Notícias de Educação - 13/dez/2018

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI

Postagens antigas AQUI


Sala de aula

IBM passa a investir em educação no Brasil

Projeto lançado pela empresa permite que alunos consigam os certificados do ensino médio e superior tecnológico em 5 anos
É o P-TECH, modelo educacional sustentado pela gigante do ramo tecnológico IBM, que permite ao estudante se formar no ensino médio, técnico e superior tecnólogico em cinco anos. O projeto é uma parceria com o Centro Paula Souza, autarquia do Governo do Estado de São Paulo.
A iniciativa confirma a tendência mundial das grandes companhias de tecnologia que vêm investindo no ramo da educação.

Veja

Gestão

A tecnológica Coreia do Sul

O governo sul-coreano investe muito em educação, considerada essencial para o desenvolvimento da população e do país. A Coreia do Sul foi o primeiro país do mundo a implementar internet banda larga em todas as escolas de ensino fundamental e médio. Além disso, também foi responsável pelo desenvolvimento dos primeiros livros didáticos digitais distribuídos gratuitamente aos estudantes da rede pública.

O Estado de São Paulo

Leis e políticas

Existe Escola sem Partido em outros países? Conheça casos polêmicos

No último dia 23 de novembro, o Supremo Tribunal Federal divulgou um levantamento inédito a respeito da posição do judiciário sobre a liberdade de cátedra em seis países, mais a União Europeia. Realizado pela Coordenadoria de Análise e Jurisprudência do órgão, o estudo visa enriquecer os debates a respeito da proposta do Escola sem Partido. De fato, a polêmica que o Brasil está debatendo neste momento não é exclusiva.

Gazeta do Povo

Plano Nacional de Educação é celebrado com avanços

Comemorado nesta quarta-feira (12), o Dia do Plano Nacional de Educação (PNE) foi instituído em 2009. Desde a Constituição Federal de 1988, o governo federal passou a ter obrigação de planejar o ensino, com o objetivo de oferecer uma Educação de qualidade para toda população brasileira. A data é celebrada em 2018 com avanços.

Portal Brasil

Referencial Curricular Gaúcho é homologado e começa a ser implementado em 2019 nas escolas

Depois de contar com a contribuição de mais de 120 mil educadores das redes pública e privada, o Referencial Curricular Gaúcho (RCG) foi homologado na manhã desta quarta-feira (12) pelo Conselho Estadual de Educação (Ceed) e pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME). Elaborado em conjunto com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), a União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime) e o Sindicato do Ensino Privado no Rio Grande do Sul (Sinepe/RS), o documento será a base dos currículos das escolas gaúchas no ano que vem.

Zero Hora

Avaliação

Disponíveis Sinopses Estatísticas do Enem referentes aos anos de 2013 a 2016

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quarta-feira, 12 de dezembro, novos documentos trazendo as Sinopses Estatísticas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referentes aos anos de 2013 a 2016. Os dados divulgados apresentam uma síntese das principais informações coletadas junto aos inscritos, por meio do Questionário Socioeconômico, e pela aplicação do Exame em si. Os documentos estão desagregados por regiões geográficas e unidades da federação, com intuito de apoiar estudos e pesquisas sobre a realidade brasileira, e dão continuidade ao histórico inédito da Sinopse e Estatísticas do Enem referente ao ano de 2017, divulgado pela primeira vez em 22 de novembro.

Inep

EAD

MEC reconhece mais 7 cursos a distância

O Ministério da Educação (MEC) reconheceu a criação de sete cursos a distância, com quase 10 mil vagas.
A portaria foi publicada nesta quarta (12) no Diário Oficial da União.

G1

Técnico e Profissionalizante / Executiva

Procura por curso de ensino superior na modalidade 'tecnológica' dobra em 10 anos

O número de alunos que ingressaram em cursos de graduação tecnológica no Brasil cresceu 119,4% entre 2007 e 2017, de acordo com o Censo da Educação Superior. Foi a modalidade de educação superior que registrou o maior crescimento percentual no período.

G1

Opinião

Os neoprimitivos

Interagimos com robôs o dia inteiro, enchemos cinemas para ver filmes de super-herói e temos qualquer informação, inclusive as falsas, ao alcance dos dedos em segundos. Estaremos nos tornando bebezões mimados, flácidos no espírito e preguiçosos na mente?
O florescimento do neoprimitivismo parece indicar que sim. O neoprimitivo pode ter todos os defeitos acima, mas é um autoconfiante. Danem-se os fatos, ele sabe que os fatos disponíveis foram filtrados por um complô universal.

Folha de São Paulo

Promover justiça social é garantir mais Educação a quem mais precisa

As respostas do poder público à desigualdade na Educação precisam se pautar pela busca da equidade – ou seja, dar mais a quem mais precisa
Os dados sociais brasileiros apontam para inúmeras desigualdades. No caso da Educação, infelizmente, a situação se repete: segmentos diferentes da população têm oportunidades bastante desiguais de formação. Esse direito impacta diretamente na cidadania e nas possibilidades de inserção profissional, e as desigualdades educacionais são, a um só tempo, causa e consequência dos abismos sociais do País.
Apesar de alguns avanços com as recentes políticas de cotas sociais e raciais, as disparidades no ensino ainda são alarmantes.

O Estado de São Paulo

Professores não são inimigos, mas mestres dos alunos

No geral, os PLs tratam a professora e o professor como agentes de violação moral, militantes que precisam ser denunciados e controlados. Para isso, a insistência em colocar na sala de aula um cartaz advertindo os alunos sobre o que seus mestres não podem fazer ou dizer. A proposição inclui um novo princípio do ensino no art. 3º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o princípio da precedência dos valores de ordem familiar “nos aspectos relacionados à educação moral, sexual e religiosa”.
Os opositores à proposta argumentam que o projeto fere a liberdade de aprender e ensinar e não estimula o pensamento crítico dos estudantes, além de colocar a atividade do magistério sob suspeita e instigar alunos contra professores.

Carta Educação

A educação 4.0 a nosso favor

O termo educação 4.0 surgiu com a quarta revolução industrial e faz referência à invasão da tecnologia ao mundo acadêmico. Vivemos em uma era onde máquinas - internet, computadores e robôs - executam papeis determinantes dentro das grandes empresas. Não podemos mais ignorar que essa tecnologia faz grande parte de nossas vidas profissionais e pessoais. Sendo assim, está mais do que na hora de trazermos a educação 4.0 para dentro das salas de aula, especialmente no ensino técnico e superior.

Jornal do Comércio

Eventos

Global Teacher Prize 2019 tem dois professores brasileiros entre os 50 finalistas

Dois professores brasileiros, Débora Garofalo, de São Paulo (SP), e Jayse Ferreira, de Itambé (PE), estão entre os 50 finalistas do prêmio Global Teacher Prize 2019, organizado pela ONG britânica Varkey Foundation. Em sua 5ª edição, o prêmio conhecido como “Nobel da Educação” garante ao vencedor US$ 1 milhão. O nome do melhor professor do ano será anunciado no Fórum Global de Educação e Habilidades, em Dubai (Emirados Árabes Unidos), no dia 24 de março de 2019.

Porvir

Outras do dia

Universidade do Japão admite fraude no vestibular para privilegiar filhos de ex-alunos

A Universidade Nihon, que fica em Tóquio, no Japão, admitiu nepotismo em seu processo seletivo para privilegiar filhos de ex-alunos em cursos de medicina. De acordo com o Japan Times, esta é a nona universidade japonesa acusada de manipular resultados nos exames de admissão.

G1

 

 

Voltar ao calendário