Notícias de Educação - 21/nov/2018

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI

Postagens antigas AQUI


Sala de aula

Educação sexual antes da faculdade pode evitar casos de abuso, diz estudo

Os estudantes que tiveram aulas de educação sexual antes de entrarem na universidade correm menor risco de sofrer agressões sexuais durante o ensino superior. É o que diz uma nova pesquisa publicada na revista PLOS ONE. A mais recente publicação do projeto de Iniciativa de Saúde Sexual da Universidade de Columbia para Foster Transformation (SHIFT) indica que a educação para a sexualidade durante o ensino médio pode ter um efeito duradouro e protetor para os adolescentes.

O Globo

Discutir educação sexual na internet supre a falta do assunto na escola ou em casa?

Especialistas aderem ao digital para quebrar tabu acerca da sexualidade
Conhecimento do corpo, prevenção de doenças, métodos contraceptivos. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, esses são os verdadeiros assuntos abordados em uma aula de educação sexual. "Acham que vamos ensinar sexo para as crianças, mas relação sexual ninguém ensina. Quando falamos de sexualidade, falamos de responsabilidade", explica Sheila Reis, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana.
Os jovens que buscam informações sobre o assunto encontraram na internet uma forma de suprir a falta do debate dentro de casa ou da sala de aula.

Terra

Depressão deve ser prevenida a partir da infância, avaliam especialistas

A fim de prevenir o desenvolvimento desse transtorno mental nessa fase da vida é preciso dotar as crianças de habilidades socioemocionais para que sejam capazes, desde cedo, de lidar melhor com emoções e situações de estresse que possam desencadear a doença no futuro.

Fapesp

A educação midiática como antídoto contra notícias falsas

“As pessoas acham que as informações falsas são disseminadas por gente má, por robôs, mas são pessoas comuns, como eu e você, que espalham desinformação, são nossos pais, tios, colegas de trabalho. As pessoas que espalham informações falsas são pessoas comuns”, diz a jornalista Christine Bragale, vice-presidente de um projeto de alfabetização midiática chamado NLP (The News Literacy Project). Bragale esteve em São Paulo nesta terça-feira (13), para falar sobre o que é normalmente chamado de “alfabetização midiática” – uma série de técnicas ensinadas normalmente a crianças e jovens para melhorar a capacidade de discernimento sobre o que é informação confiável e o que é desinformação. A jornalista hoje se dedica a envolver jornalistas, empresas de comunicação e escolas num esforço conjunto para conter o fluxo de informações falsas.

Nexo

Cinco truques para reforçar a memória para os estudos

Não importa o quão inteligente você acha que é, muito provavelmente não aproveita sua memória ao máximo.
Uma nova pesquisa, publicada em uma das principais revistas científicas de psicologia do mundo, analisou os maiores erros que cometemos, a partir de uma lista das cinco estratégias de estudos mais populares, suas prováveis armadilhas e as maneiras com as quais podem ser usadas com mais sucesso.

BBC

Gestão

Chegada de escolas de elite impulsiona transformação de colégios tradicionais

Colégios apostam em período integral, currículo bilíngue e novas tecnologias; ideia é manter identidade, mas se adaptar às demandas dos pais e da nova geração de alunos
O início neste ano das atividades de grandes escolas particulares em São Paulo, que prometem formar alunos para serem “cidadãos globais”, inspirou colégios tradicionais da cidade a pensar ou adiantar mudanças no currículo e na carga horária. Período integral, proposta bilíngue, investimento em novas tecnologias, aulas interdisciplinares e voltadas para o cotidiano dos alunos são algumas das novidades adotadas.

O Estado de São Paulo

‘Conhecimento técnico não é suficiente’, diz professor que estará no Educação 360 Steam

Para o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Edson Prestes, o impacto das tecnologias para o ser humano não depende simplesmente de conhecimento técnico. Além das ciências exatas, ele acredita que será preciso ensinar empatia às crianças. De acordo com ele, só a habilidade de se colocar no lugar do outro poderá fazer com que as futuras ferramentas sejam adequadas às diferentes realidades e garantir melhoria de qualidade de vida.

Extra

'Quem não gostaria de ver excelência de escolas militares em todo o ensino?', diz Mário Sérgio Cortella

"Quem, em sã consciência, não gostaria de ver a excelência das escolas militares espalhada por toda a rede de ensino do país?", diz o filósofo, educador e autor de best-sellers Mário Sérgio Cortella em entrevista à BBC News Brasil.
"Se um dia, ministro da Educação eu fosse, e tivesse recurso para colocar em todas as escolas públicas brasileiras o mesmo orçamento que tem a Escola Naval em Angra, não teria dúvida em fazê-lo", afirma Cortella, que faz, no entanto, uma ressalva: a de que a disciplina militarizada não combina com a sala de aula. "A disciplina militarizada tem outro tipo de objetividade", pondera.

BBC

Bolsonaro: não há definição de ministro do Esporte e fusão com Educação

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, disse hoje que ainda não escolheu o ministro do Esporte. Segundo ele, a fusão com a pasta da Educação ainda não está decidida, mas o Esporte terá espaço de destaque em seu governo.

IstoÉ

Inclusão

Ensino solidário: moradores da Rocinha pedem e são alfabetizados

As primeiras letras na vida adulta começaram a ser aprendidas no dia 15 de outubro, Dia do Professor
A iniciativa de aprender partiu dos próprios alunos. Todos fazem parte da Cooperativa Rocinha Recicla, formada por 57 trabalhadores, entre agentes socioambientais, cooperativados e agregados. A entidade conta com o apoio do projeto social “De olho no lixo”, ligado à Secretaria estadual do Ambiente. Foi ao supervisor operacional Antônio Trajano que os alunos recorreram. Este encaminhou o pedido à assistente social do projeto, Lívia Umbelino, que, por sua vez, entrou em contato com o Pré-Vestibular Comunitário da Rocinha, onde Barros já dava aulas. Surgia assim um novo projeto.

O Globo

Empresa consegue zerar analfabetismo entre funcionários

Katia e outros 41 funcionários do shopping participam do projeto “Alfabetizando e Derrubando Barreiras”. A ideia surgiu após o resultado de um levantamento feito entre os colaboradores, que detectou, além de casos de analfabetismo, que 44% deles não haviam completado o ensino médio.
Decididos a facilitar o estudo aos funcionários, abrir o horizonte de perspectivas de crescimento no shopping e outras oportunidades no mercado de trabalho, os dirigentes do shopping procuraram o Sesi para conseguir professores para turmas dentro do próprio estabelecimento.

Gazeta do Povo

Unesco pede mais esforços para integrar crianças migrantes nas escolas

Em relatório publicado nesta terça-feira (20), a Unesco pediu aos países que acolhem refugiados mais esforços para integrar em seus sistemas escolares as crianças nessa situação que estão em idade escolar — cujo número aumentou 26% desde o ano 2000, chegando a 18 milhões.

G1

Negros representam apenas 16% dos professores universitários

O número vem de um levantamento feito pelo G1 a partir dos microdados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em 2017, ano das informações públicas mais recentes, quase 400 mil pessoas davam aulas em universidades públicas e particulares do Brasil, mas só 62.239 delas, ou 16% do total, se autodeclararam pretas ou pardas.

G1

Leis e políticas

MEC homologa diretrizes que permitem 30% do ensino médio a distância

O Ministério da Educação homologou nesta terça-feira (20) as novas diretrizes do ensino médio, que permitem que se faça até 30% dessa etapa de ensino a distância.
"É opcional. Dependerá da aprovação do conselho estadual de cada um dos estados", afirmou o ministro da Educação, Rossieli Soares.

Folha de São Paulo

MEC homologa diretrizes do ensino médio que servirão de parâmetros para Base Nacional Comum Curricular

G1

Homologação das Diretrizes Curriculares Nacionais pelo ministro começa a mudar o ensino médio

MEC

Equipe de transição quer flexibilizar vinculação da educação e seguro-desemprego

O governo Michel Temer sugeriu à equipe do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), a desvinculação de praticamente todas as receitas que hoje têm destino obrigatório, até mesmo parte das verbas da educação e do seguro-desemprego.
O documento encaminhado à equipe de Bolsonaro não deixa claro se as verbas para a saúde seriam totalmente preservadas.

Folha de São Paulo

Especialistas em educação dizem a Onyx que novo governo não pode perseguir professores

Viviane Senna, irmã de Ayrton Senna e presidente do instituto que leva o nome do piloto, e outros especialistas em educação que participaram de um encontro nesta quarta-feira, 14, em Brasília, com o futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, deixaram claro que o governo Jair Bolsonaro não pode ter como pauta a perseguição de professores. Quem estava presente afirmou que a conversa foi técnica, com apresentação do cenário educacional brasileiro para o futuro ministro. Não se falou sobre o cargo de ministro da Educação no encontro entre Lorenzoni e Viviane - o instituto, em nota, disse que não está nos planos dela assumir a pasta.

O Estado de São Paulo

Comissão especial retoma nesta quarta o debate sobre Escola sem Partido

A comissão especial que analisa o projeto de lei da chamada Escola sem Partido (PL 7180/14) retoma os trabalhos na manhã desta quarta-feira, dia 21, às 9 horas, em plenário a definir. Na terça-feira (20), novamente foi encerrada uma reunião sem que tenha havido a leitura do relatório final do deputado Flavinho (PSC-SP).

Câmara

Afinal, o Escola Sem Partido é inconstitucional?

A lei permite que estudantes filmem seus professores durante as aulas com o intuito de denunciar doutrinação? Os canais de denúncia de professores “doutrinadores” são legais? Como o movimento contribui para a judicialização da Educação? Entenda os pontos de sustentação e conflito do projeto que almeja acabar com a “doutrinação na sala de aula”

Nova Escola

Escola sem partido é um retrocesso

IsotÉ

‘Não se meta com meus filhos’: movimento contra políticas de gênero na América Latina corteja Bolsonaro

El País

Entenda qual é a proposta do Escola Sem Partido

Folha de São Paulo

Como o ensino também virou polêmica e alvo de 'Escola sem Partido' na Alemanha

BBC

Colocar professor sob suspeita torna carreira menos atrativa, diz educadora

Uol

Ministros de educação do Mercosul aprovam acordo para revalidação de diplomas

Os representantes dos ministérios da Educação dos países que compõem o Mercosul aprovaram, nesta sexta-feira, 16, durante a 53ª Reunião de Ministros da Educação do Mercosul, as regras para revalidação de títulos de graduação. Estiveram presentes no encontro, que ocorreu na capital do Uruguai, Monteveidéo, representantes do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. O secretário de Educação Superior do MEC, Paulo Barone, representou o Brasil nessa decisão.

MEC

Existe aprovação automática nas escolas do Brasil?

Não, o que existe é a progressão continuada, que prevê a evolução dos alunos com base em ciclos de aprendizado
"Além de mudar o método de gestão, na Educacação também precisamos revisar e modernizar o conteúdo. Isso inclui a Alfabetização, expurgando a ideologia de Paulo Freire, mudando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e impedindo a aprovação automática", escreveu o presidente eleito Jair Bolsonaro em seu plano de governo. A chamada "aprovação automática" é confrontada não apenas por governantes, mas também por muitos professores e pais, mas teoricamente não é o mesmo que a progressão continuada, diretriz aplicada atualmente por algumas redes municipais e estaduais no país.

Nova Escola

Política eleitoral, partidária e afins

Viviane Senna nega ministério e rejeita Escola sem Partido

A presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, se tornou um dos nomes mais conhecidos do terceiro setor que investe em educação. O instituto tem projetos em 17 Estados, que atingem mais de 1 milhão de crianças. Seu nome surgiu entre os cotados para assumir o ministério da Educação do governo Jair Bolsonaro - às vésperas do segundo turno, ela visitou o então candidato e tem mantido contato com ele desde então.
Viviane, no entanto, nega ter recebido convite e qualquer interesse no cargo. Ela disse ver no novo governo disposição para ouvir propostas e, ao falar sobre uma das principais ideias de Bolsonaro para a educação, o Escola sem Partido, propõe a substituição da "pauta que não impacta a aprendizagem por uma que impacta".

Terra

Cotada para Educação, Viviane Senna tem reunião secreta com equipe de Bolsonaro

Folha de São Paulo

‘Não podemos voltar atrás na base curricular’, diz Viviane Senna

O Estado de São Paulo

Bolsonaro ‘dá cartão vermelho’ a chefe do Enem

O presidente eleito Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda (19) que dará “cartão vermelho” à presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Maria Inês Fini, negando rumores de que ela estaria cotada para comandar o Ministério da Educação em seu governo.
“Essa aí não esteve à frente da prova do Enem [Exame Nacional do Ensino Médio]? É cartão vermelho, não tem nem amarelo”, respondeu, em entrevista concedida em frente à sua residência, quando questionado sobre a possibilidade de nomeação de Fini.

Gazeta do Povo

PT e 17 entidades repudiam manifesto dos promotores contra ‘professores militantes’

A bancada do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo e outras 17 entidades reagiram ao manifesto de mais de 221 promotores e procuradores de Justiça que repudiaram “professores militantes e ativistas”. Em nota, o PT e as entidades afirmam que o manifesto é ‘um ativismo exacerbado dos membros do Ministério Público, que extrapola as suas funções institucionais’.

O Estado de São Paulo

Estatística, pesquisas e estudos

Unesco: quanto mais pobre é o país, maior gasto familiar com educação

Na média global, as famílias ficam com um quinto da conta dos gastos em educação. Mas, em alguns países, particularmente os mais pobres, como El Salvador, os gastos das famílias chegam a 50% do total do custo da educação.

EBC

Escolas com mais crianças pobres ficam abaixo da média na maioria dos países do topo de ranking mundial

Garantir que as crianças de famílias mais pobres tenham acesso a uma educação de qualidade é um desafio que também afeta os países mais ricos e que ocupam as primeiras posições no Pisa, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. De acordo com um estudo feito pelo Instituto Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Portal Iede), com dados da última edição da prova, só duas regiões do mundo conseguiriam se manter acima da média mundial se fossem consideradas apenas as notas dos alunos de nível socioeconômico mais baixo: Macau e Hong Kong, ambas na China.

G1

Analfabetos funcionais ajudam na proliferação de fake news

Três em cada dez brasileiros são considerados analfabetos funcionais. Eles têm limitações para ler, interpretar textos e fazer operações matemáticas em situações do dia a dia. Contudo, estão cada vez mais conectados às redes sociais.
Um dos maiores impactos da alta presença do analfabetismo funcional no mundo digital é que essas pessoas ficam mais suscetíveis à desinformação, principalmente quando se fala em memes, imagens manipuladas e usadas em contexto falso, como as fake news, por exemplo.

O Tempo

Maioria das pré-escolas públicas não tem parquinho, área verde e pátio coberto

União dos Dirigentes Municipais de Educação atribui o problema à falta de recursos e critica a política atual de financiamento; itens são considerados aliados da proposta pedagógica.
Quase 4 milhões de crianças brasileiras estão matriculadas em pré-escolas públicas, o equivalente a 76,8% do universo total, segundo o Censo Escolar de 2017. A maioria dessas escolas não possui itens considerados básicos para o desenvolvimento da criança nessa faixa etária como parquinho, área verde para atividades ao ar livre, pátio coberto, banheiros infantis, além de condições adequadas de acessibilidade.

G1

12 novas profissões estão na lista de apostas de especialistas para carreiras que devem surgir no futuro

O que fazer se seu robô quebrar? Como saber com antecedência que um desastre natural pode ocorrer em determinado local? Quem você deve procurar para programar sua viagem de férias pela órbita da Terra? É possível nos tornarmos menos susceptíveis a doenças?
Esses podem ser questionamentos comuns nas próximas décadas, segundo o 8º Mapa do Ensino Superior, elaborado pelo Semesp, entidade representante de instituições de ensino superior. E as respostas, segundo o documento, virão por meio de novos profissionais - que dominarão conceitos de inteligência artificial, de programação e de computação matemática.

G1

Avaliação

Ministério da Educação anuncia mudanças no Enem, que passará a ter fase geral e específica

O Ministério da Educação (MEC) anunciou, nesta terça-feira, dia 20, um novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com previsão para vigorar a partir de 2021. A prova que serve de ingresso para o ensino superior passará a cobrar, no primeiro dia, os conteúdos gerais básicos, previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ainda em construção no Conselho Nacional de Educação (CNE). No segundo dia, o candidato fará um exame de assuntos específicos, conforme a área que ele optar vinculada à graduação que pretende cursar. O formato atual prevê uma mesma avaliação para todos os participantes.

O Globo

Estudante poderá escolher área de avaliação no 2º dia do Enem a partir de 2021

Terra

MEC publica regras para oferta do Fies no primeiro semestre de 2019

De acordo com portaria divulgada no Diário Oficial da União (DOU), os agentes financeiros que quiserem operar a modalidade P-Fies deverão manifestar interesse ao governo de hoje até o dia 28 de novembro. Já mantenedoras de Instituições de Educação Superior (IES) interessadas no processo seletivo do primeiro semestre de 2019 deverão assinar termo de participação no período de 3 a 14 de dezembro.

Hoje em Dia

O temido 'Enem' que sela o futuro dos jovens e paralisa a Coreia do Sul por um dia

O "Enem" da Coreia do Sul é uma maratona de oito horas que paralisa o país. Para garantir o silêncio aos alunos que fazem a prova, lojas e bancos fecham, a bolsa de valores abre mais tarde, obras são interrompidas, aviões não decolam e treino militar cessa.
Exatamente às 8:40 do horário local nesta quinta-feira (21:40 de quarta, no horário de Brasília), mais de um milhão de estudantes começaram o exame para o qual se preparam durante a vida toda.

BBC

EAD

EaD cresce no ensino superior e mira mais modelos híbridos

Enquanto número de alunos presenciais segue estagnado desde a crise financeira, EaD aumenta alcance e espera conquistar fatia maior do número total de matrículas
Além da perspectiva de crescimento de EaD, Carlos Roberto Longo — que também é pró-reitor acadêmico da Positivo — aponta como tendência o chamado ensino híbrido, que seria um misto da modalidade presencial com o curso a distância.
Para Moreno, da Kroton, o ensino híbrido é ideal para cursos que exigem muita prática.

Gazeta do Povo

Opinião

Avaliar o aluno é avaliar a escola

Avaliar o aluno é sempre, de alguma forma, avaliar a escola. A sentença soa bem óbvia, não é? No entanto, não tenho certeza se essa obviedade atingiu nossas escolas a ponto de se sedimentar como princípio de nossos Projetos Político-Pedagógicos. Aqueles aos quais sempre me refiro, os reais. Não o calhamaço geralmente entregue aos supervisores, por pressão, e reciclado ano após ano.

Nova EStcola

Educação pública: brasileiros são reféns de serviço de baixa qualidade

Se famílias pobres tivessem vouchers, por exemplo, e pudessem acessar escolas melhores na rede privada, o cativeiro estaria rompido
Os grandes grupos educacionais, que são criticados por terem resultados financeiros “abusivos”, explorando os mais pobres, o que em grande medida é verdade. O que passa despercebido de muitos desses críticos, no entanto, é que isto acontece justamente devido à interferência do estado. Através do rent seeking [termo utilizado para a conquista de privilégios não pelo mercado, mas por influência política], do capitalismo de compadrio, tanto esses grupos quanto os políticos se fortalecem mutuamente.

Gazeta do Povo

Você sabe o que é esforço produtivo em educação?

O esforço produtivo é formado por ideias tão simples quanto poderosas. Primeiro, há mais de um jeito de solucionar um problema matemático. Segundo, o papel do professor não é dar as respostas, mas provocar os alunos a pensar em caminhos para encontrá-las. Terceiro, os alunos precisam se esforçar, pensar, gastar tempo para elaborar suas próprias hipóteses. Quarto, o processo vem antes do resultado.
Esse é um processo que toma tempo —e pode ser até chato no começo.

Folha de São Paulo

Professor, o século 21 chegou até você?

Estamos todos imersos na complexidade que o século 21 nos impôs, com avanços tecnológicos revolucionando todos os aspectos da nossa vida e produzindo rupturas na forma como trabalhamos, nos relacionamos, exercemos cidadania e aprendemos. Esse mundo volátil, complexo e ambíguo democratizou soluções e também problemas, fazendo com que as pessoas e sociedades contemporâneas vivam de forma mais radical o desafio de coexistir. Estamos expostos à diferença e ao diferente em dimensão planetária e, ao mesmo tempo, protegidos por bolhas virtuais criadas por algoritmos que simulam um mundo que supostamente pensa como nós. Nesse contexto, nós educadores somos provocados a refletir sobre uma questão central: Qual é a Educação necessária para o século 21 e como preparar crianças e jovens para esse novo tempo?

O Estado de São Paulo

O drama da alfabetização

O problema é que a perspectiva construtivista virou questão de fé para alguns especialistas. Seu principal inimigo era a consciência fonológica, mais conhecido como método fônico (aliás, a animosidade é recíproca). Nasceram as “guerras da alfabetização”, para usar uma expressão que Catherine Snow, professora de Harvard, usou para definir movimento semelhante nos EUA décadas atrás.
Embora as “guerras de alfabetização” ainda existam nas universidades brasileiras, os bons professores alfabetizadores dão um jeito. Basta acompanhar as aulas para saber que eles, geralmente, mesclam os métodos de acordo com as necessidades de cada aluno, de cada turma.

Folha de São Paulo

Ensino Superior

Aprendizagem de universitários é limitada, diz pesquisador

Estudantes universitários realmente estão aprendendo algo na graduação? Richard Arum, professor na Universidade da Califórnia em Irvine, tenta responder essa pergunta com o livro Academically Adrift: Limited Learning on College Campuses (Academicamente à Deriva: Aprendizagem Limitada em Campi Universitários, em tradução livre, ainda sem edição no Brasil). 
Segundo Arum, os estudantes estão cada vez menos envolvidos no processo de aprendizagem: o objetivo é conseguir um diploma, não aprender.

Gazeta do Povo

Revalida já aprovou 459 médicos cubanos desde 2011

Desde 2011, o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira, conhecido como Revalida, já aprovou 459 médicos de nacionalidade cubana, segundo um levantamento obtido pelo G1 neste ano.
Nesta quarta-feira (14), o Ministério da Saúde Pública de Cuba anunciou a decisão de deixar o programa Mais Médicos, criado durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff. O governo cubano citou "referências diretas, depreciativas e ameaçadoras" feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro à presença dos médicos cubanos no Brasil

G1

Projeto é aprovado e Estado vai assumir passivo de R$ 100 milhões da Uemg

A dívida a ser assumida está estimada em R$ 100,7 milhões. O valor corresponde ao passivo de seis fundações de ensino superior da Uemg, cujas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão acadêmica foram absorvidas pela universidade. No entanto, a dívida a ser paga seria inferior ao valor patrimonial das fundações, avaliado em cerca de R$ 150 milhões.

Hoje em Dia

Eventos

Brasileiros, quem diria, são líderes em Olimpíada de Física

Um boa notícia para a educação brasileira. Estudantes brasileiros conquistaram, este ano,  o 1º lugar no quadro geral de medalhas na história da Olimpíada Latino-americana de Astronomia e Astronáutica, com um total de 30 medalhas de ouro, 16 de prata e quatro de bronze nas dez edições já realizadas.

Gazeta do Povo

Comissão de Educação debate propostas de atualização de referenciais de qualidade para ensino a distância

“O ensino superior a distância, além de possibilizar a oportunidade de se obter um curso superior com qualidade, permite que o aluno possa concluir o curso pretendido, sem a necessidade de estar diariamente na Instituição de Ensino, permitindo a conciliação entre trabalho/estudo sem a preocupação ou o aumento de despesas com o deslocamento até a Instituição”

Câmara

MEC e CNE realizam audiência pública para debater Política Nacional de Educação Especial

O Ministério da Educação, em parceria com o Conselho Nacional de Educação (CNE), abriu, na manhã desta segunda-feira, 19, mais uma oportunidade para discutir a proposta de atualização da Política Nacional de Educação Especial. A audiência, realizada na sede do CNE, em Brasília, contou com a participação do ministro Rossieli Soares. A consulta pública poderá receber contribuições até a próxima sexta-feira, 23, pela internet, informou o secretário de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC, Júlio Cesar Meireles.

MEC

Viúva de Paulo Freire lança a obra Pedagogia do Compromisso

A viúva de Paulo Freire, Ana Maria Araújo Freire, lança o livro “Pedagogia do Compromisso: América Latina e Educação Popular”, pela editora Paz & Terra. A obra reúne transcrições de entrevistas, conferências e discursos feito pelo patrono da educação não só no Brasil, mas na Argentina, Chile e Uruguai, além de um manifesto em homenagem ao povo da Nicarágua.

Carta Educação

Policiais e jurídicas

Unicef alerta para violência nas escolas; caso em BH acaba em prisão preventiva

Para metade de todos os adolescentes no mundo, ir para a escola pode ser muito difícil. Isso porque, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de 50% dos estudantes entre 13 e 15 anos de idade – cerca de 150 milhões –, diz ter sofrido violência nas escolas por parte de seus colegas dentro e no entorno das instituições. Os dados são do último relatório do Unicef.

iG

Outras do dia

Estudantes marxistas, os novos inimigos do Governo chinês

Em um primeiro olhar, as posições dos estudantes e das autoridades deveriam estar perfeitamente alinhadas. O próprio presidente chinês, Xi Jinping, que recuperou alguns dos sinais de identidade do mandato de Mao - a fonte de legitimidade do sistema -, pediu um fortalecimento da educação ideológica nas escolas e universidades chinesas. O marxismo é uma matéria obrigatória aos estudantes do terceiro período.
Mas “o marxismo que [o Partido Comunista da China] ensina nas escolas não é o verdadeiro: é selecionado e interpretado para adaptá-los aos seus próprios fins”, diz Eric Fish, autor do livro China´s Millenials: The Want Generation. E a contradição entre os ideais da doutrina original e a realidade é óbvia.

El País

 

 

Voltar ao calendário