Notícias de Educação - 30/jan/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI

Postagens antigas AQUI


Sala de aula

Aula maker cria neurônios condutores de energia para demonstrar impulsos nervosos

Em São Paulo (SP), turma de ensino fundamental modelou neurônios e usou circuitos elétricos para entender o funcionamento do sistema nervoso na prática
A aula maker serviu como estratégia para ensinar os estudantes do oitavo ano do ensino fundamental 2, do Colégio Elvira Brandão, em São Paulo (SP), a observar, compreender, descrever, simular e construir neurônios, capazes de se comunicarem entre si para propagar os impulsos nervosos.

Porvir

Pais e educadores já começam a se preocupar com a educação financeira das crianças

O fato é que um grande percentual da população mundial está endividada.
O que pouca gente entende é a principal razão por trás dessa situação. Segundo um estudo da Universidade de Cambridge, a maneira que o adulto lida com o dinheiro está relacionada ao que ele vivenciou na sua infância, ou seja, tudo que viu, ouviu, presenciou e aprendeu sobre dinheiro, valor, merecimento, trabalho.

Terra

Recife ganha escola com foco na educação para o século 21

O novo milênio demanda escolas que sejam comunidades de aprendizagem personalizada, onde o professor deixa de ser a autoridade única do conhecimento e o protagonismo do processo educacional passa a ser também do estudante. Com mais de 20 anos de experiência em educação e incomodada com o modelo tradicional de ensino adotado nas escolas brasileiras, a psicopedagoga Sandra Janguiê decidiu mergulhar no tema e criar do zero uma escola adequada ao século 21. Fruto de dois anos de pesquisa e visitas a escolas consideradas modelo no Brasil e no mundo, a Escola Conecta foi desenhada por ela e por especialistas de diversas áreas para atender a essas novas necessidades dos tempos atuais.

Diário de Pernambuco

Gestão

Quem são os novos secretários estaduais de Educação em todo o Brasil

A troca de gestões estaduais marca também mudanças nas Secretarias de Educação. Pelo menos 19 estados brasileiros terão nova chefia na pasta. Confira quem permanece no cargo e quem assume e conheça um pouco de suas trajetórias profissionais.

Nova Escola

As lições de Mozart Neves

Nesta entrevista, Mozart diagnostica os principais desafios educacionais do país daqui para frente. Um percurso que começa pela alfabetização, pedra angular de tudo. Hoje, 55% das nossas crianças ao final do terceiro ano do ensino fundamental, já com nove anos de idade, não sabe ler, escrever ou contar adequadamente.
Há outros desafios no processo de aprendizagem, claro.

O Estado de São Paulo

Novo governo promete mudanças profundas na educação

A educação é um dos principais desafios no novo governo: o país se ressente de uma política educacional de qualidade, capaz de levar os estudantes a níveis maiores de conhecimento e a melhores oportunidades. Aliada a isso, há uma questão de ordem política que envolve o setor. Se cumpridas as propostas feitas durante a campanha eleitoral, o mandato do presidente Jair Bolsonaro deverá ser marcado por pautas mais conservadoras, como o combate à “doutrinação de esquerda” e vetos ao debate sobre gênero nas escolas.

Senado

Leis e políticas

Damares assume papel do MEC e apresenta MP que permite educação domiciliar

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, preparou uma proposta de medida provisória para regulamentar o ensino domiciliar – uma das metas dos 100 primeiros dias de governo de Jair Bolsonaro (PSL). A prática, também conhecida como "homeschooling", foi vetada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado.

iG

Política eleitoral, partidária e afins

Em congresso, professores cantam hino da União Soviética e gritam “Lula Livre”

Docentes universitários já começam a se articular contra o governo Bolsonaro, o qual acusam de ser protofascista, entreguista e de extrema direita
De punhos cerrados ao ar - símbolo universal de enfrentamento e resistência - professores universitários cantam a Internacional, hino entoado por movimentos comunistas, socialistas e anarquistas, e que teria sido adotado como canção da União Soviética entre 1922 e 1944. Ao fim da apresentação do saxofonista Marcos Cardoso, da escola de música da UFPA, os docentes gritam “Lula Livre!”, repetidas vezes. O episódio aconteceu no 38º Congresso do Andes-SN (Associação Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), em Belém, no Pará, nesta segunda-feira (28).

Gazeta do Povo

Opinião

O ministro da educação acredita nos nossos alunos?

Declaração sobre universidades pode ter um efeito terrível sobre a educação básica
No nosso “funil educacional”, pouquíssimas pessoas chegam à universidade.
Como professor universitário, Vélez sabe que as palavras têm consequências. Num país como o Brasil, de escolarização tão recente, as palavras podem ser trágicas –especialmente se virarem ideologia oficial. O país precisa mostrar que a educação é direito de todos, e isso precisa ser uma crença em todas as escolas do Brasil, como já é em cidades como Coruripe (AL), Novo Horizonte (SP) e Sobral (CE).

Folha de São Paulo

Ensino Superior

OAB pede suspensão de novos cursos jurídicos ao ministério da educação

O Conselho Federal da OAB solicitou ao ministério da Educação a suspensão de autorização para o funcionamento de novos cursos jurídicos no país, até a conclusão dos estudos técnicos para aprimoramento da política de regulação do ensino jurídico. O pedido foi feito por meio de um ofício, assinado pelo presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, encaminhado ao ministro da pasta, Ricardo Vélez Rodríguez. No pedido, a Ordem ressaltou a preocupação com o quantitativo elevado de cursos de Direito que foram autorizados no Brasil nos últimos anos.

Migalhas

Outras do dia

Embora Bolsonaro tenha negado, educador diz que foi, sim, convidado para Ministério da Educação

"Não fui cogitado (para ser ministro da Educação). Fui convidado, mesmo. O que me deixou mais triste em todo esse processo, foi quando o próprio (presidente Jair) Bolsonaro disse que o convite foi fake news."  
Quem revela o descontentamento é Mozart Neves Ramos, 63. Ex-reitor da Universidade Federal de Pernambuco e ex-secretário da Educação do estado, Mozart, que atualmente é diretor de articulação e inovação do Instituto Ayrton Senna, é um dos profissionais mais respeitados do setor.

Gazeta do Povo

 

 

Voltar ao calendário