Notícias de Educação - 07/fev/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI

Postagens antigas AQUI


Sala de aula

14 aplicativos para professores elaborarem questionários

Você, professor, deseja testar o conhecimento dos seus alunos ou receber um feedback sobre as suas aulas? Veja 15 aplicativos que podem ajudá-lo com isso
Para aprimorar as suas aulas ou testar o conhecimento dos seus alunos, nada melhor do que elaborar um questionário online para eles. Mas, se você não conhecer nenhuma ferramenta para criar esses testes, veja uma lista com 14 aplicativos para criar questionários.

Universia

Como as novas tecnologias afetam a criatividade do estudante?

A tecnologia é a chave para ajudar os estudantes a obter sucesso. Tem o poder de capacitar os estudantes de hoje para criar o mundo do amanhã. Aqueles que forem equipados com habilidades digitais trabalharão em profissões que nem imaginamos e construirão uma tecnologia que ainda não somos capazes de imaginar.
A tecnologia é uma ferramenta para potenciar a criatividade dos estudantes, sua sagacidade.

Universia

Sono profundo? Por que é possível aprender um idioma enquanto você dorme

Vários estudos têm demonstrado que dormir fortalece a memória e que as palavras que aprendemos quando estamos conscientes se consolidam se ouvidas durante o sono.
Mas um novo experimento publicado na revista científica Current Biology sugere que também é possível aprender novas palavras e suas associações semânticas, a partir do zero, enquanto se está profundamente adormecido.

BBC

Gestão

Gestão foi a chave para avanço do Espírito Santo no Ideb

O último boletim Aprendizagem em Foco, uma publicação do Instituto Unibanco, detalha como investir em gestão foi importante para o Espírito Santo avançar no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), mesmo em um cenário que não permitia aumento significativo de recursos.
Entre outras iniciativas, esse percurso contou com a ampliação da carga horária de todas as escolas de quatro para cinco horas diárias, a melhor orientação dos objetivos a serem atingidos pelo currículo e a garantia de um tempo aos professores para colaborar e aprender com os colegas.

Porviur

Três escolas públicas do DF aprovam educação militar a partir desta segunda; veja o que muda

Com a medida, policiais militares devem passar a atuar na gestão do Centro Educacional (CED) 1 da Estrutural, no CED 3 de Sobradinho e no CED 308 do Recanto das Emas.
Segundo a Secretaria de Educação, as mudanças devem ser serem colocadas em prática a partir desta segunda-feira (11), quando começa o ano letivo

G1

Leis e políticas

MP do ensino domiciliar deve ser editada até 15 de fevereiro

A medida provisória (MP) que vai regulamentar o ensino domiciliar no país deve ser publicada até o dia 15 de fevereiro, segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

EBC

Estatística, pesquisas e estudos

Crianças expostas à violência têm cognição social afetada e não reconhecem sentimentos dos outros, diz pesquisa

Uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul mostrou alteração no desenvolvimento de crianças expostas à violência. O estudo, feito com cerca de 70 estudantes de 10 a 12 anos de escolas públicas de Porto Alegre, avaliou o impacto da criminalidade no aprendizado e no funcionamento do cérebro. Foram escolhidos bairros com altos índices de violência.

G1

Ensino fundamental brasileiro tem quase duas escolas de anos iniciais para cada escola de anos finais

Dados do Censo Escolar 2018 revelam: 70,6% das escolas de educação básica oferecem alguma etapa do ensino fundamental, o que corresponde a 128,4 mil estabelecimentos de ensino. Existem quase duas escolas de anos iniciais (1º ao 6º ano) para cada escola de anos finais (7º ao 9º ano). Em 2018, foram registradas 27,2 milhões de matrículas no ensino fundamental. Esse valor é 4,9% menor do que o número de matrículas registrado para o ano de 2014. A queda foi mais intensa nos anos finais do que nos anos iniciais.

Inep

Opinião

Competências para uma educação integral

Um estudo sobre o futuro do trabalho da consultoria global McKinsey & Company revela que seis em cada dez trabalhos podem ter mais de 30% de suas atividades automatizadas. No cenário mais modesto, isso poderá impactar, até 2030, a atividade laboral de 400 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, a estimativa é que o efeito da automação atinja cerca de 16 milhões de brasileiros, especialmente os jovens que não tiveram acesso a uma educação de qualidade.
Esse novo cenário vai exigir um aumento de qualidades humanas, como a criatividade, o trabalho em equipe, a persistência, a abertura ao novo, a comunicação e o pensamento crítico, entre outras. Por isso, a oferta de uma educação com significado, que seja capaz de desenvolver o potencial pleno das pessoas, torna-se condição imperativa para o acesso aos postos de trabalho atuais e futuros.

IstoÉ

Ensino Superior

Inscrições Fies 2019: esvaziado após reformulação, financiamento atrai menos alunos e reduz opções para mais pobres

As inscrições para o Financiamento Estudantil (Fies), que financia alunos em cursos de graduação privados, abrem nesta quinta-feira (7), mas o programa deste ano está bem mais enxuto. Além disso, a queda do número de contratos nos últimos dois anos põe em dúvida a sua continuidade.

BBC

Eventos

Colômbia ultrapassa Brasil em ranking de educação com foco em professores e avaliação de aprendizagem

A Colômbia conseguiu ultrapassar o Brasil no ranking de avaliação internacional de educação com ações que estimulam o avanço da carreira dos professores baseado em mérito, provas de avaliação de aprendizagem, programas de trocas de experiência entre os professores e no estímulo à autonomia em sala de aula.

G1

Salário de R$ 20 mil, formação e liberdade para professor põem Canadá no topo de ranking da educação

Bons salários e frequentes cursos de aprimoramento para os educadores são a prioridade do governo canadense para manter o alto nível da educação no país. A série especial “Educação: nosso lugar no mundo”, do Bom Dia Brasil, mostra as soluções e estratégias de países que conseguem se destacar no ranking mundial da educação.

G1

Outras do dia

Oposição quer que ministro se retrate por ter dito que “brasileiro viajando é canibal”

Ministro da Educação poderá ainda ser obrigado a comparecer a uma audiência com deputados. Se ele não for, estaria sujeito à punição por crime de responsabilidade
O deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) anunciou na manhã desta quarta-feira (6) que a oposição reuniu 176 assinaturas para apresentar um requerimento de convocação do ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, para que ele explique declarações que estariam sendo consideradas pejorativas contra brasileiros.

Gazeta do Povo

Ministro da Educação: várias polêmicas, um pedido de desculpa

Nexo

Professor é nomeado presidente do FNDE

O professor Carlos Alberto Decotelli é o novo presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A nomeação foi publicada hoje (5) no Diário Oficial da União. Autor de livros na área de educação e finanças, Decotelli integrou a equipe de transição, instituída após a eleição do presidente Jair Bolsonaro.

EBC

 

 

Voltar ao calendário