Notícias de Educação - 27/dezembro/2017

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI

Postagens antigas AQUI


Como foi 2017

Destaques de 2017 em pesquisas educacionais

Todos os anos esperamos que pesquisadores descubram novas coisas que funcionam ou não em sala de aula. Em 2017, um grupo de cientistas colocou a aprendizagem socioemocional como essencial, aprendemos que estereótipos negativos podem desencorajar estudantes negros a ingressarem na faculdade e que um exercício de escrita reflexiva pode ajudar. Também é aceitável que alunos do segundo ano usem os dedos para contar, e que as mensagens de texto enviadas aos pais estimulam mesmo o envolvimento familiar e a participação dos estudantes.

Porvir

Cortes no orçamento da educação marcaram debates promovidos pela CE em 2017

A suspensão do programa Ciência sem Fronteiras e as dificuldades financeiras dos institutos federais foram alguns dos temas debatidos pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado em 2017 (CE). Senadores criticaram os cortes no orçamento da educação e representantes dos servidores denunciaram perseguição política.

Senado

Pronatec, base curricular e violência nas escolas marcaram o ano na Comissão de Educação

Senado

Combate ao trabalho infantil foi um dos destaques da Comissão de Educação em 2017

Senado

Ano tem altos e baixos em tipos de ensino, no Brasil

A educação no país teve números bem distintos este ano. O Censo Escolar da Educação Básica 2017, divulgado nesta terça-feira (26), mostra que houve queda nas matrículas no ensino fundamental (1º ao 9º ano) dos colégios públicos, em comparação com o ano passado. Entretanto, o número de crianças nas creches aumentou nesse mesmo período.

Pleno News

Cai número de matrículas no ensino fundamental e no ensino médio das escolas públicas, diz Censo

G1

Leis e políticas

Comissão de Educação aprova Fundo Pró-Leitura

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei do Senado Federal que cria o Fundo Nacional Pró-Leitura (FNPL - PL 1321/11) com o objetivo de incentivar a população a ter mais interesse pela leitura e também mais acesso aos livros.

Câmara

Seguridade Social aprova regime escolar especial para estudantes impossibilitados de frequentar aulas

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara aprovou o Projeto de Lei 5982/16 que estabelece regime escolar especial para atendimento a alunos impossibilitados de frequentar as aulas em razão de tratamento de saúde, mães lactantes e pais e mães estudantes, cujos filhos tenham até três anos de idade.

Câmara

Ensino Superior

Por que a concorrência da Unicamp é maior do que a de Harvard

Se essas instituições estrangeiras são tão mais prestigiadas, e se recebem candidatos do mundo inteiro, por que não são são mais concorridas do que a Unicamp?
Existem três motivos para isso. Numericamente, a disputa por uma vaga na universidade brasileira é mais acirrada do que a da instituição americana; diferenças na seleção explicam.

Gazeta do Povo

SP: Professores dizem que foram demitidos da FMU ‘sem justificativas’ e ‘por e-mail’; faculdade nega

Segundo professores e alunos, as Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), em São Paulo, demitiram um grande número de docentes em cursos como educação física, direito, música e letras. Alguns deles afirmaram ao G1 que, mesmo após mais de 30 anos atuando na instituição, foram dispensados sem receber qualquer justificativa. A faculdade declara que “não informa o número de demissões por respeito aos profissionais”.

G1

 

 

Voltar ao calendário