Notícias de Educação - 08/dezembro/2017

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI


Sala de aula

Educação é chave para criação de ambiente empreendedor

A criação de um ecossistema que fomente o empreendedorismo e a economia criativa no Rio passa necessariamente por mudanças no sistema de ensino e na forma de como a educação interage com o mundo moderno, priorizando uma formação mais conectada à economia contemporânea. Essa foi uma das conclusões do debate promovido ao fim da mesa “Economia Criativa”, do evento Reage, Rio!

O Globo

Gestão

SP prepara projeto de lei para a gestão democrática nas escolas

Após um ano e meio de discussões que mobilizaram diferentes integrantes da comunidade escolar, o Projeto Gestão Democrática da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo deu mais um passo na última semana. Durante evento na quinta (30) e sexta (1), na capital paulista, representantes de professores, gestores, servidores, técnicos das escolas e diretorias de ensino, estudantes, pais e responsáveis puderam conhecer e sugerir mudanças às versões preliminares do texto que será incluído no Projeto de Lei da Gestão Democrática e também do Plano de Fortalecimento da Cultura Democrática.

Porvir

Política de Educação Conectada registra mais de 50% de adesão

Menos de 15 dias após o lançamento da Política de Inovação Educação Conectada, programa do Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) que busca universalizar o acesso à internet de alta velocidade nas escolas, a formação de professores para práticas pedagógicas mediadas pelas novas tecnologias e o uso de conteúdos educacionais digitais em sala de aula, mais de 50% dos municípios brasileiros já aderiram à política.

MEC

Como inovar no conselho de classe

É pouco comum as escolas aproveitarem o conselho para avaliar o trabalho dos docentes. “O foco é sempre na avaliação do educando”, conta Patrícia Lima, professora de História do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual Cícero Dias, em Recife. Para evitar que esse momento caia no equívoco de apenas julgar o comportamento dos estudantes ou se tornar um desabafo coletivo sem definir um plano de ação para impactar os resultados do próximo ciclo, algumas escolas têm incluído os alunos nessa discussão.

Gestão Escolar

Ensino personalizado é tendência para o futuro da educação

Há pouco mais de um mês, o executivo Daniel Faccini Castanho, presidente do Grupo Anima Educação, partiu de Belo Horizonte rumo à gelada Finlândia, terra dos vikings e da fabulosa Aurora Boreal, fenômeno que enche os céus escandinavos de cores e luzes. O objetivo da viagem, porém, não era contemplar as belezas do país. Castanho cruzou o Atlântico para conhecer de perto os métodos e inovações que têm sido aplicados ao sistema de ensino finlandês, considerado um dos mais avançados do planeta. “Precisamos olhar e aprender com os melhores do mundo”, diz ele. O executivo gostou do que viu. Tanto é que a Universidade da Finlândia vai aprimorar a qualificação de 40 professores da Anima por um ano, que se atualizarão por meio de aulas on-line e presenciais, aqui mesmo no Brasil. A parceria está em estágio inicial, mas a ambição é grande. A Anima, com mais de 95 mil alunos, mantém 3,1 mil docentes em seu quadro. “O mundo está mudando, e o ensino, mudando mais rapidamente ainda”, destaca.

Correio Braziliense

Leis e políticas

Votação da nova Base Nacional Comum Curricular é adiada após pedido de vista

Um pedido de vista feito nesta quinta-feira (7) por três conselheiras levou ao adiamanto da votação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dentro do Conselho Nacional de Educação (CNE). Antes do adiamento, o conselho chegou a apresentar um documento que resume como a nova base será organizada e implementada nas escolas. O texto integral, com 350 páginas, não foi divulgado.

G1

Conselho de Educação aprova urgência da base curricular, mas adia votação

Folha de São Paulo

Votação sobre Base Nacional Comum Curricular é adiada para o dia 15

O Estado de São Paulo

Conselho alega pouco tempo para análise e adia votação da Base Curricular

Uol

Veja a íntegra da Base Curricular revisada pelo MEC

O Globo

Relatores do Conselho Nacional de Educação deixam gênero de fora de Base Curricular

O Globo

Educadores temem que polêmica sobre termos na Base Curricular impeça sua aprovação

O Globo

Protestos marcam reunião do Conselho Nacional de Educação que votará Base Curricular

O Globo

Resolução sobre a Base Curricular prevê que Conselho dê orientações específicas sobre identidade de gênero e tratamento para ensino religioso

G1

Gênero e ensino religioso juntos na base curricular

Carta Educação

Um guia rápido para quem está entrando agora na discussão sobre a Base

Nova Escola

Dê sua opinião: educação básica poderá ser oferecida em casa pela família

A educação básica poderá ser desenvolvida em casa, e não na escola, caso seja de interesse dos pais. É o que propõe o projeto de lei do Senado (PLS) 490/2017.
De acordo com o texto, para aderir à educação domiciliar será necessária autorização. Quem optar pela modalidade deverá garantir o respeito integral aos direitos da criança e do adolescente, o cumprimento da base nacional comum curricular e a garantia de padrão de qualidade.

Senado

Projeto de Lei quer tornar “Estudo da Bíblia Sagrada” disciplina obrigatória

Um projeto de lei apresentado pelo deputado federal Cabo Daciolo (AVANTE/RJ) pretende incluir “Estudo da Bíblia Sagrada” como disciplina obrigatória no currículo do ensino fundamental e médio do Brasil. O PL 9164/2017 pretende alterar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, e está em tramitação na Câmara dos Deputados.

Gazeta do Povo

Votação do projeto Escola Sem Partido tumultua Câmara Municipal de SP

Com guardas civis, equipados com escudos e capacetes, dividindo as galerias do plenário da Câmara Municipal, vereadores de São Paulo colocaram em discussão na tarde desta quinta-feira, 7, o projeto que institui a Escola Sem Partido na rede municipal de educação da cidade, após lideranças da Casa passarem a manhã sendo alvo de postagens de grupos favoráveis à medida, especialmente o Movimento Brasil Livre (MBL). Entre tumultos e ameaças de esvaziamento do auditório, o projeto teve a votação suspensa depois de ação dos vereadores da Comissão de Educação da Câmara, que não deram quórum para a discussão prosseguir.

O Estado de São Paulo

Opinião

Apoiar a reforma da Previdência é pensar na Educação e no futuro do país

A questão da Previdência afeta fortemente as nossas contas públicas – hoje consomem 54% do orçamento da união e, no ano que vem, irão abocanhar 60%. Se não tomarmos uma providência já, ela se transformará num monstro incontrolável no futuro próximo, afetando toda a nossa capacidade de investimento em qualquer setor, inclusive em Educação. Caso não haja reforma, recursos do governo destinados a áreas estratégicas, como a Educação, serão desviados para cobrir o rombo crescente no setor previdenciário.

O Estado de São Paulo

Estatística, pesquisas e estudos

São Paulo e Minas lideram ranking de melhores práticas na educação

Os estados de São Paulo e Minas Gerais lideram o ranking da segunda edição do Índice de Oportunidade da Educação Brasileira (IOEB), divulgado na manhã desta quinta-feira, pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Os dois estados receberam notas 5,3 e 5,1 em uma escala de zero a 10, que avalia políticas públicas adotadas por municípios brasileiros na gestão de recursos e oportunidades de formação oferecidas a professores, por exemplo. Apesar do fraco desempenho do Nordeste, o Ceará tem sete cidades das 184 do estado, com Sobral no topo, entre as dez primeiras da lista. O levantamento é uma parceria do CLP com a Fundação Roberto Marinho, Institutos Península e Natura e Fundação Lemann.

O Globo

7 cidades do Ceará estão entre os 10 melhores índices do País

O Povo

Ensino Superior

Temer sanciona novas regras do Fies, que terá 3 modalidades em 2018

Em cerimônia no Palácio do Planalto, na tarde desta quinta-feira (7), o presidente Michel Temer sancionou as mudanças nas regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Segundo o Ministério da Educação (MEC), o programa de crédito para estudantes de cursos superiores terá 310 mil novas vagas em 2018, sendo 100 mil a juros zero.

G1

Novo Fies é sancionado nesta quinta e cria 310 mil novas vagas, sendo 100 mil a juro zero

MEC

MEC lança hotsite com informações sobre o Novo Fies

MEC

Temer sanciona novo Fies e quer reduzir calote

O Estado de São Paulo

Temer sanciona novo Fies e diz que medida é exemplo de educação para o século 21

EBC

Ministério Público do Trabalho abre inquérito para investigar demissões na Faculdade Estácio e Rede D'Or

De acordo com o coordenador do Núcleo de Fraudes Trabalhistas do MPT-Rio, Rodrigo Carelli, a falta de transparência das empresas, e o vísivel desrespeito aos direitos dos trabalhadores, será investigado com rigor.

O Globo

Demissões na Estácio de Sá expõem temor em torno de reforma trabalhista

El País

A ação da Polícia Federal na UFMG. E a reação de alunos e professores

A Polícia Federal deflagrou na quarta-feira (6) a Operação Esperança Equilibrista, que apura suspeitas de desvio de recursos destinados à construção do Memorial da Anistia Política na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Oito pessoas foram alvo de condução coercitiva. Segundo professores e alunos da UFMG, foi uma retaliação política em razão de críticas públicas de professores da UFMG ao governo Michel Temer.

Nexo

Decisão judicial detalha série de irregularidades na UFMG

Gazeta do Povo

Polícia Federal volta à UFSC em nova operação; contrato de R$ 300 milhões é investigado

Gazeta do Povo

Operação da Polícia Federal investiga desvios em contratos da UFSC

A Polícia Federal (PF) realizou, nesta quinta-feira (7), uma operação que investiga desvios de recursos públicos federais destinados a projetos de pesquisa desenvolvidos por fundações de apoio à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis e Balneário Camboriú

iG

Após suicídio de reitor, UFSC é alvo de nova operação da PF

Uol

Profissionais da Educação

Especialistas criticam projeto que regulamenta a profissão de pedagogo

De acordo com eles, a proposta fragiliza a os professores porque separa os pedagogos dos demais licenciados, e não resolve problemas relacionados a questões salariais e de valorização dos profissionais.

Câmara

Professores e especialistas criticam alterações no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

Em audiência na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH) nesta quinta-feira (7), professores, bolsistas e especialistas criticaram a modificação do Pibid, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. O vice-presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT–RS), lamentou que o Ministério da Educação não estivesse presente ao debate.

Senado

Eventos

Seminário no Correio apresenta experiências pedagógicas de sucesso no país

Fala-se sempre muito mal da Educação no Brasil. Mas existem muitos indivíduos trabalhando fortemente para fazer a diferença. Em especial no ensino público, pedagogos enfrentam dificuldades de toda sorte como recursos escassos, violência, má vontade, mudanças repentinas nas políticas pedagógicas, desinteresse de alunos e da comunidade, entre outros percalços. Ainda assim, conseguem destacar-se e contribuir para mudar a vida de muita gente. Experiências Exitosas na Educação Pública do País acontece na próxima terça-feira (12/12).

Correio Braziluense

Outras do dia

6 indicadores de dar inveja e 3 curiosidades sobre a Finlândia, que comemora 100 anos de independência

(...) O sistema educacional da Finlândia é motivo de inveja de governos, pais, professores e até alunos.
O país tem a educação considerada a melhor do mundo e, ainda que nos últimos anos tenha perdido algumas posições no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), segue sendo um modelo.

BBC

 

 

Voltar ao calendário