Notícias de Educação - 21/dezembro/2017

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI

Postagens antigas AQUI


Sala de aula

Música pode auxiliar professores em sala de aula

Atrair a atenção das crianças para disciplinas como história, geografia e matemática tem se tornado um desafio cada vez maior. Apesar disso, educadores têm tentando diversificar sua metodologia a partir de métodos não tão convencionais.
“Música é pura matemática, por exemplo. Em sala de aula sempre procuramos envolver os alunos em projetos musicais relacionados a várias disciplinas, como ciências, geografia, literatura, idiomas, história e, obviamente, matemática”, conta Gislaine Gomes, professora musical do Colégio Marista Glória, em São Paulo.

Gazeta do Povo

A brincadeira ensina, sim

A base (BNCC) ajuda a romper uma ideia antiga de que educação infantil é sinônimo de livre brincar. Já existe hoje conhecimento acumulado sobre como fazer das atividades na creche ou na pré-escola algo que conduza a criança em suas primeiras descobertas. A brincadeira com intenção pedagógica é o que faz diferença.

Veja

Gestão

‘Prefiro aprender fora da escola, usando internet’, diz garota que ganhou R$ 800 mil em prêmio ao explicar teoria de Einstein

Hillary Andales, estudante filipina de 18 anos, venceu candidatos de 178 países e ganhou um prêmio de ciência chamado “Breakthrough Junior Challenge”, criado por Mark Zuckerberg e sua esposa. Ela conseguiu explicar a Teoria da Relatividade, de Albert Einstein, de uma forma simples, em um vídeo divertido de 3 minutos.
Em entrevista ao G1, a jovem conta que não chegou a esse patamar por se dedicar somente ao colégio. Ela diz que, desde criança, aprende muito mais fora da escola do que nas aulas.

G1

RJ corta gastos com educação pela metade em dez anos, aponta estudo

Um levantamento obtido com exclusividade pela GloboNews mostra que os gastos com educação no estado do Rio foram cortados pela metade ao longo da última década. Os investimentos no setor sofreram corte ainda maior, de 94%.

G1

Relatório publicado pela UNESCO ajuda cidadãos a reivindicar direito à educação

O Relatório de Monitoramento Global de Educação (GEM) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) lançou na terça-feira (19) a campanha #QueméResponsável, voltada para o público jovem, com o objetivo de garantir que o direito à educação seja respeitado.

ONU

Leis e políticas

Ministro da Educação homologa a nova base curricular para o ensino básico

O ministro da Educação, Mendonça Filho, homologou nesta quarta-feira (20) a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento aprovado semana passada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) que irá pautar o que deve ser ensinado nas escolas de educação infantil e fundamental em todo o País.

iG

Governo homologa base curricular; para Temer, documento “insere a educação no século 21”

Gazeta do Povo

Currículo nacional é homologado e passa a valer em até 2 anos nas escolas

Folha de São Paulo

Base Curricular não tem 'prisão à ideologia de gênero', diz ministro

O Estado de São Paulo

MEC aguarda publicação do STF para definir ensino religioso nas escolas

EBC

Veja o que diz a base curricular final e o que falta para ela chegar às escolas

Folha de São Paulo

Governo anuncia R$ 100 milhões em 2018 para implantar base curricular

Folha de São Paulo

Opinião

Novas perspectivas para a educação

O ano de 2017 termina com boas perspectivas para a educação brasileira. Não quero com isso dizer que avançamos na qualidade do ensino. Basta citar os recentes resultados divulgados sobre a alfabetização de nossas crianças: de cada 100 que concluem o 3º ano do ensino fundamental, 50 não sabem ler e contar. Ou seja, em pleno século XXI, ainda não sabemos alfabetizar nossos alunos, e isso é uma verdadeira vergonha nacional.
Mas há importantes iniciativas que poderão ajudar a transformar esse quadro.

IstoÉ

Ensino Superior

Anhembi Morumbi demite 150 professores, diz sindicato

Pelo menos 150 profissionais estão sendo demitidos da Universidade Anhembi Morumbi neste fim de ano, de acordo com o Sinpro-SP (Sindicato dos Professores de São Paulo).
Segundo o UOL apurou com fontes internas da instituição, os cortes atingiriam professores, diretores e também coordenadores de cursos.

Uol

Eventos

Alunos brasileiros ganham direito de ter experimento testado pela Nasa

O grupo pensou num composto de areia, cimento e plástico verde à base de bagaço de cana de açúcar. A mistura para ser usada em revestimentos e construções, no espaço ou em outros planetas.
Entre 70 projetos avaliados por cientistas brasileiros e pela própria Nasa, a agência espacial americana, esta ideia foi considerada a melhor. E era mesmo, diz o engenheiro espacial que trouxe o programa para o Brasil.

JN

 

 

Voltar ao calendário