Notícias de Educação - 05/fev/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI

Postagens antigas AQUI


Sala de aula

Guias gratuitos ajudam professores a inovar e usar metodologias ativas

Com a proposta de apoiar a adoção de tecnologias digitais e o desenho de novas práticas pedagógicas, o Instituto Crescer lançou os guias “Crescer em Rede: Edição Especial Metodologias Ativas” e “Oficinas Crescer em Rede”. Disponibilizados gratuitamente, eles trazem sugestões e reflexões para professores que estão dispostos a inovar em suas metodologias de ensino.

Porvir

Fundação Volkswagen e Nova Escola lançam o segundo volume do Caderno Brincar

A Fundação Volkswagen e a Nova Escola acabam de lançar a versão digital do Caderno Brincar – volume 2. A publicação consolida os referenciais teóricos do projeto Brincar – realizado pela FVW em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SP) e a OSCIP Mais Diferenças – e as experiências que se destacaram durante sua realização. Os principais conceitos abordados na formação e muitos exemplos de práticas do projeto podem ser consultados pelos educadores de todo o País.

Gife

GIFE lança o Mapa da Atuação do Investimento Social Privado em Educação

Porvir

Câmara lança espaço de educação a distância Flux

A Câmara dos Deputados lançou, no site da Escola Virtual de Cidadania, o espaço de educação a distância Flux, que oferece conteúdos sobre temas voltados à educação para democracia. A página reúne textos, imagens, vídeos e podcast.

Câmara

Leis e políticas

Em carta ao Congresso, Bolsonaro diz que objetivo é que Brasil tenha educação de primeiro mundo

Em mensagem encaminhada ao Congresso, o presidente Jair Bolsonaro apresentou os principais desafios do governo em relação ao sistema educacional no país e disse que o objetivo “não se trata apenas de melhorar a educação”, mas “elevá-la ao patamar de primeiro mundo”. No texto, ele ainda relatou quais ações serão tomadas frente a temas como “doutrinação ideológica”, “escolas militares”, “alfabetização” e “ensino superior”. A carta foi lida no plenário da Câmara dos Deputados nesta segunda-feira (4), enquanto Bolsonaro permanece internado.

Gazeta do Povo

Bolsonaro fala em reavaliar escola de tempo integral e reforma do ensino médio

Folha de São Paulo

Pautas de educação no Congresso vão impactar pilares econômico e 'cultural' do governo

As pautas relacionadas à educação com potencial para mobilizar o Congresso Nacional no primeiro ano da gestão Jair Bolsonaro (PSL) têm relação com dois pilares do governo: a linha de austeridade com as contas públicas e a reafirmação do posicionamento conservador no âmbito da chamada guerra cultural.
De um lado, as discussões sobre o financiamento à educação e ampliação de investimentos federais na área diante dos planos do ministro da Economia, Paulo Guedes. Do outro, as discussões do projeto Escola sem Partido, ensino domiciliar (histórica demanda religiosa abraçada pelo governo) e até uma possível “CPI da doutrinação” —tudo relacionado a uma agenda cara de comportamento do presidente e de seus aliados.

Folha de São Paulo

Governo Bolsonaro multiplica beneficiários de educação domiciliar em texto

Mensagem enviada ao Congresso fala em 30 mil famílias, contra 5.000 divulgado na semana passada
Em documento enviado ao Congresso Nacional, o governo de Jair Bolsonaro aumentou em seis vezes o número de famílias que supostamente seriam atingidas pela regulamentação da educação domiciliar. O tema, histórica agenda de grupos religiosos, foi alçado como prioridade para os 100 primeiros dias da gestão.

Folha de São Paulo

Estatística, pesquisas e estudos

Maioria diz que gênero e sexualidade devem entrar no currículo escolar, diz pesquisa encomendada pelo MEC

Uma pesquisa interna encomendada pelo Ministério da Educação (MEC) no ano passado apontou que a maioria dos brasileiros é favorável à inclusão de questões sobre gênero e sexualidade no currículo escolar. Nunca divulgado publicamente, o levantamento foi obtido com exclusividade pela TV Globo por meio da Lei de Acesso à Informação.

G1

EAD

Apesar da facilidade, educação a distância apresenta problemas para estudantes

A possibilidade de o próprio aluno montar o seu plano de aula de acordo com a rotina é atrativa. A educação a distância permite que alunos sejam os protagonistas durante a graduação, pós-graduação ou em cursos profissionalizantes, além de aliar o conteúdo tradicional com o universo multimídia. Apesar dos pontos positivos, quem se matricula em um curso EAD relata dificuldades: problemas de comunicação, atendimento ruim e até má qualidade do serviço prestado.

Jornal de Brasília

Opinião

A importância do investimento na educação de crianças pequenas: uma questão de justiça social

Crianças que recebem desde cedo e na hora certa certos estímulos de seus pais ou cuidadores terão os desenvolvimentos cognitivo e sócio-emocional mais proeminentes do que crianças que não os recebem. Isso nos remete a pensar nas crianças crescidas em famílias pobres e desfavorecidas onde os recursos e estímulos são limitados ou escassos.
E foi aí que Heckman fez sua grande contribuição ao calcular, como economista, qual a taxa de retorno de uma unidade monetária investida na educação de crianças pequenas (até 6 anos) em relação a esse mesmo investimento realizado em outra faixa etária (por exemplo, no ensino fundamental ou médio).

O Globo

Universidade Para Todos: Educação Superior Universal ou Aberta?

As declarações do novo ministro Ricardo Vélez Rodriguez de que a educação superior não deve ser para todos criaram certa celeuma no meio acadêmico e na imprensa. Soou para muitos como uma postura elitista e discriminatória. Talvez seja, não o conheço, mas é preciso aguardar maiores explicações sobre seu pensamento antes de emitir um julgamento final, ou uma inapelável condenação.

O Estado de São Paulo

Ensino Superior

ProUni tem 947 mil inscritos, informa o Ministério da Educação

A primeira edição do Programa Universidade para Todos (ProUni) deste ano teve 946.979 candidatos inscritos, informou o Ministério da Educação (MEC). As inscrições terminaram ontem (3). Como cada candidato podia escolher até duas opções de curso, o número de inscrições chegou a 1.820.446.

Exame

 

 

Voltar ao calendário