Notícias de Educação - 01/dezembro/2017

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI


Sala de aula

8 em cada 10 crianças acessam a internet. E o que elas veem merece a atenção da escola

No momento em que o mundo adulto se vê diante da polarização política acirrada por bolhas criadas pelas redes sociais, olhar para o que as crianças e adolescentes fazem na internet se torna essencial tanto para protegê-los quanto para evitar que repitam ou sejam expostos a comportamentos abusivos, posts de intolerância e conteúdo violento.

Porvir

Celular para crianças: a partir de que idade?

G1

Educação amorosa e Escola Sem Partido

Algumas escolas nos Estados Unidos estão incluindo "educação amorosa" no currículo. Muitos educadores chegaram à conclusão de que a geração Snapchat+Instagram até sabe como evitar filhos e se proteger de doenças sexualmente transmissíveis, mas não tem a mais remota de ideia de como se namora alguém.

Folha de São Paulo

Gestão

Escolas que fazem a diferença

Dez instituições brasileiras estão entre as finalistas do desafio internacional Edumission, que elegerá, no início do ano que vem, as escolas mais inovadoras do mundo.
Mas o que é exatamente uma escola inovadora? É uma escola que olha para o aluno de forma única e acredita de verdade que todos podem aprender, no seu ritmo e do seu jeito; que adota estratégias diferenciadas para explicar os fenômenos do mundo e enxerga a criança como um ser em formação com mente, corpo e espírito, que precisa conhecer a si próprio para crescer e ser bem-sucedido.

O Estado de São Paulo

Minas ganha mais 36 escolas em tempo integral em 2018

O Ministério da Educação deferiu a lista com mais 36 escolas de Minas, que poderão atender os alunos em tempo integral já em 2018, totalizando 80 escolas estaduais atendendo estudantes do Ensino Médio na Educação Integral e Integrada. Com essa nova listagem, a expectativa é que o estado tenha cerca de 19.600 alunos participando dessa iniciativa.

Hoje em Dia

Leis e políticas

MEC muda BNCC, que será votada nos dias 6 e 7 de dezembro

O Conselho Nacional de Educação vota nos dias 6 e 7 de dezembro (quarta e quinta-feiras da semana que vem) em sessões públicas o parecer sobre a Base Nacional Comum Curricular, documento que descreve as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas na educação infantil e no ensino fundamental. O Ministério da Educação enviou na quarta-feira (29) um documento modificado da BNCC ao CNE, considerado por muitos conselheiros uma “versão 4” da Base.

Jeduca

Comissão aprova inclusão de tema da violência contra a mulher no currículo escolar

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher aprovou proposta que prevê a inclusão de conteúdos relativos à prevenção de todas as formas de violência contra a mulher como temas transversais nos currículos escolares.
De caráter conclusivo, a proposta será analisada agora pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Câmara

Opinião

A educação grega transformaria o Brasil

Neste momento crítico do País em que se dá a transição dos resquícios do período colonial para não se sabe ainda o quê, mas certamente para algo melhor, repensar a ultrapassada educação é um imperativo máximo.
A Grécia Antiga é conhecida pelos grandes filósofos, pelos guerreiros, pelas inovações, pelas crenças nos deuses, porém não se fala o suficiente da educação que formou a civilização, talvez, mais sábia da humanidade.

Carta Capital

Educação de Jovens e Adultos

Gabarito do Encceja será divulgado nesta sexta-feira, diz Inep

O gabarito oficial do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) será divulgado nesta sexta-feira (1º). Além do gabarito, o Inep também vai divulgar os cadernos de prova.

G1

Ensino Superior

‘Não entrem na faculdade em 2018’: estudante sugere que jovens tirem 6 meses para experiências pessoais

“Sabe aquele roteiro pré-estabelecido para os jovens de 17 ou 18 anos? Saia da escola, entre no cursinho ou na faculdade e seja um profissional bem-sucedido? Então: isso pode te deixar mentalmente doente. Quebre isso e se permita falhar.”
Esse é o conselho de Henrique Souza, de 22 anos, compartilhado no Facebook e curtido por mais de 40 mil pessoas.

G1

Profissionais da Educação

MEC anuncia novos mestrados para “valorizar carreira e aumentar salários”

O Ministério da Educação (MEC) pretende lançar mestrados profissionais em alfabetização, Educação Infantil, inclusão social, Educação indígena, Educação de Jovens e Adultos, Educação em direitos humanos e avaliação. O objetivo dos novos cursos de pós-graduação é se diferenciar dos já oferecidos, tendo enfoque na qualificação profissional para o mercado de trabalho, e não na formação de pesquisadores ou docentes.

Nova Escola

Como atrair jovens qualificados para a carreira de professor?

Começamos por uma digressão: o Brasil possui cerca de 2,2 milhões de professores de educação básica. Em um sistema eficiente, precisaria de pouco mais de 1 milhão. Se pensarmos que, em média, uma pessoa fica 30 anos no magistério, estamos falando de uma necessidade de 30 mil professores por ano – para os vários níveis de ensino e diferentes disciplinas. Se concentrasse seus melhores talentos em cinco ou seis escolas regionais de grande porte e excepcional qualidade aferida por padrões internacionais, o país poderia facilmente superar esse desafio. Além disso, poderia – para ganhar tempo – estimular e facilitar o ingresso no magistério de pessoas talentosas já formadas.

Veja

Eventos

Sem verba, Olimpíada de Matemática corre risco de acabar

Uma das principais iniciativas no campo do ensino de Matemática no Brasil está ameaçada. O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) enviou ao Congresso uma proposta de orçamento para 2018 que reduz drasticamente as verbas do Instituto de Matemática Pura e Aplicada do Rio de Janeiro (Impa). Se aprovada, a redução vai inviabilizar a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), pondo fim à competição criada em 2005 que envolve mais de 18 milhões de estudantes.

Nova Escola

 

 

Voltar ao calendário