Notícias de Educação - 07/mar/2019

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI


Sala de aula

10 tecnologias que aceleram o ensino na sala de aula e na empresa

Na hora de introduzir a tecnologia no ensino e nas empresas, é preciso levar em conta dois aspectos relevantes: transformar os alunos e os funcionários em usuários competentes para um mundo em constantes mudanças, que saibam administrar tecnicamente o uso de uma ferramenta concreta e, ao mesmo tempo, trabalhar conjuntamente conteúdos, habilidades sociais comunicação e expressão, interpretação de dados, entre outros.

Universia

Meditação é aliada de escolas para melhorar a atenção e lidar com as emoções

Os estudos mostraram, de acordo com ela, que a prática ajuda a fortalecer a habilidade de sustentar a atenção por mais tempo, a lidar com as emoções e a manter o equilíbrio emocional. “Traz bem-estar, calma, reduz o estresse. Além disso, tem efeitos na área da empatia e da compaixão. Quando a gente está mais atento, mais presente, se familiariza com os próprios sentimentos. Toma consciência do mundo interno, está mais antenado aos sentimentos das outras pessoas. Percebe que não é tão diferente dos outros.”

Porvir

Leitura voluntária estimula estudantes de escolas públicas em SP

O Programa Myra tem incentivado a leitura entre estudantes de escolas públicas em São Paulo. Com a ajuda de voluntários, os jovens desenvolvem atividades em encontro semanais.

Uol

Dicas

Confira dicas de como trabalhar com a Educação em tempo integral

A educação de forma integral é uma formação inclusiva que trabalha com diferentes áreas do desenvolvimento humano, com aspectos intelectuais, cognitivos, emocionais, sociais e culturais. Para que esse nível educativo seja alcançado, a permanência do aluno na escola precisa ser ampliado, o que resulta na instalação da escola em tempo integral.
Se a sua área de interesse é a educação integral, confira algumas dicas.

MidiaMax

77 dicas para aprender melhor, mais rápido e mais profundamente

Você estuda muito? Separamos dicas de concentração, memória e motivação para que você possa aprender melhor, mais rápido e mais profundamente

Universia

10 dicas para formar um bom grupo de estudos

Estudar em grupo pode ajudar você a desenvolver diversas habilidades. Confira 10 dicas para formar um bom grupo de estudos com diversos perfis de estudantes

Universia

Seu filho é inquieto, desatento e hiperativo? Saiba como lidar

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) atinge de 3 a 5% das crianças e adolescentes.
O que significa que nas escolas algumas crianças apresentam ao menos duas características que podem apontar para o transtorno: desatenção e impulsividade.

R7

Não sabe qual faculdade fazer? Veja dicas preciosas

O momento de fazer essa escolha deve ser norteado por uma reflexão profunda do estudante em relação a aquilo que busca, suas aptidões e interesses, uma análise do mercado de trabalho e oportunidades oferecidas, formatos de cursos, bem como pesquisa sobre a qualidade das faculdades pretendidas e cursos.

R7

Profissionais da Educação

Educação estadual do Rio tem mais de 500 processos abertos por abandono de cargo

A Secretaria estadual de Educação investiga 517 casos de abandono de cargos e faltas interpoladas por parte de seus servidores. O número equivale a 57% dos 897 processos administrativos em andamento na Superintendência de Regime Disciplinar (Supred) e na Coordenadoria de Regime Disciplinar (Cored).

Extra

Inclusão

Saber mais de uma língua pode ajudar crianças com autismo

Crianças com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) enfrentam dificuldades específicas para aprendizagem, mas uma abordagem inovadora oferece possibilidades de melhoria no desenvolvimento. Um estudo da pesquisadora Ana Maria Gonzalez-Barrero, doutora em linguística pela Universidade McGill, em Montreal, Canadá, aponta o bilinguismo como uma possibilidade de melhoria no desenvolvimento de crianças com autismo.

Gazeta do Povo

Oito atitudes essenciais para a Educação Inclusiva

Ao longo da história, a deficiência esteve permeada por um olhar assistencialista, de pena, de superproteção. “Transformar esse olhar em uma concepção de direitos humanos é uma tarefa complexa, que exige compromisso de toda a comunidade escolar e uma mudança interna dos professores”, conta Guacyara Labonia Guerreiro, coordenadora-geral da Mais Diferenças, organização que defende a educação e a cultura inclusivas. Em vez de enxergar limitações no aluno – ou rótulos que os diagnósticos lhe impõem –, é preciso entender quais são as barreiras de ambiente e atitudinais que a criança e o jovem enfrentam.

Nova Escola

Leis e políticas

Educação: 10 tendências que estão mudando o ensino em todo o mundo

Andreas Schleicher, diretor de educação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e coordenador do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa, na sigla em inglês), explica quais são as grandes questões sociais, econômicas, políticas e tecnológicas que se colocam para escolas de todo o mundo.

BBC

BNCC: conheça as 10 competências gerais da educação básica

Saiba quais são e os seus impactos para a formação dos alunos
O documento estabelece 10 competências gerais que deverão ser trabalhadas da educação infantil ao ensino médio. Dessa forma, o objetivo é que as escolas deixem de ser apenas transmissoras de conteúdos, mas auxiliem o estudante a lidar com as questões emocional, cultural, tecnológica, socioambiental, responsabilidades, criatividade, entre outros.

Educa Mais

Enquanto MP de Bolsonaro não sai, projetos tentam legalizar o homeschooling

Desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o homeschooling está proibido no Brasil até que seja regulamentado pelo Congresso, deputados e senadores estão sendo pressionados por mais de cinco mil famílias que fazem educação domiciliar a tomar alguma atitude em relação ao tema. Enquanto o governo de Jair Bolsonaro não apresenta a Medida Provisória prometida para regulamentar o ensino em casa, quatro projetos tramitam no Congresso para tentar preencher a lacuna legal e tranquilizar famílias que hoje podem responder criminalmente pela prática.

Gazeta do Povo

Câmara analisa propostas para restringir cursos da área de saúde a distância

A proibição de que cursos da área de saúde sejam ministrados a distância tem sido tema de debate na Câmara dos Deputados. A desconfiança acerca desse tipo de formação foi reforçada nesta semana pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária, que não vai permitir o registro de profissionais de formados neste tipo de curso.

Câmara

Salário-educação poderá incidir sobre receita bruta das empresas

O Projeto de Lei 345/19 substitui a base de cálculo da contribuição social do Salário-Educação dos atuais 2,5% sobre o total dos salários pagos pela empresa para 0,3% da receita bruta mensal. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.
O PL 345/19 será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Educação; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Câmara

Brasil gasta dez vezes mais com Previdência do que com Educação

Um dos argumentos usados pelo secretário especial de Previdência Social, Rogério Marinho, para justificar a aprovação da reforma previdenciária é que os recursos gastos com o setor são uma enormidade comparados com áreas essenciais, como Educação e Saúde.

BR18

Política eleitoral, partidária e afins

Escola com partido: invasão de privacidade e doutrinação ideológica

O ministro da Educação, Ricardo Vélez, divulga comunicados em que revela irresponsabilidade e pendor ditatorial
Apesar de ser um adepto do movimento Escola sem Partido, Vélez se revelou extremamente partidário e saudoso da ditadura. Não se poderia ver uma medida tão tendenciosa quanto a que ele pretendia adotar em todas as escolas brasileiras. Foi claramente uma tentativa de doutrinação e propaganda política. Pelo teor dos comunicados, dá para perceber que a escola que o ministro ambiciona tem partido, o partido do governo.

IstoÉ

Estatística, pesquisas e estudos

Seis em cada dez brasileiros apoiam o hino nacional nas escolas

Apesar de o Ministério da Educação (MEC) ter voltado atrás no pedido de que as escolas filmassem crianças cantando o hino nacional, grande parte da população aprova a iniciativa. Foi o que mostrou pesquisa realizada no auge da polêmica do hino, entre os dias 25 e 28 de fevereiro, quando 62,4% dos entrevistados disseram concordar com a medida.

Gazeta do Povo

Técnico e Profissionalizante / Executiva

Governo de SP anuncia expansão de programa que integra ensino técnico e ensino médio

A intenção é alcançar 180 mil matrículas até 2022, com 30 mil somente neste ano. O programa, que hoje tem a maior parte das vagas em escolas e faculdades técnicas, deverá aumentar também nas escolas da rede pública estadual.
O governador de São Paulo, João Doria, lançou nesta sexta (1°) o Novotec — uma expansão do programa de ensino integrado que permite a alunos do ensino médio cursarem, ao mesmo tempo que o currículo tradicional, um curso técnico profissionalizante. O projeto é feito em parceria com o Centro Paula Souza, que administra as escolas técnicas estaduais (Etecs) e as faculdades de tecnologia (Fatecs) do governo paulista.

G1

Educação de Jovens e Adultos

Inep divulga calendário para alunos que buscam certificados

A edição 2019 do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) está confirmada. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou o cronograma na manhã desta sexta-feira, 1º de março. As inscrições serão de 20 a 31 de maio.

R7

Opinião

Déficit de atenção: há um excesso de medicalização

O uso de medicamentos aumentou 775% em dez anos no Brasil
A Educação do século 21, expressão que já se transformou em um jargão na imprensa, nos congressos e em encontros de educadores, tem sido descrita, majoritariamente, através da perspectiva das transformações que o avanço da tecnologia tem proporcionado nos últimos tempos, como o impacto nas formas da transmissão de informação, no mercado de trabalho e suas profissões e nas próprias relações humanas.
Proponho, aqui, usarmos uma lente diferente: a da saúde.

Nova Escola

A boa escola tem como referência a equidade

A escola, em especial a pública, tem uma função primordial em uma República guiada pelos princípios da participação democrática e da justiça social: gerar oportunidades de desenvolvimento cognitivo e socioemocional a todas as crianças e jovens.
Mas este "todas" não pode simplesmente fazer parte da retórica audível para os mais progressistas. Precisa ser uma obsessão dos educadores, da sociedade brasileira. Isso exige a implementação de estratégias políticas e pedagógicas integradas e assertivas.

O Povo

Ensino Superior

Quatro anos após adesão ao Sisu, USP consegue selecionar quase todas as vagas oferecidas na 1ª chamada

Na edição do primeiro semestre de 2019 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a Universidade de São Paulo (USP) conseguiu preencher praticamente todas as 2.782 vagas oferecidas no sistema. Segundo dados levantados pelo G1 no site do Sisu, apenas duas vagas ficaram sobrando no primeiro resultado do sistema, divulgado em 28 de janeiro.

G1

Eventos

Grande Rio canta sobre falta de educação e pede conscientização de forma descontraída em desfile

Escola brincou sobre maus hábitos das pessoas no trânsito, nas redes sociais, nas cidades e com a natureza, e oferece educação como solução a esses problemas.
A Grande Rio pediu um pouco de reflexão do público na madrugada desta segunda-feira (4), na Sapucaí, com seu desfile descontraído sobre a falta de educação de algumas pessoas nos mais diferentes aspectos da vida em sociedade.

G1

Bolsonaro abre nova frente de aproximação com Israel, agora na educação

Em consonância com a política do governo Jair Bolsonaro, que busca se aproximar de Israel, o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez autorizou nesta sexta-feira (1°) viagem do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Alexandro Ferreira de Souza, para o país do Oriente Médio.

Forum

Policiais e jurídicas

Bolsonaro vê ‘algo de muito errado acontecendo’ e anuncia ‘Lava Jato da Educação’

O presidente Jair Bolsonaro começou a semana afirmando, no Twitter, que “há algo de muito errado acontecendo” na educação brasileira e que há indícios muito fortes de que “a máquina está sendo usada para manutenção de algo que não interessa ao Brasil”. E anunciou que o Ministério da Educação criou a “Lava Jato da Educação” em parceria com o Ministério da Justiça, a Polícia Federal, a Advocacia-Geral da União e a Controladoria-Geral da União.

Gazeta do Povo

Os sinais do governo sobre a prometida Lava Jato da Educação

Nexo

Bolsonaro fala de desvios na Educação

JB

Procuradoria vê inconstitucionalidade na lei paulista que usa dinheiro da educação para benefício previdenciário

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, braço do Ministério Público Federal (PFDC/MPF), defende a inconstitucionalidade de dispositivos da lei paulista que passou a permitir que o governo estadual inclua no orçamento do piso da educação valores referentes ao pagamento de benefícios a servidores inativos.

O Estado de São Paulo

Golpe: diplomas falsos da UFMG vendidos por R$ 500 na web

Diplomas de nível superior em medicina na UFMG são oferecidos por R$ 500, cada, nas redes sociais. A entrega, facilitada, é feita em mãos ou via Correios. E o criminoso ainda promete garantia do serviço.
O falso documento também pode ser obtido para quem quer ter o certificado de conclusão do ensino médio. Nesse caso, o bandido afirma ter o respaldo de funcionários de instituições escolares para conseguir o “canudo”.

Hoje em Dia

 

 

Voltar ao calendário