Notícias de Educação - 11/fev/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI


Sala de aula

Rede do Paraná usa laboratório para formar alunos e professores em novas tecnologias

Muito se fala sobre usar as novas tecnologias na educação, mas acessá-las e manipulá-las pode não ser tão simples. Pensando nisso, a Secretaria Estadual de Educação do Paraná criou o Seed Lab, que forma alunos e professores da rede pública em Programação, Robótica, Prototipagem e Impressão 3D e em Desenvolvimento de Circuitos e Produtos.

Porvir

Educação midiática forma cidadão consciente, dizem especialistas

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino básico incluiu entre as competências que o aluno deve ter a leitura crítica da informação que recebe por jornais, revistas, internet e redes sociais. Especialistas avaliam que foi um avanço a inclusão da educação midiática na BNCC, pois a escola poderá dar instrumentos para que o estudante possa se tornar um consumidor e produtor de conteúdo responsável.

R7

Educação para a mídia nos EUA tem impulso após eleições de 2016

R7

Transformação da educação exige novo olhar para o futuro

Falar de possibilidades parece ser tarefa incansável para Anna Penido, diretora do Instituto Inspirare - organização com objetivo de propor inovações para avanço da educação no Brasil.
Para Ana, trazer os jovens para dentro do processo de construção do conhecimento e incluir de fato a tecnologia no dia-a-dia das salas de aula estão entre as prioridades de uma educação mais eficaz, justa e condizente com a aprendizagem de indivíduos do novo século.

O Povo

Canal no YouTube ensina educação financeira para jovens da periferia

A série Guetonomia busca mostrar, de forma simples, que economia não é um bicho de sete cabeças e está presente no dia a dia de todos, inclusive no de jovens da periferia.
Os vídeos, que podem ser acessados pelo YouTube, é mais um conteúdo do Por Quê?, Economês em bom português. Lançado em 2015, o objetivo do site é explicar os princípios básicos da economia a um público não especializado por meio de textos, vídeos, quadrinhos e infográficos.

Exame

Gestão

Ceará e Espírito Santo se destacam na educação do país com foco no aluno

Ceará e Espírito Santo são os estados que apresentam melhores resultados nos índices que medem a qualidade de ensino do país. Ceará é destaque entre estudantes do ensino fundamental. Espírito Santo, entre alunos do ensino médio.
De um modo geral, ambos os estados desenvolveram políticas públicas contínuas focadas nos estudantes.

G1

Escolas municipais de SP terão cardápio com receitas vegetarianas

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo instituiu no começo deste ano letivo, que teve início no dia 4 de fevereiro, um cardápio sustentável que será implementado progressivamente nas unidades de ensino da capital.
Com ingredientes vegetarianos, a iniciativa foi feita em parceria com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e conta com a ajuda da chefe de cozinha Bela Gil, que colaborou na seleção das comidas.

R7

DF: Na volta às aulas, professores fazem vaquinha para reparos na escola

Secretário de Educação confirma que não há condições de fazer as obras necessárias em todos os estabelecimentos que precisam
A falta de estrutura e de verbas em algumas escolas públicas levaram professores e comunidade acadêmica a se unirssem para tentar recepcionar os alunos na volta às aulas nesta segunda-feira (11). A Escola Classe 303 de Samambaia, por exemplo, não tem nem previsão de ter reformas e enfrenta problemas, como chão desnivelado e goteiras. A alternativa foi apelar para a vaquinha.

Correio Braziliense

Disciplina, farda e educação cívica: como funcionarão as escolas do DF que adotaram ‘modelo militar’

Disciplina, cumprimento de horários, farda e educação moral e cívica. A partir de segunda-feira (11), é assim que começa o ano letivo de cerca de 6,8 mil alunos em quatro escolas públicas do Distrito Federal. Por iniciativa do governador Ibaneis Rocha (MDB), será implementado nessas instituições um projeto piloto de gestão compartilhada entre Secretaria de Educação e Segurança - inspirado, parcialmente, em modelos que já existem, como o de Goiás. Se obter bons resultados, o programa poderá se estender para até 200 escolas do DF.

Gazeta do Povo

Profissionais da Educação

SP: Prefeitura autoriza convocação de professores temporários para escolas em greve

A Prefeitura de São Paulo autorizou a convocação de professores temporários a partir da próxima segunda-feira, 11, para escolas que estão sem aulas. A chamada de temporários ocorre em meio à greve dos servidores municipais na cidade.
Segundo a Prefeitura, serão chamados prioritariamente os professores aprovados no último concurso público, de 2016.

O Estado de São Paulo

Leis e políticas

MP do homeschooling deve exigir avaliação anual dos alunos

A medida provisória que está sendo elaborada pelo governo federal para regularizar o homeschooling no País deve exigir que estudantes educados em casa passem por avaliações periódicas. Segundos fontes do governo, a ideia é que eles façam testes anualmente para checar a educação dada em casa pelos pais. As provas seriam feitas pelas secretarias nos Estados, no caso de alunos com idade para o ensino médio, e nos municípios, para ensino fundamental.

O Estado de São Paulo

Novo projeto “Escola sem Partido” ‘aperta cerco’ à doutrinação política e ideológica em sala de aula

Na abertura do ano legislativo, uma nova proposta do projeto de lei “Escola sem Partido” foi protocolada na Câmara dos Deputados. Embora grande parte do texto continue semelhante, algumas mudanças significativas foram notadas. O documento atual, por exemplo, assegura aos alunos o direito de gravar as aulas e veda aos grêmios estudantis a promoção de atividade político-partidária.

Gazeta do Povo

Ministro do STF derruba decisão que permitia deputada estimular denúncias contra professores

Folha de São Paulo

O debate sobre educação sexual no Brasil. E por que abordá-la nas escolas

O combate à ideia de “ideologia de gênero” é, atualmente, o principal obstáculo para que a educação sexual seja pensada e implementada em escolas brasileiras.
A maioria dos brasileiros, no entanto, é favorável à inclusão de questões sobre gênero e sexualidade no currículo escolar.

Nexo

Câmara analisa projetos antagônicos sobre o que pode ser ensinado na escola

No ano passado, as discussões sobre o que pode ser abordado por professores e livros didáticos geraram polêmica na Câmara. Estabelecer ou não regras para o debate sobre determinados assuntos em sala de aula? Política, religião e questões de gênero ou apenas português, matemática e ciências? Com o reinício dos trabalhos legislativos, pelo menos quatro propostas devem reacender esse debate na Câmara dos Deputados (PLs 258/19, 246/19, 502/19 e 375/19).

Câmara

Estatística, pesquisas e estudos

Brasil teve 'evolução impressionante' nos anos 2000, mas estagnou, diz diretor do ranking mundial de educação

O alemão Andreas Schleicher está à frente de um dos rankings educacionais mais respeitados do mundo: o Pisa, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. A cada três anos, alunos de 15 anos fazem provas de leitura, matemática e ciências. Em entrevista exclusiva ao Bom Dia Brasil, parte da série especial "Educação: nosso lugar no mundo", Schleicher afirmou que o Brasil já impressionou o mundo com seu rápido avanço na educação, mas que atualmente passa por um momento de estagnação.

G1

Mais de 77% das escolas brasileiras de Ensino Fundamental – Anos Finais são públicas

O Censo Escolar 2018 revela que 77,84% das escolas de Ensino Fundamental – Anos Finais são públicas. Quando se observa a dependência administrativa das escolas que oferecem do 6º ao 9º ano o levantamento estatístico identifica que 30,8% são estaduais, 46,97% são municipais e 22,16% são privadas. As federais representam 0,06%. Em 2018, 62 mil escolas ofereciam a última etapa do fundamental.

Inep

Pesquisas analisam impacto da cobertura de educação

Uma matéria de educação é interessante quando trata de assuntos relacionados ao cotidiano das pessoas e utiliza recursos – fotos, vídeos, gráficos - que as ajudem a compreender sobre o que se está falando. Essa é uma das conclusões que se extrai de duas pesquisas desenvolvidas a pedido da Jeduca em 2018 com o objetivo de investigar o impacto do noticiário de educação sobre o público: um levantamento quantitativo feito pelo Datafolha e uma pesquisa qualitativa realizada pela Rede Conhecimento Social.

Jeduca

Pesquisa mostra como alunos e professores enxergam valores como solidariedade e justiça

O valor mais difícil de ser alcançado pelos estudantes foi o de convivência democrática, inclusive com respostas que assumiam posições não democráticas. Os professores, por sua vez, aderiram a este valor de modo sociocêntrico. Para os professores, o valor mais difícil, especialmente com relação às perspectivas mais avançadas foi o da justiça. De modo geral, o nível de adesão aos valores numa perspectiva propriamente moral foi muito difícil nos três grupos de participantes da pesquisa, sendo alcançado somente por professores no valor solidariedade.

Nova Escola

Opinião

Conhecer para ser: saber jurídico na educação básica

Algo existe que não chegou ao radar dos educadores e próceres das reformas: o universo dos direitos e deveres.
Os atuais currículos escolares deveriam entregar à sociedade, quando bem executados, cidadãos que leem e escrevem, interpretam textos, fazem cálculos de pouca complexidade, conhecem sua história e geografia e dominam seus símbolos pátrios, como os hinos oficiais. A par do civismo, porém, desconhecem a sua cidadania.

Folha de São Paulo

Policiais e jurídicas

Professores universitários são demitidos após denúncias de agressão sexual

Um dos docentes trabalhava na UFF e outros dois na Federal de Goiás; eles negam as acusações das alunas
Três professores de universidades federais brasileiras foram demitidos após denúncias de alunas por agressão sexual e longos processos administrativos dentro das instituições.

Folha de São Paulo

Outras do dia

Podcast trata de Ricardo Vélez, ministro de carreira discreta e opiniões polêmicas

Nem político nem gestor, Ricardo Vélez Rodríguez não pensava que um dia poderia ser ministro da educação. Apesar de ter considerável publicação de artigos e livros, nunca participou de discussões sobre educação pública. Teve carreira discreta na universidade.
Figura afinada com a agenda cultural do novo governo, o filósofo se expôs em entrevistas com controversas opiniões. Tantas, que o Café da Manhã desta segunda-feira (11) preparou um top 5 polêmicas de Ricardo Vélez.

Folha de São Paulo

Discreto na universidade, Vélez quer ser visto como pensador na Educação

Folha de São Paulo

 

 

Voltar ao calendário