Notícias de Educação - 30/out/2018

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI

Postagens antigas AQUI


Sala de aula

Pais devem contribuir para o aprendizado de seus filhos

Colégios convidam a família a colaborar com a construção do conhecimento, com atividades e não apenas indo a reuniões e festas
Era uma vez uma escola na qual os pais eram informados sobre a metodologia na hora da matrícula e acompanhavam o desenvolvimento dos filhos nas reuniões bimestrais, únicas ocasiões em que pisavam no colégio. Essa cena, comum na maioria das instituições até há algum tempo, tem dado espaço a outro roteiro. Neste, a participação frequente da família é prevista no projeto pedagógico, construído de forma flexível para se adaptar a demandas e rotinas da atualidade.

O Estado de São Paulo

Eleição, orçamento e debates sobre fake news viram matéria na escola

Colégios preparam aulas e discussões em classes extras sobre assuntos como cláusula de barreira e representatividade
Querendo entender o jogo eleitoral, o garoto propôs à escola, o Colégio Franciscano Pio XII, um projeto sobre o tema. (...)
Em setembro e outubro, a escola (Colégio Rio Branco) realizou o Construindo Opiniões, incentivando atividades relacionadas à política. (...)
Há quem acredite que é possível falar de política com crianças, até com aquelas que estudam no maternal. É o que acredita a coordenadora pedagógica dos ensinos infantil e fundamental 1 do Colégio Vital Brazil, Káthia Kobal, que simulou urnas eletrônicas com candidatos para que os pequenos entendessem o processo eleitoral.

O Estado de São Paulo

Escolas bilíngues focam na didática para o ensino em outra língua

Fluência e gosto por um idioma estrangeiro depende de combinar método, abordagem e técnica
Nada de abrir a apostila e decorar a conjugação do verbo “to be” ou de simular jograis nos quais uma criança pergunta à outra se ela tem “brother and sisters”. Esse tipo de didática, comum por décadas, está ultrapassada nas escolas de ensino bilíngue. Garantir a fluência e o gosto por uma segunda língua pressupõe um ensino que coordena método, abordagem e técnica.

O Estado de São Paulo

Leis e políticas

Escolas particulares oferecem ajuda para montar programa de Bolsonaro

Fenep estima que a oferta de cursos particulares resultaria em uma economia de mais de R$ 280 bilhões aos cofres públicos
Representante das escolas de ensino privado, a Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) enviou nesta segunda-feira, 29, um ofício ao presidente eleito, Jair Bolsonaro, sugerindo participação do setor na montagem do programa de governo para a educação. A entidade menciona a necessidade de “agir rápido e de forma estratégica para proceder o equilíbrio das contas públicas, bem como na melhoria da qualidade da educação brasileira”.

Gazeta do Povo

Senado: Prioridade para gastos com saúde, educação e segurança está na pauta do Plenário

Pode ser votado nesta semana em Plenário o projeto de lei que garante prioridade aos gastos com saúde, educação e segurança na execução orçamentária da União, estados, municípios e Distrito Federal. Outro texto na pauta impede que as receitas de royalties sejam consideradas no cálculo do limite das despesas com pessoal. A próxima sessão deliberativa do Senado está marcada para terça-feira (30), às 14h.

Senado

Política eleitoral, partidária e afins

O que esperar de Jair Bolsonaro na Educação?

Conheça as expectativas de alguns educadores para o governo recém-eleito
Em seu plano de governo, o candidato eleito para a presidência Jair Bolsonaro (PSL) diz que Educação Básica, da Educação Infantil ao Ensino Médio, será prioridade. Bolsonaro chegou a afirmar em entrevista que é possível fazer mais com os atuais recursos. Mas embora seja enfático em algumas propostas, o plano de governo não é muito claro em como muitas dessas políticas vão acontecer, na prática.

Nova Escola

Especialistas questionam eficiência da educação na gestão Bolsonaro

Integrantes da campanha do presidente eleito são ligados à empresas de ensino a distância
Os dois pilares do programa de educação do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL) —a expansão do ensino a distância para crianças a partir de seis anos e o uso de vouchers nas universidades—, geram dúvidas em relação aos custos e desconfiança quanto a possíveis conflitos de interesse de membros da campanha.

Folha de São Paulo

Estatística, pesquisas e estudos

Brasil não avança em ranking mundial de proficiência em inglês e perde 12 posições

O Brasil segue no grupo de países com "proficiência baixa" em inglês, segundo a edição 2018 do Índice de Proficiência em Inglês (EPI, na sigla em inglês) divulgado na manhã desta terça-feira (30) pela EF Education First, empresa de educação internacional especializada em intercâmbio. Neste ano, o país registrou a pontuação de 50,93, menor do que a de 2017, que foi de 51,92, o que fez com que o Brasil passasse da 41ª posição para a 53ª.

G1

Avaliação

Enem 2018: conheça regras e curiosidades do Exame Nacional do Ensino Médio

O que pode eliminar do Enem? Como usar a nota? Veja perguntas e respostas sobre a prova brasileira
Para ajudar os alunos na preparação para a maior prova do Brasil, o Estado preparou perguntas e respostas sobre o Enem 2018. Apesar de continuar dividido por cores, o exame agora será impresso com nome e inscrição do candidato na capa para reforçar a segurança. Para quem deseja estudar no exterior, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) fechou para este ano convênio com mais de 30 instituições de Portugal para aceitarem as notas do exame.

O Estado de São Paulo

Argumentação é ponto fraco de estudantes na redação do Enem, diz startup

Quase metade (47%) das redações corrigidas pela plataforma Imaginie, que leva em conta os critérios exigidos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), não apresenta dados e fatos que sustentem a argumentação dos estudantes. Outros 39% dos textos têm problemas com inserção de conectivos e 34% precisam aprofundar os argumentos. Ainda, segundo a plataforma, aproximadamente 30% dos textos têm erros de uso de vírgula, ortografia e apresentam uma introdução superficial.

Porvir

Ensino Superior

Colégios particulares incentivam ensino superior fora do Brasil

Dentro da escola, alunos já dispõem de informação para decidir se querem fazer graduação no exterior
Fazer graduação fora do Brasil é cada vez mais comum para os alunos de escolas particulares. Seja pela alta concorrência nos vestibulares tradicionais dentro do País, seja pelas portas abertas por universidades estrangeiras, os adolescentes veem o cenário no exterior como mais uma opção para iniciar a carreira.

O Estado de São Paulo

MEC determina descredenciamento de faculdade no sul da BA; alunos devem ser transferidos

O Ministério da Educação (MEC) determinou, em portaria publicada na edição da última sexta-feira (26) do Diário Oficial da União, o descredenciamento da Faculdade Montenegro, localizada em Ibicaraí, no sul da Bahia, e a desativação dos cursos de pedagogia, educação física, secretariado executivo e turismo.
Em 2017, o MEC já havia determinado a suspensão, em caráter liminar do ingresso de novos alunos na instituição.

G1

Eventos

Olimpíada de Matemática começa nesta terça, 30, em todo o Brasil

Mais de 1,5 milhão de alunos do quarto e do quinto anos do ensino fundamental devem participar da edição de 2018 da 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) Nível A. O evento, que reúne 20 mil escolas públicas de todo o país, é promovido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio do MEC, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

MEC

Policiais e jurídicas

Apoiadores de Bolsonaro e estudantes entram em confronto na UnB

Um grupo de manifestantes que apoiam o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), e estudantes entraram em confronto na tarde desta segunda-feira (29) no campus da Universidade de Brasília (UnB). O confronto ocorreu no Instituto Central de Ciências (ICC), conhecido como minhocão.

Gazeta do Povo

Protesto 'contra o comunismo' na UnB acaba em ato 'contra fascismo' e tumulto

Folha de São Paulo

Deputada eleita do PSL pede que estudantes denunciem professores contra Bolsonaro em sala de aula

A deputada estadual eleita Ana Caroline Campagnolo (PSL), de Santa Catarina, pediu aos estudantes catarinenses na noite deste domingo (28) que denunciem professores que façam “queixas político-partidárias em virtude da vitória do presidente [Jair] Bolsonaro”.

Folha de São Paulo

Os choques da campanha polarizada se trasladam a universidades

El País

Outras do dia

Quanto e como investir na educação dos filhos?

Análise deve ser feita ponto a ponto, em função do orçamento familiar, incluindo custos extras
Não importa se é na ponta do lápis, naquela tradicional planilha do Excel ou em um aplicativo modernoso. Educar um filho não é barato e exige um planejamento cuidadoso que garanta o melhor custo-benefício. E, nesse cálculo, não há fórmula. É preciso levar em conta variáveis como renda bruta, número de filhos, disponibilidade de tempo da família, modelo de trabalho dos pais e até o sonho de futuro de cada criança.

O Estado de São Paulo

 

 

Voltar ao calendário