Notícias de Educação - 05/out/2018

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI

Postagens antigas AQUI


Sala de aula

Como o tema da educação alimentar é inserido nas escolas

A partir de 2019, os currículos do ensino fundamental e médio deverão incluir o tema da educação alimentar e nutricional nas disciplinas de ciências e biologia, respectivamente.
Espera-se que o trabalho de conceitos de alimentação e nutrição desde cedo aja sobre a formação e consolidação de hábitos alimentares mais saudáveis, que acompanhem os alunos até a idade adulta.
O Ministério da Saúde e o Fundo Nacional de Educação já disponibilizam materiais para os professores com sugestões de atividades.

Nexo

Gestão

MEC anuncia recursos de R$ 600 milhões para o ensino médio

O Ministério da Educação lançou nesta quinta-feira, 4, a primeira portaria de avaliação de impacto do Programa de Fomento à Implantação das Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), em escala nacional. O evento, realizado no Palácio do Planalto, contou com a presença do presidente da República, Michel Temer, e do ministro da Educação, Rossieli Soares. Na ocasião, também foi anunciada a publicação da portaria do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), para apoiar a implementação do Novo Ensino Médio. Juntas, as duas portarias somam investimentos da ordem de R$ 600 milhões.

MEC

Inclusão

Videoprova em libras do Enem passa a ser disponibilizada no Portal do Inep em plataforma similar à adotada na aplicação

A videoprova em Libras do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 já pode ser acessada pelo Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), assim como ocorre com a prova regular. A iniciativa permitirá que surdos e deficientes auditivos estudem pelas provas anteriores no mesmo formato em que elas são aplicadas. A novidade foi anunciada em 26 de setembro, data em que se celebrou o Dia Nacional dos Surdos, e a plataforma foi disponibilizada nesta quinta-feira, 4 de outubro.

Inep

Para ser mais inclusiva, universidade proíbe palmas

Uma votação na Universidade de Manchester decidiu pela substituição de aplausos por “mãos de jazz” - gesto agitando as duas mãos, conhecido como palmas de surdos. O gesto deverá ser usado em eventos estudantis como debates e palestras. 
De acordo com Sara Khan, representante da União de Estudantes da Universidade de Manchester, a decisão ocorreu porque palmas tradicionais podem ser um incômodo para estudantes com autismo, problemas sensoriais ou surdez.

Gazeta do Povo

Política eleitoral, partidária e afins

Vitrine de Haddad, Fies gerou inadimplência e verba para empresários

Uma das principais vitrines de Fernando Haddad (PT), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) deixou como herança um contingente elevado de estudantes endividados e turbinou os grupos privados de educação.
A inadimplência no programa, que atingia 31,4% dos contratos em 2013 (ano seguinte ao término da gestão Haddad como ministro da Educação), aumentou após a recessão e hoje supera 50%, segundo o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento à Educação).

Gazeta do Povo

Ensino Superior

Universidades particulares terão disciplina sobre primeira infância

Universidades particulares terão disciplina sobre desenvolvimento infantil em cursos da área de saúde, pedagogia, psicologia e serviço social. O anúncio foi feito hoje (3), pela Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup).
A disciplina foi desenvolvida pela Anup em parceria com a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e é fruto de acordo firmado entre Anup, Ministério da Educação e Ministério do Desenvolvimento Social. A Anup foi procurada pelo governo para que contribuísse com ações voltadas para a primeira infância.

EBC

Policiais e jurídicas

Livro causa discórdia e é proibido

A retirada do livro Meninos Sem Pátria, de Luiz Puntel, da lista de leitura do Colégio Santo Agostinho, escola católica no Rio de Janeiro, gerou polêmica entre pais, professores e alunos. A história, ambientada na Ditadura Militar, é sobre a experiência de viver a infância e a adolescência longe de casa. Os pais contrários à publicação acusam a escola de pregar “ideologia comunista em sala de aula”. Os que são a favor reclamam de “censura”.

Correio Braziliense

“É um desserviço à educação”, diz autor que teve livro censurado em escola do Rio

Carta Educação

 

 

Voltar ao calendário