Notícias de Educação - 28/jan/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI

Postagens antigas AQUI


Sala de aula

Cinco tendências mundiais que vão impactar a educação brasileira em 2019

(27/dez/2018) Diante de um cenário incerto, complexo e ambíguo, a educação pode fazer a diferença no futuro. De acordo com o levantamento internacional a longo prazo Educação 2030, feito pela OECD (Organisation for Economic Co-operation and Development), serão necessárias novas soluções educacionais já que o mundo está em constante mudança social, econômica e ambiental. Deverão ser traçados objetivos mais amplos na educação, como o bem-estar individual e coletivo; e certamente será desenvolvido um novo conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores nos estudantes.

ES Hoje

Os fatores que vão definir o futuro da educação

Porvir

8 ideias para desenvolver projetos interdisciplinares na escola

(03/jan/2019) Neste ano, escolas e redes começam a implementar a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Entre outras indicações, o documento estimula a integração entre conteúdos de diferentes áreas do conhecimento. Para inspirar professores que desejam desenvolver projetos interdisciplinares, o Porvir fez uma seleção de práticas do Diário de Inovações.

Porvir

5 obstáculos para inovação na educação básica

(21/jan/2019) Acompanhar as mudanças na área de tecnologia educacional é vital para melhorar as oportunidades de aprendizado para todos os alunos e impulsionar a inovação do ensino fundamental e médio, de acordo com um relatório publicado pelo Consortium for School Networking, uma associação dos EUA. O relatório “Top Hurdles 2019” (“Principais obstáculos de 2019”) listou os cinco principais obstáculos enfrentados pela adoção de tecnologia em ambientes de educação básica:

Porvir

“Microescolas” oferecem uma educação prática e personalizada

(30/dez/2018) Embora o movimento a favor das “microescolas” tenha se iniciado nos EUA e Reino Unido na última década, seus contornos são muito mais antigos. Famílias adeptas do homeschooling podem reconhecer alguns traços em comum com as cooperativas que vêm sendo formadas desde os anos 90.

Gazeta do Povo

Quais são os caminhos para ensinar no mundo digital?

(15/jan/2019) O mundo digital trouxe novos desafios e também novos caminhos a Educação! Com o avanço da tecnologia, as mudanças na vida cotidiana e mercado de trabalho chegam mais rápido e, cada vez mais, se fala de automatização dos espaços.
E a escola? Está evoluindo, mas está longe do ideal!

Nova Escola

Na mira de Bolsonaro, obra de Paulo Freire é pilar de escolas de elite

(06/jan/2019) Para especialistas, o pernambucano, morto em 1997, transformou-se em bode expiatório para quem acusa professores de uma suposta doutrinação. Estaria na obra de Freire, e na sua influência entre professores, ferramentas para um ensino sectário, além de uma das explicações para os fracassos da educação pública nacional —o que não é compartilhado por líderes de escolas de elite.

Folha de São Paulo

Paulo Freire: como é visto no exterior o legado do educador brasileiro criticado pelo governo Bolsonaro

BBC

Paulo Freire criticou socialistas e era contra doutrinação, diz biógrafo

(22/dez/2018) As discussões sobre o educador ganharão mais um elemento em 2019. O professor Sérgio Haddad, do programa de pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, lançará uma biografia de Freire pela editora Todavia.
Segundo Haddad, que é doutor em Educação, pesquisador e assessor da organização não-governamental Ação Educativa, Freire é pouco estudado no Brasil, e a rejeição ao patrono surpreende pela "ignorância".

Uol

Howard Gardner: "Minhas teorias eram aplicadas de forma errada"

(dez/2019) No início dos anos 1980, uma teoria desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Howard Gardner alterou a forma como encaramos a inteligência, com repercussões importantes para a Psicologia e a Educação.
Gardner identificou oito diferentes tipos de inteligência, como a musical, a interpessoal e a linguística. A lista cresceu ao longo dos anos, com a adição, por exemplo, da inteligência pedagógica, isto é, a habilidade de ensinar. Hoje, aos 75 anos, o pesquisador da Universidade Harvard voltou sua atenção para outro campo de estudos: a ética, sobretudo entre os adolescentes.

Nova Escola

“Pensar que se resolve a alfabetização com o método fônico é uma ignorância”

A professora emérita da Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Magda Soares, também pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), tem mais de 60 anos dedicados à área da alfabetização, entre pesquisas, formação de professores e atuação direta em redes de ensino.
A defesa da educadora pela alfabetização enquanto processo que deve levar em consideração não só a apropriação de um sistema alfabético, mas também apoiar as crianças a fazerem o uso social da leitura e da escrita, vem sofrendo ataques por representantes do atual governo.

Carta Educação

Dificuldade em aprender não significa distúrbio. Professores nem sempre sabem disso

(24/jan/2019) O Brasil é um país em que, infelizmente, um aluno pode chegar ao 9º ano sabendo escrever apenas o próprio nome. Como isso é possível?
Sylvia Ciasca explica que esse resultado pode ser consequência de dois fatores. O primeiro seria de ordem neurobiológica, que afeta de 5% a 10% da população escolar. Por outro lado, na maior parte das vezes, em 60% dos casos de estudantes com dificuldades de aprendizagem, o desempenho ruim decorre de fator pedagógico (escola, professor, metodologias de ensino).

Gazeta do Povo

O que é fanfic. E como ela é abordada na Base Nacional Curricular

(10/jan/2019) O termo fanfic está na Base Nacional Comum Curricular, documento homologado em 2017 durante o governo de Michel Temer.
Segundo o documento, a internet tem produzido e disseminado novos gêneros (a fanfic, por exemplo) e proporcionado formas inovadoras de edição de textos, vídeos, áudios e fotos. Mas há um porém: se por um lado é um espaço democrático, por outro tem se tornado um ambiente onde “as opiniões importam mais do que os fatos em si”.

Nexo

Como o Google pretende dominar a educação

(27/dez/2018) Nos Estados Unidos, Canadá, Suécia e Nova Zelândia, a gigante americana de tecnologia já é tão onipresente em sala de aula quanto o professor. A mesma estratégia chega agora às escolas da Bahia, impondo novos desafios aos educadores

Época Negócios

Livros do ensino médio serão divididos por área, não mais por disciplinas

(28/dez/2018) Os livros didáticos para as escolas públicas de ensino médio do país não serão mais por disciplina, mas por áreas de conhecimento. A mudança visa adequar a produção de livros à reforma do ensino médio e à nova base curricular, mas desafia redes de ensino, professores formados por disciplina e as editoras.

Gazeta do Povo

Com depressão em alta entre estudantes, escolas buscam ouvir alunos e preparar professores

(02/jan/2019) Especialistas e educadores afirmam que a depressão tem se tornado um problema cada vez mais comum entre os jovens brasileiros — e, por extensão, nas escolas, onde eles passam boa parte de seu tempo. Levantamento de 2012 feito pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) apontou que 21% dos brasileiros entre 14 e 25 anos tinham sintomas indicativos de depressão.

O Globo

Um brincar antigo que vence na era digital

(25/dez/2018) Pesquisa internacional indica crescente procura por brinquedos educativos e pedagógicos
Uma pesquisa da Euromonitor International, empresa de pesquisa de mercado, mostra que, desde 2016, tem sido crescente a procura por brinquedos educativos e pedagógicos – que estimulam o desenvolvimento cognitivo, físico e emocional da criança. Segundo o estudo da consultoria, as vendas dos brinquedos classificados como STEM Toys (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), ou seja, brinquedos educativos voltados a Ciências e Matemática, apresentaram crescimento de 7% em 2017.

O Estado de São Paulo

Gestão

A “Intervenção de educação” que revolucionou o ensino de uma cidade do sertão

(20/dez/2018) Reformular esta engrenagem não é uma tarefa fácil. Oeiras, a cidade do sertão do Piauí que em sete anos conseguiu saltar nos indicadores de educação, passou por um processo que os próprios educadores chamam de "intervenção de educação", em que várias práticas inovadoras foram implementadas para melhorar a qualidade do ensino, considerado como um "doente na UTI", de forma rápida e eficaz. O EL PAÍS selecionou algumas ações que fizeram a diferença.

El País

A cidade do Piauí que quer se tornar a Finlândia brasileira da educação

El País

10 motivos para transformar a escola em 2019

(26/dez/2018) Confira uma seleção de bons motivos para você se juntar à mobilização Escolha Transformar
A Mobilização Escolha Transformar, lançada este ano, reúne pessoas que acreditam na necessidade de transformar a escola, para que ela possa se conectar com os sonhos dos estudantes. A iniciativa é uma grande ação de comunicação, com tarefas periódicas, cujo objetivo é sensibilizar a sociedade brasileira para a causa.

Porvir

Governo federal já pagou R$ 1 bi por creches, mas só metade ficou pronta, diz ONG

(20/dez/2018) Um levantamento inédito mostrou a situação de obras de creches e escolas infantis feitas com dinheiro do governo federal nos últimos dez anos.
Em pouco mais de uma década, 14 mil obras contratadas com recursos federais foram analisadas. Só 44% das escolinhas e creches foram entregues; 18% foram canceladas e 38% não saíram do papel ou estão com obras paradas por uma série de problemas.

JN

59% das obras de escolas e creches que ainda não foram entregues estão com problemas

Nova Escola

O pensador liberal à frente do MEC

(19/dez/2018) Ele bate com as duas mãos no PT, na Teologia da Libertação, no aparelhamento do Estado por marxistas e em tudo mais que lhe pareça associado às ideias do italiano Antonio Gramsci (1891-1937), principal teórico, para ele, de movimento mundial, cultural e educacional de conquista de governos pela esquerda. O norte do pensamento político de Ricardo Vélez Rodríguez, de 75 anos, futuro ministro da Educação, está na direita liberal, amparado na matriz do francês Alexis de Tocqueville (1802-1859), defensor do sistema de representação política americano que, por outro lado, temia o despotismo de maiorias.
O ministro de Jair Bolsonaro é favorável ao projeto da Escola sem Partido, critica a discussão de gênero nos colégios, e acredita que a saída está na iniciativa privada e numa cultura liberal construída de baixo para cima, desde o ambiente político dos municípios.

O Estado de São Paulo

Cargos-chave da Educação terão pesquisadores ligados a militares sob Bolsonaro

Folha de São Paulo

Ministro da Educação promete combater analfabetismo 'nas suas várias manifestações'

02/jan/2019 Com elogios rasgados ao presidente Jair Bolsonaro, a quem atribui a "redenção" do país, e atacando o que classificou de "ciclo lulopetista", o novo ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, disse que "o combate ao analfabetismo nas suas várias manifestações" está entre as suas prioridades. Sem dar detalhes, ele elencou outras áreas que pretende melhorar, como a educação técnica e profissional e o atendimento a pessoas com deficiência, e afirmou que as universidades públicas terão "políticas que fomentem modelos de gestão". Já no ensino privado, chamou atenção para a qualidade dos cursos.

O Globo

A alfabetização no centro do debate educacional

Jeduca

Ideia federal de voucher para saúde e educação esbarra em falta de exemplos de sucesso

(17/jan/2019) Um das propostas do ministro Paulo Guedes (Economia), a criação de vouchers para saúde e educação é vista com descrédito pelos especialistas por não haver evidência de benefícios aos usuários.
No caso da saúde, a iniciativa pode ainda estimular consultas e exames desnecessários e, assim como na educação, deixar o custo do sistema mais alto.

Folha de São Paulo

Como funciona a parceria entre coordenador pedagógico e orientador educacional

(04/jan/2019) Na gestão, uma parceria quase impossível de se dissociar no trabalho é a do coordenador pedagógico e orientador educacional. Isso porque suas funções se entrelaçam o tempo todo. O coordenador precisa estar atento ao trabalho dos professores, sua metodologia, aos projetos da escola, enquanto o orientador, aos alunos, suas histórias, seus sucessos, seus fracassos, suas famílias. Não há como separar.

Gestão Escolar

Portal do Novo Ensino Médio já está disponível para acesso

(17/dez/2018) O Portal Novo Ensino Médio, lançado pelo ministro da Educação, Rossieli Soares, na última sexta-feira, 14, já está no ar. A ferramenta reúne informações sobre as políticas, programas e ações desenvolvidas pelo Ministério da Educação para a implementação do ensino médio nas redes de ensino e escolas de todo o país. Na página, é possível ter acesso, por exemplo, ao Guia de Implementação do Novo Ensino Médio e ao documento dos referenciais para a elaboração dos itinerários formativos previstos nas diretrizes curriculares nacionais, que está em fase de finalização.

MEC

Escola Viva: modelo capixaba de educação integral serve de exemplo para o país

(19/dez/2018) “O Ensino Médio está falido, mas temos também bons resultados. O Espírito Santo conseguiu mostrar para o Brasil que o Ensino Médio tem jeito. Aqui é um caso que deve ser reconhecido por todo Brasil. São experiências como a Escola Viva que o Brasil precisa se organizar para implantar em todos os estados. A gente tem que pegar boas experiências. O caminho para um Brasil melhor é o da educação em tempo integral”, destacou o ministro Rossieli Soares.

Aqui Notícias

Portal de Evidências ajudará gestores a tomar decisões

(28/dez/2018) Entrou no ar nesta sexta-feira, 28, o Portal de Evidências do Ministério da Educação. O espaço tem o objetivo de institucionalizar o diálogo e a colaboração entre o MEC, instituições e pesquisadores sobre o uso de evidência e inovação para melhorar a educação pública brasileira. “Evidências são dados, pesquisas e análises que permitem saber se as políticas ou programas geram os resultados esperados e impactos positivos”, explica a coordenadora geral da Assessoria Estratégica de Evidências do MEC, Daniela Ribeiro.

MEC

SP: Gestão Doria quer reduzir avaliações de alunos e mudar bônus de professores

(18/jan/2019) O novo secretário de Educação do estado de São Paulo, Rossieli Soares da Silva, quer reduzir o número de avaliações feitas por alunos durante o ano para dar mais tempo a aulas e alterar o sistema de bonificação por resultados na rede escolar, política central das sucessivas gestões do PSDB no governo paulista.

Folha de São Paulo

Vice-diretores vão substituir professores ausentes em SP

O Estado de São Paulo

Falta de professor deve deixar sem aula 60 mil alunos da rede paulista

(06/jan/2019) Ao menos 18.870 alunos podem ficar sem aulas neste ano na cidade de São Paulo devido à falta de professores, segundo a Secretaria Estadual de Educação, do governo João Doria (PSDB). Serão 629 turmas em todas as diretorias de ensino da cidade que podem ficar sem professores de 1º a 5º ano do ensino fundamental.

Folha de São Paulo

Em crise, prefeitos de 300 cidades mineiras adiam início das aulas

(21/jan/2019) Prefeitos de ao menos 300 cidades mineiras decidiram adiar o início da aulas nas escolas municipais alegando falta de repasses estaduais nas primeiras semanas do ano.

Folha de São Paulo

Aulas só irão começar se repasses forem feitos, ameaçam prefeitos mineiros

Hoje em Dia

Após pressão, Zema rebate prefeitos e diz que liberou verba da educação em MG

Folha de São Paulo

Inadimplência faz preços das escolas aumentarem até 12%

(03/jan/2019) Ano novo, mensalidade de escola nova e, em 2019, bem acima da inflação. Em Belo Horizonte, o reajuste das escolas particulares nete ano comparado com 2018 chegou a 11,79% segundo uma pesquisa do site Mercado Mineiro divulgada nesta quarta-feira (2). O índice está bem acima da estimativa de inflação do Banco Central (BC) para 2018, que é de 3,69%. Para a presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep-MG) Zuleica Reis Ávila, um dos fatores que impactou o reajuste foi a inadimplência, que no ano passado, entre janeiro e novembro, ficou entre 12% e 15%.

O Tempo

Inadimplência escolar gera preocupação para pais e responsáveis

Estado de Minas

Ministro da Educação diz que pasta terá subsecretaria de 'iniciativas civico-militares'

(01/jan/2019) Segundo Ricardo Vélez Rodríguez, objetivo é envolver escolas municipais nessas iniciativas. Ele também disse que ensino público pago 'não é coisa de outro planeta'.
Ele anunciou a subscretaria ao ser questionado sobre a ideia de Bolsonaro de ampliar o número de colégios militares. Disse que a equipe do ministério já analisou o custo e que isso não exigirá "tanto" investimento.

G1

Profissionais da Educação

O que diz a Base Nacional de Formação de Professores

(17/dez/2018) Com 65 páginas, o texto propõe uma série de mudanças para tornar os cursos de formação mais práticos e adequá-los à Base Nacional Comum Curricular, documento que determina quais habilidades e competências serão exigidas dos alunos das escolas públicas e privadas do país nos próximos anos.

Nexo

Base Docente: conheça os 10 princípios para formação de professores

Nova Escola

Base Nacional Docente: veja o que muda na formação e carreira

Nova Escola

Falta de capacitação é um dos desafios da educação no Brasil

JP News

Se é muito fácil ser professor, a profissão é desvalorizada

(23/dez/2018) A mudança na educação passa por melhorar não só o salário e as condições de trabalho dos professores, mas, urgentemente, a sua formação
Não existe bala de prata para melhorar a educação no Brasil. A solução é sistêmica, exige mexer em várias peças ao mesmo tempo e, nessa ação, é preciso enfrentar com coragem algumas brigas, também com as universidades. A opinião é de Claudia Costin.

Gazeta do Povo

Os piores alunos do ensino médio estão se tornando professores. E isso é preocupante

(20/jan/2019) O enorme contingente de alunos abaixo do nível aceitável, acompanhado de preocupantes índices de analfabetos absolutos e funcionais no Brasil, na verdade, não são culpa (apenas) da má qualidade de formação que algumas universidades oferecem aos futuros professores ou de escolas com péssima gestão. “O buraco é bem mais embaixo”, lamenta João Batista Araújo e Silva, Ph.D. em Pesquisa Educacional pela Universidade do Estado da Flórida (1973) e presidente do Instituto Alfa e Beto.  A organização realizou uma pesquisa, publicada em 2016, em que mostrou o perfil de grande parte dos alunos dos cursos de Pedagogia no Brasil, sendo que a maioria desses estudantes obteve notas no Enem menores que a da média nacional.

Gazeta do Povo

Ministério da Educação reajusta em 4,17% piso do magistério

(10/jan/2019) O piso salarial do magistério foi reajustado para R$ 2.557,74, a partir de 1º de janeiro de 2019. O anúncio, porém, foi feito pelo Ministério da Educação nessa quarta-feira (9/1), e representa alta de 4,17%, conforme determinação do artigo 5º da Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008.
O valor corresponde ao vencimento inicial dos profissionais do magistério público da educação básica, com formação de nível médio, modalidade normal, para jornada de 40 horas semanais.

Metropoles

De pedreiro a Uber: o malabarismo para viver com os salários do magistério

Nova Escola

Inclusão

N° de alunos negros sobe 52% na USP em 10 anos, mas representam só 15%

(21/dez/2018) Em dez anos, o número de alunos da USP (Universidade de São Paulo) que se declaram negros aumentou 52% enquanto o número total de alunos na universidade cresceu 8%. O número de estudantes pretos ou pardos, segundo a definição agrupada de negro do IBGE, passou de 11.626 matriculados em 2007 para 17.690 em 2017. Mesmo assim a representatividade se mantém baixa -- passou de 11% para 15,5%.

Uol

Unicamp abre vaga para medalhistas; USP e Unesp também estudam medida

(24/dez/2018) Estadual de Campinas terá 90 lugares para vencedores em competições ligadas a áreas como Matemática, Física e Robótica; o objetivo é atrair os melhores estudantes. Outras instituições paulistas avaliam mudança nas próximas edições
Seguindo o exemplo da Unicamp, a Universidade de São Paulo (USP) e a Estadual Paulista (Unesp) pretendem abrir vagas “olímpicas” – aquelas destinadas a alunos com medalhas em competições científicas como as de Matemática, Física e Química – nos próximos anos. A nova modalidade de seleção faz parte de uma tendência de diversificar formas de ingresso nas instituições paulistas.

O Estado de São Paulo

Competição é caminho para bolsa e estágio

Uol

Universidades dos EUA consideram os prêmios dos alunos

Uol

Leis e políticas

O que pode mudar na Educação com o novo ministro?

(17/dez/2018) A partir de 1° de janeiro, as prioridades do Ministério da Educação estarão na Educação Básica, qualificação para o trabalho e fortalecimento da identidade nacional. “Atuaremos como base em princípios que alicercem o pleno desenvolvimento do cidadão, a qualificação para o trabalho e o fortalecimento da identidade nacional”, afirmou o futuro ministro da Educação Ricardo Vélez Rodríguez em sua conta no Twitter.
Em termos práticos, o que pode ser aplicado por Rodríguez em seu mandato e quais são os entraves políticos para que essas mudanças possam acontecer?

Nova Escola

O que muda na estrutura do Ministério da Educação

Nova Escola

Como se organiza e funciona o Ministério da Educação

Nexo

O que é uma boa aula para o ministro da Educação?

Folha de São Paulo

Bolsonaro diz que combate ao marxismo vai melhorar desempenho na educação

Folha de São Paulo

Governo Bolsonaro: Contra 'ideologia' na alfabetização, novo secretário quer guinada metodológica no ensino

BBC

MEC tem agora secretarias para alfabetização e escolas militares

EBC

Nova subsecretaria do MEC fomentará escolas militares

Correio Braziliense

MEC desmonta grupo de pesquisa e põe em xeque avaliação de programa de educação em tempo integral

O Globo

Grupo de escolas de elite divulga carta criticando ministro da Educação

Exame

No MEC, militares devem comandar financiamento, hospitais e ensino superior

Uol

General assume área no FNDE que opera Fies e Fundeb

Gazeta do Povo

Governo nomeia ligado a 'combate à ideologia' para diretoria do Inep

O Estado de São Paulo

"Dono do Enem é o nosso presidente Bolsonaro", diz indicado para o Inep

Uol

Inep estuda possibilidade de Bolsonaro examinar previamente Enem

Terra

'Até mesmo o presidente deve seguir protocolo para ter acesso ao Enem', diz ex-chefe de segurança

O Estado de São Paulo

Novo presidente do Inep diz que quer Enem “sem postura ideológica”

Gazeta do Povo

Novo presidente do Inep afirma que escola deve resistir a 'ideologias e crenças inadequadas' de 'pseudointelectuais'

G1

Economista é indicado para assumir diretoria responsável pelo Enem

Terra

General vai compor equipe do alto escalão do MEC

O Estado de São Paulo

MEC apoiará uso do Exército para administrar escolas municipais, diz ministro

Folha de São Paulo

Governo Bolsonaro anula mudanças em livros didáticos

(09/jan/2019) O governo de Jair Bolsonaro informou que vai anular as mudanças nos critérios de avaliação dos livros didáticos, depois que a medida foi divulgada pelo Estadão. Tinham sido retirados do edital a exigência de que as obras tivessem referências bibliográficas e itens que impediam publicidade e erros de revisão e impressão.

O Estado de São Paulo

Servidor do MEC fala em 'erro operacional' e diz ser responsável por mudança em edital

Terra

Após confusão com livros, MEC exonera dez do Ministério

Terra

Os desdobramentos da polêmica sobre o PNLD 2020

Jeduca

12 estados e o DF já aprovaram currículo de referência para escolas do infantil e fundamental

(14/dez/2018) Exatamente um ano após a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dos ensinos infantil e fundamental, pelo menos 12 estados e o Distrito Federal já aprovaram seus currículos de referência para escolas dessas duas etapas de ensino. Segundo um levantamento do Ministério da Educação, até a sexta-feira (14) outros sete estados tinham previsão de concluir esse processo até 31 de dezembro.

G1

Etapa do ensino médio é homologada e Base Nacional Comum Curricular está completa

(14/dez/2018) O ministro da Educação, Rossieli Soares, homologou nesta sexta-feira, 14, a etapa do ensino médio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Assim, a BNCC da Educação Básica está completa, com a definição dos conteúdos que todos os alunos têm o direito de aprender no decorrer do percurso escolar. “O Brasil está definindo pela primeira vez onde cada aluno precisa chegar em cada um dos anos do ensino médio”, comemorou o ministro. “O que vem agora é uma etapa muito importante de discussão com as escolas, pais e professores, para construção dos currículos.”

MEC

Projeto quer revogar a reforma do ensino médio aprovada em 2017

(15/jan/2019) O Projeto de Lei 10682/18 revoga a chamada Reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/17). O autor da proposta, deputado Bacelar (Pode-BA), afirma que a medida, aprovada pelo Congresso em 2017, introduziu diversas alterações na legislação sem haver estrutura ou recursos adequados para o seu propósito.

Câmara

Criança é protagonista do aprendizado em nova base curricular infantil

(12/jan/2019) Até o final deste ano, pré-escolas e creches de todo o país vão precisar ter seus currículos ou propostas pedagógicas adaptados em acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que apresenta uma maneira mais moderna de tratar a criança, agora como protagonista em seu processo de aprendizado e tendo o brincar como maior ferramenta de construção de conhecimento.

Folha de São Paulo

Regulamentar a educação domiciliar é uma das metas prioritárias dos 100 primeiros dias do governo Bolsonaro

(23/jan/2019) O governo federal pretende editar uma medida provisória para regulamentar a educação domiciliar das crianças brasileiras em idade escolar, conhecida também como "homeschooling". O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (23), durante a divulgação das metas da nova gestão para os 100 primeiros dias de governo. A meta está ligada ao Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

G1

Damares defende educação domiciliar: “É um direito”

Conexão Política

Movimento ligado à educação pretende ir à Justiça contra ensino domiciliar

Folha de São Paulo

Lei que permite aluno faltar por motivo religioso é sancionada

(04/jan/2019) De acordo com o texto, as provas ou as aulas deverão ser repostas sem custo ao aluno ou substituídas por trabalhos escritos.
O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que permite que estudantes da rede pública e privada faltem a provas ou aulas por motivos religiosos. O ato foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta (4).

G1

MEC define idades para a entrada no ensino infantil e fundamental, mas polêmica persiste

(02/jan/2019) O que antes servia apenas para nortear estados e municípios, agora tem força de lei. O Ministério da Educação (MEC) sacramentou, em forma de portaria, a resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) determinando a data de 31 de março como limite para crianças que completam 4 e 6 anos entrarem nos ensinos infantil e fundamental, respectivamente. O país tem a questão uniformizada, mas o corte etário continua causando confusão entre as famílias e escolas. A regulamentação, cujo martelo foi batido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em agosto, muda as regras em Minas Gerais, apesar de a lei em vigor, que determina 30 de junho como referência, ainda não ter sido revogada. Na prática, as mudanças valem apenas para 2020, uma vez que o cadastramento escolar da rede pública foi feito antes da normatização. Em período de matrícula, os estabelecimentos privados ainda aceitarão novos alunos nas normas antigas. E, para evitar prejuízos, quem já está na sala de aula, independentemente da série, segue seu percurso, sem alteração.

Estado de MInas

Senado aprova corte em fundo para educação

(08/jan/2019) O Senado cortou pela metade uma das fontes de recursos do Fundo Social do Pré-Sal, destinado a investimentos em saúde e educação. Por meio de um projeto de lei, os senadores destinaram 50% dos recursos vindos da comercialização do petróleo do pré-sal, que iriam integralmente para o Fundo Social, para outro fundo, voltado para expansão de gasodutos e para o fundo de participação de Estados e municípios. A proposta ainda precisa passar pela Câmara.

O Estado de São Paulo

Libras pode ser incluída na grade obrigatória das escolas

(02/jan/2019) Após o feito histórico da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, durante a posse nesta terça-feira (1º), a Língua Brasileira de Sinais (Libras) recebeu maior destaque. A língua é o segundo idioma oficial do Brasil e pode ser incluída na grade curricular obrigatória das escolas públicas.
A proposta está em análise no Congresso Nacional.

Pleno.news

Escolas podem ser obrigadas a instalar lixeiras de coleta seletiva

(25/jan/2019) O Projeto de Lei PL 11240/18 torna obrigatória a instalação de lixeiras para coleta seletiva nas escolas públicas e privadas do Brasil.
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Câmara

Estudante poderá ter acesso gratuito a suas informações em instituições de ensino

(02/jan/2019) O Projeto de Lei 10156/18 garante ao estudante da educação básica e superior o direito ao acesso a todas as informações produzidas pela instituição de ensino relacionadas ao vínculo mantido.
O projeto, que tramita conclusivamente, será analisado pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Câmara

Não estimulamos direita nem esquerda, diz comandante de colégios militares

(23/dez/2018) A ampliação do número de colégios militares dirigidos pelo Exército no Brasil é uma das principais promessas do governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), para melhorar a educação básica brasileira.
Mas como funcionam essas unidades? O que têm de particular e único? Qual a sua forma de ensinar? O UOL entrevistou o general Flávio Marcus Lancia.

Uol

Ceará publica resolução contra o Escola sem Partido

(27/dez/2018) O Conselho Nacional de Educação (CNE) do Ceará publicou, nesta quarta-feira (26), uma resolução contrária a uma das principais propostas do movimento “Escola sem Partido”: a de animar os alunos a fazerem provas de atos de doutrinação política ou ideológica em sala de aula.
De acordo com o documento (resolução 471 de 2018), publicado no Diário Oficial do Estado, é vedado “filmar, fotografar ou gravar aulas” para “fins de violação de direitos” em qualquer instituição de ensino do Estado.

Gazeta do Povo

Juíza autoriza deputada a coletar denúncias de doutrinação em sala de aula

(24/jan/2019) O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) acolheu recurso da deputada estadual eleita Ana Caroline Campagnolo (PSL) para que ela volte a publicar, em sua página no Facebook, postagem em que se disponibiliza a receber denúncias de alunos contra professores que expressem posições político partidárias ou ideológicas em sala de aula - a chamada “doutrinação”.

Gazeta do Povo

Ensino religioso é regulamentado no ensino público do DF

(26/dez/2018) A Portaria nº 424/2018 torna obrigatória a oferta de ensino religioso em todas as escolas públicas do DF de ensino fundamental e médio. As matrículas ficam opcionais para os alunos.
Fica estabelecido, ainda, que o ensino religioso deve ser distinto de catequese, visando a diversidade cultural religiosa, não sendo admitido qualquer tipo de preconceito.

Correio Braziliense

Política eleitoral, partidária e afins

O perfil dos ministros da educação do Brasil e o que esperar do futuro

(25/dez/2018) A alternância no perfil dos ministros acompanha as mudanças no grupo político que está no governo. Nos dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso, por exemplo, era Paulo Renato de Souza, um profissional de características muito diferentes de, por exemplo, José Goldemberg, ministro do presidente Collor, ou Marco Maciel a Jorge Bornhausen, ministros do presidente Sarney.
Se em geral existe, na condução das políticas educacionais, uma alternância saudável no perfil ideológico dos ministros, uma coisa muda muito pouco: em geral, o ministério da Educação é um posto de indicação muito mais política do que técnica.

Gazeta do Povo

Bolsonaro diz que vai combater o 'lixo marxista' nas escolas

(31/dez/2018) “Uma das metas para tirarmos o Brasil das piores posições nos rankings de educação do mundo é combater o lixo marxista que se instalou nas instituições de ensino”, escreveu o presidente eleito.
O ministro da Educação será o filósofo de origem colombiana Ricardo Vélez Rodríguez. “Junto com o ministro da Educação e outros envolvidos vamos evoluir em formar cidadãos e não mais militantes políticos”, acrescentou Bolsonaro.

Correio Braziliense

‘Faz mal à saúde’, diz Vélez Rodríguez sobre marxismo nas escolas

Gazeta do Povo

Vélez desmonta secretaria de diversidade e cria nova subpasta de alfabetização

Folha de São Paulo

‘Única ideologia que nos interessa é a ideologia da aprendizagem’, diz Rossieli

(14/jan/2019) Para o novo secretário da Educação do Estado de São Paulo, Rossieli Soares, discussões em torno de projetos como o Escola sem Partido só atrapalham. “A única ideologia que deve nos interessar é a ideologia da aprendizagem, essa tem que ser a nossa obsessão”, disse ao Estado o ex-ministro, no governo de Michel Temer. “Vamos discutir o que interessa: os jovens e as crianças não estão aprendendo adequadamente dentro das nossas escolas.” A posição forte, nada política, é ainda contrária ao que disse o governador João Doria justamente ao anunciá-lo para o cargo. O chefe afirmou ser favorável à bandeira do presidente Jair Bolsonaro, que quer combater uma suposta doutrinação de professores nas escolas.

O Estado de São Paulo

Secretário da Educação em SP contraria Doria sobre Escola Sem Partido

Uol

Filho de Bolsonaro propõe revisão histórica sobre ditadura em livro didático

(10/jan/2019) Após o Ministério da Educação anular um polêmico edital de livros didáticos, o presidente, Jair Bolsonaro (PSL), e seu filho deputado, Eduardo, fizeram publicações nas redes sociais em que atacam supostas doutrinações de esquerda na educação e em materiais escolares.

Folha de São Paulo

Estatística, pesquisas e estudos

O que fazem os países que têm bons professores

(17/dez/2018) Salários importam e infraestrutura também. Mas é uma boa formação dos professores desde a graduação, e que continua por toda a vida profissional, o que realmente faz diferença nos países com os melhores docentes e, por consequência, com as notas mais altas no Pisa – o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, que examina alunos de 15 anos em mais de 70 países.
Esse é uma das conclusões a que chegaram os pesquisadores da OCDE ao se debruçar sobre o perfil dos professores, a partir dos dados do Pisa 2015, a última edição com os resultados divulgados.

Gazeta do Povo

País líder em educação não quer mais aprovar por nota. Saiba por quê

(29/dez/2018) Cingapura prepara uma mudança significativa para 2019: reduzir drasticamente as provas e trocar as avaliações por trabalhos, questionários e discussões em sala de aula. O motivo? A competitividade exacerbada entre os alunos, apesar de ser responsável pelo desempenho, tem sido causa de depressão e problemas psíquicos, com consequências negativas para a atuação profissional.

Gazeta do Povo

Resultados do Enem mostram que classe social influencia na educação dos jovens

(21/jan/2019) Políticas públicas destinadas ao Ensino Médio precisam compreender elementos que favoreçam o acesso, a permanência e a aprendizagem
A recente divulgação dos resultados do Enem apresentou-nos um conjunto de dados bastante preocupantes, sobretudo para aqueles envolvidos na pesquisa e na implementação das políticas curriculares para o Ensino Médio. De acordo com esta publicação, somente 293 jovens brasileiros que cursaram esta etapa da educação básica em condições econômicas desfavoráveis conseguiram desempenho equivalente aos estudantes oriundos das escolas de elite. Em tais condições, os estudantes pobres têm apenas 0,16% de chance de estarem entre as melhores notas no exame nacional. A condição socioeconômica dos jovens continua ocupando um papel central na compreensão da escolarização juvenil contemporânea.

Zero Hora

Apenas acesso à educação não é suficiente para reduzir desigualdade no Brasil, diz estudo

(24/dez/2018) Simulação aponta que se país tivesse garantido educação secundária para a população desde 1994, disparidade da renda do trabalho teria caído apenas 2%
O Brasil é hoje um dos países mais desiguais do mundo com quase 30% da renda nas mãos de apenas 1% dos habitantes do país. Para tentar diminuir tamanha brecha entre os ricos e os pobres, o investimento em educação quase sempre aparece como um dos remédios mais promissores. A solução frequentemente repetida para tentar resolver a desigualdade, entretanto, já é relativizada por especialistas.

El País

Quase 4 em cada 10 jovens de 19 anos não concluíram o ensino médio, aponta levantamento

(18/dez/2018) Quase quatro (36,5%) em cada dez brasileiros de 19 anos não concluíram o ensino médio em 2018, idade considerada ideal para esta etapa de ensino. Entre eles, 62% não frequentam mais a escola e 55% pararam de estudar ainda no ensino fundamental.

G1

Ler para crianças pequenas melhora seu desempenho acadêmico

(10/jan/2019) Você é aquele tipo de pai ou mãe que gosta de ler para seus filhos desde pequenos? Acredite, você não está apenas passando um tempo de qualidade com seu filho, como também está contribuindo para seu desempenho acadêmico. Um novo estudo realizado pela Universidade de Newcastle, na Austrália, mostrou que crianças cujos pais costumavam ler para elas quando tinham menos de cinco anos de idade – ou seja, antes da pré-escola – estão cerca de oito meses à frente dos colegas que não tiveram tanto contato com a leitura na mesma fase da vida, em termos de desempenho acadêmico.

Veja

Maioria no país defende educação sexual e discussão sobre política nas escolas

(07/jan/2019) Segundo o Datafolha, 71% são a favor de falar de assuntos políticos em sala de aula
Para a maior parte da população, educação sexual e assuntos políticos devem ser temas tratados nas salas de aulas do país, segundo pesquisa Datafolha. A abordagem desses dois assuntos nas escolas tem sido alvo de ataque nos últimos anos por parte de grupos conservadores e religiosos.

Folha de São Paulo

Os graus de alfabetização. E como eles se manifestam no Brasil

(07/jan/2019) Existem cinco níveis de alfabetismo numa escala de proficiência, sendo que os dois primeiros se referem aos analfabetos funcionais, e os três últimos aos funcionalmente alfabetizados.
Apesar de o número de analfabetos (absolutos) ter caído de 12% para 8% e dos que ocupam o nível rudimentar ter ido de 27% a 22%, no mesmo período, isso não significou um aumento no topo da proficiência. Em duas décadas, os proficientes ficaram estagnados em 12%.

Nexo

1,6% das instituições de ensino superior têm nota máxima em avaliação do MEC

(18/dez/2018) O Brasil tem mais de 2 mil instituições de ensino superior, mas só 35 (1,6%) delas conseguiram atingir o conceito máximo do Índice Geral de Cursos (IGC), segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta terça-feira (18). Por outro lado, 278 faculdades ficaram com conceitos abaixo do limite de qualidade estabelecido pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes).

G1

Só 0,5% das licenciaturas a distância tem nota máxima em avaliação federal

Folha de São Paulo

As melhores universidades e faculdades do Brasil, segundo o MEC

Gazeta do Povo

USP, Unesp e Unicamp caem em ranking internacional; veja a lista

O ranking de economias emergentes da THE analisou quase 450 universidades de 43 países, em quatro continentes. O levantamento feito pela revista britânica é uma das principais referências em reputação acadêmica. Trinta e seis instituições brasileiras aparecem no estudo - mais do que no ano passado, quando o País tinha 32. Mas 17 universidades brasileiras perderam posições no levantamento divulgado nesta terça.
A USP continua na melhor colocação entre as universidades brasileiras, na 15ª posição.

O Estado de São Paulo

As vantagens de cada idade para aprender um novo idioma

(16/dez/2018) Pesquisas mostram que cada fase da vida nos oferece diferentes vantagens no aprendizado de línguas.
De um modo geral, cada fase da vida nos oferece diferentes vantagens no aprendizado de línguas. Os bebês têm um ouvido melhor para sons diferentes; as crianças conseguem assimilar sotaques nativos com uma velocidade surpreendente. Já os adultos têm uma capacidade de atenção maior e habilidades cruciais, como o grau de instrução, que permitem expandir continuamente o vocabulário.

G1

Programas de imersão turbinam o aprendizado de idiomas

Porvir

Só quem inicia graduação ganha acima da média

(11/jan/2019) Apenas um quarto dos trabalhadores brasileiros conseguiu estudar o bastante para ganhar acima da média nacional, apesar dos avanços no número de universitários nos últimos anos. Um levantamento feito com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que é preciso ter pelo menos 12 anos de estudos - o equivalente ao ensino superior incompleto - para conseguir ganhar mais de R$ 2.196, como a média dos trabalhadores recebe por mês.

Terra

Avaliação

MEC passará a avaliar educação infantil em 2019

(18/dez/2018) A educação infantil será avaliada pela primeira vez no ano que vem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Atualmente, as avaliações nacionais são aplicadas apenas a partir do ensino fundamental. Ao contrário das outras etapas, as crianças das creches e pré-escolas não terão que fazer nenhuma prova. A avaliação será por meio de questionários aplicados a professores, dirigentes e equipe escolar.

A Rede

Relatório da OCDE reprova exame brasileiro que avalia ensino superior

(22/dez/2018) A eficácia da principal avaliação de ensino superior do País é criticada por um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE, na sigla em português), divulgado nesta sexta-feira, 21. Feita a pedido do Ministério da Educação (MEC), a análise questiona a continuidade da aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), pois avalia que a prova tem objetivos “irreais” e falha na tarefa de atestar a qualidade das graduações.

O Estado de São Paulo

Enem 2018: número de redações nota mil volta a crescer, e cai o número de notas zero

(18/jan/2019) Apenas 55 alunos tiraram nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018. O número representa um aumento em relação a 2017, que teve 53 notas máximas.
Entre as provas objetivas, a nota média aumentou em linguagens, matemática e ciências humanas para o maior nível das últimas três edições, mas caiu em ciências da natureza.

G1

Das 55 redações com nota mil no Enem 2018, 42 foram escritas por mulheres

G1

Notas médias no Enem sobem em todas as provas objetivas, menos em ciências da natureza

G1

EAD

Ensino a distância: liberados para ensino médio, cursos EaD ainda são piores que presenciais

(17/dez/2018) Ensino a distância se expande cada vez mais no ensino superior brasileiro e agora também já pode ser adotado no ensino médio
Um dos pontos frágeis do ensino a distância é a qualidade. Os números do Enade ainda mostram uma diferença de desempenho.
Em 2016, apenas cinco instituições detinham 58% das matrículas em EaD e, em sua maioria, ofereciam cursos com conceito Enade abaixo do patamar de 1,5 nos exames de 2015 e 2016, segundo análise de Carlos Bielschowsky, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e estudioso do tema. O que chama atenção é que essas mesmas instituições, de acordo com o professor, tinham resultados melhores no Enade para os cursos presenciais.

BBC

Graduação presencial poderá ter até 40% de aulas a distância

(31/dez/2018) O Ministério da Educação (MEC) ampliou a permissão para aulas a distância em cursos de graduação presenciais.
Agora, até 40% da carga horária poderá ser feita a distância. Até então, o limite máximo fixado pelo MEC era de 20%.

G1

Não tenha medo: Mercado de trabalho valoriza diploma EAD

(03/jan/2019) Uma dúvida recorrente de quem pensa em se matricular em um curso de graduação ou pós-graduação no formato EAD (Educação a Distância) é se o diploma é bem-visto no mercado de trabalho. Segundo Eliane Aere, diretoria da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Digital), na percepção dos departamentos de RH e das lideranças das empresas, a modalidade EAD tem sido tão aceita quanto a presencial.

Uol

Técnico e Profissionalizante / Executiva

Tempos digitais estimulam a educação continuada

(16/dez/2018) Educação continuada, ou life long learning, é uma corrente que vem crescendo em modelos de ensino e entre especialistas de educação. O argumento é que, com as modernizações da indústria e do mercado, a força de trabalho precisa se reciclar durante toda a vida para se manter relevante.
Na prática, não estamos falando de cursos de média e longa durações, como graduações e MBAs, e sim de pequenos módulos, muitas vezes disponíveis online e gratuitos. Devido à natureza digital da coisa, grande parte dos cursos estão voltados para as áreas de tecnologia, marketing e comunicação.

O Estado de São Paulo

Ensino Superior

MEC quer que universidade federal aumente captação de recursos próprios

(23/jan/2019) Com a promessa de aumentar recursos para a educação básica, a equipe do Ministério da Educação (MEC) quer mudar a forma de manutenção financeira das universidades e institutos federais. Entre as propostas mais avançadas estão aquelas que buscam incentivar a busca de fontes alternativas de financiamento, como a possibilidade de uso integral dos recursos próprios – arrecadados por meio de parcerias com prefeituras, governos estaduais e empresas privadas – e a criação de fundos patrimoniais.

O Estado de São Paulo

MEC pode abrir caminho para que universidades federais passem a cobrar mensalidade

Gazeta do Povo

Pela primeira vez, Sisu tem queda no total de vagas oferecidas

(18/dez/2018) A edição do primeiro semestre de 2019 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai ter um número menor de vagas do que a do ano anterior. Apesar da redução ser pequena, é a primeira vez que isso acontece nos dez anos de história do sistema, criado pelo Ministério da Educação como um vestibular centralizado para universidades públicas, usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

G1

Primeira edição do Sisu 2019 deve abrir mais de 235 mil vagas

R7

23% das disputas no Sisu 2019 têm menos inscritos do que vagas

G1

MEC visitará 200 instituições denunciadas por irregularidades

(18/dez/2018) O Ministério da Educação (MEC) planeja fazer 200 visitas especiais a instituições de ensino superior para avaliar a qualidade dos cursos ofertados e das próprias instituições, disse hoje (18), em Brasília, o secretário-executivo do MEC, Henrique Sartori. As visitas devem ocorrer em 2019.

EBC

Educação privada ainda testa relações com novo governo e tenta resgatar FIES

(27/dez/2018) Incertos de como deve ser o relacionamento com o governo do presidente eleito Jair Bolsonaro, empresários do setor de educação superior procuram formas de sustentar a defesa de uma retomada do Fies, programa de financiamento que minguou em meio à crise fiscal. Embora haja ceticismo, o setor se agarra no aspecto liberal da condução econômica do novo governo para apostar num ambiente favorável ao setor privado.

O Estado de São Paulo

Fracasso em 2018, modalidade do FIES com juros terá mudança em 2019

Brasil Escola

Reitores pedem que primeiro da lista tríplice comande universidades

(24/jan/2019) Reitores das universidades públicas federais divulgaram nota oficial em que pedem ao governo que escolha como dirigentes das instituições de ensino superior aqueles indicados em primeira posição pelo colegiado eleitoral nas listas tríplices elaboradas pelas instituições. Até 2023, as universidades federais deverão passar por mudanças de reitores.

EBC

‘Gato por lebre’: cursos de pós-graduação sem diploma têm feito novas vítimas

(12/jan/2019) A crescente procura por melhores níveis de escolaridade no Brasil nos últimos anos, embora seja uma boa notícia, trouxe um problema preocupante: as ofertas de cursos de pós-graduação stricto sensu irregulares. Somente em 2018, ao menos 84 denúncias do tipo foram encaminhadas ao Ministério Público pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – o maior número desde 1970.

Gazeta do Povo

Cursos de pós-graduação em gestão se adaptam a cenário de incertezas

(27/jan/2019) Um gestor de destaque hoje deve combinar, além de um repertório de conhecimentos amplo, que inclua áreas como finanças, marketing e empreendedorismo, habilidades para acompanhar as mudanças dentro das empresas —com setores cada vez mais integrados.
Para formar esses profissionais mais completos e versáteis, cursos de pós-graduação em gestão tentam preencher lacunas que seus estudantes possam ter com disciplinas relacionadas às diversas áreas de uma empresa combinadas a métodos de solução de problemas e negociação.

Folha de São Paulo

Transformação digital obriga escolas e líderes a se atualizar

Folha de São Paulo

Abordagem prática faz crescer mestrado profissional no país

Folha de São Paulo

Qualificação em excesso pode se voltar contra o profissional

Folha de São Paulo

10 fatos sobre inteligência artificial no ensino superior

(21/jan/2019) Estudo reúne exemplos práticos de como a inteligência artificial já impacta o ensino superior e o processo de ensino e aprendizagem

Porvir

Europa planeja 20 campi transnacionais de ensino superior

(04/jan/2019) Que tal começar a faculdade em Roma, cursar disciplinas em Bruxelas e se formar em Madri? Consórcios compartilharão professores e projetos de pesquisa, e brasileiros poderão participar
A União Europeia lança um ambicioso plano para que em 2025 haja 20 campi transnacionais. A ideia surgiu numa cúpula em Gotemburgo (Suécia) em novembro de 2017, coincidindo com os 30 anos do programa Erasmus, mas é agora que começa a contagem regressiva. As universidades estão se mobilizando nas últimas semanas para criar consórcios de campi em pelo menos três países diferentes, compartilhando alunos — que se quiserem poderão começar sua formação num país e terminá-la em outro —, pesquisas e professores.

El País

Disciplina “Felicidade” será lecionada em cursos de graduação da UFSJ em Divinópolis

(30/dez/2018) A partir de 2019, alunos dos cursos de Bioquímica, Enfermagem, Farmácia e Medicina da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Campus Centro-Oeste Dona Lindu em Divinópolis, contarão com a disciplina “Felicidade” na grade curricular.
A iniciativa foi inspirada na Universidade de Havard e propõe a psicologia positiva na vida acadêmica dos estudantes.

G1

Negócios

Aquisições de escolas de ensino básico deverão aumentar em 2019

(17/dez/2018) A nova onda de consolidação no setor de educação, que envolve a compra de colégios de ensino fundamental e médio, deverá se intensificar nos próximos meses, segundo especialistas.
As companhias que concentram a atuação no ensino superior são as que mais têm se interessado em fechar negócio na educação básica.

Folha de São Paulo

Empresas de tecnologia estão revolucionando o setor de educação

(10/jan/2019) Desde que a tecnologia se tornou parte do cotidiano, praticamente todos os segmentos passaram por mudanças e no setor de educação não foi diferente. Muitas empresas, que não atuavam nesse segmento, começaram a apostar em diversas soluções para revolucionar o mercado. Segundo um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups), em parceria com o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), existem 364 edtechs no Brasil, colocando esse setor em primeiro lugar no mercado de atuação das startups, com uma fatia de 7,8%.
No entanto, não são apenas as edtechs que estão revolucionando a educação.

IP News

Eventos

Série retrata experiência de 13 escolas brasileiras que inovaram na educação

(14/jan/2019) Estreou na segunda-feira 14, na plataforma Videocamp, a série Sementes da Educação que vai mostrar a experiência de 13 escolas brasileiras que adotaram propostas pedagógicas inovadoras e transformadoras, e que assim exercem um grande impacto positivo sobre os seus alunos e sobre toda a sociedade.

Carta Educação

Outras do dia

Conheça opções de cursos grátis a distância em universidades renomadas

(23/jan/2019) É possível adquirir novos conhecimentos e incrementar o currículo com cursos das melhores universidades sem precisar se dedicar ao vestibular e sem gastar pequenas fortunas nas instituições particulares renomadas. Universidades reconhecidas no Brasil e no mundo oferecem diversas opções de cursos online grátis, livres e de extensão, com ou sem certificado.

Uol

Escolas chinesas usam uniforme com chip para monitorar alunos

(28/dez/2018) O uso de tecnologia de monitoramento na China chegou também ao ensino básico. Escolas chinesas estão usando uniformes com chip para rastrear e vigiar alunos, segundo o jornal estatal The Global Times (via The Verge).

Olhar Digital

França estuda punir alunos violentos cortando ajuda financeira concedida aos pais

(10/jan/2019) Diante do aumento de casos de violência nas escolas francesas, o governo estuda a possibilidade de punir as famílias dos menores infratores. Uma das hipóteses cogitada é cortar as ajudas financeiras dadas às famílias carentes daqueles que cometerem delitos nas salas de aula. A medida suscitou críticas.

G1

Fundação chilena abre escola para crianças transgênero

(24/jan/2019) Escola Amaranta Gomez, em Santiago, abriu as portas em abril de 2018 com seis alunas, e fechou o ano letivo com mais de 20 estudantes trans que se sentiram vítimas de discriminação nas escolas tradicionais.

G1

Mãe flagra filho de seis anos usando Alexa para fazer lição de casa

(27/dez/2018) Um alto-falante inteligente como Alexa — um serviço de voz da Amazon localizado na nuvem — pode tocar uma lista de músicas relaxantes enquanto se faz o jantar, organizar eventos das agendas atarefadas de hoje, modular as luzes da sala de estar e, claro, fazer a lição de casa para um menino de seis anos. O pequeno Jariel, que mora no estado de New Jersey (Estados Unidos), não resistiu em perguntar ao dispositivo quanto é 5 menos 3.

El País

Como Paraguai e Bolívia conseguiram se transformar em países bilíngues

(29/dez/2018) O Paraguai e a Bolívia estabeleceram, nos últimos anos, medidas para garantir que as línguas indígenas continuem sendo bastante faladas por gerações e gerações - uma estratégia que ajuda a explicar por que, diferentemente do Brasil, dominar esses idiomas não é algo ligado a minorias nesses países.

BBC

Escola do rock? Faculdade de SP cria curso de pós-graduação no estilo musical

(17/jan/2019) O Brasil o país do samba e da bossa-nova? Educadores querem provar que se ouve muito rock por aqui também. A Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo, abriu inscrições para um curso de rock válido como pós-graduação. A ideia é trazer informações e práticas do estilo musical durante um ano e meio de aulas.

iG