Notícias de Educação - 25/out/2018

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI

Postagens antigas AQUI


Sala de aula

Como criar e manter um plano de estudos, em 5 pontos

Professores recomendam não só organizar conteúdo a ser assimilado, mas também reservar tempo para descanso
Para qualquer um que deseja prestar Enem, uma prova de vestibular, mestrado, doutorado ou um concurso público, a pilha de apostilas e livros de referência a serem lidos pode ser intimidadora.
Uma forma de lidar com a carga é elaborar um plano que distribua o conteúdo e o esforço de estudo no tempo disponível.

Nexo

Tecnologia e criatividade a favor da educação

Valorizar desejos individuais dos alunos, além de aliar tecnologia ao aprendizado integram currículo de muitas escolas
O modelo tradicional de educação burocrática e hierárquica está ficando no passado. Cada vez mais, as escolas entendem a importância de trazer propostas curriculares que dialoguem com a realidade dos alunos e que os prepare para a vida adulta, por meio de uma visão ampla de mundo. Disciplinas como português, geografia, história e matemática ganham novos contornos. Aulas teóricas, em que o professor dispara informações que pouco são absorvidas, dão lugar a experimentos científicos e tecnológicos e oficinas de assuntos que estão em voga, como empreendedorismo e robótica.

Folha de Londrina

O método que auxilia a leitura de crianças com dislexia

Equipe de pesquisadores brasileiros e franceses comprovou que filtro de cor pode fazer com que disléxicos leiam mais rapidamenteComo se dá o mecanismo? De acordo com Barela, supõe-se que quando se altera a cor de uma situação, o sistema nervoso de uma criança leitora com dislexia passa a ficar mais “ativo” para a realização da tarefa, alcançando a velocidade maior.

Nexo

A educação libertária Montessori

Método ensina às crianças que buscam naturalmente o amor pelo silêncio, pelo trabalho
A educação Montessori foi desenvolvida pela médica pedagoga Maria Montes­sori, em 1897, em Roma, na Itália, onde fundou a Casa dei Bambini. Sua filosofia propaga que a educa­ção deve ser elaborada com base na evolução do aluno, levando em consideração a vontade natural da criança em querer aprender, explo­rando, investigando e pesquisando.

DM

Como ajudar alunos com dificuldades de aprendizagem

O coordenador pedagógico é o principal responsável por oferecer apoio e incentivar o professor, propondo reflexões e estratégias de sala de aula. Mas, para garantir que os alunos aprendam, é preciso que a escola tenha um plano bem fundamentado de expectativas de aprendizagem, com atividades pensadas para cada faixa etária. Assim, é possível identificar se os alunos estão evoluindo no dia a dia.

Gestão Escolar

Gestão

Acesso universal à educação é insuficiente para diminuir desigualdade

É possível reduzir a desigualdade socioeconômica no Brasil só pela via educacional? Os sociólogos Marcelo Medeiros (Ipea/UnB), Flávio Carvalhaes (UFRJ) e Rogério Barbosa (Centro de Estudos da Metrópole – USP) fizeram uma série de análises com dados estatísticos e confirmaram que sim. Porém, o resultado é muito aquém do que o senso comum costuma acreditar. Se a partir de 1994, ano do Plano Real, tivéssemos um sistema educacional “perfeito” para todos os alunos, a desigualdade no país seria apenas 2% menor do que é hoje.
Por sistema educacional perfeito, os especialistas entendem que é aquele em que todas as crianças e adolescentes do país estão matriculadas regularmente, não repetem de ano, não evadem da escola e após se formar no ensino médio conseguem emprego.

IstoÉ

Gestores: como superar os desafios para implementar a BNCC?

NOVA ESCOLA lança material para apoiar gestores educacionais no processo de construção de currículos e formação de professores
Até o começo do ano letivo de 2020, a Base Nacional Comum Curricular terá de ser implementada em todas as escolas do Brasil. Para chegar lá, gestores educacionais têm um papel fundamental de liderança.

Nova Escola

Leis e políticas

Decisão do STF sobre a idade mínima na escola vai demorar para sair do papel

A Justiça decidiu diferente, mas muitos pais e escolas particulares vão matricular crianças com menos de 6 anos no ensino fundamental em 2019. Para tentar lidar com o “motim”, o Conselho Nacional de Educação (CNE) reafirmou, em resolução publicada no dia 9 de outubro, que só poderão ser aceitas no primeiro ano, a partir de 2019, crianças que tenham completado 6 anos até o dia 31 de março – com exceção das que já tinham sido matriculadas antes. Apesar disso, dificilmente esse documento evitará as matrículas de crianças de 5 anos no primeiro ano, pelo menos nas escolas particulares.

Gazeta do Povo

STF mantém possibilidade de cobrança de mensalidade em colégios militares

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (24), por unanimidade, que os colégios militares podem manter a cobrança de mensalidades em suas unidades.
Os ministros entenderam que esses colégios, apesar de públicos, estão foram do sistema tradicional de ensino e não recebem o mesmo repasse da União, portanto, podem cobrar valores para custeio dos estabelecimentos.

G1

Existe método Paulo Freire nas escolas públicas?

O mais famoso educador brasileiro, Paulo Freire, acreditava que ensinar era como despertar o aluno para ler o mundo. Ou seja, possibilitaria a formação da consciência sobre quem o sujeito é no meio em que ele vive. Para ele, as grandes transformações partem desse princípio. A alfabetização era, para o educador, um modo de os desfavorecidos romperem o silêncio em que são colocados, podendo ser, então, os protagonistas da própria história, como escreveu em seu livro Pedagogia do Oprimido. A suposta aplicação de sua filosofia nas escolas públicas é alvo de críticas por parte do candidato à presidência, Jair Bolsonaro (PSL), para quem seus ensinamentos "marxistas" atrapalham o desenvolvimento dos alunos. Ao criticar o Ministério da Educação (MEC), disse que se eleito "vai entrar com um lança-chamas no MEC e tirar o Paulo Freire lá de dentro".
Com o acirramento da campanha eleitoral, o trabalho do educador ganhou foco, mas de forma distorcida, levando muitos pais e até professores a repassar frases e fatos que nada têm a ver com o trabalho de Paulo Freire.

Nova Escola

Política eleitoral, partidária e afins

Proposta de ensino a distância é outro mistério na campanha de Bolsonaro

A proposta de incentivar a educação a distância é mais um dos temas tratados sem muitos detalhes no plano de governo do candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL). Não está claro se o candidato pretende substituir todas as aulas presenciais de crianças e adolescentes – dos ensinos fundamental e médio – pelo ensino a distância ou se simplesmente pretende estimular fortemente a modalidade na escola, como um complemento de aprendizagem.

Gazeta do Povo

Bancada evangélica defende reforma da Previdência e fusão da Educação com Cultura

A bancada evangélica lançou nesta quarta-feira (24) documento defendendo as reformas tributária e da Previdência, a autonomia do Banco Central e fusão dos ministérios da Educação e da Cultura.
Intitulado "Manifesto à Nação", o texto foi entregue ao presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) na quinta-feira (18) e também cita temas como o Escola Sem Partido, bandeira antiga da Frente Parlamentar Evangélica.

Folha de São Paulo

EAD

Motivos para fazer sua graduação a distância

Todo mundo sabe a importância de estudar e se especializar em determinado assunto para conquistar uma boa colocação no mercado de trabalho. Porém, por vários motivos, muitos acabam pulando essa etapa. Tal atitude não é necessária, já que existe a opção de graduação a distância.

iG

Opinião

Colaborar é o nome do jogo

Há mais coisas em comum entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) do que supõe a nossa vã filosofia. Falso ou verdadeiro? Pelo menos no que diz respeito à Educação, verdadeiro! Vejam só: os dois antagonistas, que aparentemente divergem em tudo, pretendem mexer na Base Nacional Comum Curricular. Também querem priorizar o Ensino Médio – o que implicaria em enterrar todas alterações previstas na recém-aprovada reforma para essa etapa de ensino, no caso de Haddad, ou ignorá-las por completo, no caso de Bolsonaro. Os postulantes miram o mesmo alvo, mas suas razões são diametralmente opostas. Bolsonaro quer expurgar o “ranço de Paulo Freire”. Haddad quer pôr abaixo o que foi feito pelo governo “golpista” e “ilegítimo”.

O Estado de São Paulo

Eventos

Ministério da Educação promove encontro para discutir a Base Nacional Comum Curricular

O Ministério da Educação realizou na manhã desta quarta-feira, 24, em Brasília, a terceira reunião com os membros do Comitê Nacional de Implementação da BNCC para compartilhar a situação atual das iniciativas que apoiam a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e apresentar os próximos passos do Programa de Apoio à Implementação da BNCC. O debate visa também engajar a participação dos órgãos públicos, nas esferas federal, estadual e municipal, no trabalho de discussão, aprovação e implementação dos currículos.

MEC

 

 

Voltar ao calendário