Notícias de Educação - 18/dezembro/2017

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI


Sala de aula

Alunos da rede municipal de São Paulo terão aula de robótica

A partir de 2018, alunos da rede municipal de São Paulo terão aulas de robótica desde o 1° ano do Ensino Fundamental.
O conteúdo das disciplinas foi elaborado pela Secretaria Municipal de Educação entre os meses de março e novembro deste ano e contou com a participação de alunos e professores da rede.

IDG Now

Avaliação

Três grandes vestibulares abordam o tema do Futurismo em provas de 2017

Diante da extensão do currículo do ensino médio e da grande variedade de temas que podem ser cobrados nos vestibulares, chamou a atenção de professores ouvidos pelo UOL a recorrência em três exames deste ano de um movimento artístico em específico: o Futurismo.

Uol

Gestão

Quem são e quanto gastam as fundações privadas que investem na educação

(...) A exemplo de outros institutos e fundações surgidas do senso de responsabilidade social de empresas ou de famílias que comandam companhias, como a Fundação Lemann, do empresário João Paulo Lemann, e o Instituto Natura, o Itaú Social é uma instituição que se encaixa no perfil do investidor social privado, que vem se consolidando como um aliado da esfera pública no objetivo de melhorar a educação brasileira nos últimos anos.

Gazeta do Povo

Com eleições em 2018, educação segue em ponto morto e sem projeto que a torne prioridade

Época de promessas, o ano eleitoral não traz grandes expectativas para a educação. O clima polarizado das discussões pré-eleitorais não tem indicado boas perspectivas para os desafios educacionais.
Muito pelo contrário. A avaliação é de que o país está distante de um projeto que coloque o tema no centro da agenda política e econômica. A educação viveu em 2017 mais um ano de estagnação de recursos, contrariando os diagnósticos que apontam para a necessidade de mais investimentos. Tanto para incluir os quase 2,5 milhões de crianças e jovens entre 4 e 17 anos que estão fora da escola quanto para melhorar os índices de qualidade.

Folha de São Paulo

Leis e políticas

Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dos ensinos infantil e fundamental é aprovada

A nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os ensinos infantil e fundamental foi aprovada nesta sexta-feira (15) em votação no Conselho Nacional de Educação (CNE). Foram 19 votos a favor e três votos contrários, de acordo com Eduardo Deschamps, presidente do CNE.

G1

Nova base curricular é aprovada sem ideologia de gênero; veja a íntegra

Gazeta do Povo

Ensino religioso na base curricular ainda terá discussão à parte

O Estado de São Paulo

Padrão ou interferência? Analistas questionam religião na base curricular

Uol

Base Nacional Comum Curricular (BNCC) será homologada na próxima quarta-feira, diz MEC

G1

Base curricular do ensino é aprovada; avaliações já mudam a partir de 2019

O Estado de São Paulo

A Educação Infantil na BNCC: discussão que precisa sair do papel

O Estado de São Paulo

Base Nacional Curricular não apaga com 'mágica' as desigualdades na educação, dizem especialistas

G1

Currículo novo não basta para ensino melhorar, afirma gestora americana

Folha de São Paulo

Desafio de currículo nacional será levá-lo a todas as redes municipais

Folha de São Paulo

Base Nacional Comum Curricular divide opiniões entre especialistas

Correio Braziliense

Currículo, material didático, formação e avaliações: entenda os próximos passos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

G1

Dez perguntas sobre a nova Base Nacional Comum Curricular

Gazeta do Povo

Base curricular do ensino médio: falta entender que educação sexual e de gênero reduzem evasão

Folha de São Paulo

Deputado faz votação-relâmpago em plenário vazio e aprova em 1 minuto projeto na Comissão de Educação

O deputado Caio Narcio (PSDB-MG) chegou ofegante na noite da última quarta-feira (13) ao plenário da Comissão de Educação da Câmara, da qual é presidente, e aprovou em pouco mais de um minuto um polêmico projeto sobre a autorização de cursos à distância na área de saúde.
Sem nenhum deputado no plenário da comissão, Narcio sentou-se à mesa ao lado de uma secretária e do deputado Saraiva Felipe (PMDB-MG).

G1

Fundeb recebe complemento de R$ 1,5 bilhão no Orçamento

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) receberá um complemento de R$ 1,5 bilhão da União em 2018. O aporte foi aprovado pelo Congresso Nacional durante a votação do Orçamento de 2018 e foi possível porque a Emenda Constitucional 95 excluiu os recursos do Fundeb do teto de gastos.

EBC

Estatística, pesquisas e estudos

Escolarização dos pais é decisiva no nível educacional dos filhos, diz IBGE

Dados divulgados nesta sexta-feira (15) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indicam que a escolaridade dos pais é decisiva para garantir o diploma dos filhos: 69% dos filhos cujos pais terminaram o ensino superior seguiram o mesmo caminho. Na outra ponta, entre pais que nunca foram à escola, a chance de um brasileiro alcançar um diploma universitário é de apenas 4,6%.

Uol

Acesso desigual à internet aprofunda injustiça social

O Estudo The State of the World’s Children 2017: Children in a digital world apresenta o primeiro olhar abrangente da UNICEF sobre as diferentes maneiras pelas quais a tecnologia digital está afetando a vida das crianças e as chances de vida, identificando perigos e oportunidades. O relatório argumenta que os governos e o setor privado não acompanharam o ritmo da mudança, expondo as crianças a novos riscos, prejudicando e deixando para trás milhões de crianças.

Carta Educação

Ensino Superior

O modelo de Universidade como conhecemos está com os dias contados

(...) O modelo da Singularity é um dos caminhos para a educação do futuro, segundo Roberts. Para ele, a educação deve se distanciar do modelo tradicional de acumular conhecimentos e se aproximar da ideia mais ampla de aprendizagem.
“A educação está falida. Ensinamos as pessoas da mesma maneira durante os últimos 100 anos e, como crescemos nesse sistema, achamos que é normal, mas é uma loucura”, diz Roberts. “O verdadeiro propósito da escola deveria ser gerar curiosidade, pessoas com fome de aprender”, completa.

Gazeta do Povo

A Universidade está matando a criatividade, mas deveria encontrar formas de incentivá-la

Gazeta do Povo

Justiça volta a suspender demissões da Estácio em todo o país

Uma nova decisão judicial, nesta sexta-feira (15), determinou a suspensão das demissões de professores da Universidade Estácio de Sá em todo o país. A determinação é da juíza do Trabalho Tallita Massucci Toledo Foresti.

G1

Juízes pressionam contra Estácio até por WhatsApp

Veja

Operações policiais em universidades aumentam temor de cruzada contra o ensino superior

Universidades públicas brasileiras entraram na mira da Polícia Federal (PF), que desde dezembro de 2016 realizou ao menos sete operações para apurar supostos desvios administrativos. A última delas ocorreu na última quarta-feira, dia 6 de dezembro, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A ação gerou protestos da comunidade acadêmica, que viu uma série de abusos na operação e uma afronta à autonomia universitária. Também existe o temor de que operações como esta sejam parte de um ataque mais amplo para enfraquecer o ensino superior público.

El País

Depressão e problemas psicológicos fazem universitários trancar matrículas

O problema é tão corrente que há uma instância institucional na UFABC para apoiar os alunos. As duas entidades estudantis que atuam no campus, o DCE (Diretório Central dos Estudantes) e a Caap (Central Acadêmica de Atividades Poliesportivas), têm esse assunto em suas preocupações. Já o DCE promoveu discussões e debates.

Uol

Profissionais da Educação

‘Formar professor é fundamental para implementar Base’

A aprovação da Base Nacional Comum Curricular, na última sexta-feira, pode ser uma oportunidade para que, finalmente, o Brasil invista na formação dos seus professores. É o que pensa o pesquisador da Universidade de Stanford, David Plank, que estuda o documento brasileiro em comparação ao Common Core, norma semelhante que está em vigor nos Estados Unidos desde 2010.

O Estado de São Paulo

Eventos

7 conceitos sobre a atenção das crianças

Silêncio, menos telas, mais paciência, mais proximidade entre a família e a criança e maior chance ao protagonismo na escola. Em uma palestra no Seminário Internacional de Educação Integral, em São Paulo (SP), a canadense Catherine L’Ecuyer apresentou os principais conceitos tratados no livro endereçado a pais e professores “Educar na Curiosidade” (190 págs., Edições Fons Sapientiae).

Porvir

 

 

Voltar ao calendário