Notícias de Educação - 06/jun/2018

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI

Postagens antigas AQUI


Sala de aula

Educação ambiental vai além do contato com a natureza e integra questões sociais

O que você entende por educação ambiental? Para muitos a resposta está diretamente ligada ao contato com a biodiversidade, ao conhecimento sobre espécies da fauna e flora e ao manejo da terra. Essa ideia não está errada, mas quando ampliamos as possibilidades da educação ambiental podemos entendê-la de forma mais completa.

G1

Gestão

Maranhão enfrenta o desastre educacional

Com aumento de salário para professores estaduais, reforma de escolas e mudança de gestão, o estado tenta corrigir seu destino
As mudanças que estão sendo implementadas têm como pilares as áreas de infraestrutura, currículo, formação de professores e gestão escolar, além da questão da remuneração. Todas fazem parte da macropolítica Escola Digna, cujo decreto foi assinado pouco depois da posse, além do estabelecimento de um regime de colaboração do estado com os municípios. “A Educação aqui estava esquecida, tem índices de aprendizagem ruins, e as redes municipais necessitam de ajuda para se organizar. O estado não é responsável por elas, mas pode se fazer presente em ações que influenciam a qualidade”, diz o governador.

Nova Escola

Especialistas em tudo

Há 34 anos uma escola pública paulistana tem professores polivalentes para turmas do 6º ao 9º ano. Mesmo com bons índices, é um caso isolado. Entenda por quê
Polivalente é o professor que ensina todas as disciplinas, articulando os conhecimentos básicos das diferentes áreas do currículo. Na escolarização, o limite da chamada monodocência varia de país para país. Em boa parte da Europa, vai até os 13 anos. Nos Estados Unidos, está entre 11 e 12 anos. Já em Cuba, os especialistas só entram em sala quando o aluno completa 15 anos. Por aqui, como se sabe, a idade de corte é 11 anos. Ou seja, no 6º ano, o estudante já tem um docente por disciplina. Essa mudança costuma ser complicada.

Nova Escola

Educação básica ainda tem muito espaço para consolidação no Brasil, diz Warburg Pincus

O mercado de educação básica no Brasil ainda oferece muitas oportunidades a grupos de private equity e o sucesso dos investimentos dependerá cada vez mais da capacidade de integração dos ativos adquiridos, disse nesta terça-feira o diretor da Warburg Pincus do Brasil, Henrique Muramoto.

Uol

Colégio Embraer vai cobrar mensalidade de 20% dos novos alunos a partir de 2019

A Embraer informou que vai cobrar, a partir de 2019, mensalidade de 20% dos ingressantes nos Colégios Engenheiro Juarez Wanderley, em São José dos Campos, e Casimiro Montenegro Filho, em Botucatu.
As escolas, que eram exclusivamente voltada a alunos de baixa renda e oriundos da rede pública de ensino, estão entre as melhores do país. A seleção dos alunos é feita por meio de vestibulinho.

G1

Profissionais da Educação

Os professores do amanhã

A geração que mudou de vida pela Educação chegou à Pedagogia para transformar a história de outras pessoas
O professor é querido pelos brasileiros. Basta perguntar na rua quem são os profissionais mais importantes para um país e você, certamente, constatará que a maioria das pessoas vê o professor e a Educação como fundamentais. Ao mesmo tempo, e você sabe bem disso, o sentimento mais frequente entre os educadores é o de desvalorização. Os salários são baixos, quando comparados aos de outras carreiras, a rotina é puxada e as condições de trabalho nem sempre são adequadas.
Apesar dessas contradições, a Educação continua sendo uma carreira muito buscada pelos jovens, especialmente por um tipo específico: aqueles que tiveram a vida transformada por professores. São, sobretudo, pobres, mulheres e negros, pessoas que chegaram ao Ensino Superior na última década graças a investimentos feitos por quase 30 anos. E eles são muitos.

Nova Escola

Os alunos de Pedagogia e a escola do futuro

Nova Escola

SP: Em audiência, sindicatos chegam a proposta comum para professores da rede privada

Os sindicatos dos professores (Sinpro) e das escolas particulares do Estado de São Paulo (Sieeesp) chegaram a uma proposta em comum na tarde desta terça-feira, 5, em uma audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP). Ambos concordaram levar para votação de suas assembleias a manutenção da convenção coletiva por mais um ano, reduzindo o reajuste salarial de 3% para 2,14%.

O Estado de São Paulo

Inclusão

Governo Temer corta bolsa para estudantes indígenas e quilombolas

Calouros universitários indígenas e quilombolas de todo o país correm o risco de abandonar seus estudos porque o governo federal interrompeu novas bolsas do PBP (Programa Bolsa-Permanência), uma ajuda mensal de R$ 900 para moradia, alimentação e material escolar.

Folha de São Paulo

Leis e políticas

Educação pública de qualidade custaria até 5 vezes mais

O Brasil deveria investir até cinco vezes mais do que gasta hoje para garantir uma educação pública de qualidade da creche ao ensino médio, segundo estudo lançado hoje (5) pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação.
O cálculo do Custo Aluno-Qualidade inicial (CAQi) leva em consideração os custos necessários para a formação e valorização dos professores, despesas com água, luz e telefone, além de aquisição de materiais em geral, como equipamentos para esportes, brincadeira e música, aparelhos e utensílios para cozinha, coleções e materiais bibliográficos, entre outros.

Terra

Estatística, pesquisas e estudos

UNESCO divulga pesquisa sobre tecnologia digital na gestão das redes estaduais de ensino

A UNESCO apresenta nesta semana (6), em Salvador, uma pesquisa sobre a utilização de tecnologias digitais na administração da educação pública. Desenvolvida em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), análise reúne dados de todo o Brasil.
(...) Segundo o especialista, o uso das novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes é muito importante, mas existem outros campos no setor da educação pública brasileira que precisam acompanhar as evoluções.

ONU

Opinião

Desigualdade educacional: dar mais para quem tem mais desafios

Em um País com esse nível de privilégios, investir em Educação é questão de justiça social, uma vez que esta é a política capaz de contribuir para a redução de nossas desigualdades históricas. Segundo estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a escolaridade é um dos principais fatores que explicam a elevada disparidade da renda do trabalho no Brasil. É também em uma escola pública de qualidade que podemos assegurar a formação integral de nossas crianças e jovens, determinante para muitas dimensões da vida humana: cultura, higiene, educação financeira, bem-estar, relacionamentos, cidadania, entre muitos outros.

Uol

BNCC pede renovação nas escolas

O maior foco deve ser a formação continuada dos professores que estão nas salas de aula, pois a efetividade da BNCC repousa numa prática docente dinâmica que atribua ao aluno papel crescentemente ativo no ato de aprender, na mudança de postura e atitude docentes a caminho de uma visão integral do aluno e no desenvolvimento de competências socioemocionais.

O Povo

Ensino Superior

Sisu oferece 57 mil vagas; inscrições terão início na próxima terça

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começarão na próxima terça-feira, dia 12 de junho. Serão oferecidas no total 57.271 vagas em 68 instituições públicas de ensino superior. O edital com detalhes da seleção foi publicado nesta terça-feira, 5, no Diário Oficial da União.

O Estado de São Paulo

Unicamp aprova proposta de reajuste de 1,5% para professores e servidores

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aprovou nesta terça-feira, 5, proposta de reajuste salarial de 1,5% para professores e técnicos. O mesmo índice, abaixo da inflação do último ano, que foi de 2,9%, também foi apresentado pela Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Terra

Eventos

Comissão analisa parecer de subcomissão que acompanha cumprimento de metas do PNE

A Comissão de Educação reúne-se nesta quarta-feira (6) para apresentação e discussão do relatório da subcomissão permanente que acompanha o processo de implementação das estratégias e do cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação, referente ao ano de 2017.

Câmara

Metodologias ativas e blended learning trazem inovação à educação

Metodologias ativas de ensino e aprendizagem, como sala de aula invertida ( flipped classroom ), peer instruction (ensino por pares), design thinking, aprendizagem baseada em games e gamificação são estratégias inovadoras que vêm influenciando tanto a educação presencial, quando o ensino híbrido ( blended learning ) e a educação a distância (EaD).
Estes temas serão explorados na JOVAED — Jornada Virtual ABED de Educação a Distância, um evento online, aberto e gratuito organizado pela ABED — Associação Brasileira de Educação a Distância, que ocorrerá entre 09 a 29 de Junho de 2018.

Gerra

 

 

Voltar ao calendário