Notícias de Educação - 23/out/2018

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI

Postagens antigas AQUI


Gestão

YouTube vai investir US$ 20 milhões em canais educativos

O Google anunciou nesta segunda-feira, 22, o Learning Fund, um programa de investimentos em canais educativos do YouTube. A empresa vai investir até US$ 20 milhões em produtores de conteúdos educativos para a maior plataforma de vídeos da internet.
Canais como TED-Ed e Crash Course são os primeiros parceiros da empreitada.

Olhar Digital

MEC divulga nova resolução sobre o Programa Escola Acessível

O Ministério da Educação publicou, nesta segunda-feira, 22, no Diário Oficial da União, a Resolução nº 20, novo documento que define as condições e prazos para a utilização de recursos financeiros do Programa Escola Acessível, a serem liberados ainda neste ano a escolas públicas municipais, estaduais e do Distrito Federal da educação básica. O repasse dos recursos financeiros ocorrerá nos moldes operacionais e regulamentares do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

MEC

Profissionais da Educação

Salários altos, prestígio, apoio ao estudo: as lições dos países que tratam bem seus professores

A contratação de professores é seletiva, a profissão é valorizada e, mais importante, a carreira é estimulante, o que atrai bons profissionais para as salas de aula. E esse foco na qualidade dos professores se reverteu em bons resultados no influente ranking Pisa, organizado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), que avalia o desempenho de jovens de 15 anos em ciências, matemática e leitura em 75 países.

BBC

Leis e políticas

Entenda as polêmicas sobre Escola sem Partido e gênero na educação

A discussão sobre uma suposta doutrinação ideológica nas escolas sobre questões de gênero e sexualidade, que alavancou a carreira e candidatura de Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência da República, não é uma retórica isolada ou original, circunscrita ao contexto brasileiro. Movimentos que se opõem a discussões sobre gênero nas escolas ganham força desde a década de 1990, em mais de 50 países.

Folha de São Paulo

Motores de Bolsonaro, Escola sem Partido e ideologia de gênero têm raízes religiosas

Folha de São Paulo

Saiba como surgiu o termo 'ideologia de gênero'

Folha de São Paulo

Comissão aprova permissão para escola privada deduzir do IR bolsas oferecidas a alunos com deficiência

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência aprovou proposta que permite às escolas privadas de educação básica deduzirem do Imposto de Renda devido o valor de bolsas integrais de estudo oferecidas a pessoas com deficiência.
Pelo texto, a dedução se limitará ao valor correspondente a 5% da oferta total de vagas, por série e turno, pelos estabelecimentos.

Câmara

Plenário vota projeto que prioriza gastos com saúde, educação e segurança pública

O Plenário do Senado pode votar esta semana o projeto de lei que garante efetiva prioridade aos gastos com saúde, educação e segurança na execução orçamentária da União, estados, municípios e Distrito Federal. A proposta já pode ser votada na sessão desta terça-feira (23), que começa às 14h.

Senado

Política eleitoral, partidária e afins

Volta de Educação Moral e Cívica é ‘doutrinação’ e escolas federais são ‘caras e elitistas’, dizem especialistas

Especialistas em educação que analisaram propostas para a área dos candidatos à Presidência criticaram tanto a volta da disciplina de Educação Moral e Cívica, defendida por Jair Bolsonaro (PSL), quanto a ideia de Fernando Haddad (PT) de o governo federal assumir escolas de ensino médio.

O Estado de São Paulo

Nomes e lista tríplice para escolha de reitor estão na mira de Bolsonaro

A equipe que prepara o plano de governo do candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, também tem em mãos o calendário de escolhas dos reitores das universidades federais e um estudo sobre quem é quem nas instituições de ensino superior para servir de análise, em um eventual governo, das listas tríplices de escolhidos pelas comunidades acadêmicas. A escolha do reitor e do vice é feita pelo presidente com base na relação dos mais votados.

Uol

Avaliação

Enem 2018: 10 sites e apps para ajudar nos estudos

Na reta final para o Enem – as provas serão aplicadas em 4 e 11 de novembro –, todo tempo disponível é útil para revisar conteúdos, conferir vídeoaulas, treinar redação e praticar exercícios, muitos exercícios. Um dos grandes aliados para os candidatos está na palma da mão: o smartphone. Com uma conexão à internet, o dispositivo abre um universo de possibilidades de estudo para qualquer perfil de estudante.

Gazeta do Povo

Mais de 2 milhões de participantes do Enem 2018 acessaram o Cartão de Confirmação da Inscrição

Às 16h30 desta segunda-feira, 22 de outubro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) contabilizou mais de 2 milhões de acessos ao Cartão de Confirmação da Inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, liberado às 10h. O número representa 36% do total de 5.513.718 inscrições confirmadas.

Inep

Enem será aplicado em horários diferentes

O Povo

Eventos

Curso de especialização propõe reduzir conflitos nas escolas

Boa notícia para estudantes e profissionais que desejam se especializar e enriquecer o conhecimento na área de educação. A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), vinculada ao Ministério da Educação, lançou um edital para a abertura do Curso de Especialização em e para os Direitos Humanos, Educação e Justiça Restaurativa. As inscrições estarão abertas até 8 de novembro. O início das atividades está previsto para março de 2019.

MEC

Documentário sobre grêmio de escola pública retrata atuação política de estudantes

“Eleições”, da diretora Alice Riff, mostra disputa em escola estadual de São Paulo. Entre as discussões estão composição de chapas, igualdade, feminismo e espaço de fala
Filmado nos primeiros meses deste ano, a ideia do documentário nasceu, segundo Alice Riff, do interesse em saber se a luta dos estudantes permaneceu após as ocupações das escolas em 2015 (quando alunos protestaram contra um projeto de reorganização no Estado, que transformaria escolas de dois ciclos – fundamental e médio – em unidades de ciclo único; os estudantes conseguiriam que o governo suspendesse a mudança após 60 dias de protestos). Outro motivo foi a percepção, nas eleições de 2016, de que havia uma desconexão entre os jovens e a política e o sistema democrático, com o aumento de votos brancos e nulos e o surgimento da extrema direita entre a juventude.

Porvir

 

 

Voltar ao calendário