Notícias de Educação - 11/dez/2018

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI

Postagens antigas AQUI


Sala de aula

Fundo de População da ONU defende educação sexual para evitar gravidez na adolescência

No Brasil, um em cada cinco bebês nasce de uma mãe com idade entre dez e 19 anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A cada três mulheres casadas com idades entre 20 e 24 anos, uma se casou antes de completar a maioridade.
Para discutir esses e outros desafios brasileiros em saúde sexual e reprodutiva, o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) participou na sexta-feira (7), em São Paulo, de um simpósio sobre planejamento familiar.

ONU BR

Gestão

'O consumidor mudou. E, com ele, empresas e escolas'

De acordo com o coordenador dos programas de gestão estratégica para a sustentabilidade da Fundação Instituto de Administração (FIA), Isak Kruglianskas, existe espaço para aprimorar a relação entre sociedade civil, governo e empresas para pensar em soluções verdes para problemas da comunidade. “Governo, empresas e organizações da sociedade civil estão somente começando a atuar de forma mais estratégica quanto às questões da sustentabilidade”, afirma o professor. Também existe espaço para quem quer buscar estudos na área.

O Estado de São Paulo

Como o novo governo planeja aumentar ensino a distância em educação básica

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), pretende ampliar o escopo dos cursos EaD no Brasil. Em agosto de 2018, o capitão reformado disse ser favorável à possibilidade de oferecer a modalidade de educação a distância desde o Ensino Fundamental. Ele argumenta que a medida visa combater o Marxismo nas escolas, baratear os custos e ampliar a presença do ensino em lugares remotos.
O plano de governo, embora não detalhe as propostas, é menos radical. O documento defende a execução dessa medida para as áreas sem acesso à educação.

Capital News

Gastos dos estados com Previdência sobem cinco vezes mais do que os com educação

Além de comprometer o equilíbrio fiscal no governo federal, o crescimento dos gastos com Previdência contribuiu para diminuir a capacidade dos estados de investir em serviços básicos para a população. Segundo dados do boletim sobre finanças dos estados, elaborado pelo Tesouro Nacional, o custo para cobrir o déficit previdenciário cresceu 26% entre 2015 e 2017, sem descontar a inflação, alcançando R$ 93,9 bilhões.

O Globo

Profissionais da Educação

MEC deve apresentar ‘base curricular de professores’ nos próximos dias

O Ministério da Educação deve apresentar nos próximos dias uma referência para orientar os currículos dos cursos de licenciatura e de pedagogia de todo o país. São as graduações que formam os professores que dão aula em todas as escolas brasileiras.
A ‘base nacional curricular de professores’ será encaminhada pelo MEC para avaliação do CNE (Conselho Nacional de Educação).

Folha de São Paulo

Inclusão

EUA: Professor é demitido por não usar pronome exigido por estudante transgênero

Um professor do ensino médio no estado de Virgínia, nos Estados Unidos, foi demitido na última semana por supostamente desrespeitar um estudante pela sua escolha de gênero (ação reduzida à palavra “misgender”, em inglês). É a primeira vez que um educador perdeu o emprego no estado por usar pronomes de acordo com o sexo biológico para se referir a um estudante.
Por 5 votos a zero, o Conselho Escolar da instituição votou por demitir Peter Vlaming, que ensina francês.

Gazeta do Povo

Leis e políticas

MEC publica resolução que aumenta investimento na educação infantil

O aumento será da ordem de 15% para creche parcial e 5% para pré-escola parcialFoi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 10, a resolução do Ministério da Educação que aprova as ponderações aplicáveis entre diferentes etapas, modalidades e tipos de ensino da educação básica para o exercício de 2019 no âmbito do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb.

MEC

Dinheiro de precatório do Fundeb não é para pagar pessoal, decide TCU

Ministros da Corte de Contas determinam que verbas de ordens judiciais não podem ser usadas para rateios, abonos indenizatórios, passivos, remunerações ordinárias, ou de outras denominações de mesma natureza aos profissionais da educação, mas em 'ações de manutenção e desenvolvimento do ensino'

O Estado de São Paulo

Comissão analisa proibir corte de verbas para educação

Um projeto do senador Cristovam Buarque (PPS-DF) em análise na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) propõe a proibição de corte no orçamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Segundo a relatora, senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE), o FNDE financia e executa a maioria das ações e programas da área, da educação básica à superior.

Senado

Comissão aprova obrigação de instituições de ensino terem plano de prevenção de incêndio

Pelo texto, caberá aos dirigentes das instituições, como diretores e reitores, prover a elaboração, divulgação, manutenção e revisão periódica do plano. Os corpos de bombeiros deverão assessorar a elaboração do plano nas áreas de responsabilidade de cada unidade dessas corporações militares. Na ausência dos bombeiros, o assessoramento será feito pela prefeitura.
O projeto será analisado de forma conclusiva pelas comissões de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Câmara

Seguridade aprova proposta que cria acompanhamento nutricional em escolas públicas

O texto foi aprovado na forma de substitutivo apresentado pela relatora, deputada Flávia Morais (PDT-GO). “O texto harmoniza a proposta do autor [criação de um sistema para prevenção e controle da anemia] com a legislação e as políticas vigentes, incorporando de maneira ampla os inúmeros distúrbios que exigem intervenções de natureza nutricional, deixando à regulamentação a tarefa de discriminar as ações necessárias”, explicou.
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Câmara

Avaliação

Fuvest divulga lista de candidatos aprovados para a segunda fase

A Fuvest, instituição responsável pelo vestibular da USP (Universidade de São Paulo), divulgou nesta segunda-feira (10) os candidatos aprovados para a segunda fase. Além da lista dos selecionados na primeira etapa, já estão disponíveis os locais onde serão aplicadas as próximas provas.

Folha de São Paulo

Técnico e Profissionalizante / Executiva

KPMG incorpora inteligência artificial para os cursos de educação corporativa

A KPMG está disponibilizando em cursos realizados pela KPMG Business School e Risk University uma plataforma de coach virtual, chamada RUI, que alia inteligência artificial e knowledge bot. Novidade no mercado de educação corporativa, a ferramenta irá ajudar no pré, durante e pós-treinamento, engajando proativamente o aluno. Além disso, toda interação online pelo estudante é repassada ao instrutor, ajudando-o a melhorar a experiência em sala de aula.

TI Inside

Opinião

Conselhos de uma alfabetizadora aos secretários de Educação

Sei que devemos focar em soluções e não nos problemas, ou seja, levar em conta os fatores que facilitam e apoiam a alfabetização de nossos alunos nas escolas e nas redes de ensino, mas há alguns problemas que se repetem ano a ano na Alfabetização, e precisamos encará-los de frente. Por isso, depois de ouvir muitos colegas de profissão, fiz uma lista de recomendações aos responsáveis pelas redes de ensino por todo o país.

Nova Escola

Horizontes na educação

Mudanças sólidas não se efetuam rapidamente. A crença na educação como alicerce do progresso terá pela frente uma árdua tarefa para deslocar a cultivada areia movediça ideológica. Porém, trabalhar no positivo será a solução: desde o foco na alfabetização e no aprendizado à promoção do ensino superior, horizontal e verticalmente, a partir do fomento de um raciocínio realmente produtivo.

Folha de São Paulo

Educação com igualdade ou equidade de direitos?

A retenção de alguns alunos na educação infantil é, na verdade, benéfica para as crianças com necessidades especiais
Convido todos a refletirem sobre alguns aspectos que perpassam nosso cotidiano. Igualdade de direitos é quando todos têm direito a algo. Vejamos a metáfora “direito de ter um sapato”. Pronto, então todos receberíamos um sapato número 36 que é o usado pela maioria da população e todos tem seu direito atendido. Certo? Não.O direito de ter um sapado deve atender a principal característica que nos constitui como seres humanos: a diferença. Quando falamos em equidade temos o direito ao sapato, mas do tamanho de nosso pé.

Gazeta do Povo

Ensino Superior

Ensino superior para o entretenimento

Em tempos de crise, os segmentos ligados à economia criativa devem crescer 4,6% ao ano até 2021, segundo um estudo da consultoria PwC. É mais do que o dobro do crescimento previsto para o PIB brasileiro. Os postos de trabalho estarão concentrados principalmente nas áreas ligadas ao entretenimento, cujo consumo cresce de forma vertiginosa. Nunca antes se assistiu a tantas séries de TV ou se procurou tantos por jogos eletrônicos.
Para dar conta dessa demanda, as universidades apostam em novos cursos de graduação – alguns com nomenclatura inédita e outros que chegam com nomes já conhecidos, mas roupagem atualizada.

O Estado de São Paulo

Criando mestres para o urbano

Não é nenhuma novidade que o Brasil seja majoritariamente urbano, com mais habitantes vivendo em cidades do que na zona rural desde os anos de 1960. A novidade, no entanto, é que de uns anos para cá a sociedade civil está buscando soluções para viver nas metrópoles de maneira sustentável. Muitas vezes, quem pensa essas soluções são as próprias universidades.
Neuzeti Santos e Cely Roledo são mestras pelo programa de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP). E tanto uma quanto outra abraçaram o curso, com forte teor prático, pela característica de ser um mestrado profissional, para pensar propostas a partir da realidade que viviam em seus empregos.

O Estado de São Paulo

Redução de bolsas universitárias alerta para crise na educação superior

Mais de 400 mil bolsas de pós-graduação devem ser cortadas em 2019 caso o Orçamento para a educação em discussão no Congresso seja aprovado. Os investimentos na área de fomento à pesquisa por parte do Governo Federal caíram de R$ 7 bilhões, em 2015, para R$ 4 bilhões este ano – patamar que deve ser mantido.

DCI

Unicamp vota orçamento 2019 nesta terça-feira com estimativa de déficit em R$ 169 milhões

O Conselho Universitário da Unicamp (Consu) vota nesta terça-feira (11), em sessão extraordinária, a proposta do orçamento 2019, na qual estima um déficit de R$ 169 milhões apesar da expectativa de R$ 2,6 bilhões em receitas, de acordo com a Assessoria de Economia e Planejamento (Aeplan).

G1

 

 

Voltar ao calendário