Notícias de Educação - 22/fev/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI


Sala de aula

Escolas são fundamentais para incentivar leitura, diz escritora

Conceição Evaristo defende também valorização de experiências de vida
"A escola e os professores têm responsabilidade grande, principalmente quando se pensa em escola pública, em que a maioria dos estudantes vem de classes populares, em que grande parte dos alunos vai ter contato com o objeto livro ou ter possibilidade de leitura e escrita na escola. A escola tem que ser um lugar que propicia essa atividade, e não um lugar que iniba essa atividade", disse hoje (20) Conceição

EBC

Escola deve ensinar aluno a arriscar e a pensar sozinho, diz especialista de Harvard

A lousa pode ser a mais moderna das digitais e o conteúdo estar em uma plataforma esperta que une computadores, tablets e celulares, mas a questão central na educação de hoje não é nova: Como ensinar as crianças e os jovens a pensar?
O processo de ensinar não pode estar restrito ao professor passar a lição e receber as respostas dos alunos. As aulas devem ser elaboradas a partir de um tripé que estimule a observar, pensar e questionar.

Folha de São Paulo

Projetos voltados à formação cidadã são saídas para transformar a educação

Iniciativas em escolas do DF auxiliam no desenvolvimento da autonomia de estudantes da infância à adolescência
Encontrar modelos de sucesso para resolver os problemas do ensino e da aprendizagem na rede pública é, há muitos anos, foco do trabalho de pesquisadores, educadores e do Poder Executivo. Enquanto diferentes governos adotam medidas uniformes na tentativa de melhorar o setor, integrantes da comunidade escolar levam à sala de aula iniciativas desenvolvidas com base na realidade dos alunos. Criar um ambiente de educação com foco na cidadania, na autonomia, no empoderamento e na coletividade está entre as principais propostas de quatro projetos implementados em colégios do Distrito Federal.

Correio Brazilienbse

Combate ao assédio sexual no Brasil exige debate sobre educação e masculinidade

Para combater assédio e violência sexual, é preciso abrir espaço para que as mulheres se sintam seguras para denunciar e para que os homens possam discutir seu papel na sociedade. As duas frentes passam pela educação, dentro e fora da escola.

Folha de São Paulo

Gestão

Instituto Ayrton Senna e Fundação BB firmam parceria pela alfabetização

A base que se forma no primeiro ano da vida escolar é essencial para todas as etapas do ensino. O Brasil, no entanto, é ineficiente em ensinar crianças a ler, escrever e contar, o que gera vários problemas, como altos índices de distorção idade-série. Para ajudar a reverter a questão, as duas entidades do terceiro setor assinam convênio, hoje, em Brasília.

Correio Braziliense

Educação sobe 3,52% e gera maior impacto de grupo no IPCA-15 de fevereiro

Os reajustes das mensalidades escolares elevaram em 3,52% os gastos das famílias brasileiras com educação em fevereiro, segundo os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) divulgados nesta quinta-feira, 21, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Estado de Minas

Profissionais da Educação

Servidores da educação fazem protesto em frente à Câmara de Cuiabá

Servidores municipais da educação fazem um protesto em frente à Câmara de Vereadores de Cuiabá, nesta quinta-feira (21), por causa de um projeto que prevê mudança de carreira dos servidores da educação.

G1

Leis e políticas

Reforma da Previdência: mudança na aposentadoria de professores divide opiniões

Professores e policiais continuarão tendo regras especiais de aposentadoria em função da atividade caso a reforma da Previdência seja aprovada (PEC 6/19). O governo, no entanto, propôs acabar com a diferença entre homens e mulheres na idade de aposentadoria.
Pela reforma, os professores passarão a ter idade mínima de 60 anos para ambos os sexos, e o tempo de contribuição, que hoje é de 25 anos para a mulher e de 30 anos para o homem, será de 30 anos para todos. O professor tem de comprovar efetivo exercício na educação infantil ou nos ensinos médio e fundamental.

Câmara

Por que o Fundeb é pauta prioritária em 2019

Mecanismo de financiamento da Educação pública foi criado por Emenda à Constituição e pode deixar de existir em 2020
Sem dinheiro não há como mudar a realidade de quase 2 milhões de crianças e jovens de 4 a 17 anos que continuam fora da escola e 6,8 milhões de crianças sem acesso à creche. Não há como alterar o fato de que apenas 45% das crianças são alfabetizadas na idade certa e solucionar o grave déficit de aprendizagem em todas etapas educacionais. Não é possível também mudar a situação de quase a maioria dos Municípios brasileiros que não cumprem o piso salarial dos professores.

Nova Escola

“Brasil precisa de ‘Educação 5.0”’

Enquanto a inovação transforma o mundo, a educação tem a função de preparar as pessoas para este novo cenário. Um mundo 4.0 requer uma educação 4.0, que ensina habilidades específicas para este novo mercado. Para Emilio Munaro, diretor de desenvolvimento global do Instituto Ayrton Senna, porém, isso não é suficiente. O especialista acredita que há necessidade de uma educação 5.0, que une as habilidades cognitivas à consciência socioambiental e empatia.

StartSe

Projetos legalizam a educação domiciliar

Estão em análise na Casa dois projetos que tratam da educação domiciliar, o chamado homeschooling. Um deles é o PLS 28/2018, que deixa claro no Código Penal não ser crime de abandono intelectual ensinar as crianças em casa. O outro (PLS 490/2017) regulamenta a educação domiciliar para permitir às famílias adotarem essa modalidade de ensino.

Senado

Projeto prevê renda familiar como critério de desempate para candidatos a pós-graduação

O Projeto de Lei 165/19 determina a renda familiar como critério de desempate para os candidatos de curso de pós-graduação em instituições públicas de ensino superior. A proposta está em análise na Câmara dos Deputados.
Segundo o projeto, a prioridade será do candidato que comprovar renda familiar inferior a dez salários mínimos. Se mais de um candidato estiver nessa situação, prevalecerá o que comprovar menor renda.

Câmara

Opinião

A Teoria da Barsa e o futuro da Educação

Na última década, mudamos a forma de nos comunicar, de locomover, de viajar, assistir a filmes, de ouvir música e de ler notícias e livros. Todos mudaram e a educação não mudou – ou mudou muito pouco. Se existe dúvida com relação a este último ponto, basta ver o nível de engajamento dos alunos com o conteúdo ministrado nas salas de aula. Continuamos no mesmo modelo educacional que fez da Barsa um ícone do conhecimento.

Gazeta do Povo

Educação - é possível vencer na crise

O caminho é adotar uma política coerente, focada nos estudantes, de forma colaborativa
Caberá aos gestores dos sistemas de educação lidar com esses desafios e implementar políticas públicas capazes de resgatar a enorme dívida que temos com nossas crianças e nossos jovens - especialmente os das comunidades mais vulneráveis - e projetar um sistema que responda às rápidas transformações pelas quais o mundo vem passando.

O Estado de São Paulo

Ensino Superior

USP poderá descontar dias da greve de 2016 de salário de professores, decide TST

A Seção Especializada em Dissídios Coletivos (SDC) do Tribunal Superior do Trabalho decidiu na terça-feira (19), por maioria, autorizar a USP a descontar dos salários dos empregados o valor relativo à totalidade dos dias em que eles participaram da greve em 2016. A decisão, informou o site do TST, segue o entendimento predominante na SDC de que "a greve suspende o contrato de trabalho e, portanto, não é devido o pagamento dos dias em que não houve prestação de serviço em razão da parali... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/noticias/agencia-estado/2019/02/21/usp-podera-descontar-dias-da-greve-de-2016-de-salario-de-professores-decide-tst.htm?cmpid=copiaecola

Uol

Universidades investem para mudar cultura do trote violento e agressivo

(...) O caso de Vitória representa uma mudança de cultura, que busca o respeito no lugar de humilhações e abusos, como ocorria em anos anteriores, avalia o coordenador do Grupo Pró-Calouro da USP (Universidade de São Paulo) Oswaldo Crivello Junior.

R7

Pesquisa em São Carlos leva Educação Ambiental e empreendedorismo à escola

Implementar atividades com caráter socioambiental em uma escola pública da cidade de Uberaba (MG). Este é o principal objetivo do projeto "Amigo do meio", que integra as ações práticas da pesquisa de doutorado de Ricardo Almeida, do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), realizada sob orientação do professor Carlos Roberto Massao Hayashi, do Departamento de Ciência da Informação (DCI) da Universidade.

São Carlos Agora

Negócios

Lava Jato da Educação assusta e empresas podem ser penalizadas na Bolsa

O ministro afirmou que uma investigação feita pelo MEC dará início à Lava Jato da Educação.
Com o anúncio, a Ser Educacional caiu 10,3% na Bolsa, a Kroton 8,3%, a Estácio 6,5% e a Anima 6%. A notícia inicial sobre as investigações impactou todo o setor educacional de uma maneira geral, mas conforme os desdobramentos forem acontecendo é esperado que as ações das empresas que serão citadas na Lava Jato da Educação se desvalorizem ainda mais.

Exame

Eventos

MEC realiza cursos de formação para professores da zona rural

Cerca de 1.800 professores de escolas do campo e de comunidades quilombolas das redes estaduais e municipais de educação básica vão concluir, no primeiro semestre deste ano, cursos de formação continuada pelo programa Escola da Terra, do Ministério da Educação. O objetivo é promover o aperfeiçoamento do ensino, com foco na realidade local, nas zonas rurais do país. Ceará, Alagoas, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal e Rio Grande do Sul serão os próximos estados contemplados com a iniciativa até julho de 2019.

MEC

Outras do dia

Professora corta cabelo igual ao de aluna que sofria bullying: “Eu precisava fazer isso”

Shannon Grimm é uma professora de uma escola primária do Texas, nos Estados Unidos, que adora o seus alunos. Recentemente, ela até fez uma mudança no visual para ajudar uma de suas alunas que estava sendo importunada pelos colegas de classe por causa do cabelo. A boa ação da professora rendeu até um prêmio da Meador Elementary School, em Willis, cidade do Texas.

Uol

Professor da UFMA é afastado suspeito de assédio sexual contra 15 alunas

Pelo menos 15 estudantes do Colégio Universitário da UFMA (Universidade Federal do Maranhão) denunciaram à reitoria da instituição que sofreram assédio sexual praticado por um professor de química durante as aulas. Segundo as estudantes, Francicarlos Veras Cardoso prometia notas acima da média e pontos extras em troca de sexo. Ele teria, inclusive, reprovado uma aluna porque ela não cedeu aos convites, de acordo com a denúncia.

Uol

 

 

Voltar ao calendário