns de seus cursos... e sem pagar nada por isso.

BBC

Ensino Superior

Com poucos docentes, unidade da USP cancela disciplinas e junta turmas

A crise na Universidade de São Paulo (USP) fez piorar o problema da falta de professores que já existia na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). A unidade, criada em 2005 na zona leste da capital paulista, hoje tem o maior número de temporários da instituição. São 20 docentes, de um total de 281, segundo dados do Portal da Transparência.

Uol

1 ano sem bandejão: alunos da Uerj passam dia sem comer e abandonam aulas

Fazer jejum involuntário durante o dia todo de aula ou trocar uma refeição completa por "alimentos paliativos", como lanches, salgados ou açaí, é rotina para alguns dos estudantes da Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) desde que o bandejão, restaurante universitário, parou de funcionar há mais de um ano, num dos inúmeros reflexos da crise econômica que assola o Estado. O atraso nos repasses para bolsistas também agrava o problema, que tem levado estudantes a trancar matrículas de disciplinas.

Uol

Profissionais da Educação

Residência Pedagógica: o que é isso

Recentemente, o Governo Federal anunciou um pacote de medidas para impulsionar melhores resultados na formação inicial, entre elas, a reformulação de uma iniciativa que ocorre no Brasil desde 2013, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), a que o Ministério da Educação (MEC) chamou de “residência pedagógica”. O projeto dá maior concisão a mudanças que já haviam sido sinalizadas em 2015, com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Magistério.
A residência nasce com esse nome não por acaso. O termo deriva da residência médica, que prevê uma intensa imersão na prática como parte do processo de aprendizagem da carreira.

O Globo

Governo de Minas autoriza realização de concurso para professor; são 16 mil vagas

Concurso público para a área da Educação foi autorizado pela Comissão de Orçamento e Finanças da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais. Serão 16 mil vagas para o cargo de Professor de Educação Básica Regente de Aula e 700 vagas para o cargo de Especialista em Educação Básica.

Hoje em Dia

Eventos

Diretora da CAPES apresenta estratégias de internacionalização para universidades

A internacionalização das universidades também foi tema de painel durante o 33˚ Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (ENPROP), que aconteceu de 22 a 24 e novembro, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A diretora de Relações Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Concepta McManus, reforçou que, quando se trata sobre internacionalização, não é suficiente pensar apenas em mobilidade, mas em estratégias que envolvem também a participação e organização das universidades. “O Brasil tem caído no ranking de inovação. Os outros países têm avançado muito rápido e precisamos de medidas urgentes para acompanhar esse crescimento.”

Capes

Outras do dia

Ministro de Educação aciona PF contra fake news

O ministro da Educação, Mendonça Filho, solicitou à Polícia Federal que investigue a disseminação de “fake news“ (notícias falsas) na internet sobre uma suposta orientação do Ministério da Educação a prefeitos e governadores para reduzirem salários de professores da educação básica pública de todo o país. A notícia propagada por um blog do Piauí é atribuída ao diretor de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica daquele estado, João Correia.

Extra

 

 

Voltar ao calendário