Notícias de Educação - 13/nov/2018

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI

Postagens antigas AQUI


Sala de aula

ONG promove educação política e cidadã por meio de jogos lúdicos

Ela só tem 24 anos, mas entende mais de política do que a maioria dos brasileiros. O trabalho de Júlia Fernandes de Carvalho, afinal, é traduzir os meandros do poder público em jogos de cartas e de tabuleiro para que pessoas normais, como nós, possamos até nos divertir com esse assunto espinhoso.
A motivação de Júlia e de sua ONG Fast Food da Política é transformar a relação das pessoas com o tema.

Folha de São Paulo

Profissionais da Educação

Do Brasil a Alemanha: por que ninguém quer ser professor?

Salários baixos, jornadas cansativas, pouco reconhecimento – em crise, a docência sofre de renovação e exige medidas para evitar que a escassez se agrave no futuro
O número de jovens que optaram pelas licenciaturas caiu 10% entre 2010 e 2016, segundo o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior de São Paulo (Semesp). E esse movimento não acontece apenas no Brasil. 
Na prática, o desinteresse pela docência pode ser considerado um fenômeno quase global. Um relatório da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), publicado em junho, demonstra que em média o percentual de jovens dispostos a atuar no magistério diminuiu de 5,5% em 2006 para 4,2% em 2015. A pesquisa da OCDE incluiu 70 países e foi feita com base em respostas de estudantes de 15 anos que participaram do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa).

Gazeta do Povo

Leis e políticas

Governador do MA edita decreto para 'Escola Sem Censura'

Decreto determina uma campanha de divulgação nas escolas sobre as garantias do inciso II do artigo 206 da Constituição, que garante liberdade de ensino
Em meio às polêmicas envolvendo o movimento "Escola sem Partido" ao redor do País, o governador reeleito do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), editou nesta segunda-feira, 12, um decreto que estabelece que professores, estudantes e funcionários da rede estadual são "livres para expressar seu pensamento e suas opiniões no ambiente escolar".

Terra

Comissão do Escola sem Partido tem nova reunião marcada para esta semana

A comissão especial que analisa o projeto de lei da chamada Escola sem Partido (PL 7180/14) volta a se reunir nesta terça-feira (13) para discutir o substitutivo do relator, deputado Flavinho (PSC-SP).
Na semana passada, a votação acabou adiada por causa do início das votações no Plenário da Câmara. Para controlar a lotação do auditório, na última reunião foram distribuídas 40 senhas divididas igualmente para pessoas contra e a favor da matéria.

Câmara

STF pode antecipar destino da Escola sem Partido ao julgar lei semelhante de AL

Ação contesta lei estadual que institui o Escola Livre, iniciativa similar à discutida no Congresso
O plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) prevê julgar no próximo dia 28 uma decisão que suspendeu uma lei estadual de Alagoas semelhante ao projeto do Escola sem Partido, que está em tramitação na Câmara dos Deputados e tem a simpatia do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL).

Folha de São Paulo

Soviéticos e nazistas tentaram escola sem partido e falharam, diz Cristovam

Uol

Política eleitoral, partidária e afins

Estudo contesta eficiência de medidas de Bolsonaro na Educação

A cobrança de mensalidade nas universidades federais e a transferência de recursos do ensino superior para o ensino básico são algumas das propostas defendidas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) e sua equipe para a Educação.
Um estudo publicado pela Câmara dos Deputados concluiu, porém, que essas medidas não solucionam os gargalos da educação no país. A análise foi feita pela Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara, cujas publicações têm por objetivo informar os deputados federais sobre temas específicos.

Carta Capital

A eficácia das propostas de Bolsonaro para a educação

Terra

Mais de 200 promotores e procuradores são contra 'professores ativistas'

Já são 213 os promotores e procuradores de Justiça que aderiram ao manifesto que repudia "professores militantes e ativistas". O documento, uma Nota Técnica intitulada "Escola Sem Partido", foi lançado na sexta-feira passada (9/11).
Segundo o documento, "as famílias são lesadas quando a autoridade moral dos pais é solapada por professores que se julgam no direito de dizer aos filhos dos outros o que é certo e o que é errado".

Correio Braziliense

Estatística, pesquisas e estudos

Como o analfabetismo funcional influencia a relação com as redes sociais no Brasil

Redes sociais no Brasil são populares tanto entre não-alfabetizados quanto entre os chamados 'proficientes'
De acordo com a pesquisa, mesmo com suas dificuldades, os analfabetos funcionais são usuários frequentes das redes sociais. Entre eles, 86% usam WhatsApp, 72% são adeptos do Facebook e 31% têm conta no Instagram.

BBC

Avaliação

Questão de matemática do Enem 2018 será anulada, diz MEC

O Ministério da Educação anunciou, na noite desta segunda-feira (12), que vai anular a questão de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018 que já havia aparecido no vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Segundo o ministério, a repetição da questão será investigada e pode "culminar em instauração de processos administrativo, cível e/ou criminal".

G1

Educação de Jovens e Adultos

ENCCEJA 2018: Inep divulga os resultados do exame de certificação de adultos

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, divulgou nesta segunda-feira, 12, o resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2018, referente ao ensino médio. Os candidatos podem conferir como se saíram na página do participante do exame pela internet.

MEC

Opinião

O parentesco desastroso para a educação

A vice-presidente da Associação Nacional de Universidades Privadas (Anup) chamou a atenção recentemente por dois motivos. O primeiro: ser irmã de Paulo Guedes, o tal “Posto Ipiranga” de Bolsonaro, futuro ministro da Economia e assessor econômico do PSL durante toda a campanha presidencial e defensor de uma espécie de privatização ampla, geral e irrestrita.
O segundo: apoiar publicamente a transferência das universidades, já anunciada por Bolsonaro, da responsabilidade do Ministério da Educação para o de Ciência e Tecnologia.

Carta Educação

Ensino Superior

USP vive temor de embates entre estudantes polarizados

Pouco depois do 2º turno da eleição, reitoria acionou a polícia para impedir confrontos; professores temem que estigma atrapalhe ensino

Terra

Para aprender com o diferente, no MBA

O MBA (Masters in Business Administration, na sigla em inglês) pode ter várias vantagens, mas há um consenso entre executivos, empresários e outros profissionais sobre a característica que os atrai para esse curso: o networking e a troca de experiências. O foco continua sendo, conforme o nome adianta, na área administrativa, com aulas sobre marketing, finanças e gestão de pessoas. Mas, tanto para coordenadores quanto para alunos, entrar em contato com pessoas do mercado e romper a própria bolha profissional é o grande diferencial. E promover uma comunicação afiada está no DNA desses programas.

O Estado de São Paulo

Desafios para um bom desempenho

O Estado de São Paulo

Novidades para alunos de MBA a distância

O Estado de São Paulo

Criatividade como negócio e tema de pós

O Estado de São Paulo

Estudar no exterior aumenta a remuneração

O Estado de São Paulo

'Não é passaporte mágico para vida profissional'

O Estado de São Paulo

Negócios

Kroton, Estácio e Ser perdem milhares de alunos do FIES

Kroton, Estácio e Ser são os maiores grupos de educação do Brasil. Porém, no terceiro trimestre de 2018 perderam um total de 105 mil alunos do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) na comparação ao mesmo período do ano anterior. Ao todo, os três tem 192 matriculados através do fundo. Desde 2015, o FIES tem um número de inscrições limitadas, o que representou uma grande perda para os grupos.

IstoÉ Dinheiro

Policiais e jurídicas

Professor da UFC acusado de assédio é suspenso

A Universidade Federal do Ceará (UFC) suspendeu o professor do Departamento de Física acusado de assediar uma estudante de 16 anos. Afastado do cargo desde março deste ano, o professor ficará suspenso pelo prazo de 90 dias a partir do próximo dia 3.

O Povo

 

 

Voltar ao calendário