Notícias de Educação - 15/fev/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI


Sala de aula

Projeto leva laboratório maker para 3 escolas do Amazonas

Laboratórios destinados à criatividade já se tornaram uma tendência na educação. Com a proposta de levar metodologias inovadoras e atividades mão na massa para três escolas de tempo integral da rede pública do Amazonas, um projeto piloto desenvolvido por pesquisadores e colaboradores da UFAM (Universidade Federal do Amazonas) envolveu professores e estudantes na construção de um mini espaço maker.

Porvir

Que tal usar o Netflix para aprender um novo idioma?

Uma nova extensão para o navegador Google Chrome quer que você use o Netflix para aprender um ou mais idiomas novos. As informações são do The Verge.
Chamada de Language Learning with Netflix (algo como Aprendizado de Idiomas com Netflix), a ferramenta permite que você assista aos conteúdos do serviço com duas legendas ao mesmo tempo.

IT Mídia

Gestão

DF: Ministério Público considera legal que militares participem de gestão de escolas públicas

Em nota técnica, o Ministério Público do Distrito Federal defendeu a legalidade da participação de Policiais Militares na gestão disciplinar de escolas públicas de Brasília. O projeto Escola de Gestão Compartilhada foi instituído pela Portaria Conjunta nº 1, de 31 de janeiro de 2019, da Secretaria de Educação e Segurança Pública. Segundo os promotores, "será preservada a autonomia pedagógica das unidades de ensino".

Gazeta do Povo

Profissionais da Educação

GDF turbina salário de diretores e anuncia nova gratificação

O Governo do Distrito Federal (GDF) decidiu turbinar as gratificações de diretores e vice-diretores de escolas, além de criar gratificação especial para os coordenadores pedagógicos da rede pública educacional.
Segundo o gestor, a decisão partiu do governador, Ibaneis Rocha (MDB), que deve encaminhar já na próxima semana projeto de lei com as alterações para a Câmara Legislativa (CLDF).

Metrópoles

Servidores municipais de SP decidem manter a greve

A greve dos servidores municipais de São Paulo chega ao seu décimo primeiro dia e deve continuar, segundo informações do Sindicato dos Professores em Educação no Ensino Municipal (Simpeem).

Carta Educação

Inclusão

Unicamp aprova 38% de estudantes pretos e pardos

A Unicamp divulga o perfil dos aprovados nas primeiras chamadas para o ingresso à graduação em 2019. Pela primeira vez, a Universidade adotou cotas étnico-raciais no vestibular, além de oferecer as opções de ingresso por meio da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), do desempenho em olimpíadas científicas e vagas pelo Vestibular Indígena. Além disso, a pontuação do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), para alunos de escola pública no vestibular, também foi ajustada.

R7

MEC retoma Projeto Rondon: entenda o que significa

Na semana passada o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, anunciou em um vídeo institucional que o Projeto Rondon será impulsionado pela pasta como esforço de retomada do ensino de “valores fundamentais, fundantes da nossa vida cidadã” no âmbito universitário.
Uma das referências que o ministro da Educação fez ao mencionar a retomada do Projeto Rondon foi à situação de Roraima.

Nova Escola

Leis e políticas

Quais interesses estão por trás do homeschooling?

Depois do STF não reconhecer a modalidade, governo vai forçar o tema com medida provisória. Para especialistas, agenda pode impactar o direito à educação
A preocupação dos especialistas mira nos interesses que sustentam a agenda e que, para eles, tem convergência com o Escola sem Partido. O presidente da Aned, Ricardo Dias, traz como um dos motivos para os pais tirarem seus filhos da escola a “doutrinação ideológica”, principal reivindicação do movimento, amplamente acolhida por Bolsonaro e seus representantes governamentais, como o ministro da educação Ricardo Vélez Rodríguez.

Carta Educação

Veja perguntas e respostas sobre o homeschooling, ou educação domiciliar

Governo Bolsonaro pode regulamentar esse tipo de ensino por Medida Provisória
Hoje, o Brasil não possui regulamentação sobre educação domiciliar. Por isso, quem deseja ensinar os filhos em casa precisa recorrer à Justiça para obter autorização, sem a certeza de que irá obtê-la.

Folha de São Paulo

Estatística, pesquisas e estudos

Parceria entre Inep e Programa Saúde na Escola observa casos de gravidez na adolescência

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou nesta quinta-feira, 14 de fevereiro, o “Questionário sobre quantidade de casos de gravidez em adolescentes escolares”. Todas as escolas da rede pública e da rede privada de ensino terão acesso ao questionário até 15 de abril, por meio de um link no Sistema Educacenso, exclusivamente para o perfil escola. Devem ser considerados os casos de gravidez em adolescentes na faixa etária de 10 a 19 anos de idade. Não será necessário identificar a adolescente.

Inep

Opinião

Foco total na formação de professores

Quando uma coisa começa ter várias definições e nomenclaturas é porque está na hora de repensá-la. Um exemplo é o que vem acontecendo com o professor. De uns tempos para cá ele virou tutor, mentor, coach, mediador, facilitador, gestor. Isso expõe a enorme necessidade de ressignificar a profissão e de mudar a forma de dar aula, pois ela está defasada, desconectada da realidade, dos jovens e da escola. E o momento para fazermos isso é agora.

O Estado de São Paulo

Um currículo para uma primeira infância diversa

A criança pequena aprende observando, experimentando e, sobretudo, brincando
Há um consenso internacional hoje de que o investimento na primeira infância é não apenas um imperativo ético como a melhor e mais efetiva política pública para garantir resultados sociais em diferentes áreas como segurança pública, saúde e educação.

Folha de São Paulo

Negócios

Itaú BBA vê oportunidade de compra no setor de educação; Kroton é top pick

O relatório eleva a recomendação de Kroton para outperform, equivalente a compra, e mantém Ser Educacional neste patamar, enquanto rebaixa Estácio para market perform – neutra –, mesma exposição de Anima.
Tradicionalmente, o setor de educação leva mais tempo para se recuperar de grandes tombos econômicos, como foi o caso da economia brasileira nos últimos anos, porque depende de fatores estruturais que são os últimos a ganharem tração, como o desemprego e o endividamento das famílias.

Traders Club

Policiais e jurídicas

Vélez Rodríguez e Sérgio Moro assinam acordo para investigar indícios de corrupção no MEC

O protocolo de intenções foi assinado durante reunião a que compareceram os ministros Sérgio Moro e Wagner Rosário e o advogado-geral da União, André Mendonça, além de Vélez Rodríguez (Foto: Luís Fortes/MEC)Uma investigação feita pela nova gestão do MEC pode dar início à Lava Jato da Educação. A afirmação foi feita nesta quinta-feira, 14, pelo ministro, professor Ricardo Vélez Rodríguez, em reunião de assinatura do protocolo de intenções que tem como objetivo apurar indícios de corrupção, desvios e outros tipos de atos lesivos à administração pública no âmbito do MEC e de suas autarquias nas gestões anteriores. O acordo é o marco inicial para uma ampla investigação interministerial.

MEC

Ministro da Educação promete "Lava Jato do MEC" com investigação de corrupção

iG

Rosa Weber notifica ministro da Educação a explicar fala sobre brasileiro 'canibal'

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou notificar o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, para que, caso queira, em até 10 dias, apresente explicações sobre uma entrevista em que disse que o brasileiro se transforma em um "canibal" ao viajar.

G1

 

 

Voltar ao calendário