Notícias de Educação - 18/set/2018

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI

Postagens antigas AQUI


Sala de aula

Colégios se antecipam à Base Nacional Comum do ensino médio

Disciplinas optativas já fazem parte da grade de algumas instituições em São Paulo
O que fazer para oferecer um ensino que faça sentido à geração Z e, ao mesmo tempo, prepare esses jovens para os novos desafios do mercado de trabalho? A receita não é fácil. Nem está pronta. Enquanto continuam as discussões da Base Nacional Comum Curricular para a última etapa da educação básica, as escolas já começam a se preparar para cumprir o que prevê a lei que instituiu o ensino médio flexibilizado. Quando entrar em vigor, o aluno terá 60% da carga horária destinada à parte comum e, nos 40% restantes, os estudantes poderão escolher conteúdos organizados em cinco itinerários formativos.

O Estado de São Paulo

Escolas ajustam currículos à nova Base Nacional Comum Curricular

O Estado de São Paulo

Pais dão nota que vale pontos no colégio

Para incentivar melhor comportamento dos alunos em casa, o Colégio Brasil Objetivo, em Interlagos, propõe que os pais avaliem os filhos. Por meio de um questionário bimestral de 30 perguntas, o responsável anota se o filho tem arrumado a cama, feito a lição de casa e escovado os dentes. Ao final, é dada uma nota e, se o jovem cumpriu todas as obrigações no lar, o estudante pode ganhar até dois pontos na composição da nota.

O Estado de São Paulo

Como a Alemanha usa as escolas contra mentiras sobre o nazismo e o Holocausto

O recente episódio em que um grupo de brasileiros que não acreditam no Holocausto contestou um vídeo publicado no Facebook pela Embaixada da Alemanha em Brasília colocou luz sobre uma necessidade que o governo alemão já elegeu há décadas como prioridade nas políticas públicas: garantir que a verdade sobre a história do nazismo não seja perdida entre mentiras e boatos espalhados tanto entre adultos quanto crianças.

BBC

Gestão

Como oportunidades iguais a ricos e pobres ajudaram Finlândia a virar referência em educação

Em um espaço de 30 anos, a Finlândia transformou um sistema educacional medíocre e ineficaz, que amargava resultados escolares comparáveis aos de países como o Peru e a Malásia, em uma incubadora de talentos que a alçou ao topo dos rankings mundiais de desempenho estudantil e alavancou o nascimento de uma economia sofisticada e altamente industrializada.
Trata-se, à primeira vista, de um enigma: os finlandeses estão fazendo exatamente o contrário do que o resto do mundo faz na eterna busca por melhores resultados escolares - e está dando certo. O receituário finlandês inclui reduzir o número de horas de aula e limitar ao mínimo os deveres de casa e as provas escolares.
Delegações de educadores internacionais vasculham o paradoxal modelo finlandês em busca da fórmula do milagre. E ouvem, dos finlandeses, a seguinte resposta: a educação pública de alta qualidade não é resultado apenas de políticas educacionais, eles dizem, mas também de políticas sociais.

BBC

Continência, 'inspeção de cabelo' e tutoria de PMs: a rotina em uma escola com regras e disciplina militares

Trata-se de um modelo diferente dos Colégios da Polícia Militar (CPM). Na Bahia, existem atualmente 15 CPMs e, pela legislação vigente, esse número só pode chegar a 17. No caso do Vetor, as escolas seguem geridas pelas prefeituras e recebem policiais militares da reserva para atuar no âmbito disciplinar. Neste caso, o custo para implantação do modelo fica a cargo dos municípios.

G1

A alternativa que não é o inglês

Apesar de a maioria das escolas bilíngues ainda oferecer o inglês, tem crescido também a procura por colégios que apostam em outros idiomas, como o alemão e o francês. E, se até há algum tempo o público desses colégios era composto quase que em sua totalidade por filhos de estrangeiros residentes no Brasil ou por famílias com ascendência, o cenário agora é outro.

O Estado de São Paulo

Quando ser bilíngue é mais que opção

O Estado de São Paulo

Confira sete pontos para observar ao escolher uma escola

Uma boa educação é um investimento a longo prazo. Exige dinheiro, tempo, dedicação e paciência com o retorno que virá somente na vida adulta. E, quando se trata de escolher um colégio para as crianças, o desafio é ainda maior. Mas há caminhos para quem não sabe por onde começar.

O Estado de São Paulo

Profissionais da Educação

Inspirado na Escola da Ponte, projeto forma educadores para serem mediadores

Com 43 núcleos criados, 106 pessoas formadas e outras 150 em processo de “transformação”, começa a se estruturar no Brasil a Rede Gaia Escola. O projeto une, prepara e apoia educadores interessados em fazer a transição do modelo tradicional de transmissão de conhecimentos para a prática da mediação educativa, que incentiva a aprendizagem pelo desenvolvimento de projetos.

Porvir

Capes dá início ao pagamento de bolsas da Residência Pedagógica

Mais de 35,7 mil bolsistas selecionados para o Programa Residência Pedagógica começam a receber o pagamento neste mês. Desse total, 30 mil são discentes de licenciatura que receberam bolsas de residente e iniciaram as atividades em agosto deste ano. Os demais são preceptores, docentes orientadores e coordenadores institucionais que atuam na execução do programa, desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), autarquia vinculada ao MEC.

MEC

Inclusão

Alunos gravam livros para colegas de escola que não podem ler no litoral de SP

Com epilepsia e uma síndrome paralítica, o adolescente, que ainda perdeu o pai por um ataque cardíaco fulminante no último ano, não desistia.
Folheava incansavelmente os livros com contos escritos pelos próprios amigos, fixava atentamente os olhos nas ilustrações, mas não compreendia. O caso mobilizou os alunos e colegas de uma escola em Itanhaém, no litoral sul de São Paulo, a transformar em sons as linhas que Kayky não conseguia ler.

Folha de São Paulo

Encceja Nacional PPL será aplicado nesta terça e quarta-feira para 80 mil pessoas privadas de liberdade no Brasil

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja Nacional PPL) 2018 será aplicado nesta terça e quarta-feira, 18 e 19 de setembro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). São 80.683 inscritos, sendo 71.115 do sistema prisional e 9.568 do sistema socioeducativo. As provas serão aplicadas em 1.041 unidades prisionais e 324 unidades socioeducativas, de 701 municípios. Na mesma data, em nove estados, será feita a reaplicação do Encceja Nacional Regular para 65 participantes afetados por questões logísticas na aplicação de 5 de agosto.

Inep

Leis e políticas

Teto de gastos pode preservar recursos para a área social

O teto de gastos na administração pública pode preservar recursos para setores considerados fundamentais para a população. Uma proposta de emenda à Constituição (PEC) com este objetivo foi apresentada esta semana. De acordo com o texto, ficam de fora do teto de gastos as áreas de saúde, educação, segurança pública, saneamento, ciência e tecnologia, assistência social e gestão ambiental. A matéria só poderá ser analisada pelos senadores após o fim da intervenção federal no estado do Rio de Janeiro.

Senado

RS: Documento com mudanças nos currículos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental é apresentado nesta segunda

Depois de cinco meses coletando contribuições de educadores das redes pública e privada do Rio Grande do Sul, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) apresenta, no começo da tarde desta segunda-feira (17), a primeira versão do Novo Referencial Curricular Gaúcho.
O documento norteará os currículos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental das instituições de ensino no Estado, além do que já está estipulado na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), aprovada em dezembro de 2017 e cuja implementação deve ser feita até o início do ano letivo de 2020.

Zero Hora

Política eleitoral, partidária e afins

Propostas dos candidatos na educação miram melhoria do ensino médio

Os economistas dos principais candidatos à presidência miram o ensino médio para melhorar a educação. O futuro do Brasil vai ser decidido em sala de aula, resumiu nesta segunda-feira (17) Eduardo Giannetti da Fonseca, um dos responsáveis pelo programa econômico de Marina Silva (Rede).

Folha de São Paulo

Estatística, pesquisas e estudos

Educação, pobreza e desigualdade

Os pesquisadores Marcelo Medeiros (Ipea/UnB), Rogério Barbosa (USP) e Flávio Carvalhaes (UFRJ), que acabam de concluir um estudo: a expansão educacional, isoladamente, teria pouco impacto em nossos atuais níveis de desigualdade e pobreza.
O trabalho mostra que, mesmo se tivéssemos expandido o ensino médio completo para toda a população desde 1956, o coeficiente de Gini (indicador mais usado para medir a desigualdade) estaria apenas 7% menor em relação ao nível observado em 2010, e os níveis de pobreza registrados em 2015 estariam reduzidos em apenas 25%.

O Globo

Opinião

'Como a base prevê também aprendizagem por série (idade), o problema permanece'

Os programas estão organizados por série, ou seja, a cada idade corresponde um programa curricular. Teoricamente há progressão nessas propostas, garantindo que os alunos tenham acesso a conteúdos mais complexos a cada ano. No entanto, não há propriamente um uso das ciências de base que ajudem a definir o que cada etapa do desenvolvimento cognitivo pode elaborar e aprender. Então como as escolas definem o que ensinar? Ainda hoje, os conteúdos são distribuídos de acordo com o que aparece nos livros didáticos.

O Estado de São Paulo

Educação afetiva: o carinho em sala de aula contribui para o aluno se dedicar mais às tarefas

O que mais o marcou quando era um aluno? Os recursos que o professor utilizava (matriz, quadro, mapa); os conteúdos específicos de uma disciplina (fórmula, relevo, verbo); os momentos de interação (passeio, elogio, cobranças).
O que vai determinar a escolha de uma das alternativas é o significado atribuído a elas. E só é significativo para uma pessoa aquilo que a tocou com sentimento — podendo ser positivo ou negativo. Dentre os diferentes sentimentos, o afeto é determinante para o sucesso do processo de aprendizagem, por isso a importância de se falar em educação afetiva escolar.

Zero Hora

A urgência da Educação

Às vésperas de mais uma eleição, muito se discute sobre segurança e emprego, temas que não saem do noticiário diário em praticamente todos os veículos de comunicação. A Educação, apesar de ter aparecido em algumas questões nos debates televisivos e nas falas dos candidatos, ainda não é tema de discussões estruturantes, que se aprofundem de verdade nos problemas do nossos sistema de ensino.
Ainda não vemos a área educacional como primordial para o desenvolvimento do País em todas as esferas sociais, e nem a enxergamos com a urgência que ela precisa

Huff Post

Ensino Superior

Pelo 2º ano seguido, Unesp não tem dinheiro para pagar 13º salário de funcionários

Em nota interna, reitor aponta quadro de desequilíbrio financeiro da instituição
Parte dos servidores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) pode ficar sem receber o 13º salário neste ano, pela segunda vez. A instituição divulgou um comunicado interno aos funcionários alegando dificuldades orçamentárias.

O Estado de São Paulo

Negócios

Startups de educação se popularizam na esteira das pequenas escolas privadas

A dificuldade em vender para o serviço público cria um dilema para estas empresas. A presença de startups educacionais, as chamadas “EdTechs”, neste segmento ainda está em fase germinal, embora o ensino público concentre boa parte dos gargalos do setor e a grande maioria dos estudantes (sete em cada 10 estudam em escola pública, no ensino básico).
Para contornar estas limitações, muitas EdTechs apostam em modelos de negócios que não dependem do ensino público. As escolas particulares pequenas, muitas delas “de bairro” (ou no interior do país), são grandes aliadas.

Gazeta do Povo

"Futuro da Positivo Educação depende da vontade de seis famílias diferentes

Enquanto a empresa se debruça sobre o plano de abrir capital, que conciliaria melhor os interesses dos sócios, as ofertas de compra não param de chegar – e são analisadas uma a uma
De tão frequentes que se tornaram, as notícias sobre a venda da Positivo Educação já não surpreendem mais o vice-presidente do grupo, Lucas Guimarães, membro de uma das seis famílias de acionistas da empresa.
Só no último mês, pelo menos três novas informações davam conta da venda do grupo e também da negociação separada de ativos de educação, como a Universidade Positivo e os colégios. Lucas confirma o assédio do mercado, mas diz que daí a fechar um negócio há praticamente um abismo."

Gazeta do Povo

Eventos

Comissão geral debate correção de falhas na liberação e aplicação dos recursos do Fundeb

A Câmara reúne-se nesta quarta-feira (19) para debater a apuração, liberação e aplicação dos recursos referentes às parcelas calculadas de forma equivocada pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb-Fundef) nos municípios brasileiros.

Câmara

Brasil terá primeira olimpíada digital de matemática

Pela primeira vez no país, as escolas brasileiras disputarão uma olimpíada de matemática dentro de uma plataforma de jogos digitais. O torneio é voltado a todos os alunos da educação infantil até o sexto ano, da rede pública e privada, com idades entre 5 e 11 anos. As inscrições vão até 25 de setembro.

Correio Braziliense

CE: 261 escolas da rede municipal são homenageadas por atingir metas do Ideb

O saldo de Fortaleza na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017 rendeu homenagem a 261 escolas da rede municipal de ensino que conseguiram atingir ou superar as metas estabelecidas para o ensino fundamental. A solenidade aconteceu ontem, na Assembleia Legislativa do Ceará

O Povo

Outras do dia

Cresce 17% o número de candidatos “professores” nas urnas

Para as Eleições 2018, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu 1.092 pedidos de registros de candidaturas para utilizar palavras relacionadas à profissão “professor” na urna eletrônica.
O número é 17,1% superior ao contabilizado em 2014, quando 932 candidatos optaram por utilizar termos referentes à ocupação profissional.

Gazeta do Povo

Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero

Na cidade de Trappes, localizada em Yvelines, na região parisiense, a prefeitura tirou a quadra de futebol do meio do pátio da pré-escola Michel-de-Montaigne, criando um espaço para incentivar as brincadeiras entre meninos e meninas. A reorganização do espaço, proposta pelo setor de Urbanismo da prefeitura, visa evitar que o centro do pátio seja ocupado principalmente pelos meninos.

G1

 

 

Voltar ao calendário