Notícias de Educação - 12/fev/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI


Sala de aula

Até onde vai o impacto da inovação na educação

Quando se discute a necessidade de inovar em sala de aula para desenvolver com os estudantes de hoje as habilidades que eles vão precisar no futuro, uma das grandes dificuldades que se encontra é saber onde, como e qual a efetividade das inovações educacionais. A inovação na educação pode ser vista como indutora de mudanças nos sistemas educacionais pelo mundo? Qual o papel da tecnologia nesse processo? Para responder essas e outras questões, a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) divulgou o relatório “Measuring Innovation in Education 2019” (“Medindo a Inovação na Educação”, em livre tradução).

Porvir

Gestão

MEC finaliza proposta de ampliação de escolas cívico-militares no país

O Ministério da Educação (MEC) deve anunciar, nos próximos dias, as ações para ampliar o número de escolas cívico-militares no país. Na semana passada, houve uma reunião da equipe responsável. A Agência Brasil apurou que faltam apenas os ajustes finais antes do lançamento da política.
Aumentar o número de escolas cívico-militares no país é uma das prioridades do MEC, que passou a contar com uma Subsecretaria de Fomento às Escolas Cívico-Militares.

Correio Braziliense

Escolas cívico-militares: divergências marcaram debates preparatórios

R7

DF: Policiais militares e professores compartilharão gestão das escolas

A primeira semana de aula nas escolas públicas cívico-militares do Distrito Federal será de adaptação. O chamado modelo de gestão compartilhada será adotado em quatro escolas a partir desta segunda-feira (11).
A proposta é que militares atuem na administração escolar e na disciplina de estudantes, enquanto os professores serão responsáveis pela parte pedagógica. O modelo é inspirado no Estado de Goiás, que conta com 50 escolas como essas.

Correio Braziliense

Batalhão Escolar: dentro e fora dos colégios

R7

Quase mil novos serviços educacionais passam a integrar portal federal

Um total de 964 serviços em 104 instituições ligadas ao Ministério da Educação poderão ser mais facilmente acessados a partir de amanhã (11). Antes dispersos em diversas páginas da internet, eles estarão concentrados no Portal de Serviços do Governo Federal, no endereço www.servicos.gov.br.

EBC

'Não é uma medida extrema', diz secretário de educação sobre PMS armados dentro de escolas do RJ

O reforço na segurança das escolas da rede estadual do Rio de Janeiro pode ir para dentro dos colégios. O secretário Estadual de Educação, Pedro Fernandes, afirmou nesta segunda-feira (11) que o Programa Estadual de Integração de Segurança (Proeis) deve começar no segundo semestre deste ano. O projeto consiste em colocar policiais militares armados dentro das escolas.

G1

Profissionais da Educação

25 atitudes para se tornar um excelente professor

No meio acadêmico, educadores vêm buscando constantemente diferentes maneiras de avaliar o seu sistema de ensino, a fim de obter reconhecimento e destaque como um excelente profissional da educação. Para auxiliá-los na busca pela qualidade no ensino, a Global Digital Citizen Foundation enumerou 25 atitudes que definem o sucesso na carreira de um professor.

Universia

Inclusão

Mulheres são maioria nas universidades, mas não coordenam estudos científicos

Elas se afastam mais do trabalho para cuidar da saúde da família, são menos convidadas para pesquisas internacionais e não participam da gestão de financiamentos
Hoje, quando se comemora o Dia Internacional das Mulheres na Ciência, levantamentos mostram como elas assinam cada vez mais artigos, ampliaram seu registro de patentes e parcerias internacionais. Brasil e Portugal são os países com maior equidade de gênero no mundo científico, deixando para trás os Estados Unidos e a União Europeia. Ainda assim, ressalta Rafaela, há muitos desafios pela frente, como debater os cargos e os financiamentos disponíveis para elas.

O Globo

Vencedora do Nobel sugere mudar educação científica para atrair mais meninas

Yonath criticou a falta de apoio da sociedade à ciência, já que "só se busca o dinheiro, mas a ciência permite satisfazer sua curiosidade e obter resultados que não esperava", e reivindicou mudanças na educação.
"A ciência é ensinada com os conceitos que eram usados na minha geração. Necessitamos fazer mudanças; a vida muda, mas a educação quase não acompanha. O ensino científico deve andar de mãos dadas com o saber e o conteúdo deve ser atualizado constantemente", opinou.

Uol

Leis e políticas

Por que o Enem está no centro do debate político no Brasil?

Especialistas avaliam que propostas de mudanças na prova revelam enfoque errado sobre Educação
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem se tornado alvo de polêmicas, o que colocou a prova como protagonista em campanhas políticas nas últimas eleições e nas propostas de mudanças na Educação do país. Nesse contexto, o novo diretor do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao MEC e responsável pelo exame, Marcus Vinícius Rodrigues, disse nos últimos dias que planeja um novo modelo para a prova, sem questões que chamou como "ideológicas". A história da prova está relacionada às políticas públicas para a Educação no país.

Nova Escola

Homeschooling: 14 perguntas e respostas

Para saber tudo sobre o tema e entender como andam as discussões sobre Educação domiciliar no Brasil
Hoje, o Brasil não possui regulamentação sobre Educação domiciliar. Por isso, quem deseja ensinar os filhos em casa precisa recorrer à justiça para obter autorização, sem a certeza de que irá obtê-la. O cenário, no entanto, deverá mudar nos próximos meses. Isso porque o Governo de Jair Bolsonaro (PSL) colocou o tema prioritário em seus 100 primeiros dias de gestão. Respondemos às principais dúvidas sobre homeschooling.

Nova Escola

STF proíbe deputada a incitar filmagens e perseguição de professores

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu liminar que desautoriza a deputada estadual por Santa Catarina Ana Caroline Campagnolo (PSL) a manter na página dela do Facebook mensagem que estimula estudantes a denunciarem professores que fizerem manifestações político-partidárias em sala de aula.

Correio Braziliense

Eventos

Como estudar e escrever uma boa redação, segundo esta ‘edutuber’

O nicho dos “edutubers” atrai milhões de espectadores no Brasil — em geral, jovens estudantes em ano de vestibular. Com mais de 1,8 milhões de inscritos, o canal de Débora Aladim faz dela uma das maiores youtubers de educação do país.
Em janeiro de 2019, ela lançou, pela editora Objetiva, o livro “Redação Infalível – e outras dicas para você arrasar nas provas”, um manual que dialoga diretamente com os jovens que se preparam para concorrer uma vaga na universidade, com linguagem ágil e acessível como a de seus vídeos.

Nexo

 

 

Voltar ao calendário