Notícias de Educação - 08/out/2018

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Sala de aula

O projeto de Harvard que está mudando a maneira de dar aulas

Pesquisadores levam experiências práticas da sala de aula para discussões científicas; depois os resultados voltam à escola
Iniciativa criada nos anos 60 na Universidade Harvard, o Project Zero (PZ) reúne especialistas em educação voltados para o ensino das competências do século 21. O projeto conta com uma equipe multidisciplinar que busca desenvolver abordagens novas e mais abrangentes para processos de aprendizagem.
Em entrevista à Gazeta do Povo, Howard Gardner, diretor-sênior do Project Zero, destaca o papel da iniciativa para a educação.

Gazeta do Povo

A tecnologia é uma inimiga ou aliada na educação das crianças?

É notória a presença de uma diversidade de dispositivos eletrônicos em todos os lugares. Há uma infinidade de modelos, marcas e funcionalidades diferentes para cada um. Associado à praticidade, dinamismo e facilidade de obter informações, o uso da tecnologia invadiu o dia a dia da população. Mas, quando o uso destes aparelhos como tablets, videogames, smartphones e até mesmo a televisão virou uma realidade na vida das crianças, as opiniões sobre o contato com o digital divergem entre os pais.
Na escola, dados da pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas DataFolha e pela consultoria Din4mo mostram que 55% dos professores da rede pública brasileira utilizam tecnologia digital regularmente em sala de aula, e que os aspectos limitadores mais frequentes para o uso de recursos tecnológicos são a falta de infraestrutura e de formação adequada.

Correio Braziliense

Nova educação dispensa memorização e aposta em novas formas de pensar

Processo de aprendizado se baseia cada vez mais na aplicação do conhecimento e no estímulo à reflexão do aluno
Quando se pensa sobre educação nas próximas décadas, certamente algumas tendências aparecem com mais frequência. Além do uso de tecnologias mais personalizadas que combinam o melhor das ferramentas digitais com a experiência completa de aprendizado, uma série de inovações vem mexendo com as estruturas do processo de aprendizagem e ganhando espaço ao redor do mundo.
Isso porque uma nova dinâmica acaba forçando mudanças na educação básica e superior. Os jovens de hoje não se sentem mais obrigados a escolher somente um campo de atuação profissional, entendendo que precisam ter um perfil mais flexível para o mercado de trabalho.

Metrópoles

Leis e políticas

Ampliação carga horária do curso de formação de professores é adiado por um ano pelo CNE

O Conselho Nacional da Educação (CNE) adiou o prazo, para as instituições de ensino superior aumentarem a carga horária de cursos de formação de professores da educação básica. Agora, de acordo com a mais recente decisão, o prazo mudou para julho de 2019. A resolução com a prorrogação da data foi divulgada no "Diário Oficial da União" nesta quinta-feira (4).

G1

Lei que obriga escolas a terem curso de primeiros socorros é sancionada

A proposta foi sancionada ontem (4) pela Presidência da República e transformada na Lei Lucas (13.722/18). A proposta obriga as escolas, públicas e privadas, de educação infantil e básica a fazerem curso de capacitação de professores e funcionários em noções básicas de primeiros socorros. Essa obrigação vale também para estabelecimentos de recreação infantil.

Câmara

Libras pode se tornar disciplina obrigatória nas escolas públicas

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) pode ser incluída como disciplina obrigatória nas escolas públicas do país. A ideia legislativa foi apresentada em março deste ano por meio do Portal e-Cidadania e, em menos de quatro meses, recebeu mais de 20 mil apoios de internautas. A proposta foi transformada na Sugestão (SUG) 15/2018 e aguarda relatório na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

Senado

CAE pode votar obrigatoriedade de bibliotecas em instituições de ensino

Todas as escolas, públicas ou privadas, devem contar com uma biblioteca de qualidade. É o que diz projeto de lei (PLC 28/2012) que está na pauta para a próxima reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), na terça-feira (9). Depois da CAE, a iniciativa, que já foi analisada na Comissão de Educação (CE), segue para o Plenário do Senado.

Senado

Estatística, pesquisas e estudos

Investir em educação dos filhos é prioridade para 79% dos pais

Investir em educação é uma prioridade para os pais brasileiros. De acordo com pesquisa global realizada pelo HSBC, 79% das famílias consideram que o melhor investimento que podem fazer é pagar por um ensino de qualidade para os filhos. Trata-se do maior percentual entre todos os 15 países pesquisados, entre eles Austrália, Canadá, França, México, Reino Unido e Estados Unidos.

Metrópoles

Opinião

Financiamento da educação básica: prioridade de fato?

A educação é sempre descrita como dimensão imprescindível para o desenvolvimento do país e é dessa maneira mencionada na maioria das propostas dos candidatos à Presidência.
Apesar dessa priorização e a despeito dos avanços celebrados nos últimos anos, ainda há desafios para o acesso, permanência e qualidade em diferentes etapas, desde a educação infantil até o ensino médio. O quadro é ainda mais preocupante quando analisado o impacto da educação para a redução das desigualdades. O balanço histórico demonstra que ainda temos um longo caminho para aprimorar diversos aspectos da educação brasileira e assim buscar reverter desigualdades regionais e intergeracionais.

Nexo

Modos de aprender

Há uma série de teorias que abordam os chamados “estilos de aprendizagem”. Entre esses estilos, o mais conhecido afirma que algumas pessoas aprendem melhor com palavras e outras com imagens. Há outras distinções possíveis: aqueles que gostam de resolver problemas intuitivamente ou analisá-los, ou os que preferem tratar de uma ideia complexa adotando uma perspectiva geral ou olhando para os detalhes. Mapeá-los poderia ser importante em diversos contextos, contribuindo, por exemplo, para aprimorar os métodos de ensino na sala de aula ou a comunicação de uma empresa com seus funcionários. E durante muito tempo estratégias de ensino foram pensadas dessa forma, influenciando, inclusive, pessoas a tentarem aprender de acordo com o que pensam ser seu estilo. Pesquisas recentes, no entanto, apontam na direção contrária, como mostra este artigo da revista do New York Times. “O problema não é apenas que tentar aprender no seu estilo não ajuda — pode custar caro. As teorias de estilos de aprendizagem ignoram o fato de que uma estratégia mental pode ser muito mais adequada do que outra para uma tarefa específica […] o pensamento intuitivo é melhor para problemas que exigem criatividade, e o pensamento reflexivo é melhor para problemas formais, como cálculos de probabilidade. Um pensador intuitivo que se apega ao seu estilo de aprendizado durante um teste estatístico irá falhar.” O artigo conclui que conhecer seu estilo de aprendizagem é importante desde que você saiba subvertê-lo e não usá-lo como uma limitação.

Texto em inglês: NY Times

Policiais e jurídicas

Em ação, MPT cobra da Unimep multa de R$ 650 mil por descumprimento de TAC

O Ministério Público do Trabalho (MPT) entrou com uma ação de execução para cobrar R$ 650 mil da mantenedora da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) por descumprimento do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado em março. Segundo a Procuradoria do Trabalho, ocorreram seguidos atrasos no pagamento de salários, do vale-alimentação e da cesta básica, além do recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

G1

 

 

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