Notícias de Educação - 01/mar/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI


Sala de aula

Como fazer da sua sala de aula um espaço para aprendizagem criativa

A professora Débora Garofalo dá dicas do que levar em conta na hora de pensar o espaço
Muito tem se falado sobre aprendizagem criativa, cultura maker, linguagem de programação, robótica. Mas como fazer da sua sala de aula um espaço acolhedor para receber projetos mão na massa?!

Nova Escola

Inglaterra expande educação sexual para tratar de transgêneros e relações gays

Apesar da oposição de pais e escolas religiosas, novo currículo valerá a partir de 2020
A educação sexual e sobre relacionamentos será fortemente ampliada nas escolas inglesas, anunciou o governo, passando a cobrir tópicos como relacionamentos homoafetivos, transgêneros, menstruação, violência sexual, saúde mental, mutilação genital, casamento forçado, pornografia e “sexting” (troca de mensagens de conotação sexual).

Folha de São Paulo

Gestão

O que são e como funcionam as escolas militarizadas

São colégios públicos, de ensino fundamental e médio, cujas gestões foram transferidas para instituições militares, como a Polícia Militar. O modelo tem sido amplamente usado em Goiás desde o governo de Marconi Perillo (PSDB), eleito pela primeira vez em 1999, e ganhou destaque por ter melhorado o desempenho dessas instituições nos exames nacionais.

Nexo

Pais de alunos do Colégio Santa Cruz temem mudanças após renúncia de Conselho

O Colégio Santa Cruz, no Alto de Pinheiros, zona oeste da capital paulista, teve nesta terça-feira, 26, renúncia coletiva de seu Conselho de Administração. Em carta, os conselheiros explicam que a decisão ocorre após a Congregação de Santa Cruz, mantenedora do colégio, aumentar sua ingerência na escola. A mudança preocupa os pais de alunos, que já temem uma descaracterização do projeto pedagógico.

IstoÉ

Inclusão

MEC prepara parcerias para educação de cegos e surdos

O Ministério da Educação esteve presente, nesta quinta-feira, 28, no Instituto Benjamin Constant (IBC) e no Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), com a visita do secretário de Modalidades Especializadas de Educação, Bernardo Goytacazes de Araújo. O intuito das reuniões foi a continuidade das tratativas para parcerias entre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao MEC, e as universidades federais do Rio de Janeiro para a revitalização do hospital oftálmico do IBC e ampliações das ações do instituto direcionado ao ensino de libras.

MEC

Leis e políticas

Projeto divide sobra do Fundeb entre profissionais de escolas públicas

O Projeto de Lei 10880/18 destina recursos do Fundo de Manutenção da Educação Básica (Fundeb) não utilizados para pagar profissionais do magistério (diretor, coordenador pedagógico, professor, etc) de educação básica da rede pública de ensino.

Câmara

Crianças poderão passar por avaliação de saúde no ensino fundamental

Os estudantes que ingressarem no ensino fundamental terão que fazer uma avaliação médica completa. É o que prevê o projeto de lei (PL 1.219/2019). O poder público será responsável por garantir que os exames serão feitos. A escola vai ter que manter o prontuário médico de cada estudante, com os resultados da avaliação. A proposta vai passar pelas comissões de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), Educação, Cultura e Esporte (CE) e Assuntos Sociais (CAS).

Senado

Política eleitoral, partidária e afins

Nomeação de coronel para conselho de educação causa desconfiança

Causou desconfiança a nomeação para secretaria-executiva do Conselho Nacional de Educação (CNE) do coronel Paulo Roberto Costa e Silva. O órgão é ligado ao Ministério da Educação (MEC), mas os conselheiros atuais foram indicados pelos governos anteriores e só podem ser mudados com o término do mandato.
Segundo a assessoria do CNE, o cargo de secretário-executivo tem funções apenas administrativas. O secretário-executivo fica exatamente abaixo do presidente do CNE, atualmente Luiz Roberto Liza Curi, que não teria sido consultado sobre a escolha do coronel.

O Estado de São Paulo

EAD

Internet: ensino gratuito e de qualidade em um clique

As vídeo-aulas e os ‘edutubers’, como são chamados professores e apresentadores de canais de educação, atraem milhões de seguidores no Brasil. Na sua maioria, estudantes em ano de vestibular que buscam dicas, explicações e um jeito mais barato para estudar.

R7

Opinião

A sociedade da métrica

Em vez de demonizar as métricas, temos de preparar e capacitar professores e gestores escolares para lidarem com o mar de dados e informações que temos à disposição hoje em benefício dos alunos e da Educação
Número de likes, número de seguidores, número de passos, número de batimentos cardíacos, número de vezes que usamos o cartão de crédito ou acessamos a internet. Quanto mais a tecnologia avança na atividade humana, mais nós nos tornamos digitais, permitindo que algoritmos rastreiem todo e qualquer movimento nosso. Os mais fanáticos passam a ter uma fixação por dados, estatísticas e medições e, portanto, nos transformamos em “data-freaks”. Praticamente tudo hoje é influenciado, orientado e determinado pelas métricas – a maneira de administrar negócios, o resultado das eleições, o que vamos ler nos jornais e os relacionamentos.

O Estado de São Paulo

Cotas nas universidades: uma política irracional e insensata

O tema das cotas faz parte dos dogmas adotados por nossas universidades, juntamente com os mantras da “diversidade”, da “inclusão”, etc. Tais são apenas alguns dos dogmas dos quais partem nossos gestores, os quais eles simplesmente não questionam (afinal, são dogmas). Assim, ao evocarem seus dogmas, nossos ungidos “justiceiros sociais” (geralmente parte de uma “elite” acadêmica branca de esquerda), desde dentro da universidade, recorrem a uma forma de atuação cujo propósito é simplesmente manipular o público mediante o apelo emotivo, especialmente na defesa de políticas e ideias destinadas ao fracasso (como o sistema de cotas).

Gazeta do Povo

Ensinar civismo no século 21

Faz sentido cantar o hino, mas não tenhamos a ilusão de que isso promoverá o civismo necessário
Na comemoração do centenário do armistício que encerrou a Primeira Guerra Mundial, em novembro de 2018, Emmanuel Macron estabeleceu, em seu discurso oficial, uma distinção entre nacionalismo e patriotismo.

Folha de São Paulo

Eventos

ONG lança campeonato para incentivar matemática nas escolas

A Khan Academy, ONG educacional e parceira da Fundação Lemann, organizou um campeonato de matemática, chamado Khanpeonato em 18 de março. Os estudantes brasileiros terão, durante 10 semanas, atividades e metas a serem cumpridas dentro da plataforma gratuita on-line. As inscrições vão até 21 de abril.

Correio Braziliense

Policiais e jurídicas

Ministérios da Educação e da Justiça dão andamento a protocolo contra corrupção

O objetivo do protocolo é apurar indícios de corrupção, desvios e outros tipos de atos lesivos à administração pública no âmbito do Ministério da Educação e de suas autarquias nas gestões anteriores. O acordo é o marco inicial para uma ampla investigação interministerial.

MEC

Escolas recebem terceira versão da carta de Vélez, sem pedido de vídeos

Na manhã desta quinta-feira, o Ministério da Educação (MEC) já começou a enviar às escolas de todo o País uma terceira versão do comunicado sobre o Hino Nacional.
A decisão de não pedir os vídeos das crianças foi divulgada ontem à noite e partiu da consultoria jurídica do ministério.

O Estado de São Paulo

"Peça desculpas e desfaça", disse Bolsonaro a Vélez sobre polêmica de hino

Uol

Outras do dia

Relatório aponta falhas na qualidade de uniformes de escolas públicas municipais de SP

Pelo segundo ano consecutivo, um relatório do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) apontou falhas na qualidade dos uniformes escolares da rede pública municipal de São Paulo. A análise foi contratada pelo Tribunal de Contas do Município (TCM) e faz parte de uma auditoria na execução do contrato com o Consórcio Conaetêxtil, que forneceu os uniformes para o ano letivo de 2018.

G1

 

 

Voltar ao calendário