Notícias de Educação - 29/dezembro/2017

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI

Postagens antigas AQUI


Retrospectiva 2017

Base curricular e mudanças no Fies e no Enem; veja o ano de 2017 na educação

O principal acontecimento de 2017 na área de educação ocorreu no último mês do ano: a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O documento que servirá como referência para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares estaduais e municipais foi cercado de polêmicas durante todo o ano.

EBC

Reformulação do Fies e combate ao bullying foram destaques na área de educação neste ano

Mudanças no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e a adoção, nas escolas, de ações de prevenção e combate ao bullying foram algumas das propostas aprovadas pela Câmara dos Deputados em 2017 na área da educação.
Confira os principais destaques.

Câmara

Conheça os jovens que foram destaque no Porvir em 2017

Da participação em grêmios estudantis até a criação de projetos de impacto social, eles mostraram que a nova geração pode transformar a educação

Porvir

Sala de aula

Transição gradual entre etapas escolares ajuda estudante

Mudanças nem sempre são bem vistas por crianças e adolescentes, seja em sua rotina ou no ambiente escolar. Com a transição entre as etapas escolares - seja do Ensino Infantil para o Ensino Fundamental ou do Fundamental para o Médio, novas responsabilidades, dúvidas e inseguranças surgem para os estudantes.
Novas disciplinas, diferentes professores e colegas e interação com alunos de outras idades fazem parte deste processo. Cabe à escola e aos professores “preparar o terreno” para que as crianças possam aceitar a evolução de forma gradual e segura.

Gazeta do Povo

Projeto deixa “decoreba” de lado e procura ensinar ciências na prática

O biólogo Sam Adam Hoffmann Conceição sempre se incomodou com a falta de experiências práticas nas aulas de ciências da escola pública. Foi assim que em 2010 ele criou o site Ciência Curiosa, um portal de divulgação científica que agrupa vídeos de experiências filmadas, produzidos especialmente para uso em aulas de educação básica.
Anos depois, com o objetivo de divulgar a ciência e despertar o interesse dos estudantes, o projeto cresceu e se transformou na Iniciativa Divulgadores, que realiza eventos científicos em escolas, especialmente por meio da promoção de clubes de ciências.

Gazeta do Povo

Gestão

SP: Prefeitura afirma que capital tem menor fila por creche dos últimos 10 anos

A Secretaria Municipal de Educação anunciou nesta quinta-feira, 28, que atingiu a menor demanda por vaga em creche desde que o dado começou a ser divulgado pela gestão municipal, em 2007.
Segundo a pasta, 44.094 crianças de 0 a 3 anos aguardam por uma vaga. A secretaria afirmou ainda que, neste ano, foram criadas 26 mil vagas nos Centros de Educação Infantil (CEIs).

O Estado de São Paulo

Inclusão

UnB apura cem casos de suposta fraude em cotas raciais apontada por alunos

A Universidade de Brasília (UnB) abriu sindicância para apurar suposta fraude de, pelo menos, cem alunos que foram admitidos pelo regime de cotas raciais. Os casos foram levantados por grupos de ativistas negros e estudantes da própria universidade, como forma de pressionar a direção da UnB por um rigor maior nessa avaliação.

G1

Leis e políticas

MEC estabelece critérios para a manutenção do Fies

O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, dia 29 de dezembro, uma resolução que estabelece critérios para permanência no Programa de Financiamento Estudantil (Fies). A partir do primeiro semestre de 2018, os estudantes beneficiados pelo programa devem obter aproveitamento acadêmico mínimo de 75% no último semestre cursado.

Brasil Escola

Profissionais da Educação

Piso do magistério terá aumento de 6,81% no ano que vem

O ministro da Educação, Mendonça Filho, assinou hoje (28) a portaria que estabelece um aumento de 6,81% para o piso salarial dos professores para 2018. O reajuste anunciado segue a Lei do Piso, que estabelece a atualização anual do piso nacional do magistério, sempre a partir de janeiro.

EBC

Outras do dia

Cruzada conservadora contra a discussão de gênero nas escolas, agora também no Paraguai

Funcionárias da área social do Governo paraguaio criavam folhetos para a apresentação de um relatório sobre como frear a violência de gênero quando sua chefia as advertiu: “Tenham cuidado com a palavra gênero”. Depois as obrigou a apagá-la da convocatória, segundo contou ao EL PAÍS uma das trabalhadoras, que pediu o anonimato. Alguns dias antes, representantes de igrejas católicas e evangélicas exigiram do ministro da Educação do Paraguai, Enrique Riera, que eliminasse um guia para docentes sobre como promover a igualdade de gênero nas escolas.

El País

 

 

Voltar ao calendário