Notícias de Educação - 01/fev/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI

Postagens antigas AQUI


Sala de aula

O futuro pede habilidades socioemocionais

Autoconhecimento, regulação emocional, resiliência, empatia e julgamento para tomar decisões responsáveis podem ser aprendidas na escola e são importantes aliadas para as mudanças trazidas pelo desenvolvimento tecnológico

Nova Escola

Gestão

Programa Escolas Transformadas quer melhorar sistema de educação brasileiro

O Nacional Jovem conversou com a coordenadora do Programa Escolas Transformadas, Raquel Franzim. O tema foi projetos político pedagógicos e o poder de orientar transformações nas escolas.
Segundo Raquel Franzim, o objetivo dos projetos político pedagógicos é gerar melhoria no sistema de educação brasileiro. Para que seja gerado um compromisso com a inclusão e aos poucos acabar com o sistema atual que é construído em cima da exclusão.

EBC

Leis e políticas

Projeto de educação domiciliar será complementar à escola, diz secretário executivo do MEC

O secretário executivo do Ministério da Educação, Luiz Antonio Tozi, disse nesta quinta-feira (31) que os planos do governo para o projeto de educação domiciliar será de promover complementação do trabalho da escola e não sua substituição.

Folha de São Paulo

"Educação domiciliar só beneficia um pequeno grupo", diz presidente do Sinteal

Cada Minuto

Montanha russa da Educação: os 30 primeiros dias do MEC de Bolsonaro

A nova equipe do Ministério da Educação (MEC) foi nomeada no início do mês. Desde então, uma série de acontecimentos colocou a pasta no centro dos debates sobre política pública e trending topics do Twitter em janeiro. Veja, a seguir, os principais fatos deste primeiro mês de trabalho da nova equipe do MEC.

Nova Escola

Projeto proíbe organizações sociais de realizar atividades de ensino

O Projeto de Lei 11077/18 exclui o ensino do conjunto de atividades que podem ser realizadas por organizações sociais (OSs).
De acordo com Gaguim, o projeto busca valorizar o ensino público superior, “impedindo a terceirização das atividades de magistério, o risco de serem exercidas por professores não concursados”.
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Educação; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Câmara

CENSO ESCOLAR 2018

Entre 2014 e 2018, Brasil teve 1,3 milhão de matrículas a menos

Correio Braziliense

Abandono escolar e reprovação preocupam especialistas e governo

Correio Braziliense

Bandeiras da reforma do ensino médio, ensino integral e educação profissional crescem na etapa

O Globo

Matrículas do ensino médio em tempo integral aumentam, mas ficam abaixo de meta do governo Temer

G1

Em um ano, Brasil tem 1,1 milhão de matrículas a menos no período integral

O Estado de São Paulo

Ensino integral cai no fundamental e cresce no médio, mostra Censo

R7

Censo Escolar 2018 revela crescimento de 18% nas matrículas em tempo integral no ensino médio

Inep

Uma em cada 3 matérias é dada por professor sem formação específica

R7

Cresce o número de estudantes com necessidades especiais

R7

Opinião

Melhorar a profissão de professor é um bom começo

Autoridades educacionais em todo o país deveriam ter essa medida como agenda prioritária
Um novo ano letivo se inicia e a pergunta feita reiteradas vezes se põe novamente: como fazemos para a educação melhorar, agora que as crianças estão finalmente na escola? Afinal, cada ano de ensino com baixas expectativas e de aprendizado limitado é um período perdido.

Folha de São Paulo

Ensino Superior

Universitários precisam ser capazes de ouvir ideias diferentes das suas

Cada vez mais, as universidades nos EUA estão criando os chamados “espaços seguros” (safe spaces), ambientes que visam proteger os estudantes de situações traumáticas ou ofensivas. O resultado, porém, tem sido perigoso para a liberdade de expressão, para a ciência e também para o amadurecimento dos universitários.
“Se impusermos limites artificiais às pessoas que aceitamos no campus ou às ideias que estamos dispostos a ouvir, então nossa busca pela verdade será dificultada e nossa análise terá mais probabilidade de ser falha”, diz Keith E. Whittington, professor de Política na Universidade Princeton.

Gazeta do Povo

Com oferta recorde, ProUni abre inscrições para 243.888 bolsas no ensino superior

Estão abertas, a partir desta quinta-feira, 31, as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni), referente à primeira edição de 2019.
Nesta edição, estão sendo ofertadas 243.888 bolsas, sendo 116.813 integrais e 127.075 parciais, distribuídas em 1.239 instituições de educação superior de todo o Brasil. Esta é a maior oferta de bolsas da história do ProUni, desde sua criação, em 2005. As bolsas ofertadas nesta edição estão disponíveis para consulta no site do programa e os candidatos podem fazer a pesquisa por curso, instituição ou município.

MEC

Prouni 2019: como funciona o programa que distribui bolsas de estudo em universidades por meio do Enem

BBC

MPF em Goiás pede que MEC libere candidatos cotistas do Sisu para também se inscreverem em vagas de ampla concorrência

O Ministério Público Federal em Goiás (MPF) entrou com uma ação na Justiça pedindo que os candidatos que se inscrevem como cotistas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) também possam participar da ampla concorrência. O órgão argumenta que os estudantes que se declaram cotistas ficam prejudicados caso não consigam comprovar essa condição e depois acabam perdendo a vaga, mesmo que tenham adquirido pontuação suficiente para entrar no curso pelo sistema universal.

G1

Outras do dia

Sem diploma, Damares já se apresentou como mestre em educação e direito

Num de seus discursos mais famosos, ao menos até virar ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves se apresenta à plateia: não estão diante apenas de uma pastora, mas de “uma advogada” que é também “mestre em educação” e “em direito constitucional e direito da família”.
Títulos acadêmicos, contudo, que a titular na Esplanada de Jair Bolsonaro nunca teve de fato, como a própria disse.

Folha de São Paulo

Amazon dará aulas de ciências da computação para o ensino médio de Nova York

No final do passado, a Amazon escolheu as cidades de Nova York e Arlington para construir sua segunda sede. Com o anúncio, ainda que 40 mil empregos sejam supostamente criados com chegada da gigante, muitos preveem que os impactos negativos da vinda da companhia para essas cidades - o que inclui aumento do custo de moradia, sobrecarga do sistema de transporte público, etc - também seja grande. E para suavizar o golpe, a empresa anunciou que está com um plano para financiar cursos de ciência da computação para mais de 130 escolas de ensino médio na cidade de Nova York.

Olhar Digital

 

 

Voltar ao calendário