Notícias de Educação - 19/fev/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI


Sala de aula

Khan Academy alinha conteúdos às orientações da BNCC

De olho na implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que determinada os direitos de aprendizagem de todos os estudantes brasileiros, a Khan Academy apresentou novos cursos de ciências e matemática. Na última semana, a plataforma gratuita de aprendizado online lançou conteúdos alinhados ao conjunto de competências e habilidades determinados no documento homologado pelo Ministério da Educação.

Porvir

"Transparência de gigantes é nula", diz especialista em educação

Segundo Tel Amiel, da UnB, escola tecnológica pensada por grandes empresas apresenta riscos para alunos e instituições de ensino
Na medida que as gigantes tecnológicas, como Google e Microsoft, avançam nas escolas, a preocupação acerca de suas intenções nesse mercado aumenta. Para Tel Amiel, coordenador da cátedra de educação à distância da Unesco na Universidade de Brasília, falta transparência à essas empresas para manipular os dados de jovens e crianças.

Terra

Gestão

Custeio da Educação será 13% maior no ano

O orçamento de investimentos do Ministério da Educação (MEC) será 15% menor em relação ao que foi executado em 2018. Em todo o ano passado, o governo federal direcionou o valor de R$ 5 bilhões para obras e novos projetos educacionais, enquanto o previsto para 2019 é de R$ 4,2 bilhões.

DCI

Secretário de educação do RJ admite que não tem vaga para todos os estudantes

Vinte mil estudantes aguardam por uma vaga na rede estadual de educação, de acordo com o próprio Governo do Estado do Rio de Janeiro. Em Campo Grande, na Zona Oeste da capital fluminense, o número de queixas foi tão grande que o Conselho Tutelar encaminhou uma denúncia para o Ministério Público.

G1

Secretaria agiliza certificado dos bombeiros para escolas no Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro informou hoje (17) que a Secretaria de Educação vem agilizando a certificação das escolas da rede municipal junto ao Corpo de Bombeiros. De um total de mais de 1.500 escolas e cheches do município,“460 unidades estão com processo aberto para elaboração de projeto. As escolas em obras de reforma geral já possuem a previsão de certificação”, disse a prefeitura, em nota.

EBC

Leis e políticas

'Liberdade é o principal ponto do Ministério', diz Tozi

O principal ponto para orientar os trabalhos da nova equipe do Ministério da Educação (MEC) tem sido a busca pela "liberdade do cidadão", segundo Luiz Antonio Tozi, secretário executivo da pasta.
"Temos um consenso e o próprio presidente (Jair Bolsonaro) tem também colocado como prioridade o aprendizado, para que o jovem tenha liberdade e discernimento para ser o que quiser", disse na manhã desta segunda-feira, 18.

Terra

Projeto proíbe exames de seleção na educação infantil e primeiro ano do fundamental

O Projeto de Lei 171/19 proíbe a prática de exames de seleção para a admissão de alunos na educação infantil e no primeiro ano do ensino fundamental. O texto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394/96) e está em tramitação na Câmara dos Deputados.
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Educação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Câmara

Entenda o “novo” projeto do Escola Sem Partido que tramita na Câmara

Com poucas palavras diferentes das que o advogado Miguel Nagib, líder do movimento Escola Sem Partido (ESP), usou para escrever a chamada “versão 2.0” do anteprojeto do movimento, a deputada Bia Kicis (PSL/DF) assina o “novo” projeto que tramita na Câmara sobre o tema. O projeto de lei (PL) 246/19 foi apresentado no primeiro dia de trabalho dos deputados e usa até as mesmas justificativas para sustentar a argumentação no Congresso. A “maior” mudança em relação ao anteprojeto se encontra no Art. 7º, que retira apenas a frase “as escolas que não realizarem ou não disponibilizarem as gravações das aulas”.

Nova Escola

Projeto obriga escolas infantis a exigir atestado de antecedentes de funcionários

O Projeto de Lei 237/19 obriga escolas e pré-escolas públicas e privadas que atendam crianças de até 12 anos a exigir atestado de antecedentes criminais de seus funcionários. O texto proíbe a contratação de pessoas condenadas por sentença transitada em julgado, independentemente da natureza do crime.

Câmara

Eventos

Comissão de Educação poderá ouvir ministros sobre metas para ensino e cultura

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado se reúne na terça-feira (19), às 11h30, para votação de quatro requerimentos. Dois deles, apresentados pelo presidente da CE, senador Dário Berger (MDB-SC), convocam os ministros da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, e da Cidadania, Osmar Terra, para apresentarem à CE as diretrizes e os programas prioritários de suas pastas. O Ministério da Cidadania foi criado no governo Bolsonaro a partir da fusão dos Ministérios da Cultura, do Esporte e do Desenvolvimento Social.

Senado

Policiais e jurídicas

Após ser notificado pelo STF, Vélez se desculpa por ter dito que “brasileiro viajando é um canibal”

Após ter dito, em entrevista à revista Veja, que “o brasileiro viajando é um canibal”, “rouba coisas dos hotéis, rouba o assento salva-vidas do avião; ele acha que sai de casa e pode carregar tudo”, o ministro da Educação, Ricardo Vélez, pediu desculpas, na manha desta segunda-feira (18), em mensagem publicada no Twitter. Na quarta-feira (13), o colombiano havia sido notificado pelo STF a esclarecer as declarações dadas sobre os brasileiros.

Gazeta do Povo

 

 

Voltar ao calendário