Notícias de Educação - 14/dez/2018

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI

Postagens antigas AQUI


Sala de aula

Robótica: como construir protótipos usando baixos recursos

Com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a tecnologia se tornou uma competência de ensino, que deve atravessar todo o currículo e permear todas as áreas do conhecimento. Para isso, introduzir a escola dentro deste contexto torna-se essencial, principalmente porque o propósito das tecnologias é possibilitar interação, colaboração e personalização do ensino. O seu uso, como estratégia, vem crescendo nas escolas brasileiras, trazendo soluções inovadoras como o learning by doing, que é o aprender fazendo.
O cenário nos coloca o desafio de fazer do uso da tecnologia uma competência, possibilitar novos caminhos e novas práticas educacionais – incluindo a robótica de baixo custo.

Nova Escola

Profissionais da Educação

MEC lança Base Comum de Formação de Professores da Educação Básica

Proposta inclui estágio probatório, formação continuada e progressão
A formação de professores deverá ser mais voltada para a prática e orientada por competências, conforme propostas incluídas na Base Nacional Comum da Formação de Professores da Educação Básica, apresentada hoje (13) pelo Ministério da Educação (MEC). A base deverá orientar a formação de professores em licenciaturas e cursos de pedagogia em todas as faculdades, universidades e instituições públicas e particulares de ensino do país.

EBC

Base Nacional para formação do professor vai revisar cursos para conhecimento e valorização

MEC

Governo Temer propõe base para formação de professores centrada na prática

Folha de São Paulo

Nova formação de professores prevê exame de aptidão para lecionar

O Estado de São Paulo

MEC estuda “Exame de Ordem” para professor no futuro

Gazeta do Povo

MEC inclui respeito a direitos humanos e diversidade na formação de docente

Uol

MEC vai propor nova estrutura para curso de pedagogia

Porvir

Melhorar a formação de professores exige política institucional das universidades, dizem especialistas

G1

Inclusão

Pela primeira vez, Unesp expulsa cotistas após constatar que não eram negros

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) vai desligar 27 estudantes que tinham se autodeclarado pardos e pretos e conquistado vagas pelo sistema de cotas. É a primeira vez que a instituição toma esse tipo de medida. Os alunos serão proibidos de realizar nova matrícula na Unesp nos próximos cinco anos.

O Estado de São Paulo

Leis e políticas

MEC inclui luta por democracia em novos parâmetros para educação infantil

Em meio à atual onda conservadora no país, o Ministério da Educação (MEC) atualizou os Parâmetros Nacionais de Qualidade da Educação Infantil e incluiu, entre eles, o respeito a valores democráticos. Na versão anterior desse documento, que data de 2006, não havia sequer menção a democracia ou a valores democráticos.

O Globo

Documento renova os parâmetros de qualidade para a educação infantil e estabelece diretrizes

MEC

Câmara aprova política para universalizar internet nas escolas

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (13), o Projeto de Lei 9165/17, do Poder Executivo, que cria a Política de Inovação Educação Conectada, com o objetivo de apoiar as escolas na obtenção de acesso à internet de banda larga e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica. A matéria será enviada ao Senado.
A criação de uma política para universalizar o acesso à internet nas escolas públicas para o uso pedagógico está prevista no Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/14).
Essa política será executada em articulação com outros programas apoiados técnica ou financeiramente pelo governo federal e destinados à inovação e à tecnologia na educação.

Câmara

Política eleitoral, partidária e afins

O que sabemos sobre o grupo de transição da Educação de Jair Bolsonaro

O grupo técnico de Educação do Gabinete de Transição Governamental tem trabalhado nas últimas semanas para entender os meandros do funcionamento do Ministério da Educação (MEC). À parte o futuro ministro Ricardo Véles Rodríguez, que teve seu perfil analisado pela imprensa, os demais nomes ainda são pouco conhecidos até mesmo dentro da área. O grupo inclui militares, assessores de gabinete e candidatos do PSL à Câmara dos Deputados que não conseguiram se eleger. Conheça um pouco mais sobre eles.

Nova Escola

Estatística, pesquisas e estudos

Centro de Estudos da Câmara compara financiamento do ensino superior brasileiro com o de outros países e faz sugestões ao setor

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara (Cedes) comparou o financiamento educacional em outros países em busca de alternativas para enfrentar a crise financeira que ameaça as universidades brasileiras. Encontrou experiências que podem servir de modelo para a formulação de políticas públicas para fortalecer a educação superior no Brasil. A conclusão do Cedes é que a participação estatal é imprescindível na redução das desigualdades brasileiras. Além disso, o Centro sugere mudanças na emenda constitucional que fixou teto para os gastos públicos para viabilizar as doações para os fundos patrimoniais e as parcerias das universidades com as empresas.

Câmara

Opinião

As escolhas na educação podem determinar seu fracasso

Recentemente o Banco Mundial criou um novo índice para mensurar os retornos dos investimentos dos países em capital humano, o ICH. As conclusões deste estudo merecem atenção imediata de todos os brasileiros, pois traz resultados que devem deixar todos em estado de alerta.

Gazeta do Povo

Filosofia para aprender

Não há nada mais importante para que os jovens aprendam do que ajudá-los a fazer conexões entre a a vida real e o que é ensinado em sala de aula. Por isso o aprendizado por projetos é grande tendência atual. Dessa forma, os alunos aprendem a partir da resolução de situações reais. No caso dos projetos, a partir de problemas cotidianos, surgem os questionamentos e, com eles, nas tentativas e nos erros, as soluções são criadas e as respostas aparecem.

O Estado de São Paulo

Ensino Superior

Relatório do Centro de Estudos da Câmara analisa a queda do financiamento do ensino superior

O financiamento do Ensino Superior no Brasil está em xeque. Depois de um salto de 21 bilhões de investimentos em dez anos, o dinheiro destinado às universidades vem caindo. A TV Câmara teve acesso com exclusividade a um relatório do Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) sobre o Financiamento da Educação Superior no Brasil. Veja qual é a situação em números, na primeira de uma série de três reportagens especiais sobre o tema.

Câmara

Eventos

Participantes de seminário destacam desafios de implementação da educação em tempo integral

Em seminário realizado nesta quarta-feira (12) pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados sobre a educação em tempo integral, participantes destacaram, como desafios para implementar o modelo, os custos para a melhoria da infraestrutura e para a formação de professores. A partir da boa experiência relatada no evento relativa ao ensino médio em Pernambuco, o deputado Alex Canziani (PTB-PR) apontou como essencial a "decisão política" de levar adiante o ensino integral.

Câmara

Conheça os professores brasileiros que concorrem ao “Nobel da Educação” de 2019

O Global Teacher Prize, maior premiação de Educação do mundo e conhecida como “Nobel da Educação”, divulgou a lista dos 50 finalistas da edição 2019. Na lista estão dois professores de escolas públicas brasileiras: Débora Garofalo, professora da EMEF Almirante Ary Parreiras, em São Paulo, e Jayse Antonio da Ferreira, da EREM Frei Orlando, em Itambé (PE). Esta é a primeira vez que uma mulher brasileira é finalista do Global Teacher Prize.

Nova Escola

Outras do dia

Arquivo Nacional autoriza eliminação de documentos sem valor produzidos pelo Inep

O Arquivo Nacional (AN) autorizou a eliminação de 3.748,68 metros lineares de documentos, em 15.719 caixas, relativos a Avaliação Nacional da Alfabetização - ANA, da Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) e Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc) "Prova Brasil", do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do período de 2014 a 2015, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A autorização foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), nesta terça-feira, 11 de dezembro, e tem como objetivo trazer mais economia e otimizar o uso do espaço físico, diminuir custos operacionais, além de assegurar a manutenção e a preservação de conjuntos documentais relevantes.

Inep

 

 

Voltar ao calendário